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Raio Azul - O Teimoso

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30 Mar 2006
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Ora muito boas tardes a todos.

O Raio Azul está pronto a rolar, faltando apenas um ou outro pormenor.

Mas ando à semanas com um problema irritante, de tal forma que a irritação já me impede o pensamento para descobrir soluções.

Todo satisfeito da vida, fui dar à chave mas o malandro teima em não querer pegar/trabalhar, e os sintomas são:

1 Apenas 10V a chegarem às velas

2 Também cerca de 10V a chegar ao solenóide de corte de gasóleo da bomba injectora

3 A saída da caixa azul para as velas aquecia e deitava fuminho, resolvido o fuminho, estava o contacto em cima do plástico, já não deita fumo mas continua a aquecer. Agora o fuminho é de ter borrifado tudo com WD40 para limpar, no encosto das chapas que fecham o circuito.

4 O motor de arranque roda o motor, mas muito devagar, insuficiente para fazer o motor pegar.

5 Uma bateria de 90Ah não melhorou a coisa, nem com booster, nem carregada nem descarregada

6 Já vi e revi a massa ao bloco, a trança, os contactos da caixa azul e foi tudo limpo e apertado

7 Tinha um relé que mais parece uma bobine, na instalação, antes de a ter tirado, que não voltei a pôr à partida por achar que não faria falta. O dito cujo é uma espécie de bypass à bobine de chamada. Já o voltei a meter como estava mas continua tudo na mesma.

8 Em conversa com o *******, consideramos como possibilidade mais forte a bobine de chamada nas couves.

9 Custa-me a perceber isto, porque antes tudo funcionava bem

10 Estou furioso e capaz de mandar tudo pela janela

Muito obrigado pela ajuda desde já

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
Registo
30 Mar 2006
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Se manderes tudo pela janela, diz qual a janela e onde....:D:D:D
Vais ver que depois desse trabalho todo que tiveste, isso é apenas um pormenor, já viste se o motor de arranque está em condições, é que as vezes o material muito tempo parado tem estas coisas..;)


 
Registo
30 Mar 2006
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É um pormenor muita grande, que é o que me deixa furioso, não consigo perceber porque é que faz isto.

Pois, mas o motor de arranque roda, só que é tão lento que não dá para pôr a pegar e depois acaba por parar.

Entretanto as baterias também coitadas, já tenho de as carregar outra vez a ver se com as duas juntas, carregadas e com 164Ah nos queixos ele lá espevita ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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E já experimentaste uma bateria que tenhas 100% confiança nela?...
Os 10v foram medidos com as velas ligadas?É que se foi com elas ligadas é normal a tensao baixar para perto desses valores.E quanto é que tens na bateria sem ter a chave ligada?
 
Registo
30 Mar 2006
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Pois, ainda não experimentei uma bateria nova não :p

Sim, foram medidos com as velas ligadas, claro, se não era 0V. O ******* também me disse isso. Portanto, ponto 1 arrumado pró canto

A bateria sem chave ligada/sem corta-corrente agora coitada... mas já andou pelos 12,4etal, e quando ligava o corta-corrente, mantinha-se, portanto, até aqui também está tudo bem

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by SuperPilot

Pois, ainda não experimentei uma bateria nova não :p

Sim, foram medidos com as velas ligadas, claro, se não era 0V. O ******* também me disse isso. Portanto, ponto 1 arrumado pró canto

A bateria sem chave ligada/sem corta-corrente agora coitada... mas já andou pelos 12,4etal, e quando ligava o corta-corrente, mantinha-se, portanto, até aqui também está tudo bem

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

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É claro se medires sa velas sem ter o fio ligado tens 0...o que perguntei é se tinhas medido no fio que alimenta as velas sem elas estarem ligadas...ou melhor,com o fio desligado das velas se chega lá 10v na mesma ou se tens perto dos 12v.
Continuo a achar que é da bateria.
 
Registo
30 Mar 2006
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Ah, desculpa, não tinha percebido que era esse "ligadas", sendo assim, não foi com o fio desligado das velas, foi mesmo com o fio nas velas, vou fazer essa medição.
No entanto só amanhã é que tiro as teimas, com as baterias carregadas, até lá, rezo :p

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

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pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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verifica o estado dos fios do motor de arranque (todos), normalmente ficam podres e a quantidade de corrente que passa por eles torna-se insuficiente, uma coisa que também aconcelho é substituilos por uns de secção maior. Essa bobine que falas deve ser identica á que instalei no meu e é um sistema que era muito usado em motores como o dos mini e serviam para dar mais potência de arranque sem que a bateria sofresse grandes descargas.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos
 
Registo
30 Mar 2006
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Já fiz a revisão à instalação e a cablagem foi toda limpa e alguma substituída, principalmente esses cabos que vão ao motor de arranque que estavam uma lástima. O que vinha da bateria então, não sei como é que nunca pegou fogo, tendo em conta os lanhos que tinha no revestimento e fios de fora.
O que leva a corrente do motor de arranque ao resto da instalação também estava todo queimadinho e substitui-o por um de secção maior.

Pois, essa bobine ainda é pra mim um mistério, diz lá que é um relay, e realmente parece que é mesmo essa a função, em vez da bobine de chamada, pois recebe o sinal do fio verde que actua a bobine, e depois fecha o circuito entre o vivo da bateria e aquele borne mais pequeno do motor de arranque, ou seja, exactamente uma das funções da bobine de chamada.
Entretanto sem este relay, o motor de arranque começo a fazer barulhos estranhos se insistir com ele, acho que será mesmo a bobine que sempre esteve lixada e tinha aquele bypass.

Ao mesmo tempo, notei ao fechar o corta corrente que se lhe desse uns toques as luzes no painel variavam a intensidade. Já está aberto na mesa de operações e parece estar a precisar mesmo de intervenção :p

Amanhã com as baterias carregadas espero ter resolvido os problemas :p

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

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Registo
30 Mar 2006
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E ainda não foi desta, que m**da...

Para perceberem o que acontece, aqui ficam dois vídeos.
O primeiro com duas baterias juntas, carregadas, a rondar os 13V uma de 74Ah e outra de 90Ah, o resultado é este:


Depois neste segundo vídeo, só com uma bateria, e sem corte de corrente, massa directa, acontece-me isto...


Alguém faz alguma ideia do que raio se passa, é que eu já me estou a irritar bastante com isto e quanto mais procuro menos percebo :p

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

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alex

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7 Dez 2006
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Eu diria que o gato está no motor de arranque, bobine de chamada, bendix...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

vpmrato

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26 Out 2008
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Boas

Pelo 2º video, diria que a bobine de chamada não está a conseguir fazer o induzido "atracar".

Esse motor de arranque tem de ser revisto.

Troquei o meu e quem me safou foi o Silvino, por cento e poucos euros, comprei um recondicionado que parecia novo com garantia de um ano.

Se quiseres ver o meu topico aqui fica o link:

https://for-umm.pt/oldthreads/11815


Abraço
Vitor Rato
 

lution

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27 Jan 2010
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como já te tinha dito isso parece-me falta de corrente no MA para o fazer dar a volta ao motor.
A bobine parece estar em condições, faz a chamada como deve de ser, agr a corrente que chega as escovas e que faz depois trabalhar o MA é que parece ser fraca.

É apenas a minha opinião, isto excluindo as baterias (presumindo que elas têm putencia suficiente)

Se quiseres dá uma apitadela.

Abraço
Pedro Costa
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Não percebi se experimentaste com uma bateria "sozinha" e depois com a outra "sozinha" tambem...é que se a do jipe estiver má e estiveres a ajudar com outra ligada á tua esquece,a bateria que está no chao,já experimentaste montá-la directa no carro?
Continuo a achar que é das baterias...e se for das baterias não insistia tanto a rodar o motor de arranque,ou o queimas mesmo ou ainda arrebentas uma das baterias:blush:
 

Abreu

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25 Mai 2009
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Verifica bem as ligações do motor de arranque segundo o esquema electrico desse modelo. Se continuar na mesma, retira o motor de arranque para fora e testa com ligação directa à bateria.

cUMMprimentos;
 
Registo
18 Jul 2010
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boas.
o melhor que tens a fazer e encontrares outro motor de arranque emprestado.
ou então ligares as duas baterias com cabos e terminais pois esses cabos teem muitas perdas.
pelo que vi descarregar as baterias tão rapido = indutoras ou induzido a dar passagem.
se tiveres quem leve o motor de arranque eu tenho e empresto.
abraço moreira
 
Registo
29 Abr 2012
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Boa noite, concordo com o a opinião do pessoal.Essa "bobina" de que falas pode na realidade ser um condensador que servirá para reduzir as chispas nos contactos da bob.de chamada e sendo assim tambem pode estar em curto .Pode ser o relé de pre aquecimento que não tire as velas de serviço depois do tempo de aquecimento e daí a queda de tensão durante o arranque.Podes ter um erro de ligação na instalação , colectores do induzido sujos ou gastos , escovas gastas , suporte de escovas partido o que pode originar curto nas escovas com a carcassa, contactos da bobina de chamada gastos , mas deve andar por aí.
Testa o motor de arranque cá fora com uns cabos e vê o comportamento , conforme disse a malta.Se não tivesses já excluido essa parte eu diria que era mesmo flta de corrente no motor de arranque , por bateria fraca , mau contacto da massa ou cabo de alimentação à bobina,mas sendo assim ...
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
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-
Experimenta fazer o seguinte procedimento:
- Liga a ignição e aquece as velas até se ouvir o "clic" da caixa temporizadora, de seguida desliga a ficha dessa mesma caixa temporizadora e por último dá ao motor de arranque com a caixa temporizadora desligada e vê o resultado.

Depois de fazeres este teste dá a tua opinião em relação ao mesmo.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
Registo
30 Mar 2006
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Portugal
Bom dia,

Muito obrigado pelas ajudas. Até agora nada, hoje ainda vou testar esta última ideia do PedroUMM.

As minhas dúvidas continuam entre as baterias e o motor de arranque, suspeito que a bateria que faz o motor de arranque matraquilhar já entregou a alma ao criador, ainda por cima é a do jipe, a de 90Ah que está no chão é comprida de mais.

Filipeumm, testei com as duas baterias juntas, quando o motor roda, e com uma bateria só, a do UMM, que faz o motor de arranque matraquilhar, que é a que eu acho que berrou.

Erros de ligações também não tenho, revi tudo e está tudo no sítio certo.

Vamos ver como corre o dia de hoje...

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
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