• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do BG

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
Caros colegas,

O gosto por veículos todo terreno e como dispunha de alguns euros, deu-me na panca de adquirir um veículo. Começou então a pesquisa pelo carro ideal, no entanto não sabia o que comprar pois não tinha nenhuma referência, procurei Samurais, Patrol, Toyota, Land Rover e por fim “caio” no site do fórumm, vejam a minha ignorância na altura que nem sabia que o UMM era português, apenas me faziam lembrar os carros da GNR de alguns anos atrás.
Quanto mais pesquisava no forumm e acompanhava os testemunhos de vário UMMistas mais ficava convencido para a escolha, e o facto de ser um produto nacional fiquei convencido.
Então começou a procura do UMM ideal, pretendia UMM Alter II Turbo, que estivesse em estado razoável, pois como tenho algum jeito para restauros e tenho algumas condições para o fazer era intenção efectuar um restauro a médio prazo de forma a colocar o carro ao meu gosto. Após alguma pesquisa surgiu o “BG” no Custo Justo propriedade do membro Pedro Cano (Pedro, espero que não te importes de te mencionar) que estava porreiro de aspecto, contudo após experimentar o carro fiquei algo desiludido, pois fazia uma fumarada branca que mais parecia um comboio antigo a carvão. Fiquei com o pé atrás e fui falar com um mecânico amigo e vizinho que me disse que poderia ser a bomba injectora mal afinada e que se resolvia facilmente. Bem como o preço não era mau e tinha achado piada ao carro lá fui com a patroa a um sábado de manhã buscar o carro, no regresso ela veio atrás de mim e disse-me logo que o carro não ia para a garagem pois fazia uma fumarada que ela mal via o caminho.
Então fui directamente para o mecânico, e mal ouviu o motor disse logo que o problema não era só da bomba mas sim do coração.
Resultado, o restauro que seria para ser feito a médio prazo começou no dia da compra.
Como ia tirar o motor para ver o problema, bem aproveita-se para dar um jeitinho no resto.
Bem, após pouco tempo o carro estava praticamente todo desmontado, que com o entusiasmo de o desmontar nem tirei fotos dessa fase.
No entanto fica aqui um pequeno registo da vida do BG após procura.
Fotos do estado antes do Pedro:

Fotos do estado na altura da compra ao Pedro:

Fotos após o 1º dia em casa…

Decidi decapar o carro a jacto de areia e como tinha construído uma máquina de decapar a partir de um compressor velho de 25L, o UMM veio mesmo a calhar de testar a máquina.
E não é que a máquina funcionou, após dia e meio a comer areia e pó o umm estava decapado.
Teve de ser um processo que exigiu muita calma, pois a maquina após trabalhar 10 minutos despejava os 2 compressores, um de 100 e outro de 300 a trabalhar em linha, depois toca a esperar mais 10 min. para carregar novamente o ar.

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
Depois da decapagem veio o processo de recuperação da chapa, que apesar do carro mostrar ter bom aspecto, tinha muita ferrugem e podres principalmente na zona por detrás das abas das rodas e da chapas pousa pés. Havia partes fibradas e pinturas em cima da ferrugem.
Algumas partes tiveram de ser reconstruídas.

Para se poder trabalhar em simultâneo na parte inferior e superior, construi um suporte tipo espeto para poder rodar a estrutura 380º, de forma a poder virar o carro sozinho e sem ter de andar com cintas e com o empilhador, uma boa ideia que vi algures aqui no fórum.
Neste momento os cavaletes já não me fazem falta, quem precisar deles posso dispensa-los, a troca de umas minis.

Nesta fase já com a estrutura pronta e reparada de chapa.

Entretanto chegava notícias do mecânico, a causa do problema, entrada de agua na câmara de combustão e o resultado, biela empenada e mija de óleo partido, e junta da cabeça rota.

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
Coloca-se biela nova, pistons, segmentos, bronzes, juntas, filtros, correias, etc, etc.
O que é certo é que doeu na carteira.
Montado o material e para não ter surpresas mais tarde, o mecânico quis por o motor a trabalhar fora do carro, lá fiz um suporte para o motor e vamos lá pô-lo a trabalhar. O motor rodava mas pegar e que não era com ele, resultado a bomba injectora não passava gasóleo nem com a celulóide aberto saia gasóleo.

Lá se retirou a bomba injectora e os injectores para reparar, mais uma machadada na carteira… mas mal chegaram e se montaram o motor pegou logo e com um som fantástico e sem fumo branco.
Como já tínhamos coração agora era altura de tratar das pernas, mais um dia de muuuuita paciência a decapar os eixos.

Continua...
Para o material não começar a oxidar, primário epóxido 2 k para cima!

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
A seguir ao primário epóxido veio o anti gravilha, que foi dado em todo o interior e por baixo do chassi, gastei 10 latas, mas penso que estará protegido contra a ferrugem por uns anos.
Depois veio o primário 2K mais duas demãos para proteger o menino da dita ferrugem.

Depois das peças grandes, vieram as peças pequenas que pareciam não acabar, mas porque raio é que fizeram o UMM com tantas peças?
Mesmo tratamento, 1 demão primário epóxido, 2 demão primário de aderência/enchimento, 2 demãos de tinta e nas partes cinzento metalizadas mais 2 demãos de verniz.
Com tanta tinta em cima o UMM vai pesar mais uns quilinhos.

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
As jantes foram decapadas e metalizadas e pintadas.

Como pretendia montar fecho central, mais uma alteração. Coloca-se a tampa do gasóleo a fechar com o fecho central.

Os eixos começavam a ganhar cor e como não podia deixar de ser travão disco atrás com bombas VAG. Após algumas dificuldades lá ficaram montados.

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
Depois da revisão uma pintura nunca não fica mal.

Então que renasce das cinzas, parece saído da fabrica.

Para se poder conversar no interior sem ter que gritar, coloquei isolamento autocolante com película de alumínio com 10mm espessura, as esquinas foram arrematadas com fita de alumínio,

Como os sapatos já estavam usados, pôs-se uns sapatinhos novos BF Mud Terrain 31x10,5x15 para ir aos domingos á missa.
E saí mais umas notas para a declaração da UMM para averbamento dos pneus no livrete.
Quem precisar de 5 pneus 235x70R15 posso dispensa-los, á troca de umas minis.

bento1979

Iniciado
Registo
30 Dez 2012
Já se começa a parecer com qualquer coisa, pelo menos coração já tem.

Posso adiantar que tem sido uma experiencia fantástica, que se tornou viciante, muitas vezes tenho de por um travão senão acabo por passar as noites a montar o UMM e corro o risco da patroa pôr-me as malas a porta.
Quero acabar o restauro e poder dar uma voltinha, pois desde que o comprei, e já lá vão alguns meses, ainda só tive o prazer de o trazer para casa.

Continua brevemente….

SimpleUMM

UMM
Registo
9 Jan 2008
Como é sitio de visita diária a estes restauros hoje deparo-me com este... Não há palavras mesmo.

Parabéns

cUMMprimentos
Carlos Reis

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Muito bom! Força com isso!

Apenas deixo um sugestão (para dar outra machadada na carteira): Se o motor tinha um biela empenada por andar na água, não queres abrir os eixos e ver como está o diferencial, os rolamentos e os retentores?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Muito bom ...

Mais um UMM a sair de fábrica ;)

Parabens

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

PCANO

UMMzito
Registo
30 Dez 2009
Boas Pessoal,

É verdade esta máquina já andou cá por casa. Felizmente foi parar a muito boas mãos.

Já liguei ao Rui Bento a dar-lhe os parabéns por este excelente trabalho, ficou a promessa de em breve estar a rolar.

Força com esse restauro e até breve.

AbraçUMM

Pedro Cano - Sesimbra

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Exelente restauro parabéns.

E boa sorte com a máquina.

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho

d350usa

UMM
Registo
10 Mai 2012
Excelente trabalho, boa continuacao e espero que seja para breve essa demonstracao do bichUMM :)

nUMMca mais chega a hora... :disappointed_relieved:

Registo
19 Jan 2012
Olha Olha o ex turbo do CANO... O carro tinha muito bom aspecto mas lá está depois de se começar a raspar a tinta é que se descobre a "COISA"

Foi mesmo para boas mãos! Mãos de um artista.. Força nisso!

cUMMps

Top Inferior