• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro cournil de 84

ep125

Iniciado
Registo
22 Mai 2013
Saudações, aqui ficam algumas fotos do restauro de um UMM cournil de 1984 que ja passou por melhores e por piores dias pois aparentemente esta sera a 2º vez que e restaurado, mas desta vez ao contrario da 1º irei tentar aproximar-me do original se bem que sei que nao sera facil adquirir a preço acessivel pelo menos para mim algumas das peças.
tenho sido surpreendido pela positiva no que respeita ao estado de conservaçao e desgaste de algum material.
quanto ao motor descobri que este e doado por uma 504 supostamente e que tem de cilindrada 2112 cm3 o que nao e animador mas em contrapartida foi reencamisado e totalmente revisto a cerca de 15000 km o que e otimo, ja me poupa umas coroas.
de salientar que este bicho estava adormecido desde meados de 1999...
chega de conversa vamos as fotos...

ep125

Iniciado
Registo
22 Mai 2013
estado actual
apos alguns dias de trabalho e muita paciencia alguma animaçao, apos a revisao e verificaçoes efectuadas como tolerancias de segmentos e verificaçao geral de cilindros e pistons confirma-se que nao fez muitos km apos o restauro de motor anterior, depois disso foi fechado de novo o motor com troca da respetiva junta de cabeça que nova so custou 25 euros afinadas as valvulas e ontem jo ouvi o motor roncar mas foi so um cheirinho, agora vamos terminar a montagem do motor para passar para a chapa.
so tenho pena de nao ter tirado fotos aos pistons no exterior do motor mas a ancia era demais e as maos estavam demasiado sujas, peço desculpa por isso mas a maquina vai passar a fazer parte da caixa de ferramentes. ate breve.

Pinho

Iniciado
Registo
19 Jun 2013
É sempre complicado quando se está a trabalhar sozinho ir acompanhando com fotos. Mas de qualquer forma é sempre importante ter a máquina à mão para saber como é o estado inicial da coisa :)

UMM Alter La La Land Edition

ep125

Iniciado
Registo
22 Mai 2013
Ola pessoal, sei que passou algum tempo desde a ultima vez que actualizei o post mas como trabalho sozinho no restauro e aos poucos o tempo e pouco e a vontade de tirar fotos menos ainda mas o cournil nao esta esquecido pelo contrarario esta encaminhado.
aqui ficam umas fotos do estado atual do restauro que muita dor de cabeça me tem dado mas nao sou de deixar projetos a meio.

pode nao parecer agora que ja tem 2 paassagens de tinta e ainda vai levar outra, mas tive que recosntruir na totalidade os fundos onde poisamos os pes pois etavam completamente podres e como tal optei mesmo por subtituicao das chapas, (muito corte e custura) mas muitos discos de corte e eletrodes depois, apos aplicaçao de cerca de 600 gr de betume ficou assim

.
esta tecnica foi a que utilizzai para voltar a colocar a borracha do vidro e resultou lindamente

agora falta a parte da instalaçao eletrica que vai ser refeita do zero.

ep125

Iniciado
Registo
22 Mai 2013
Ca vai mais uma atualizaçao mas infelizmente desta vez sem fotos pois a maquina que fazia parte da caixa de ferramentas teve um final triste.
mas aqui vai.
Apos muito penssar resolvi avançar com a troca do meu motor 2100 por estar a fazer muito fumo por um 2300 que la tinha mas que esta bom.
maos a obra motor e caixas fora( Pesam que se fartam, o guinxo quase
nao podia com aquilo)hora de tratar do novo inquilino, depois de limpo comeca a montagem e os problemas, volante de 8 furos em que a
bolacha e maior que o de 6 logo a coloche das caixas zf que pretendia manter mao passava pela polie do volante, soluçao ? rectificadora
e problema resolvido apos montagem do volante 2º problema volante pequeno demais para aquelas caixas, soluçao apos esclarecimento aqui
no forum volante de 8 furos mas dos grandes. atraves do forum comprei um volante desses apos a sua chegada e a 1ª vista problemas, cinta
motor de arranque diferente, soluçao? aplicar a do volante de 6 furos e martelada daqui maçarico dali aquilo saiu depois tornar a montar
no novo e que foi outra tourada mesmo com calor para dilatar parecia que aquilo nao cabia no volante entao apos muito calor e alguma paciencia
acompanhada de umas boas marteladas la se convenceu a entrar. entretanto
enquanto esperava a chegada do volante que demorava
avancei com melhorias que seria par fazer daqui a ums meses e apliquei direçao assistida do alter 2 e discos travao no eixo da frente tambem provenientes desse
alter 2 e ai encontrei mais problemas todos solucionaveis com alguma paciencia mas com os quais nao estava a
contar. sopostamente seria retirar de um e colocar noutro mas nao foi assim tao facil.
apos retirar cubos pratos e demais material a montagem.
1º o disco nao entrava na manga de eixo do cournil pois aparentemente a manga sera ligeiramente mais larga na base do disco, soluçao mais
pratica seria rebaixar essa base ou alargar o disco,ipotese que foi posta de lado por falta de torneiro de confiança.
soluçao? trocar manga de eixo mas mais problemas.
a do alter tem 2 rolamentos identicos a do cournil o interior e ligeiramente maior, soluçao? trocar rolamento interior e apos umas
marteladas la conssegui alicar as mangas de eixo alter no cournil e respetivos travoes de disco.
entretanto e apos montar embraiagem ao qual tive de alargar os furos dos pontos no prato instalei caixas e ficou tudo a funcionar
perfeitamente, assim sendo ja esta com o 2300 e com discos e direçao assistida (falta tubo que tem de ser acrescentado para poder por
reservatorio de olio onde nao faça mal) instalados ,mas os problemas nao acabaram aqui, na hora de testar o motor !!gasoleo no chao, ai
estou eu outra vez debaixo do bixo a ver onde e a fuga e aparentemente sera a peça que esta na parte de baixo da bomba injetora que nao
esta a vedar bem pois eu tive de a trocar por a de outra bomba que la tinha por a do motor 2300 ter um sistema com um cabo que presumo
ser descompressor e como o dito sistema fica diretamente por cima do apoio de motor teve de sais por nao ter espaço e foi substituido por
um sem o dito sitema de cabo so com parafuso, so espero poder ser feito assim.
agora amanha apoio fora para chegar a dita peça e junta nova a ver se resolve e o motor trabalha.
amanha com as maos limpas vou roubar a maquina a minha maria e tirar ums fotos para colocar aqui.
desta vez e que o restauro vai começar a andar como merece.
obrigado a todos pela disponibilidade sempre que tenho precisado de ajuda do forum pois como sou sozinho no restauro muita coisa fica por
documentar mas a evoluçao vai ocorrendo.

Top Inferior