• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Renault 4L

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Depois da decisão da venda do UMM e una tempos afastado das viaturas, ja estava a sentir saudades, e como a experiência do pequeno restauro com UMM foi tão boa, vamos lá procurar algo..

Ou era uma 4L ou um Panda..

E eis que surge esta 4L, de 1992, 77mil kms, de chapa nem está muito má, o motor pega, mas a bomba de água tinha sinais claros de fuga já com bypass ao radiador da chauffage.

Veio de reboque.. E ja começamos(eu e o meu pai) de volta da 4L.. É tudo novo, mas parece ser muito fácil de trabalhar

Inicialmente será meter a rolar e depois ver o que será necessário, o objectivo será conseguir ter algo low cost para umas belas aventuras em família..

Deixo aqui umas fotos

IMG_20210515_232048.jpg

IMG_20210521_155704.jpg

IMG_20210521_172850.jpg

IMG_20210521_173047.jpg

IMG_20210526_133232.jpg

IMG_20210526_133254.jpg

IMG_20210529_133133.jpgIMG_20210529_133129.jpgIMG_20210529_133126.jpgIMG_20210529_133138.jpgIMG_20210529_133145.jpgIMG_20210529_133202.jpgIMG_20210529_150257.jpg

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Espetáculo, isso deve ser quase tão fácil como o umm. E temos pessoal com experiência nesses carros por cá

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ora uma "catre L", gosto...,tive uma das primeiras de 3 "velocités" e depois vieram pelo menos mais duas que me lembre..., mas já de 4 velocidades...!!!
Na minha Guerra tinha 3, e moral da história fiz "colhõ......es" de kms ao volante delas...!!!
Resumindo....é um dos melhores carros que tive...muito boa condução...segurança "5 estrelas" e conduz se muito bem com "cheiro a álcool "...!!!
Boa Aquisição...,mas UMM é sempre um UMM, não me "fecundem"...!!! :cool: :alien:
Esqueci de referir que o UMM também se conduz "muita bem com elas calçadas "...!!! 😙 :alien:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Espetáculo, isso deve ser quase tão fácil como o umm. E temos pessoal com experiência nesses carros por cá

Até agora tudo muito tranquilo.. Vamos ver na montagem
Ora uma "catre L", gosto...,tive uma das primeiras de 3 "velocités" e depois vieram pelo menos mais duas que me lembre..., mas já de 4 velocidades...!!!
Na minha Guerra tinha 3, e moral da história fiz "colhõ......es" de kms ao volante delas...!!!
Resumindo....é um dos melhores carros que tive...muito boa condução...segurança "5 estrelas" e conduz se muito bem com "cheiro a álcool "...!!!
Boa Aquisição...,mas UMM é sempre um UMM, não me "fecundem"...!!! :cool: :alien:
Esqueci de referir que o UMM também se conduz "muita bem com elas calçadas "...!!! 😙 :alien:
Ahahah.. UMM sem dúvida que um UMM.. Sempre ouvi falar muito bem da 4L.. E esta caixa de velocidades é um espetáculo..
Ver se isto começa a andar o quanto antes

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Queres ver que vendeste o UMM e agora vais precisar do radiador da chaufagem para a 4L!🤔
Se esse radiador estiver roto podes encontar a solução nos nossos UMMs😉
Vais fazer um restauro mais ligeiro ou isso vai ao osso como no UMM?
Bons trabalhos...

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Queres ver que vendeste o UMM e agora vais precisar do radiador da chaufagem para a 4L!🤔
Se esse radiador estiver roto podes encontar a solução nos nossos UMMs😉
Vais fazer um restauro mais ligeiro ou isso vai ao osso como no UMM?
Bons trabalhos...

E preciso mesmo.. Mas parece que isto esta esgotado em todo o lado.

Ja testei e está com 2 fugas..

Por agora é ver como está o motor e depois ir com calma..

Obrigado

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
E preciso mesmo.. Mas parece que isto esta esgotado em todo o lado.

Ja testei e está com 2 fugas..

Por agora é ver como está o motor e depois ir com calma..

Obrigado
Mas melhor que a "catre L" em termos de "barrote" a conduzir existe o 2 cv e a Citroen Diane, que "malha"...!!! 😙 :alien:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mas melhor que a "catre L" em termos de "barrote" a conduzir existe o 2 cv e a Citroen Diane, que "malha"...!!! 😙 :alien:
Não sei como é o desempenho do 2cv nem da 4L, mas da Diane, ui..!
Dei mais malha numa tarde numa Diane do que em 5 anos de UMM.!!!
Aquilo não anda muito mas faz tudo à mesma velocidade 🤣🤣🤣

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
De 2 CV oiço cá por casa muitas histórias acompanhadas de fotos, de várias viagens Portugal-Itália.. Mas acapou por ficar em Itália depois 3x ir e voltar

Registo
5 Mar 2021
Depois da decisão da venda do UMM e una tempos afastado das viaturas, ja estava a sentir saudades, e como a experiência do pequeno restauro com UMM foi tão boa, vamos lá procurar algo..

Ou era uma 4L ou um Panda..

E eis que surge esta 4L, de 1992, 77mil kms, de chapa nem está muito má, o motor pega, mas a bomba de água tinha sinais claros de fuga já com bypass ao radiador da chauffage.

Veio de reboque.. E ja começamos(eu e o meu pai) de volta da 4L.. É tudo novo, mas parece ser muito fácil de trabalhar

Inicialmente será meter a rolar e depois ver o que será necessário, o objectivo será conseguir ter algo low cost para umas belas aventuras em família..

Deixo aqui umas fotos

Visualizar anexo 16862

Visualizar anexo 16863

Visualizar anexo 16864

Visualizar anexo 16865

Visualizar anexo 16867

Visualizar anexo 16866

Visualizar anexo 16868Visualizar anexo 16869Visualizar anexo 16870Visualizar anexo 16871Visualizar anexo 16872Visualizar anexo 16873Visualizar anexo 16874

O meu primeiro carro foi um Diane, custou-me 50 contos, parti as longarinas do chassis num buraco em Paredes a ir para Vila Real, depois disso, partia a coluna de direção e já sabia, era só tirar levar, soldar e voltar a colocar. Até a travar só a 3 rodas andou um ano no IP4. Sempre sem falhar.
O segundo, uma 4L de caixa alta, arranjei-a ao principio de interiores e chapas, comprei com a caixa de velocidades meio avariada, sem problemas fui buscar uma à sucata e substitui, o problema é que havia diferenças e o meu motor era francês e a caixa de fabrico nacional, fiquei com 4 velocidades para trás e e 1 para a frente, andamos a noite toda assim! :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL:
Não há jogo de pc, consola ou smartphone que bata isto!
Ainda no mês passado encontrei uma caixa com peças deles, até estou a recuperar uma buzina, não sei de qual, para ver como fica no UMM!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
A vida tem muitas histórias destas e que nos fazem recuar no tempo...!!!
Pode ser que apareça mais algum feliz contemplado em tempos com uma máquina destas que queira reportar aqui uma "historieta" passada com ela ...!!! :cool: :alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Antão, cá vai a minha história, que não acabou bem, ...............................................para a 4L :cool:

Ali para os lados do Lumiar, ao lado do Hospital Militar (na altura, era da Força Aérea), andava eu armado em "piloto" de ralis com 19 anitos, e à saída de uma curva, dada já nas "horas", eis que estava um carro muito bem estacionado, meio na berma, meio na estrada. "Azarito", lá foi a 4L para a sucata, com 1500km de uso. O raspanete foi valente, mas o leasing tinha seguro, e oito dias depois, veio outra, não sem antes ter de prometer ter mais juizo....., e tive!😇

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Espero que rapidamente seja eu a partilhar umas belas histórias de 4L..

Aqui fica a história do meu 1º carro..

O meu 1o carro foi um corsa A 1.5d comercial ,todo refeito pelo "avô do João", graças a este senhor ter feito uma espécie de rollbar eu consegui sobreviver as belas cambalhotas de corsa..

Sobrou o volante e as matrículas..

Screenshot_20210603_192248.jpg
Agora a 4L..

Radiador da chauffage, já no sitio, vindo do Andre Fernandes..

Junta de cartão.. Com vedante liquido.. Oring da torneira substituído

IMG_20210602_142658.jpg

IMG_20210603_132756.jpg

IMG_20210603_134102.jpg

IMG_20210603_134349.jpg
IMG_20210603_163202.jpg

Já tenho todo o material.. Mas o raio da bomba de água nao trás os parafusos para apertar na cabeça e hoje esta tudo fechado.

Andei adiantar o resto..

IMG_20210603_095002.jpg

IMG_20210603_163134.jpg

IMG_20210603_163145.jpgIMG_20210603_163154.jpg

Ver se consigo arranjar o que falta para este fim de semana..

Última edição:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Radiador de chaufagem novo! 😀
Quando custou isso?
Tenho uma fuga aparentemente na torneira da chaufagem do meu longo, só espero desmontar aquilo e não ser do radiador!

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Radiador de chaufagem novo! 😀
Quando custou isso?
Tenho uma fuga aparentemente na torneira da chaufagem do meu longo, só espero desmontar aquilo e não ser do radiador!

85 euros.. Uma nota. Mesmo com referência Valeo e a original Renault, nenhuma casa de peças conseguiu arranjar.

Testei este radiador velho e tinha uma fuga, outra fuga que tinha era pela junta da torneira, espero que a de cartão aguente.

Vou ver quanto custa reparar este

Top Inferior