• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Renascimento do meu UMM Alter I

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Então a pedido de várias famílias (lol), abro aqui um tópico dedicado ao renascimento do meu novo amor. Nos próximos tempos (espero poder concluir em menos de três anos todo o trabalho que tenho esquematizado na minha mente para o meu UMM Alter I), colocarei neste espaço toda a evolução com descrição e muitas fotos de tudo o que vai ser efectuado naquele que pretendo vir a ser no futuro, o primeiro amor do meu filho Guilherme, sim porque ele apesar de só ter 15 meses, não dispensa dar uma voltinha no brunnnn brunnnn do pai, lol
Assim aproveitando o facto de estar agora de serviço na esquadra e ninguém se estar aqui a queixar que foi alvo de furto, vou enumerar as 5 fases que este meu projecto vai ter até começar a rolar nas estradas e fora delas também (escolhidas a dedo para não aleijar muito a fera).
1.ª Fase
(Analise)
Nesta primeira fase vou efectuar uma análise pormenorizada ao estado em que o Alter se encontra.
Efectuarei (peço desculpa por continuar a usar os “c” em certas palavras, mas o novo acordo ortográfico não faz parte do meu dicionário, os brasileiros que me perdoem mas se alguém se devia ter adaptado eram eles a nós e não o contrario, mas isso é outra guerra), uma catalogação de todos as peças que têm que ser mudadas/substituídas, bem como serão solicitados orçamentos para pintura e para alguns extras a ser construídos de raiz (estribos, mata-vacas, etc).

2.ª Fase
(Pré-Construção)
Ora bem, a intitulada pré-construção não é nada mais, nada menos do que a construção e reparação das peças que depois serão colocadas após o Alter receber a sua nova pintura. A pintura é algo que será dispendiosa, (uma vez que a Troika desde Janeiro deste ano que me limpou mais de 190 euros no vencimento 149 euros que já devia receber desde JAN2010 de promoção e o restante retirado para ajudar a colmatar as burrices do Sócrates), optei primeiro por ir avançando com o trabalho e construir e reparar tudo que não seja motor/caixa de velocidades e parte eléctrica, isto até porque o vermelhinho está a rolar bem (apesar de não passar dos 90 quilómetros por hora).

3.ª Fase
(Desmontagem)
Como o próprio nome indica é somente desmontar o xiante. Colocar o menino só em carcaça para entregar as mãos de um pintor e assim ele poder dar o respectivo carinho para que a chapa aguente mais 30 anos, no mínimo.
Nesta fase será também desmontada toda a parte de mecânica e assim a mesma poderá ser toda revista e rectificada caso seja necessário.

4.ª Fase
(Montagem)
Ora bem, aqui o trabalho será o inverso do efectuado na fase anterior, digamos que é nesta fase que eu irei pedir a todos os santinhos para que não sobrem muitas peças (não me posso esquecer de catalogar os locais e a forma como vou desmontar se não ainda corro o risco de o UMM ficar com um aspecto estranho.

5.ª Fase
(Testes)
Para terminar o trabalho, irei proceder a alguns testes de forma a verificar o que de mal ficou montado (espero que pouco ou até nenhuma coisa).
Serão feitos testes a nível eléctrico, mecânico e porque não num túnel de vento para testar a aerodinâmica do animal (agora estou a reinar, mas posso levar a máquina para os lados da Póvoa do Varzim que volta e meia e cada vendaval que pior que o vento lá só mesmo o furacão Katrina, lol).

Perdoem-me todos os possuidores de UMM’s por ter andado a tirar algumas ideias, mas para o efeito que desejo a ajuda tem sido enorme, até para comprovar certos pormenores de estética (embora estética não seja algo que me aflija muito no UMM), bem como soluções para aplicação de alguns aparelhos.

Mas assim levantando um pouco o véu ao futuro “El Diablo”, ou “Black Hawk”, posso indicar algumas coisinhas que vai levar o bicho:
» Colocação de um guincho;
» Colocação de Banco para passageiro;
» Colocação de faróis de nevoeiro;
» Auto rádio e respectivas colunas;
» Insonorização interior;
» Colocação de estribos;
» Nova linha de escape;
» Apoio de braço;
» Caixa mágica;
E outras coisinhas que com tempo serão dadas a conhecer.
Uma coisa é certa, o tempo e dinheiro que vou investir no meu menino é para que ele seja um exemplo a seguir pelos amantes da UMM e que não será para vender nunca, mesmo que ofereçam muitos €€€€.
Sei bem que com a família existente neste fórum que certamente irei ter ajuda na resolução dos vários problemas que me irão aparecer e na indicação de onde poderei encontrar peças para que este sonho se torne realidade em menos de 3 anos.
 
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
182
Localização
Portugal
Força nisso!!Benvindo!!
ºAbraço






 
Registo
11 Jun 2008
Mensagens
372
Localização
Portugal
só um conselho, se é um Alter 1 nao deve ter direcçao assistida, coisa que na minha opiniao, é dos melhores investimentos que se faz!! vais notar uma enorme diferença! eu trocava bem o guincho por uma aplicaçao de D.A. mas é só a opiniao de quem nao sabia o que era D.A. no UMM, vi a luz:D quando a montei!
abraço, e força com o projecto!

edit: desculpa Nuno, começo sempre a ver as coisas ao contrario, só agora vi a tua apresentaçao, pelo que li, ja deves saber bem a diferença da dureza do volante:D

www.UMMistas.com
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Tchia escreves bem sim senhor!!! hehehe

Va força nisso, começa la a descascar o bicho e gastar euros para ele ficar novo que isso é que importa hehehe


A direcção assistida e discos a frente era bem metido

 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Boas caros amigos.
É assim o antigo dono já havia colocado a direcção assistida, apesar de ter uma ligeira fuga, mas nada que não se resolva, até porque ele deu-me os vedantes para lá colocar.
Claro que a minha ideia será colocar discos no menino, se possível nas 4 rodas, mas para já tenho que descobrir onde os orientar e se a troca implica muita dor de cabeça ou nem por isso.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
È bom ver alguém com força de vontade e espírito empreendedor.

Força Amigo no empreendimento a realizar.

Os €uros a pouco e pouco vão aparecendo.

 

ALR

UMMzito
Registo
18 Out 2010
Mensagens
106
Localização
-
Boa sorte no restauro da maquina,verás que todo o trabalho compensara!
cUMMprimentos
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Força nisso!

Sendo um Alter 1, deves ter caixa ZF e motor 2.3D. Se quiseres um pouco mais de andamento, pensa em meter um overdrive.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Olha Aqui o Eduardo Filipe diz:

Continuacao de Bom apetite!!!
Eu confirmo...que nao te falte apetite tambem!

E planificadas as coisas assim ate da gosto ler.
Muito bom!

Pelo norte tens muita boa gente.
Entao se fores ao ponto de encontro todas as ultimas sextas de cada mes impecavel mesmo. (os encontros dao pelo nome de Hot Spot UMM - Porto)

Citando o que dizes >>> Efectuarei (peço desculpa por continuar a usar os “c” em certas palavras, mas o novo acordo ortográfico não faz parte do meu dicionário, os brasileiros que me perdoem mas se alguém se devia ter adaptado eram eles a nós e não o contrario, mas isso é outra guerra)...

TEM GRACA O MEU TAMBEM!
(perdoa-me as cedilhas mas este teclado e' "camone")

So te posso dizer muito gosto em ler este teu topico!
Ah outra coisa...esquece diablos ou "falcoes pretos" ...

Tas a ver o "rasteirinho"? ...e que no fundo e' um "baita" de um crocodilo?
O teu UMM pode ser perfeitamente o "Ju - Ju" ou JuJu...

Olha muito gosto mesmo e boa estadia.
Tb sou do "norte as vezes" ... :)

Abraco
e alguma coisa dispoe
Carlos Pires


 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Bem pelos vistos estou a ver que a familiaumm é unida.
Claro que aos poucos os euros vão aparecer, pena o c..... do Socrates tenha lixado as finanças deste país se não o renascimento da minha makina seria bem mais rápido.
De momento já tenho por alto uma ideia dos males do menino.
Quanto ao motor, é assim eu como disse na minha apresentação sou agente da PSP, e no documento único do meu menino a cilindrada indicada é 2500 cc, dai não saber na realidade qual o motor que tem, ate pk ele no quadrante marca 304000 kilometros e o antigo dono disse que o motor era outro e que só tem 110000. Mas seja como for, quando sacar o motor fora ja ficarei a saber ao certo qual o motor que ele tem e o que é que posso fazer nele.
Já agora desculpem a minha santa ignorância, mas o que é o "overdrive"? é que eu só estudei até a quarta classe, o resto dos estudos sairam-me num pacote de detergente Presto, dai não hablar a lingua dos bifes.lol
Quanto aos encontros aqui na ultima 6.ª feira de cada mês, é sem stress, se nao estiver de serviço na esquadra é na boa, até porque é pertinho de casa (vivo na boavista) apesar de a minha única riqueza ser a esposa, o filho e o meu UMM
 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
boas,

apesar de louvar e admirar a tua vontade em colocar o UMM 5*****, gostaria de dar a minha opinião se me permitires,
caso contrario esqueçe o que vou escrever.
pelo que se pode ver nas fotos e no caso de estas serem relativamente recentes, tenho a dizer que parece-me estar com bom aspecto
pelo menos a nivel de pintura e do que se consegue ver.
a nivel mecanico como é obvio não dá para ver nada, mas pegando nas tuas palavras, se dá 90kmh com a caixa de 4, acho que
por aí também não vais poder melhorar muito, por mais voltas que dês ao motor
no fundo o meu conselho é o seguinte, se tens o UMM com tudo o que é importante a funcionar, ou seja motor, caixa e travões, pneus
etc, para poderes circular em segurança, porque não tirar partido do UMM e aproveitar para o ires conhecendo,
e só depois partir para as reparações/modificações
Isto de tentar uma reconstrução total pode por vezes ser desmoralizador, por vários factores

quando quiseres estás convidado para vir ao tunel de vento:), que referiste mais acima:) trocar umas
ideias e já vês o que é um overdrive;)

PS: também não uso nem usarei o dito "acordo ortografico"
 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Boas Jummp
Antes de mais toda a opinião dada será sempre bem recebida, seja ela construtiva ou não. Sim de facto a máquina não está mal pelo menos de pintura, mas surge aqui o primeiro problema, a esposa (que tem voto na matéria cá em casa) detesta a cor da máquina (e em nada tem a ver com cores futebolísticas) e como os carcanhol que vai ser investido na machine também vai sair do bolso dela (porque aqui em casa só há uma carteira) tenho que ceder um pouco e aceitar algumas exigências dela, dai a situação de alterar a pintura. Depois quanto a situação da velocidade, é assim, eu velocidade é algo que não procuro e a mim em nada me afecta andar nas calmas, mas doi um pouco ver que o motor que o meu menino tem (fiquei ontem a saber que é um 2.5 de uma citroen jumper)pede uma velocidade extra que a caixa não tem, dai equacionar se não irei no futuro alterar a caixa de 4V para 5V.
Claro que nestes dias tenho andado a cuscar tudo na máquina (tudo que me é possivel sem desmontar muito) e já reparei que tem alguns cancros a começar a aparecer, dai ser de bom tom remediar já o mal antes que ele alastre e depois o gasto seja bem maior. Mas é como eu digo (já pareço o Domingos Paciência) para já estou numa de analise e estudo e entretanto vou usufruindo da maquina. Todos nós gostamos de ter as coisas a nosso gosto correcto? Exemplo compramos uma casa e depois aos poucos vamos colocando cortinas, quadros, vasos, estas mariPIPIdas que embelezam um pouco a mesma, nos carros é igual, sem digamos apaneleirar muito a máquina nem americanar a mesma, pretendo aos poucos dar o meu toque pessoal e ajustar a mesma não só a mim, mas a esposa e aos filhotes e cão,(a familia é grande e o UMM é de todos e não para meu proveito proprio). capice!!! Como dizia o comandante da minha companhia em 96 em Kukavice na Bósnia o rapaz tem toda a resina e quem fala assim não é gago, ehehehe).
Quanto ao tunel de vento, sim porque não um dia destes combinar um cafesinho ai na Póvoa, antes porem tenho que instalar um banco atrás que me permita colocar a cadeira do futuro dono do UMM pois só tem 15 meses mas já xora se não o deixo andar no brumm brumm.
 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Após várias desilusões e aterações que a minha teve nestes ultimos meses, após mais de uma vez ter visto que o meu orgulho por esta nação à beira mar plantada, bateu no fundo, lá consegui arranjar força para levantar a cabeça e deitar mãos a obra para devolver a devida vida ao JU.
Esta semana ele irá ver a luz do sol uma última vez (sem indicar data concreta), recolhendo à sua nova casa, onde irá receber os respectivos mimos para de forma calma e bem pensada renascer novamente para mostrar a todos aqueles que nem sabem o que o UMM é de facto para nós.
Esta semana irei colocar várias fotos para que quando o restauro terminar possamos todos ver o que era e o que será.
Espero contar com a help de todos os que por aqui passam, lol
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
entao anda la...

eu ate estou curioso.
Comecaste tao bem....
mas claro a vida tems curvas....
nem sempre e' em linha recta.

Em relacao ao UMM estas a vontade aqui (forum UMM) - so nao ha maquinas de imprimir notas...

 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Sim a vida por vezes da voltas muito estranhas, infelizmente o mal que me atingiu 8acho que é geral a nivel do pais) cortes de vencimento e subsidios ferias e natal, isso veio e muito complicar a já dificil vida que levamos, mas com calma as coisas voltarão a entrar nos eixos, entretanto no sábado a JU vai recolher aos seus aposentos reais e ai ser aos poucos desmontada e de novo montada, isto quando estiver no ponto. Claro que tirando a parte do motor, (a parte de aumentar potencia ou mudar a cx de 4V para 5V) acho que vai morrer solteira, mas se apos desmontar a chaparia estiver boa, ou quase boa, será pintar e montar, com vários extras que darão um aspeto mais novo ao menino, isto só será possivel também após muita analise feita neste forum, muitas horas perdidas a ver o renascimento de várias maquinas e de várias ideias obtidas para aplicar dentro do possivel em termos de €€€€€ e espaço. Mas sábado prometo já colocar aqui as fotos mais actuais, quer interiores quer exteriores, do estado superficial por baixo do capot e do que este menino tem nas suas partes mais baixas, ehehehe.
A partir dai será um documentário total de tudo o que vai ser feito e de que forma será feito, para que caso alguém no futuro necessite da minha ajuda como eu sei que irei necessitar da vossa, assim a possa solicitar. Espero poder regressar de vez a esta grande familia que é a UMM e os seus amantes, lol
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
Boas Iceman!

Antes de encostares a máquina e lhe fazeres o tão desejado rejuvenescimento, pondera bem se esta será a melhor altura para o fazeres... principalmente a nível financeiro. Se estás a pensar que vais gastar por exemplo 500 eur... provavelmente vais gastar o dobro ou o triplo... isto porque quando se começa a mexer... os verdadeiros problemas revelam-se e é sempre aquela coisa... já agora que estou a mexer... aproveiro e faço mais e melhor e o orçamento dispara e quando já está no ar... tem de cair... quero dizer com isto que trabalhos desta envergadura "roubam" muito tempo e pelo que descreves na tua vida pessoal... um filho pequeno ( e que todos os minutos que passares agora com ele vais dar valor mais tarde), redução dos rendimentos... Pensa bem e de cabeça fria! Pondera que podes ficar sem UMM, 1, 2, 3 anos... não é dificil isso acontecer. Estás preparado para isso? tens um espaço para o desarmar e todas as peças que vão saltar fora???
Espero que não interpretes a minha sugestão como paleio depreciativo ou que não tenhas capacidade para o fazer... falo por experiência própria e sei do que falo... Pondera bem! Os tempos estão muito instáveis e se o UMM estiver bom de mecânica, capaz de circular na via pública... aproveita-o um pouco mais.


cUMMprimentos
Natacha


http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Estou como a natacha...se está a rolar, aproveita bem que vem aí o verão:D:D:D

Seja qual for a a tua decisão, ja sabes, no que puder ajudar....apita
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
Só mais uma coisa... se esta for a hora certa... força nisso! Cá estarei para apreciar os trabalhos e ajudar no puder à distância de um teclado!!! É com as melhores das intenções que escrevi o que escrevi em cima!

cUMMprimentos
Natacha


http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Antes de mais eu sempre fui uma pessoa boa de ouvido e boa para acolher concelhos. Claro que as coisas não estão famosas para ninguém, ou quase ninguém em termos €€€, mas o que pretendo fazer ao meu menino são coisas que até poderão permitir de vez em quando umas saidas à rua, pois o motor trabalha bem, mas em termos mecanicos aquilo tem muitas fugas em sitios que não me agrada (até porque eu ainda sei o caminho para casa e não necessito de deixar oleo na rua para não me perder, lol), O diferêncial da frente verte, a direcção assistida nem se fala, até me vejo grego para enterder que peças ela tem tal é a quantidade de oleo em volta dela, e eu sei por experiência do ramo e por ser policia, que o antigo dono levou o jipe a inspecção como eu fui rei nos meus antepassados (ou seja foram os documentos a inspecção, o jipe ficou em casa, pois ele não passava de certeza). Ele de momento tem inspecção sim, mas em Julho tem que lá ir novamente e eu sei que não passa, pois tem muitas deficiências em termos electricos, fugas nem se fala, além de que aquilo para travar é tipo viatura militar, ou não trava ou quando trava se um tipo não se põe fino bem que espeta com as beiças no vidro, lol.
Eu para já vou começar com pequenas alterações estéticas interiores e melhoramentos exteriores, a parte de descascar todo só será após o verão. E a altura tem que ser esta, até porque não quero o UMM na rua sem seguro ou inspecção. Não ganho nem tenho pachorra para criar stresses com vizinhos nem tão pouco com os colegas da GNR. E uma viatura muito tempo parada além de ganhar teias de aranha ganha olhares curiosos e não tarda nada ainda alguém lhe espeta uma naifada na lona e eu tenho que me chatear.
Em suma, o restauro vai avançar sim, num espaço com 30 metros quadrados, que para já chega bem. Material vai se orientando, com alguns donativos de amigos (donativos não subornos, lol) e em relação a tempo, bem esse tenho muito a semana, por vezes estou 8 horas em casa a olhar para a televisão enqunato a esposa esta no trabalho e o pequeno no infantário, por isso porque não me entreter em bricolage na garagem com o UMM!!! Além de que folga ao fim de semana só de dois em dois meses é que tenho um, dai as folgas serem sempre em dias à semana e estando sozinho tenho que me entreter, se não fico maluco. Em média consigo dois ou tres dias por semana dispôr de 3 a 4 horas para me poder dedicar ao restauro e uma vez que não tenho vicios tipo alcool ou tabaco, já posso desviar algum para este meu vicio. Em casa somos três, o UMM é segunda viatura, e nele de momento só dá para andar dois, ou seja, tem mesmo que levar um melhoramento se não para quê o ter???
Por isso amigos, aos poucos sim vou mostrar a evolução do rapaz, se nunca o colocar numa posição que o impeça de volta e meia vir a rua.
Na próxima semana já vou começar os trabalhos, coisas pequenas, tipo fazer um mata vacas, para-choques traseiro, estribos, e uma box de arrumação que tera depois em cima um banco transversal para poder levar os miudos. Coisas que dão para se ir fazendo sem no entanto descascar o rapaz. A medida que os trabalhos forem sendo concluidos e durante a sua evolução vou mostrando ao pessoal e quando decidir que é para descascar mesmo já algum trabalho está feito e será mais simples para mim. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas nunca fui pessoa de desistir dos meus objectivos e neste momento em relação ao meu UMM o objectivo é dotar aquele menino com 26 anos de idade, de melhorias (até porque a patroa não gosta dele como está e ela diz que para ter um mono à porta de casa mais vale o vender, e isso é que eu não quero) para daqui a 26 anos ele ainda estar em forma para causar inveja a muita boa gente que não acredita nestas maravilhosas máquinas.
Quando chegar a altura de descascar todo, eu faço o convite ao pessoal e acho que umas sandes de presunto e umas minis ajudam a aparecer voluntários para trabalhar no rapaz.
 
Top Inferior