• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Raio Azul - O Teimoso

Registo
30 Mar 2006
Ora muito boas tardes a todos.

O Raio Azul está pronto a rolar, faltando apenas um ou outro pormenor.

Mas ando à semanas com um problema irritante, de tal forma que a irritação já me impede o pensamento para descobrir soluções.

Todo satisfeito da vida, fui dar à chave mas o malandro teima em não querer pegar/trabalhar, e os sintomas são:

1 Apenas 10V a chegarem às velas

2 Também cerca de 10V a chegar ao solenóide de corte de gasóleo da bomba injectora

3 A saída da caixa azul para as velas aquecia e deitava fuminho, resolvido o fuminho, estava o contacto em cima do plástico, já não deita fumo mas continua a aquecer. Agora o fuminho é de ter borrifado tudo com WD40 para limpar, no encosto das chapas que fecham o circuito.

4 O motor de arranque roda o motor, mas muito devagar, insuficiente para fazer o motor pegar.

5 Uma bateria de 90Ah não melhorou a coisa, nem com booster, nem carregada nem descarregada

6 Já vi e revi a massa ao bloco, a trança, os contactos da caixa azul e foi tudo limpo e apertado

7 Tinha um relé que mais parece uma bobine, na instalação, antes de a ter tirado, que não voltei a pôr à partida por achar que não faria falta. O dito cujo é uma espécie de bypass à bobine de chamada. Já o voltei a meter como estava mas continua tudo na mesma.

8 Em conversa com o *******, consideramos como possibilidade mais forte a bobine de chamada nas couves.

9 Custa-me a perceber isto, porque antes tudo funcionava bem

10 Estou furioso e capaz de mandar tudo pela janela

Muito obrigado pela ajuda desde já

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Registo
30 Mar 2006
Se manderes tudo pela janela, diz qual a janela e onde....:D:D:D
Vais ver que depois desse trabalho todo que tiveste, isso é apenas um pormenor, já viste se o motor de arranque está em condições, é que as vezes o material muito tempo parado tem estas coisas..;)

Registo
30 Mar 2006
É um pormenor muita grande, que é o que me deixa furioso, não consigo perceber porque é que faz isto.

Pois, mas o motor de arranque roda, só que é tão lento que não dá para pôr a pegar e depois acaba por parar.

Entretanto as baterias também coitadas, já tenho de as carregar outra vez a ver se com as duas juntas, carregadas e com 164Ah nos queixos ele lá espevita ;)

UMM abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
E já experimentaste uma bateria que tenhas 100% confiança nela?...
Os 10v foram medidos com as velas ligadas?É que se foi com elas ligadas é normal a tensao baixar para perto desses valores.E quanto é que tens na bateria sem ter a chave ligada?

Registo
30 Mar 2006
Pois, ainda não experimentei uma bateria nova não :p

Sim, foram medidos com as velas ligadas, claro, se não era 0V. O ******* também me disse isso. Portanto, ponto 1 arrumado pró canto

A bateria sem chave ligada/sem corta-corrente agora coitada... mas já andou pelos 12,4etal, e quando ligava o corta-corrente, mantinha-se, portanto, até aqui também está tudo bem

UMM abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by SuperPilot

Pois, ainda não experimentei uma bateria nova não :p

Sim, foram medidos com as velas ligadas, claro, se não era 0V. O ******* também me disse isso. Portanto, ponto 1 arrumado pró canto

A bateria sem chave ligada/sem corta-corrente agora coitada... mas já andou pelos 12,4etal, e quando ligava o corta-corrente, mantinha-se, portanto, até aqui também está tudo bem

UMM abraço

É claro se medires sa velas sem ter o fio ligado tens 0...o que perguntei é se tinhas medido no fio que alimenta as velas sem elas estarem ligadas...ou melhor,com o fio desligado das velas se chega lá 10v na mesma ou se tens perto dos 12v.
Continuo a achar que é da bateria.

Registo
30 Mar 2006
Ah, desculpa, não tinha percebido que era esse "ligadas", sendo assim, não foi com o fio desligado das velas, foi mesmo com o fio nas velas, vou fazer essa medição.
No entanto só amanhã é que tiro as teimas, com as baterias carregadas, até lá, rezo :p

UMM abraço

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
verifica o estado dos fios do motor de arranque (todos), normalmente ficam podres e a quantidade de corrente que passa por eles torna-se insuficiente, uma coisa que também aconcelho é substituilos por uns de secção maior. Essa bobine que falas deve ser identica á que instalei no meu e é um sistema que era muito usado em motores como o dos mini e serviam para dar mais potência de arranque sem que a bateria sofresse grandes descargas.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

Registo
30 Mar 2006
Já fiz a revisão à instalação e a cablagem foi toda limpa e alguma substituída, principalmente esses cabos que vão ao motor de arranque que estavam uma lástima. O que vinha da bateria então, não sei como é que nunca pegou fogo, tendo em conta os lanhos que tinha no revestimento e fios de fora.
O que leva a corrente do motor de arranque ao resto da instalação também estava todo queimadinho e substitui-o por um de secção maior.

Pois, essa bobine ainda é pra mim um mistério, diz lá que é um relay, e realmente parece que é mesmo essa a função, em vez da bobine de chamada, pois recebe o sinal do fio verde que actua a bobine, e depois fecha o circuito entre o vivo da bateria e aquele borne mais pequeno do motor de arranque, ou seja, exactamente uma das funções da bobine de chamada.
Entretanto sem este relay, o motor de arranque começo a fazer barulhos estranhos se insistir com ele, acho que será mesmo a bobine que sempre esteve lixada e tinha aquele bypass.

Ao mesmo tempo, notei ao fechar o corta corrente que se lhe desse uns toques as luzes no painel variavam a intensidade. Já está aberto na mesa de operações e parece estar a precisar mesmo de intervenção :p

Amanhã com as baterias carregadas espero ter resolvido os problemas :p

UMM abraço

Registo
30 Mar 2006
E ainda não foi desta, que m**da...

Para perceberem o que acontece, aqui ficam dois vídeos.
O primeiro com duas baterias juntas, carregadas, a rondar os 13V uma de 74Ah e outra de 90Ah, o resultado é este:

Depois neste segundo vídeo, só com uma bateria, e sem corte de corrente, massa directa, acontece-me isto...

Alguém faz alguma ideia do que raio se passa, é que eu já me estou a irritar bastante com isto e quanto mais procuro menos percebo :p

UMM abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu diria que o gato está no motor de arranque, bobine de chamada, bendix...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Pelo 2º video, diria que a bobine de chamada não está a conseguir fazer o induzido "atracar".

Esse motor de arranque tem de ser revisto.

Troquei o meu e quem me safou foi o Silvino, por cento e poucos euros, comprei um recondicionado que parecia novo com garantia de um ano.

Se quiseres ver o meu topico aqui fica o link:

https://for-umm.pt/oldthreads/11815

Abraço
Vitor Rato

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
como já te tinha dito isso parece-me falta de corrente no MA para o fazer dar a volta ao motor.
A bobine parece estar em condições, faz a chamada como deve de ser, agr a corrente que chega as escovas e que faz depois trabalhar o MA é que parece ser fraca.

É apenas a minha opinião, isto excluindo as baterias (presumindo que elas têm putencia suficiente)

Se quiseres dá uma apitadela.

Abraço
Pedro Costa

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Não percebi se experimentaste com uma bateria "sozinha" e depois com a outra "sozinha" tambem...é que se a do jipe estiver má e estiveres a ajudar com outra ligada á tua esquece,a bateria que está no chao,já experimentaste montá-la directa no carro?
Continuo a achar que é das baterias...e se for das baterias não insistia tanto a rodar o motor de arranque,ou o queimas mesmo ou ainda arrebentas uma das baterias:blush:

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Verifica bem as ligações do motor de arranque segundo o esquema electrico desse modelo. Se continuar na mesma, retira o motor de arranque para fora e testa com ligação directa à bateria.

cUMMprimentos;

Registo
18 Jul 2010
boas.
o melhor que tens a fazer e encontrares outro motor de arranque emprestado.
ou então ligares as duas baterias com cabos e terminais pois esses cabos teem muitas perdas.
pelo que vi descarregar as baterias tão rapido = indutoras ou induzido a dar passagem.
se tiveres quem leve o motor de arranque eu tenho e empresto.
abraço moreira

Registo
29 Abr 2012
Boa noite, concordo com o a opinião do pessoal.Essa "bobina" de que falas pode na realidade ser um condensador que servirá para reduzir as chispas nos contactos da bob.de chamada e sendo assim tambem pode estar em curto .Pode ser o relé de pre aquecimento que não tire as velas de serviço depois do tempo de aquecimento e daí a queda de tensão durante o arranque.Podes ter um erro de ligação na instalação , colectores do induzido sujos ou gastos , escovas gastas , suporte de escovas partido o que pode originar curto nas escovas com a carcassa, contactos da bobina de chamada gastos , mas deve andar por aí.
Testa o motor de arranque cá fora com uns cabos e vê o comportamento , conforme disse a malta.Se não tivesses já excluido essa parte eu diria que era mesmo flta de corrente no motor de arranque , por bateria fraca , mau contacto da massa ou cabo de alimentação à bobina,mas sendo assim ...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Experimenta fazer o seguinte procedimento:
- Liga a ignição e aquece as velas até se ouvir o "clic" da caixa temporizadora, de seguida desliga a ficha dessa mesma caixa temporizadora e por último dá ao motor de arranque com a caixa temporizadora desligada e vê o resultado.

Depois de fazeres este teste dá a tua opinião em relação ao mesmo.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Registo
30 Mar 2006
Bom dia,

Muito obrigado pelas ajudas. Até agora nada, hoje ainda vou testar esta última ideia do PedroUMM.

As minhas dúvidas continuam entre as baterias e o motor de arranque, suspeito que a bateria que faz o motor de arranque matraquilhar já entregou a alma ao criador, ainda por cima é a do jipe, a de 90Ah que está no chão é comprida de mais.

Filipeumm, testei com as duas baterias juntas, quando o motor roda, e com uma bateria só, a do UMM, que faz o motor de arranque matraquilhar, que é a que eu acho que berrou.

Erros de ligações também não tenho, revi tudo e está tudo no sítio certo.

Vamos ver como corre o dia de hoje...

UMM abraço

Top Inferior