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Refrigeração do motor

brunomss

UMMzito
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19 Set 2009
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Deixo aqui um video da alteração que fiz no meu UMM de modo a aumentar a refrigeração do motor.
A 120 kmh, após alguns km, o ponteiro subia até à primeira linha amarela do manómetro da temperatura. Em dias de muito calor subia ainda um pouco mais.
Foi feito um bypass entre a cabeça do motor e a bomba de água.
O termóstato tem um furo de 6mm.
Desde que foi alterado o ponteiro da temperatura fica a meio.
Um dos tubos ainda tem de ser substituído pois é um pouco mais largo que os demais (o que liga ao vaso de expansão).
Até agora estou bastante satisfeito.


Deixo também dois links de alterações semelhantes que encontrei no youtube sobre este tema.


 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Ora bem, tiraste a válvula de arranque a frio e colocas-te ai mais um ponto de movimentação de agua. A bomba Lucas trabalha bem sem isso?
Eu no meu tenho um taco ai, mas tenho um Bosch proveniente de um Peugeot 2.3 XD2.
 
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29 Abr 2014
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Falando assim sem medir variaveis.... não correrás o risco de ter ao relantim baixissima pressão à saida da bomba?
Imagina no para arranca na terra. Poderás não ter o rendimento da bomba desejado ao relantim e teres pontos quentes na cabeça.
Criar mais canais tiras altura manométrica à bomba.
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Ainda aqui à dias estive a conversar isso com o UMMendes, um zona do motor que parece deficiente em refrigeração é essa zona do fundo, exactamente onde está o sensor de temperatura!
É quase como a teoria do 6º cilindro nos RD28 dos patrol.
Gostei da ideia, e até a vou estar atento a informações sobre isso.

O que o @LuisPSilva fala também foi comentado em conversa com o UMMendes. Agrada-me mais a ideia disso funcionar apenas em segundo estágio, existir algo "automatizado", um termóstato uma válvula que abria se X temperatura fosse atingida durante X tempo, ou então usar uma simples torneira de sofagem e quiçá um segundo radiador.

Ideias e conversas de "carolas", que podem não valer nada, mas que valem por tudo, principalmente se os motores continuarem aquecer, mas os donos alimentarem o espirito de arrefecimento com um cervejinha em grupo!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Ainda aqui à dias estive a conversar isso com o UMMendes, um zona do motor que parece deficiente em refrigeração é essa zona do fundo, exactamente onde está o sensor de temperatura!
É quase como a teoria do 6º cilindro nos RD28 dos patrol.
Gostei da ideia, e até a vou estar atento a informações sobre isso.

O que o @LuisPSilva fala também foi comentado em conversa com o UMMendes. Agrada-me mais a ideia disso funcionar apenas em segundo estágio, existir algo "automatizado", um termóstato uma válvula que abria se X temperatura fosse atingida durante X tempo, ou então usar uma simples torneira de sofagem e quiçá um segundo radiador.

Ideias e conversas de "carolas", que podem não valer nada, mas que valem por tudo, principalmente se os motores continuarem aquecer, mas os donos alimentarem o espirito de arrefecimento com um cervejinha em grupo!
Esse terceiro parágrafo é que é o mais importante no arrefecimento da coisa...!!! (y) :alien:
 
Registo
17 Mar 2017
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Estarreja-Aveiro
a ideia e execução da mesma está impecável... mas se há coisa que não me encaixa é os UMM aquecerem...

quando comprei o meu, também trazia o termostato cravado de furos, por algum carola.
Substitui pelo original, onde fiz um fuinho de 3mm que faço em todos os meus carros, e serve apenas para um sangrar mais eficiente.
Acrescentei um manómetro de temperatura universal e apliquei a sonda no corpo do termostato, com medo dos aquecer que lia por aqui.
O certo é que o UMM nunca aqueceu, nem após aplicação de bomba bosch com debito, e a calçar 235/80r16, nem em estrada, nem fora dela, e não é por falta de aperto de certeza... nunca tive problemas de temperatura.
 
Registo
17 Mar 2017
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Estarreja-Aveiro
era atmosférico, mas com debito...
agora se tudo correr bem, vai ser turbo, mas acrescentei radiador de óleo, portanto espero não ver aquecimentos em lado nenhum....
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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No outro dia, também à conversa com o "meu mecânico", abordamos o assunto. A resposta dele foi que o sistema original do UMM, quando bem mantido é suficiente para o umm não aquecer. O que muitas vezes acontece, são alterações que inicialmente podem ajudar a não aquecer o umm, mas que depois são essas mesmas alterações que fazem com que o umm aqueça.

Por exemplo, o liquido de refrigeração precisa de passar pelo radiador para arrefecer, mas para arrefecer é necessário que ele esteja tempo suficiente no radiador para arrefecer. O termostato vai fazer precisamente isso, substitui o liquido quente do motor pelo frio que está no radiador, fechando de seguida até o do motor aquecer e o do radiador arrefecer, trabalhando assim ciclicamente. Quando se fura ou retira o termostato, isso não vai acontecer, o que vai acontecer é que o carro vai demorar mais tempo a aquecer, mas quando aquecer vai ser uma desgraça, porque o liquido não está o tempo suficiente no radiador para arrefecer.

Isso, a ausência da chapa em frente ao radiador para evitar que o fluxo de ar se desvie, guinchos ou farois de longo alcance que obstruem o ar, ausência do túnel de vento, termostatos incorretos com aberturas a temperaturas altas, sistemas mal sangrados, liquido de refrigeração do "lidl", sistemas de refrigeração com ferrugem, radiadores com alhetas dobradas, radiadores sujos....

Existem muitos factores que contribuem para o aquecimento do carro que acho que devem ser eliminados antes de qualquer outra solução "homemade".

Atenção, não sou expert, é apenas a minha mera opinião.

Deixo aqui uma solução usada em competição, com o objectivo de aumentar o tempo que o liquido de refrigeração passa no radiador.

Tripleflow.png
 
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brunomss

UMMzito
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19 Set 2009
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Também vi essa alteração e pareceu porreira. Eu já tinha mandado o radiador para revisão.
O que diz é correto e confirmo que sem termostato aquece, não resolve.
Mas se aumentar a pressão do turbo é possível que haja necessidade de mexer em mais alguma coisa.
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Barcelos
Eu tenho turbo a fazer 1,25 bar, se apertar com ele, a temperatura tem tendência a subir um bocado, nunca para os valores que falas, mas basta voltar ao ritmo normal e num minuto tenho a temperatura normal.

Mas tenho duas "parabólicas" em frente ao rádiador, falta a chapa de baixo em frente ao radiador, tinha liquido de refrigeração de 3€ do continente que parecia àgua, quando coloquei favos novos, coloquei favos de 3 linhas em vez de 5 linhas, o que diminuiu a capacidade do radiador, tinha um termostato que abria aos 87º, e um sistema mal sangrado.

Sei disso, porque neste momento o meu carro está a fazer a revisão no mecânico e quando falei disso ao mecânico, foi essa a resposta que levei.
 

GPatuleia

UMM
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28 Abr 2020
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Eu tenho turbo a fazer 1,25 bar, se apertar com ele, a temperatura tem tendência a subir um bocado, nunca para os valores que falas, mas basta voltar ao ritmo normal e num minuto tenho a temperatura normal.

Mas tenho duas "parabólicas" em frente ao rádiador, falta a chapa de baixo em frente ao radiador, tinha liquido de refrigeração de 3€ do continente que parecia àgua, quando coloquei favos novos, coloquei favos de 3 linhas em vez de 5 linhas, o que diminuiu a capacidade do radiador, tinha um termostato que abria aos 87º, e um sistema mal sangrado.

Sei disso, porque neste momento o meu carro está a fazer a revisão no mecânico e quando falei disso ao mecânico, foi essa a resposta que levei.

Termostato a abrir aos 87? Ia jurar que de origem abriam aos 81...
 
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