• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Rótula Suspensão superior

Registo
11 Dez 2010
Boa tarde, a tentar poupar uns € em mecânico, pus-me a desmontar a máquina para poder trocar a rótula de suspensão. Mas como em casa não tenho prensa, nem saca rótulas, cheguei a um impasse... Não consigo retirar a velha para depois colocar a nova... Como poderei eu fazer? Corto-a? Levo ao mecânico? Já queimei a cabecinha toda a tentar arranjar uma solução... tudo isto porque até chegar à fase que cheguei, não sabia o que fazer a seguir...

Bruno Antunes
PL-82-45

Registo
11 Dez 2010
Já o fiz amigo corsair, se calhar tenho é que arranjar um maço em ferro :dizzy_face:

Bruno Antunes
PL-82-45

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
quote:Originally posted by brunoantunes

Já o fiz amigo corsair, se calhar tenho é que arranjar um maço em ferro :dizzy_face:

Bruno Antunes
PL-82-45

....exactamente!

Depois de diexares o W40 actuar, tens que bater sem dó nem piedade nas areas assinaladas a amarelo, isso acaba por descolar.

Registo
11 Dez 2010
Obrigado pela ajuda, vou entrar num estado zen e acumular todas as forças possíveis e imaginárias :) Já cheguei a fazer o que foi dito, mas nem sempre com a ferramenta certa e por vezes, a cave da roda é que sofre com algumas pancadas quando estava a bater... Vamos ver no que dá...

Bruno Antunes
PL-82-45

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Só um aparte, safety firt. Retira o macaco e coloca algo mais seguro antes de começares a bateres. Vi que tens só o macaco de óleo a apoiares e se vais à porrada pode dar barraca!
Não tens nenhum macaco que caiba dentro do eixo e faca pressão para sair a rotura de baixo? Em alternativa podes sempre tentar usar um saca para retirares a rotula superior. De resto só mesmo ir ao torneiro/ prensa.

Carripana on the way ...

Registo
30 Mar 2006
Aaaaa... Não sei se já percebeste, mas a rótula que queres tirar sai para cima e não para baixo. Daí que tenhas de tirar a peça que o passarinho marcou, com as devidas pancadas, e WD40 na rótula de baixo também.
Depois de teres isso na mão é que vais mandar umas porradas no lado de baixo da rótula que ela até salta ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Registo
11 Dez 2010
Respondendo ao amigo Fante: Sim só tenho o macaco hidráulico a apoiar a máquina, já tinham-me dito a mesma coisa, vou tratar de arranjar um cepo. Macaco só tenho aquele, depois de colocar o cepo, até poderei a utilizar o macaco. Saca rótulas é que não tenho e o preço delas assustaram-me e não estou para pagar por uma coisa que o mais certo é não precisar...

Respondendo ao amigo superpilot: Depois de tantas cabeçadas a tentar resolver este embróglio, lá reparei nesse pormenor. É que aquela rótula só pode mesmo sair para cima. Também reparei que já alguém deve ter andado antes de mim de volta daquela rótula, porque a porca interior estava "comida" e até eu tive que andar com um martelo e escopro para tirar a dita cuja...

Já "reguei" bem as duas rótulas com WD 40... Aquilo ou vai ou racha:D

Bruno Antunes
PL-82-45

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas
Alem de terem entrado á pressão, por acaso já reparaste se as rótulas têm o freio por baixo?

JSousa

Registo
11 Dez 2010
Boas, JSousa, na 4ª fotografia é visível a parte de baixo da rótula e a falta do freio, já não tinha... Hoje não consegui colocar mãos à obra, vamos ver se esta semana trato daquilo, é que estou mesmo a precisar por ser meu carro do dia a dia...

Bruno Antunes
PL-82-45

Registo
30 Mar 2006
És de onde? Queres ajuda?

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
OLÁ.
arranja uma perguiça e um martelo como deve de ser... isso tem que sair, não nasceu ai!!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."

Registo
11 Dez 2010
Boas, Vivo em Figueiró dos Vinhos. Logo quando sair do trabalho já dedico ao levantamento do martelo... Como diz o nosso amigo Batrakiu: "não nasceu ali" e nem vai lá viver muito tempo... Eu sou mais teimoso que o material. A ver vamos...

Bruno Antunes
PL-82-45

Registo
11 Dez 2010
Ora bem, o conjunto onde as rótulas se encontram já cedeu e amanhã apesar de estar de férias, vou passar pelo meu trabalho e dar uso a uma prensa que a equipa de manutenção lá tem... a rótula terá que sair de qualquer jeito e aproveito para colocar a nova... Espero que esta semana já tenha de volta a minha máquina... :cool:

Bruno Antunes
PL-82-45

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Ora viste como isso sempre saia...!:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."

Registo
11 Dez 2010
Done, done and done :cool:
Finalmente consegui trocar a maldita rótula, assim que cheguei ao trabalho, coloquei o suporte num torno e com uma barra de ferro e um maço, fiz-lhe umas festinhas. Aproveitei o local e coloquei a nova no lugar... Hoje a máquina já vai rolar :D
Muito obrigado pela vossa ajuda, com um problema semelhante já não vos chateio mais :blush:
Cummps

Bruno Antunes
PL-82-45

Top Inferior