• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro COURNIL 83 - FINALMENTE PRONTO

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Olá a todos

Já apresentei a máquina

https://for-umm.pt/oldthreads/13424https://for-umm.pt/oldthreads/13424

Agora inicia-se o restauro!!!

Aqui vão mais umas fotos dos pormenores a resolver e algumas dúvidas para o pessoal aqui do FORUMM me tirar sff

As abas laterais em chapa são para sair

A zona da bateria já teve melhores dias

:dizzy_face:

E ainda há pessoal que se queixa de falta de arrumos nos UMM até suporte para caneta tenho :cool: Ah é verdade!!! O radio e o relógio estão a funcionar!!! :astonished:

CUMMprimentos

André Lopes

UMM COURNIL - JAN/83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010

:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Este retrovisor é origem? (falta-me o do lado do pendura) Das fotos de cournil's que tenho cá no PC já vi com os retrovisores presos na porta ou então presos onde esta aquele autocolante (depois de tirar a foto tirei o tocolantezinho e tinha lá dois buracos possivelmente para o colocar lá)

Os farolins são aqui de origem? Nos 1.ºs COURNIL penso que sim, neste nem por isso. Mas o para-choques não tem os buracos para os colocar nem parece que tenham sido tapados. Até gosto dos ver nesta posição

Diferencial da frente Dana 30??? Já agora para que será a mangueira a sair do diferencial??? Facilitar a troca da valvulina:thinking:

Por enquanto para além da revisão mecânica e eléctrica o objectivo é tirar a capota fora para devolver (é para ficar com capota de lona apesar de só ter o rollbar(n)) tratar da restante chapa e dar-lhe uma pintura nova, vai ficar verde para aproveitar a cor do registo no livrete, mas num tom mais escuro e colocar um corte-corrente.

O COURNIL será para pôr o mais original possível mas sempre a meu gosto ;)

Opiniões, bitaites e comentários são sempre bem-vindos

Nota: Um agradecimento ao Aldeia porque me ter consigo desbloquear a conta (ou pelos menos encaminhar o meu pedido a quem de direito) porque pelos vistos não se podem colocar mais de 8 link´s por tópico senão ficamos com a conta bloqueada automaticamente, tal era a minha vontade de mostrar a máquina ao pessoal que enchi o tópico com fotos e depois ficar a ressacar por não conseguir aceder ao FORUMM :dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.

CUMMprimentos

André Lopes

UMM COURNIL - JAN/83

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Parabéns pela máquina, força nesse restauro.
Em relação às tuas dúvidas...

1º-O retrovisor que tens de facto não é de origem.
2º-Os faróis traseiros são mesmo assim. No pára-choques só os Cournil seguintes de porta larga.
3º-A mangueira que vês colocada no diferencial serve como respirador, mas só faz sentido se a mangueira vier até cá acima. Originalmente esse local leva uma tampa que não fica totalmente fixa, e que com o criar de pressão no interior do diferencial levanta um pouco e liberta esse excesso. O problema é que com lama que depois pode secar em cima dessa válvula, ela pode deixar de funcionar. Assim há quem resolva esse problema colocando um tubo até à altura do motor e assim fica o respirador totalmente aberto e sem problemas de entupimento.

electrao

UMM
Registo
12 Ago 2010
Ola boas Andre

Bela maquina força com isso vai dando noticias

Cournil 83

"This is a dream Come true"
Paulo Silva

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boas! Aqui vai um "bitaite" para ajudar a confundir:rolleyes:

A mudança do porta curta para porta larga, ocorreu em Agosto de 83 (mais coisa menos coisa), mas como sempre na UMM, houve modelos antes de "transição", modelos que já traziam equipamento característico da próxima geração. É o caso do meu Cournil, de Abril de 83, que trás o tablier em chapa sobre o motor das escovas do para-brisas, piscas a frente quadrados, faróis traseiros embutidos no para-choques e espelhos iguais aos teus.

Apesar de sempre ouvir dizer que os espelhos não são de origem, já vi uns poucos com eles...

Os frisos laterais de tens não são de origem.

A calha dupla onde correm os vidros é a mesma usada nos minis, e é cara, cerca de 10 aerios por metro.

Da-lhe com força e vai postando, a malta tenta sempre ajudar!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Agradeço a ajuda de todos

Não sei se é um modelo de transição, ou se foi alvo de alterações pelo anterior dono, mas estou mais inclinado para a segunda hipotese.

Em relação ao espelho e ao modelo em si, posso dizer que não esta sujeito a qualquer tipo de vibrações em andamento, contrariamente ao retrovisor de dentro (esse sim que me parece ser o original) e que em andamento é impossivel distinguir se através de mim vem uma velhinha em cadeiras de rodas ou um camião.

Agora o problema poderá estar em arranjar outro igual para o lado do pendura ou ter de arranjar um pack de 2 "novos".

Não pretendo ter um COURNIL 100% original, isso fica sempre condicionado ao meu gosto e à disponibilidade das peças que forem aparecendo. Alias até porque já tenho umas peças em casa que não são de origem para um cournil de 83, mas são da UMM.

Em relação ao diferencial da frente é dana 30 não é!? Ou pela foto não se percebe?

CUMMprimentos

André Lopes

UMM COURNIL - JAN/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu não sou perito nesses reconhecimentos, mas diria que sim, é dana 30

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
1 Out 2008
Olá pessoal.Não é para discordar ,mas esse diferencial parece-me um Dana 44! ?.Será ha poraqui pessoal mais entendido qie tirá as Dúvidas.Bom restauro e Cummprimentos a TTodos.

jsilva

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Já está lançada a controvérsia!!! :p:p:p:p

Mais umas fotos para ajudar a resolver a dúvida

A traseira

Esta foi tirada com o tlm não tem grande qualidade

E mais uma da frente

Obrigado a todos

CUMMprimentos

André Lopes

UMM COURNIL - JAN/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Por acaso, o que tens que comparar é as tampas de um de de outro, mas eu até me mantenho no dana 44 atrás e 30 a frente...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Ainda não tive oportunidade de fazer a comparação com o diferencial de trás mas acreditando no *******

quote: Esse diferencial é um Dana30 original Americano, equipado com mangas reforçadas.
E considerando que não percebo nada disto!!!

Isso é bom? Sendo reforçados presuponho que sejam melhores que os normais:D

Será que também tenho Semi-Eixos reforçados!? Como confirmar?

Em termos de manutenção futura e peças? Vou levar no lombo com os preços!?

Obrigado

CUMMprimentos

André Lopes

UMM COURNIL - JAN/83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Mário

Não percebi tudo que disseste (em virtude de não perceber puto de mecânica) mas já tou com o ego em alta :D

O COURNIL já tá a quer mostrar a sua garra!!!

Se conseguir ainda passo hoje no mecânico e tiro mais umas fotos aos dois diferenciais para não ficar com dúvidas.

Obrigado pelo contributo

CUMMprimentos

André Lopes

UMM COURNIL - JAN/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa noite, e boa sorte no restauro.
Eu adquiri à cerca de 3 messes um Cournil de 84, o qual podemos dizer que está razoável. Estou também a restaurar, mas pouca coisa para fazer de chaparia, motor e radiador para revisão, novos bancos e volante e restaurados.
Depois de começar, aparecem sempre outras para corrigir, mas digo já que não desencoragei, vale a pena. Claro que espero não ter mais supresas!!!!!
Boa sorte.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Por enquanto não tenho por onde desencorajar já que o mecânico em duas semanas não vez absolutamente nada :dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Enfim... Vamos dar o beneficio da dúvida por mais um tempo e se me chatear muito sai de lá :angry:

Já estou a contar com umas surpresas mas é sempre assim quando se começa a mexer aparece sempre mais alguma coisa que fazer.

Em relação ao diferencial penso que o da frente se trata efectivamente de um dana 30 já que a "olhometro" o de trás e o da frente não se parecem iguais. (tava tão fulo por os gajos não terem feito nada que nem tirei fotos:dizzy_face:)

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Olá a todos

Na passada 4.ª pelas 11h o azar bateu-me à porta e despistei-me na VCI no sentido Arrábida-Freixo, depois da saída de Campanhã. Quem é do Porto e conhece bem o "spot" e não sou o 1.º a lá ficar, aliás no sentido contrário à mesma hora, já lá estava um Citroen C3 capotado.

Não sei se foi óleo na estrada, o piso molhado, os pneus da frente a precisar de ser mudados ou a combinação dos 3, ao começar a fazer a curva a frente começou a fugir, ainda tentei segurar o carro mas acabei mesmo por bater no separador central e andar às piascas pelas 4 faixas de rodagem até acabar parado na berma. Por milagre não bati em mais ninguém e sai ileso do acidente, apenas como umas nódoas negras na mão por causa do Airbag do volante e um pescoço dorido.

O Ibiza deve ir para sucata (só tenho seguro contra terceiros)
:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face: e não há euros que cheguem, nem vontade, para pagar o arranjo.

Em relação ao restauro, já tinha começado a encaminhar as coisas para agilizar o restauro e levar o jipe para outro mecânico, já que este em mais de um mês pouco ou nada fez.

Mas agora face a estes desenvolvimentos, vou ter que levar as coisas com mais calma ainda e por enquanto o cournil vai ficar onde está.

Com isto não estou a desistir do restauro, neste momento o plano continua a ser o mesmo que é ter o COURNIL restaurado para o verão de 2011.

Mas tenho contas para fazer e decisões para tomar!

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O azar bate a porta quando menos se espera. O importante é não teres saído torto da situação. Tens a certeza que o carro não vale o arranjo?
Quanto ao cournil, não queres ponderar fazeres tu o trabalho, sempre pouparias uns cobres valentes. Alguma ferramenta, uma garagem e o forUMM fazem milagres!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Boas Alex

As contas que tenho de fazer são mesmo essas, se vale apena ou não arranjar!?

Assim por alto tem de que levar eixo da frente, eixo de trás, tablier, volante, airbags mais a centralina, parachoques da frente; opticas da frente; muita mão-de-obra mecânica de chapa e pintura, entre muitas outras coisas...

Só os preços dos eixos da frente e de trás novos + os sistema de airbags são quase o valor de um igual usado.

Mesmo indo ao mercado dos "sinistrados" não será facil de arranjar eixos em condições (basta ver como os meus ficaram) e tb não estou mto convencido que isso seja opção viável para as peças em questão.

O carro é de 2002 se fosse a diesel possivelmente estaria mais inclinado para a reparação mas mesmo sendo o motor 1.4 de 100cv a gasolina o valor comercial acaba por ser reduzido comparativamente.

Neste momento estou a aguardar orçamento do mecânico e ofertas de sucateiros e afins, para ponderar o próximo passo.

Em relação ao COURNIL, se tivesse espaço até que poderia ponderar fazer algum do serviço mas moro no centro do Porto e nem garagem tenho, aliada à falta de tempo por motivos profissionais não me resta outra opção, ou seja, deixar o jipe onde está e aguardar por dias melhores.

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

Top Inferior