Ca vai mais uma atualizaçao mas infelizmente desta vez sem fotos pois a maquina que fazia parte da caixa de ferramentas teve um final triste.
mas aqui vai.
Apos muito penssar resolvi avançar com a troca do meu motor 2100 por estar a fazer muito fumo por um 2300 que la tinha mas que esta bom.
maos a obra motor e caixas fora( Pesam que se fartam, o guinxo quase
nao podia com aquilo)hora de tratar do novo inquilino, depois de limpo comeca a montagem e os problemas, volante de 8 furos em que a
bolacha e maior que o de 6 logo a coloche das caixas zf que pretendia manter mao passava pela polie do volante, soluçao ? rectificadora
e problema resolvido apos montagem do volante 2º problema volante pequeno demais para aquelas caixas, soluçao apos esclarecimento aqui
no forum volante de 8 furos mas dos grandes. atraves do forum comprei um volante desses apos a sua chegada e a 1ª vista problemas, cinta
motor de arranque diferente, soluçao? aplicar a do volante de 6 furos e martelada daqui maçarico dali aquilo saiu depois tornar a montar
no novo e que foi outra tourada mesmo com calor para dilatar parecia que aquilo nao cabia no volante entao apos muito calor e alguma paciencia
acompanhada de umas boas marteladas la se convenceu a entrar. entretanto
enquanto esperava a chegada do volante que demorava
avancei com melhorias que seria par fazer daqui a ums meses e apliquei direçao assistida do alter 2 e discos travao no eixo da frente tambem provenientes desse
alter 2 e ai encontrei mais problemas todos solucionaveis com alguma paciencia mas com os quais nao estava a
contar. sopostamente seria retirar de um e colocar noutro mas nao foi assim tao facil.
apos retirar cubos pratos e demais material a montagem.
1º o disco nao entrava na manga de eixo do cournil pois aparentemente a manga sera ligeiramente mais larga na base do disco, soluçao mais
pratica seria rebaixar essa base ou alargar o disco,ipotese que foi posta de lado por falta de torneiro de confiança.
soluçao? trocar manga de eixo mas mais problemas.
a do alter tem 2 rolamentos identicos a do cournil o interior e ligeiramente maior, soluçao? trocar rolamento interior e apos umas
marteladas la conssegui alicar as mangas de eixo alter no cournil e respetivos travoes de disco.
entretanto e apos montar embraiagem ao qual tive de alargar os furos dos pontos no prato instalei caixas e ficou tudo a funcionar
perfeitamente, assim sendo ja esta com o 2300 e com discos e direçao assistida (falta tubo que tem de ser acrescentado para poder por
reservatorio de olio onde nao faça mal) instalados ,mas os problemas nao acabaram aqui, na hora de testar o motor !!gasoleo no chao, ai
estou eu outra vez debaixo do bixo a ver onde e a fuga e aparentemente sera a peça que esta na parte de baixo da bomba injetora que nao
esta a vedar bem pois eu tive de a trocar por a de outra bomba que la tinha por a do motor 2300 ter um sistema com um cabo que presumo
ser descompressor e como o dito sistema fica diretamente por cima do apoio de motor teve de sais por nao ter espaço e foi substituido por
um sem o dito sitema de cabo so com parafuso, so espero poder ser feito assim.
agora amanha apoio fora para chegar a dita peça e junta nova a ver se resolve e o motor trabalha.
amanha com as maos limpas vou roubar a maquina a minha maria e tirar ums fotos para colocar aqui.
desta vez e que o restauro vai começar a andar como merece.
obrigado a todos pela disponibilidade sempre que tenho precisado de ajuda do forum pois como sou sozinho no restauro muita coisa fica por
documentar mas a evoluçao vai ocorrendo.