• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do BelChior (Cournil de Porta Curta)

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Bom após a minha introdução, no longínquo ano de 2014, prosseguiu a busca incessante por um exemplar de Cournil.

Considerei que somente agora faria sentido divulgar um pouco o "restauro" (está entre "" pois considero que não segue os trâmites dos restauros clássicos).

Em 2016, essa busca deu frutos e adquiri finalmente um exemplar de porta curta e capota de chapa, sim daquelas que há poucas por esse país fora.

Desde essa data que se iniciou o restauro e melhoria, e aqui será contada um pouco da história da relação.

Já vinha com motor 2.5 (P155), que fumava (segmentos) um pouco e que será substituído (ficando o motor para venda) e caixa ZF.

O projecto de colocar à minha imagem foi pensado e repensado várias vezes, não só para que tudo fosse feito com pés, mãos e cabeça, mas também para que se pudesse perceber o que poderia ser aproveitado ou melhorado para o adaptar para os dias de hoje.

E começou a angariação de peças para adaptar.

Mas apresento-vos desde já o BelChior quando o fui ver e buscar em 2016.

13318693_1201048019916498_524856017_n.jpg

12.jpg13330496_1201048079916492_292999324_n.jpg

13349000_1201048053249828_1538085359_n.jpg

13349066_1201048043249829_1429593852_n.jpg

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Bem apanhado esse porta curta. Já houve evoluções depois disso? O motor 2.5 ainda está para venda? Posso ter interesse.

Bom restauro.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora continuando a saga.

O BelChior foi, e está a ser, alvo de um tratamento profundo de rejuvenescimento e actualização.

O primeiro passo foi uma tímida desmontagem, incidindo primeiramente nos bancos, chapas interiores (chão e ventilação). para-choques e pouco mais.

IMG-20170610-WA0005.jpg

IMG-20170507-WA0002.jpgIMG-20170610-WA0001.jpg

IMG-20170513-WA0002.jpg

Isto originou a célebre frase do "e se fizer mais isto, e mais aquilo" e rapidamente deu lugar a uma desmontagem total.
20170928_194630.jpg

20170928_194706.jpg

Até porque havia muita coisa para fazer.

E assim se iniciou o processo de reconstrução.

1º Resolver o problema do chão e tratar do cockpit

Já havia remendos e remendos e optei por cortar o chão todo e substituir por chapa de Aço Folha de Oliveira 3/5mm, para se poder refazer a base da carroçaria.

Também a caixa da bateria (neste está no alçapão cá atrás) estava podre e foi substituida por uma caixa quinada em chapa Zincor ou Eletrozincada (menos problemas na pintura e maior protecção contra a corrosão (acerca deste assunto irei fazer mais à frente um ligeiro update).

O resultado final foi este

Tablier após tratamento e primário

IMG-20170615-WA0002.jpg

Cockpit após aplicação de conversor de ferrugem e massa acrílica para juntas
20190113_135529.jpg

Chão Cockpit após aplicação de Primário (nesta fase todo o azul que vêm foi dado a rolo).
20171012_184640.jpg

Aspeto do chão da cabine após colocar o chão e ser aplicado primário (a rolo).

IMG-20170829-WA0004.jpg

A estrutura do chão foi do género de bandeja, quinado e foi só deslizar em cima das travessas e soldar.

A meu ver mais simples e com melhor acabamento que andar com remendos e costuras na chapa.

As rodas sofreram também um tratamento (dispenso o "ahh eu tinha tirado os pneus"..sim estava curto e não me apetecia gastar 50€ para desmontar e montar.)

IMG-20180310-WA0004.jpg

E assim ficaram

20180520_123320(1).jpg

Como o espaço, o tempo não era muito e o jipe em cima de tijolos, quando cheguei à parte da carroçaria fui adoptando a postura:

Preparação e reparação do Suporte
- Lixar até à chapa
- Reparar o que é para reparar (corte, soldadura etc)
- Conversor de ferrugem
- Aplicação de uma demão de primário (agora já com compressor).

Secção da Frente já reparada e com primário (com esta cor parece mesmo um tanque)
20180708_200133.jpg

Até aqui, cada vez que ia trabalhar no BelChior era um filme..Só 1h era para retirar plásticos e cenas de protecção.

Entretanto, e com a ajuda de um colega com um Alter, ao qual também já tinha mudado a junta de tola (foi uma noite até as 5 da manhã), empurramos a besta para dentro do telheiro, para começar a poder efectuar a pintura, propriamente dita.

E ele lá dentro.
20190216_153127.jpg

20190223_143449.jpg

20190216_153145.jpg

E com isto culmino mais uma actualização.

Já está mais avançado mas cada coisa a seu tempo.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Até está a parecer fácil........ ;)
Não tarda, está a brilhar de novo.

Utilizando um jingle da extinta Rádio Voxx e do Miguel Bacelar - Parecendo Difícil, não é nada fácil.
Só o ano passado é que consegui preparar a carroçaria toda.
Entre Podres, remendos de chapa, preparação etc etc decorreram 2 anos.
E a capota..bom essa é outra história

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Utilizando um jingle da extinta Rádio Voxx e do Miguel Bacelar - Parecendo Difícil, não é nada fácil.
Só o ano passado é que consegui preparar a carroçaria toda.
Entre Podres, remendos de chapa, preparação etc etc decorreram 2 anos.
E a capota..bom essa é outra história

dizem.......que é isso que faz parte da "magia"..... :rolleyes:
para quem sabe, e gosta, digo eu!;)

Já percebi, que a busca da originalidade, não vai ser a primeira prioridade! Mas, até agora, parece uma intervenção bem contida. Vou acompanhando.

Aquela espuma, no aro do parabrisas, já tinha sido uma "invenção"?

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
dizem.......que é isso que faz parte da "magia"..... :rolleyes:
para quem sabe, e gosta, digo eu!;)

Já percebi, que a busca da originalidade, não vai ser a primeira prioridade! Mas, até agora, parece uma intervenção bem contida. Vou acompanhando.

Aquela espuma, no aro do parabrisas, já tinha sido uma "invenção"?

A essência vai la estar, mas leva melhoramentos subtis, que considero serem mais indicados e que só os mais atentos percebem.
De certo modo seria como se estivesse a construir o meu jipe.

A titulo de exemplo, o chão naquele material só vai levar anti-gravilha, dado a rolo, nada de tapetes que só acumulam humidade.
E porquê rolo?? Porque como é um local de passagem, dá para rectificar sempre sem estar com preocupações de sujar tudo.

Não era espuma, era pintura da capota. Pintaram e nem esperaram que secasse bem.
Da capota só aproveitei o topo e os vidros. As laterais estão a ser cortadas a laser, e serão para manter o aspecto, com as janelas originais.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora bem, continuando a saga da carroçaria,
Após ter o Carro no telheiro/Garagem aberta tudo se tornou mais fácil.
Então toca a fazer mais uma lixadela geral para aplicação de mais uma camada de primário, desta vez de modo uniforme.

20190319_142409.jpg

20190319_142401.jpg

20190319_142424(1).jpg

Após o primário foi altura de começar com o Azul.

Levou 4 camadas de azul, porque ou tinha escorridos ou não estava como achava que devia de estar.

Estamos a falar de pintura por amador sem estufa e a pintar no "exterior", pelo que só podia pintar quando estivesse calor e não houvesse vento, que em Sintra é um bocado complicado de reunir estas condições.

Mas com muita persistência lá se conseguiu, e o resultado foi este:
20190325_174255.jpg

20190325_174232.jpg

20190325_174241.jpg

Incluindo:
20190320_195938(1).jpg20190320_195947.jpg

Claro que isto estava longe do que queria, pois convém dar um pouco de verniz para promover a longevidade da pintura.

A parte do verniz teve vários dissabores.
Depois de muitos escorridos, lixadelas, 5 camadas, mais lixadela e polimento este foi o resultado:
IMG_2379.jpg

IMG_2381.jpg

IMG_2377.jpg

O acabamento não ficou muito mau..para primeira pintura nestas condições.

E lá se começou com a montagem de elementos.
De notar que todas as peças levaram um pedaço de camara de ár entre a peça e a carroçaria. Com esta pintura..Há mínimos..
Agora sim começa a ter cara de gente.

IMG_2433.jpg

IMG_2460.jpg

As laterais em madeira são artisticas mas as de chapa estão a ser cortadas a laser para depois serem refeitas.
Os vidros estou a tratar dos riscos, com palha de aço, e conto mais uma semana ja ter o para brisas pronto e montado.
A ideia é terminar a carroçaria e depois virar-me para o motor, para encomendar peças, e enquanto chegam trato de eixos e molas, e tubos de travão.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora bem após mais umas semanas atribuladas, la se conseguiu fazer progressos.

Como as laterais da capota ja estavam em modo "FUBAR" (Fucked Up Beyond Any Repair) e já estavam as folhas e calhas em produção para corte a lazer, decidi refazer a estrutura interna de reforço, toda de novo.

IMG_2582.jpg

IMG_2584.jpg

IMG_2585.jpg

O custo dos perfis (em Aço) ficou em 30€, depois foi fazer a estrutura.

IMG_2648.jpg

IMG_2651.jpg

E o resultado final.

IMG_2654.jpg

O soldador estava destreinado mas acho que até não ficou muito mau.

Já estão na serralharia prontos para serem fixos aos painéis cortados a lazer.

Os perfis são em aço normal, pois após a soldadura na chapa vai tudo à eletrozincagem, tendo-se protecção corrosiva e um acabamento melhor.

Bom para quem possa interessar (donos de Cournis de Porta curta que queiram ter uma capota de chapa decente) recomendo vivamente e se precisarem de desenhos/dicas tenho isso digital, basta pedir.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora bem, mais uma actualização..

Depois de muita luta, la se acertaram as medidas das laterais.
Como foi tudo feito em Aço, foram depois para a eletrozincagem, para tratamento corrosivo, e já que iam peças, foram também as pinças e os "U"s do eixo de trás.
O resultado final foi este:
20201027_135522.jpg

E depois de um fim de semana lá se conseguiu preparar as duas peças para pintura.
Porque a preparação não é só um pouco de betume aqui e ali..levou cola e veda em todas as arestas interiores, à semelhança do que fiz no cockpit.

Apresento só o resultado de Sábado.
20201031_180356.jpg
E a toalhinha da avó para não riscar a pintura??

Este fim de semana se o tempo ajudar já ficam a primário e eventualmente 1 demão.

Quanto às pinças, veio o kit de reparação total e já estão recuperadas e a aguardar montagem no eixo.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Como resolveste o encaixe das janelas? Ficou igual? Penso que o painel original fosse moldado, mas o teu sendo cortado, não vai ficar com as janelas puxadas para fora?

De resto bom trabalho. Quem sabe encontras um nicho de mercado.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Como resolveste o encaixe das janelas? Ficou igual? Penso que o painel original fosse moldado, mas o teu sendo cortado, não vai ficar com as janelas puxadas para fora?

De resto bom trabalho. Quem sabe encontras um nicho de mercado.

Boas,
Optei por não fazer o rebordo moldado original, fazer a direito e alinhar o topo da janela com o topo do óculo, ja que na original estão desalinhados.

Quanto às calhas essas tiveram de ser feitas em 4 peças, mas ficou imperceptível.

São "pintelhos" mas no final fica mais interessante e como sempre disse, todas as soluções que tenho feito têm sido pensadas e repensadas não só para o meu mas para os restantes.

Olha quem sabe a malta dos porta-curta começa a pedir..Isso é que era..

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora bem, como o tempo tem sido pouco e repartir o mesmo pelas diferentes tarefas tem-se mostrado uma verdadeira dor de cabeça, vamos lá actualizar isto.
Relativamente à capota, as laterais levaram a preparação e pintura, ficando com o seguinte acabamento.
Durante a Fase de pintura:
1654695250054.jpeg

Em Fase Pré Montagem:
1654695287398.jpeg

Já montadas, incluindo Vidros:
20211106_174220.jpg

Também a peça traseira teve de ser alvo de rectificação, isto porque a capota de chapa do Cournil tem umas curvas diferentes das do Alter, e como a peça veio de um Alter (adquirida ao Jagoz), teve de levar com adaptações:

Adaptações:
20210402_172551.jpg
Aspecto Final:
20210508_152615.jpg

Quanto à capota de cima, já a tinha mandado decapar à muito e na altura não lhe consegui dar mais que o conversor de ferrugem e efectuar reparações de chapa à frente e nos cantos.
IMG-20180128-WA0007.jpg

Bom ainda protegeu qualquer coisa, porque após 2 anos à espera só tinha aquela ferrugem superficial que "sai bem" com escova de aço na rebarbadora.
Depois foi todo o processo de escovar, dar conversor de ferrugem, esperar 24h, primário e 4 demão de pintura em cada lado. Porquê 4 demão?? Porque me apeteceu e porque considero que fica mais duradouro.
Ora cá está o seguimento por lado.

Lado de dentro:
Após conversor
20211211_145827.jpg

Após Primário
20211217_171957.jpg

Após Pintura
20211218_135456.jpg

Lado de Fora
Após Conversor
20220513_161836.jpg

Após Primário
20220513_191238.jpg

Após Pintura
20220604_192740.jpg
20220604_192730.jpg
20220604_192724.jpg

Finda a pintura, tenho a dizer que a parte de dentro é muito mais chata de se fazer, e acho que o acabamento até nem ficou mau de todo, considerando que não há estufas de pintura, garagem fechada e muito menos sou profissional nisto.

Para além disto ainda levou uma adaptação nas problemáticas caleiras.
Pus-me a pensar.."Aquilo é sempre um ponto de problemas, epá mas nos telhados também os há e na construção pomos silicone líquido (tipo rubson) e a coisa fica porreira".
Assim sendo vai de comprar uma lata disso em branco e dar nas caleiras. 1lt (14€) chega e sobra para as 3 demão a cumprir as indicações da lata.

Agora fica a faltar montar, mas só no fim de semana que com 3 pessoas é mais fácil. É que a dos Alter, 1 pessoa consegue com elas mas as dos Cournil já pesam um pouco mais.

Ainda na parte da carroçaria, a parte das cavas das rodas de trás levou também o tratamento da praxe (limpeza e tirar o flin-de-côte, conversor de ferrugem, primário pintura a preto a fugir, anti-gravilha e agora levou com o silicone liquido, desta vez a preto).
E porquê a aplicação do silicone liquido, perguntam vocês e muito bem.
Bom não sei se já estiveram em cima de um telhado que tenha isso aplicado, mas já estive e garanto-vos uma coisa. Aquilo com pouca humidade escorrega "pa caraças".E daí ter pensado.."epá se isto escorrega, se aplicar na parte de baixo não há lama que agarre, especialmente nos canto chatos".

20210523_142828.jpg
20210606_171318.jpg
20210606_171319.jpg
20210606_171332.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não há muito a dizer a não ser que o trabalho está a ficar muito bom, com 4 demãos de tinta não vai haver ferrungem que se chegue perto da chapa!
Estava a pensar dar 2 no meu mas agora já não sei!🤔

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Ora como um mal nunca vem só, toca a colocar mais coisas.
Relativamente aos eixos e já se começou o trabalho no de trás.
Primeiro foi todo o processo de o desmontar, incluindo a remoção dos cinoblocos.
Para retirar os mesmos foi utilizado um varão roscado, anilhas e porcas tudo em inox e comprados numa casa de material de construção em que pago ao kg.
Ora o eixo cá fora:
20201025_130404.jpg

20210402_172544.jpg

Após o eixo solto, vai de desmontar as polis, que até estavam boas, para ter uma surpresa má e boa ao mesmo tempo.
20210402_172548.jpg
Cintas comidas e um dos pratos empenado.
20210402_155325.jpg
Lá me pus a magicar "e se aplicasse uns discos nisto?"
Ora lá arranjei umas pinças de um xantia, porque os 40mm dos embolos do golf estavam-me a fazer comichão, face aos 40mm + 40mm dos êmbolos da frente, e começa o processo de fazer o suporte. Além de ter discos idênticos aos da frente ventilados.
Depois a vasculhar na oficina descobri que tinha lá 2 pares de mangas de eixo e cubos a mais e pensei "epá e porque não fazes como o Dias e fazes um eixo flutuante..as peças mais caras até estão cá..E até te facilita o processo de fazer o suporte."
Toca a mandar as mangas para o torneiro para rectificar e fazer furação para aplicar no eixo.
No caso do Dias, o semi-eixo tem a bolacha de acoplação.
Neste caso leva as peças dos cubos militares (fixos) que também já tenho à frente faltando só fazer o eixo propriamente dito com as estrias necessárias 30-27.
IMG-20220210-WA0004.jpg
Do que pesquisei (30-27) é uma montagem boa e resistente e assim que se tira a função da retenção do semi-eixo do mesmo (a famosa anilha de retenção) o caso muda de figura. Depois é ter em atenção à capacidade máxima de torque admissível para os eixos (+/- 3460 lb-ft) e seleccionar o aço do mesmo e dos parafusos das bolachas. Isto tem sido tudo dimensionado com base numa folha de cálculo que tenho para a Engenharia..É de mais mas pelo menos estou sempre do lado da segurança.
Entretanto vai de dar o tratamento de pintura ao eixo e molas, incluindo o envolver das mesmas com ligadura e massa, para evitar agarrar lixo nas mesmas (um pouco o que se faz nas carroças).

Aqui temos a fase final de pintura do eixo.
20210523_142851.jpg20210523_142855.jpg
Tratamento aplicado:
Escovagem com escova de arame + Conversor de Ferrugem + Primário + 2 demão de Preto. Não está mau.

Para as molas foi desmontar os conjuntos + Escovadela + conversor de ferrugem + primário + preto fosco.
Depois foi o processo de mudar o ponto de mola (veio/parafuso no centro) e fazer uma sandes multimolas com massa consistente (mola - massa - mola).
20211112_144427.jpg

Depois foi o barrar massa no conjunto e aplicar ligadura (esta é daquela que os osteopatas usam, aquilo estica e é auto adesivo) 5m/mola.
20211112_150833.jpg
E finalmente a montagem.
20211112_161107.jpg
Os brincos ainda irão na próxima remessa à cromotorres para electrozincar.
Aos poucos a coisa vai. Está demorada mas antes de aplicar penso e repenso e repenso nas coisas para que melhore as soluções aplicadas e seja fiável a longo prazo.
A próxima etapa para trás é montar as mangas, tirar medidas e fazer os eixos.
Para o da frente estão previstas também modificações, de reforço. Não só da travagem mas do eixo propriamente dito.
Vai ser a próxima fase e talvez a última antes de me virar para o motor.

Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Soluções pouco convencionais, digo eu, mas plenas de inovação. 😉
Bom trabalho.
A seguir, vitrina com ele….🤭
E quando rolar um pouco/muito, um feedback das experiências, para se ver o que aprovou ou não!🤔

Top Inferior