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R2-D2, Restauro Visual

aefa

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29 Nov 2013
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Olá a todos,

O restauro começou em Fevereiro de 2017 e terminou em Junho do mesmo Ano.

Como o tempo passa e só agora deparei-me que não tinha partilhado esta aventura. Objetivo era com poucos recurso fazer algo que encaixasse bem na máquina.

R2-D2, 2014


As abas laterais frente foram alteradas, comprei igual as de trás e adaptei a frente, mas implicava alterar o guarda lamas e assim foi


Comprei chapa quinada a medida para novos guarda-lamas. E tenho duas opções,uma a frente é elevada bastante(imagem) e a outra eleva-se um pouco para acabamento perfeito das Abas


Basicamente após estas alterações, apenas lixei todos os painéis até remover verniz e parte da tinta,



A tinta utilizada foi uma aposta arriscada mas foi muito bem sucedida, bastante resistente ao riscos e extremamente lavável. Vejam lá se adivinham qual é a tinta?



E foi a rolo, uma passagem uma lixa dela, outra passagem etc, 3 demãos,


Removi os friso laterais e traseiro por chapa de aluminio,



Continuação....
 

aefa

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29 Nov 2013
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O aspecto final em Junho de 2017 foi este, mas não gostei.A frente estava demasiadamente elevada


Fiz os guarda lamas novos com dimensões diferente, rebaixando a frente. Pintei o tejadilho em Preto e após dois anos o aspecto é o seguinte.




As jantes não estão a meu gosto, quando trocar de Pneus mando-as decapar, metalizar e pintar em Preto. Uma coisa de cada vez.
 

aefa

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29 Nov 2013
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Como poderão notar, as abas dos guarda lamas da frente são iguais as de trás(mas só foi possivel elevando o guarda lamas).

A falta de experiência a não tratar dos podres existentes na lateal do capot fizeram com que apareçam agora. Mas a restante pintura esta muito resistente.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Gostos não se discutem, mal se todos gostassem do Preto.

Agora para quem queria restaurar o UMM "Objetivo era com poucos recurso fazer algo que encaixasse bem na máquina.

R2-D2, 2014"

Com menos trabalho e menos recursos penso que poderia ficar um trabalho "mais fino".

Mas tudo bem, gabo a paciência e o trabalho em fazer algo "de diferente"




 

aefa

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29 Nov 2013
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Ja agora o material utilizado foi 1 dúzia de rolos de pintura dos pequenos outro tanto de lixa para polimento entre camadas e a tinta foi 3 latas de 3/4 esmalte antioxidante HAMMERITE MARTELADO Ref: 042-05XX. O efeito desejado foi alcançado, o menos fino;) possível e totalmente martelado.
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Quando vi o que querias fazer, confesso que me preparei para o desastre estético. Felizmente reverteste a solução original para uma muito mais harmoniosa. Continuo a não ser fã da nova cava de roda dianteira, mas já não me choca.

A pintura não está mal, fica em linha com o Raptor da moda. Além disso não se nota os riscos no monte e dignifica a imagem do teu Alter.

As chapas de alumínio não são boa ideia, sobretudo se estiverem rebitadas ou aparafusadas. A junção do alumínio com aço cria um fenómeno chamado pilha galvânica que acelera a corrosão dos materiais. Não quero influir nas tuas opções, mas recomendo-te que retires essas chapas e coloques plástico ou pintes uma faixa de negro ou outra cor em substituição.

Quanto ao resto, parabéns pelo restauro.





 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Companheiro
Nao leves a mal o UMM e' teu e fazes o que queres dele.
Ao partilhares os trabalhos sejam bem feitos ou mal feitos num espaco como neste caso o Forum dedicado a marca UMM estas sempre sujeito a opinioes,
comentarios e sugestoes...mas ao fim do dia o UMM e' teu.

Se tinhas dificuldades em arranjar os "frisos" das cavas das rodas da frente podias ter falado e evitavas tanto trabalho de alteracao.
Sera que andaste a olhar muito para certos veiculos militares franceses que partilham algumas linhas com os portugueses UMM Alter?
O veiculo Frances HEULIEZ.

Tas a ver aquela ideia da grande testa do FRANKEINSTEIN?
Quase que conseguias fazer isso ao UMM.
Nunca fica bem tens que admitir.

Mas tudo o que se faz se desfaz.

boa sorte e boas curvas




 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Está uma coisa estranha, pelo menos não estou habituado a ver essa configuração!
Mas admiro a bricolage, só não entendi a razão de tantos rebites!

 

aefa

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29 Nov 2013
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Por muito que se goste de um veiculo seja ele qual for existe sempre algo que não fica bem, pessoalmente adoro o UMM e as abas frontais na minha opinião ficam mal. Apenas mantive a linha das de trás e logicamente tive que subir a frente. É verdade, de inicio foi uma ideia parva em subir tanto, mas agora esta resolvido.
quote:Originally posted by aloevera

Companheiro
Nao leves a mal o UMM e' teu e fazes o que queres dele.
Ao partilhares os trabalhos sejam bem feitos ou mal feitos num espaco como neste caso o Forum dedicado a marca UMM estas sempre sujeito a opinioes,
comentarios e sugestoes...mas ao fim do dia o UMM e' teu.

Se tinhas dificuldades em arranjar os "frisos" das cavas das rodas da frente podias ter falado e evitavas tanto trabalho de alteracao.
Sera que andaste a olhar muito para certos veiculos militares franceses que partilham algumas linhas com os portugueses UMM Alter?
O veiculo Frances HEULIEZ.

Tas a ver aquela ideia da grande testa do FRANKEINSTEIN?
Quase que conseguias fazer isso ao UMM.
Nunca fica bem tens que admitir.

Mas tudo o que se faz se desfaz.

boa sorte e boas curvas





 

aefa

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29 Nov 2013
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As chapas estão rebitadas mas existe um espaço criado entre a chapa aluminio e carro com umas fêmeas M5 para evitar oxidação. Mas valeu a dica.
quote:Originally posted by Aldeia

Quando vi o que querias fazer, confesso que me preparei para o desastre estético. Felizmente reverteste a solução original para uma muito mais harmoniosa. Continuo a não ser fã da nova cava de roda dianteira, mas já não me choca.

A pintura não está mal, fica em linha com o Raptor da moda. Além disso não se nota os riscos no monte e dignifica a imagem do teu Alter.

As chapas de alumínio não são boa ideia, sobretudo se estiverem rebitadas ou aparafusadas. A junção do alumínio com aço cria um fenómeno chamado pilha galvânica que acelera a corrosão dos materiais. Não quero influir nas tuas opções, mas recomendo-te que retires essas chapas e coloques plástico ou pintes uma faixa de negro ou outra cor em substituição.

Quanto ao resto, parabéns pelo restauro.






 

aefa

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29 Nov 2013
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Como de inicio estava a chapa FRANKEINSTEIN e não gostei, para a remover sem retirar as portas fiz corte como podes ver a assim instalei a chapa nova e num futuro se quiser substituir o guarda lamas é muito fácil.

quote:Originally posted by NMoutinho

Está uma coisa estranha, pelo menos não estou habituado a ver essa configuração!
Mas admiro a bricolage, só não entendi a razão de tantos rebites!


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Boa noite aefa,

Como alguem disse, e bem, gostos não se discutem, e cada um tem a sua estética.

Realmente, a solução inicial era tremenda! Ia dar perto, de um certo GR, que por aì anda, à procura agora de melhores dias, felizmente.

Quanto a essa tinta, realmente é um material muito curioso. Já apliquei, nuns móveis de madeira numa cozinha, em cor prata, e no fim, muita gente teimava que era um armário metálico de aluminio!

Mas num carro, só ao vivo. Não desgostei do contraste de cores. E o UMM ficou com um ar "polido" de passeio de domingo.

Como sugestão futura, aconselho a começar por uns desenhos "esboços" em papel, antes de cortar chapa, pois alem de dar menos trabalho, evita males maiores.
Os rebites, apareceram para não voltar a fazer peças inteiras, certo? Pelo menos, visualmente intrigam! Tambem não incomodam à vista :)

Quanto à chapa "folha de oliveira" o Aldeia tem razão: retirar o quanto antes, pois o fenómeno é uma gangrena na certa.

E, "cada um desce as escadas", da forma que gosta mais.

Abraço e bons passeios
Paulo Nunes


 

aefa

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Para quem quiser aqui vai o esboço do guarda-lamas.

 

mtavares

UMMzito
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22 Set 2017
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quote:Originally posted by aefa

As chapas estão rebitadas mas existe um espaço criado entre a chapa aluminio e carro com umas fêmeas M5 para evitar oxidação. Mas valeu a dica.
Não é com umas fêmeas M5 que vais parar a Corrosão Galvânica.
O metal que vai oxidar não é o alumínio, mas sim a chapa de aço UMM.

Mas parabéns pelo trabalho e tempo investido.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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quote:Originally posted by aefa

Para quem quiser aqui vai o esboço do guarda-lamas.



Isso não é um esboço!! É um desenho de produção, cotado e tudo. O que queria dizer, era um esboço de toda a zona, para se perceber antes, o que pode ficar. Mas se calhar, até o fez. Só que, por vezes, à escala parece uma coisa, e na realidade é outra. Por isso, é que os designer's de automóveis fazem maquetes em tamanho real.
 

aefa

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29 Nov 2013
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Fica o convite, assim que vieres a zona de Aveiro liga e vives a experiência ao vivo.

...Ver para crer...

quote:Originally posted by Cournil Lisboa

Boa noite aefa,

Como alguem disse, e bem, gostos não se discutem, e cada um tem a sua estética.

Realmente, a solução inicial era tremenda! Ia dar perto, de um certo GR, que por aì anda, à procura agora de melhores dias, felizmente.

Quanto a essa tinta, realmente é um material muito curioso. Já apliquei, nuns móveis de madeira numa cozinha, em cor prata, e no fim, muita gente teimava que era um armário metálico de aluminio!

Mas num carro, só ao vivo. Não desgostei do contraste de cores. E o UMM ficou com um ar "polido" de passeio de domingo.

Como sugestão futura, aconselho a começar por uns desenhos "esboços" em papel, antes de cortar chapa, pois alem de dar menos trabalho, evita males maiores.
Os rebites, apareceram para não voltar a fazer peças inteiras, certo? Pelo menos, visualmente intrigam! Tambem não incomodam à vista :)

Quanto à chapa "folha de oliveira" o Aldeia tem razão: retirar o quanto antes, pois o fenómeno é uma gangrena na certa.

E, "cada um desce as escadas", da forma que gosta mais.

Abraço e bons passeios
Paulo Nunes



 
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