• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Respiro tampa das válvulas

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Boas pessoal, tenho feito alguns restauros se carros antigos, normalmente estes carros têm o respiro da tampa das válvulas que cai para o chão. Os nossos UMM também. Já alguém pensou em liga-los á admissão do ar? Ou estou a pensar mal?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Estás a pensar bem.
Podes ligar à admição de ar que não faz mal nenhum...
Nos meus UMM's o respiro do motor já foi ligado ao tubo de admição pelo fabricante...

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Eu tenho quase e certeza que não há problema, a minha única dúvida é se o vácuo criado pela admissão obriga a ter alguma espécie de válvula para minimizar a sucção de óleo

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Pode sempre colocar um oil catch can. Assim nao vai para a admissao. Nem para o chao. Basicamente é o mesmo sistema de uma lata ou garrafa, mas tecnicamente mais xpto😅

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Pode sempre colocar um oil catch can. Assim nao vai para a admissao. Nem para o chao. Basicamente é o mesmo sistema de uma lata ou garrafa, mas tecnicamente mais xpto😅
Sim, isso é uma ideia conhecida, mas a minha intenção era uma solução definitiva.

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Boas pessoal,
Gostaria de perceber o porquê de o motor cuspir o óleo por esse respiro, isso é normal ou ja é alguma coisa de errado com o motor?
No meu caso ja reparei que tanto pelo respiro da caixa de volcidades como do motor tem tendência perder óleo. No caso da caixa vem pela mangueira do respiro e sai perto da mangueira do respiro do motor. Nossa se bem porque o tubo de escape esta todo marcado de óleo a escorrer.
Sera isto normal?

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Será que a algum problema se na tampa de onde sai essa tal mangueira, se colocar um género de filtro? uma borracha com buracos da grossura de uma agulha... Ja não teria tendência a perder tanto óleo.
Ou será que o tal vácuo falado nas msn em cima ia provocar danos ao motor?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Normalmente esse respiro é ligado à admissão e esse óleo é queimado.

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Bom dia
Na sequência deste post.podiam me explicar o seguinte.
Ligar o tubo do respiro ao tubo de admissão de ar ? ...ou seja ao ar que entra para o motor se sim e o óleo que acumula no respiro.
Alguem por gentileza tem uma foto dessas ligações.

Desde já grato

E boas festas

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Bom dia
Na sequência deste post.podiam me explicar o seguinte.
Ligar o tubo do respiro ao tubo de admissão de ar ? ...ou seja ao ar que entra para o motor se sim e o óleo que acumula no respiro.
Alguem por gentileza tem uma foto dessas ligações.

Desde já grato

E boas festas
Na minha humilde opinião a Oil Catch Can devia ser um equipamento de série em todos os motores de combustão interna.

Já fiz uma dessas instalações mas foi no jipe de um amigo, em que tinha os vedantes das válvulas a passar óleo, mas não tirei fotos na altura.
Na minha carrinha acabei por fazer o mesmo, já que o respiro está diretamente ligado à admissão.
Nos nossos motores, em primeiro lugar é necessário abrir o furo do colector de admissão, e para tal é necessário tirar o mesmo para abrir o furo e evitar detritos do furo no interior da admissão.
Nota: Podem aproveitar para limpar o mesmo, eu uso mistolin (diluído a 1/3) mas qualquer outro serve.

Depois é fixar a Oil Catch Can num sitio próximo e onde haja espaço.
Finalmente é arranjar mais tubo, pessoalmente colocaria todo novo, e fazer a ligação da admissão à Oil Catch Can (saída Out) e da tampa de válvulas à Oil Catch Can (saída In).
Periodicamente é necessário esvaziar a lata, e para tal há algumas que têm uma torneira, outras que se desenroscam.
Quaisquer dúvidas de como ligar o que não faltam são vídeos por esse youtube, de como instalar.

Top Inferior