• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Reparação e Comércio Automóvel

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Tendo-se realizado no mês passado pela ANECRA um Encontro Empresarial do Sector Automóvel e considerando que o assunto poderá ter interesse para aqueles que evidenciam o exercício das actividades de reparação e comércio automóvel, nomeadamente para quem o faz de forma "amadora", destacam-se algumas conclusões:

19. O novo regime de Declaração Prévia para o licenciamento das Oficinas de Reparação e de Manutenção Automóvel e de Motociclos, ao pressupor o respeito pelos Princípios da Responsabilização e da Confiança, impõe ao empresário a assunção de responsabilidades quanto ao cumprimento dos requisitos necessários ao exercício da sua actividade.

20. O quadro legal do registo automóvel, prevê a criação do estatuto do Registo Profissional para os Comerciantes de Veículos Automóveis Usados, devendo para o efeito, ser detentores de um Certificado Digital, cuja utilização para fins comerciais, é confirmada através de listas electrónicas disponibilizadas pelas Associações representativas, às quais foi conferido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, como é o caso da ANECRA.

21. A ANECRA, defende, frontalmente, que a natureza específica dos veículos automóveis, particularmente das viaturas usadas, carece de um enquadramento legal específico, em relação à concessão de Garantias.
Assim, constitui entendimento desta Associação que a referida Legislação não se deveria aplicar de forma simplista e indiferenciada a todos os bens de consumo, apelando ao Governo para que proceda às alterações Legislativas necessárias, tendo em vista a satisfação desta sua posição e a adequada aplicação ao Sector Automóvel.

Fonte: http://www.anecra.pt/eventos/conclus.aspx

cUMMprimentos,

Registo
30 Mar 2006
Por acaso já tinha lido algumas coisas acerca das conclusões desse encontro e traduzindo essas clausulas para portugues corrente a anecra quer ser ela propria a fiscalizar os seus associados e retirar direitos e limitar as garantias a quem compra um carro usado.
A acompanhar o recente comunicado acerca dos combustiveis de marca branca acho que esta direção da anecra está em desespero como reflexo da crise que o sector atravessa.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Tudo muito bonito.
Mas pergunto eu nao sera mais uma burocracia desnecessaria?
Tenho a certeza que a intencao e' boa ...mas nao sera mais uma coisa estilo:
"Nao pode ter baterias de carro no chao da sua oficina Sr Joao"...ai vai uma multazinha Sr Joao.

Eu acho que cada vez mais e mais se vive num estado de policiamento constante e ridiculo no minimo.
Sera para se dizer que:
"nos o governo estamos em cima do acontecimento e queremos mostrar obra"...entao atiramos a torto e a direito...

Acho que se devam respeitar normas de seguranca. higiene e seguranca no trabalho ...assim como etica nos negocios.
Mas....sera essa a intencao?

Ainda hoje estava ao telefone com um amigo meu em Portugal e diz-me ele que tem que tirar as suas backets homologadas pela FIA do seu proprio carro????
Mas que diabo?...estamos a falar de bancos que serao ainda mais "fiaveis" e robustos que possivelmente os de origem.

Quem sao as pessoas que adormecem com assuntos destes na cabeca e depois acordam no dia seguite para "parir" leis que nao sei a aplicacao logica?
Alguem os conhece?

No mercado onde estou onde a liberdade sim e' controlada e tem regras mas ninguem impede de andar com backets devidamente HOMOLOGADAS e patenteadas pela FIA no seu proprio carro...porque em Portugal?
Nao temos tao vasto mercado automovel como em Inglaterra...estaremos a andar para tras cada vez mais?

Somos assim tao inteligentes ou diferentes?...ou carros serao diferentes?...ah devem de ser as estradas...pois.

Em relacao ao control de transaccoes "amadoras"...eu acho que no minimo elas nunca acabarao...vejam em grandes paises o sucesso de ebays etc..etc...deixem-me so lembrar que o ebay em Portugal nao consegue penetrar por causa de "bichoes papoes" como SONAE's etc..etc.. na altura em que se tentou implantar bichoes papoes tentam sempre bloquear por interesses obvious.
E criaram na altura o miau.pt....que coisa tao pobre.

Enfim nao vou divagar mais mas so expresso a minha tristeza que em Portugal somos ja "fisicamente" pequenos em relacao a presencas e mais pequenos parece que gostamos de ser.

Se copiasse-mos ao menos certos padroes de vida de outros paises "devidamente bem copiados"...talvez fosse-mos melhor...mas assim so nos estamos a reduzir ainda mais e a criar obstaculos.

Ate mesmo o comercio de combustiveis em portugal nada tem a ver com o trade internacional...enfim.
Tenho pena...gostava que fosse-mos diferentes.

Boas leituras e
obrigado pela partilha desta informacao e exposicao
Carlos Pires

Nien

UMM
Registo
2 Fev 2007
Obrigado pela partilha!
Estou a lançar-me no ramo e "todo o cuidado é pouco", desde asae a anecra todo omundo está de seringa na mão para martelar!

Daniel Suzano

Sou louco, por UMM's!!!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Carlos, o facto de em Portugal uma viatura não poder ostentar uns bancos de competição aprovados pela FIA deve-se a quem constroi a legislação não ter os devidos conhecimentos para o fazer, ou até tem, é um legislador que faz a legislação, mas os projectos saem de sitios como a ANECRA que é uma associação para quem o dinheiro é mais importante e de sitios como os novos Institutos ex-DGV que funcionam apenas com compradio e nomeações mal explicadas.

Obviamente isto é demasiado pequeno para ser comparado com Liberdades. O facto de se poder equipar ou não um veiculo automovel em Portugal não é nem será uma prioridade nem tão pouco uma necessidade e é algo com que não se devem gastar energias quando existem graves problemas e serios problemas para se resolver.

Sim, o Ebay não está em Portugal devido a pressões económicas em boa parte vindas da peça de museu que é o patrão da Sonae e que é um dos muitos individuos da pior especie que existe, um autentico crocodilo e com exemplos muito concretos como o de um funcionario do Continente auferir em média menos 125€ mensais e trabalhando mais horas que um funcionário que pratique iguais funções no Jumbo. Qual a diferença entre estes dois? O Continente é Sonae e é gerida por dinossauros do norte, o Jumbo é Grupo Auchan, Grupo Francês gerido de forma simples e eficaz e que se baseia no progresso em que o funcionário que esteja numa situação contratual estável e com um salário acima da média produz mais e melhor.

No fundo o retarto deste país passa por isso e precisamente por se copiarem modelos, modelos franceses, espanhois, holandeses, ingleses, etc. que funcionam bem nos países de origem, mas que quando adaptados a Portugal não funcionam. Porquê? Porque cada país tem a sua especificidade, as populações não são iguais, os hábitos não são iguais, a Sociedade não é igual logo copiar-mos seja aquilo que for de outro país e lá até pode ser muito bom, mas cá não serve para nada, é palha e perca de tempo e dinheiro. Portugal tem de se afirmar como Soberano e deve criar as suas próprias ideias e ideais e não tem de andar a reboque de outros países quando em muitas situações nós somos bem superiores a outros países europeus. Infelizmente isso só acontecerá quando os papões e os crocodilos acabarem e as mafias de controlo forem liquidadas mas primeiro é necessário que os povos deixem de ser quadrados e retirem as palas dos olhos para finalmente se aperceberem do que está a acontecer no nosso país e em segundo lugar quando verdadeiros investidores e não negociadores procurarem Portugal para aplicarem as suas ideias de desenvolvimento, até lá os tais negociadores continuarão a enriquecer e a evolução continuará a andar para trás.

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
streetpreacher - Não é éticamente compativel que seja a ANECRA a fiscalizar os seus próprios associados...quando existem instituições com competências para o fazerem. Quanto ao retirar direitos e limitar as garantias a quem compra um carro usado...aí está uma boa questão...muitas vezes quem quem compra desconhece efectivamente o que está referido na legislação e que muito embora esteja a comprar um veiculo automóvel usado em que se menciona sem garantia, esta é uma situação ilegal...pois aplica-se a regulamentação de 2003!

aloevera - Na generalidade até concordo contigo, se calhar o nível de exigência poderia não ser tão elevado nem tão restritivo...mas se outras actividades tem de obedecer a um licenciamento porque é que as Oficinas de Reparação e de Manutenção Automóvel e de Motociclos, não? Aliás, que outra forma tem o Estado para evitar que haja uma concorrência desleal por dumping de preços, por existirem "estaminés" que não estão devidamente legalizados para essas actividades e não cumprem com as suas obrigações fiscais! Quanto às transacções, obviamente que não faz qualquer sentido que o Zeca que quer vender a sua viatura seja detentor de um Certificado Digital, é uma coisa pontual, no entanto não deixa de estar sujeito à regulamentação de 2003 no que diz respeito aos direitos e garantias e se porventura existir evidências de que houve omissão consciente sobre o estado do veículo, poderá tal situação e em conformidade com a Lei ser considerada de fraude!...ah e tal...a justiça portuguesa...é morosa mas é a que existe!
Quanto ao que referes...inspecções/homologações...não podia estar mais de acordo ainda por cima quando se tratam de alterações que visam uma maior segurança...mas como sabes...existindo a subordinação do inspector ao Centro de Inspecções que maioritariamente são privados, a pressão na rentabilização da actividade aumenta e o objectivo não é de todo prevenir a segurança nas estradas; por isso se deixam passar muitas falhas do tipo 1 (ex. folga da bateria) e 2 (ex. pneus diferentes no mesmo eixo) mas o tipo das baquets, pelo sim pelo não, pode sempre deixar uma nota esquecida.

Nien - Só te posso desejar o maior sucesso :)

PedroUMM - Concordo contigo...e também acho que o nosso País devia encontrar o seu próprio caminho, obviamente que as boas práticas de fora de portas que tenham por cá aplicabilidade devem ser adoptadas e adaptadas! Acho que os povos mais do que deixarem de ser quadrados ou com palas nos olhos...tem de deixar de ser "inertes"...porque queixarmo-nos ou apontarmos só o dedo é fácil...dificil é envolvermo-nos nas coisas e empenharmo-nos em mudar aquilo que achamos que está mal.

cUMMprimentos,

Top Inferior