• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Réplicas de UMM,s raros

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boas. Fiquei a saber hoje que por certo valor, podemos ter réplicas de UMM,s raros:

Por ex. UMM Alvôr:

Ora bem fui contactado por um amigo a pedir o ficheiro de autocolantes do UMM Alvor, para um conhecido que tinha vários UMM,s incluindo um Longo e um ex- UN...e que estava a restaurar um UMM Alvor que tinha comprado numa sucata… Fiquei com a pulga atrás da orelha até por causa do UN...

Ora vejam:

Coleção deCaptura Web_23-2-2021_221533_www.olx.pt.jpeg Lendários UMM Alter Queluz E Belas • OLX Portugal

Neste anuncio temos:

BRANCO EX-37-59:
- Alter II de 1990, das Missões de Paz das Nações Unidas
- o herói militar que devolveu a Paz a Moçambique, Angola e Timor
- superiormente apetrechado (com rádio CB, extintor, amortecedores duplos, grelha protetora de faróis, brincos maiores, pneus Camac TERRA, lanterna para mapas, consola de rádio, refletor de infra-vermelhos, antena à retaguarda, para-choques traseiros metálicos, farolins militares, jerrican metálico,…) conforme as exigências militares
- 6 lugares homologados
- 170 mil quilómetros
- motor atmosférico de 2498 cm3 e 76 CV
- conservado em garagem e exercitado semanalmente
( Preço unitário: 17.500 euros )

AMARELO TORRADO 26-31-BR:
- Alter Station Wagon (5 portas e 9 lugares), de 1993
- no fim da produção desta série limitada, saiu de fábrica como único exemplar turbinado
- usado pela Universidade de Évora para estudos de Biologia Marinha, para cursos de mergulho e para retirar do mar as embarcações da Universidade
- 9 lugares homologados
- 260 mil quilómetros
- motor turbinado de 2498 cm3 e 110 CV
- conservado em garagem e exercitado semanalmente
( Preço unitário: 28.750 euros )

E...Agora:

CINZA CHUMBO 50-44-BE:
- Réplica da série especial de 50 veículos ALVOR
- Alter II turbo intercooler de 1992
- 6 lugares homologados
- 95 mil quilómetros
- motor turbinado de 2498 cm3 e 110 CV
- veículo existente, em projeto de restauro
( Preço unitário: 15.000 euros )

VERDE XV-47-67:
- Alter Station Wagon (5 portas e 9 lugares), de 1992
- usado pela Câmara Municipal de Oeiras
- 9 lugares homologados
- 120 mil quilómetros
- motor atmosférico de 2498 cm3 e 76 CV
- veículo (branco) existente, em projeto de restauro
( Preço unitário: 35.000 euros )

VERDE OD-67-88 (já vendido):
- protótipo de Alter turbo, de 1987

VERMELHO RG-57-72 (já vendido):
- Alter II atmosférico de 1989

VERDE JX-82-86 (já vendido):
- Alter II atmosférico de 1991

CAMEL, IX-07-12 (já vendido):
- Alter II turbo intercooler de 1990

VERDE SD-71-72 (já vendido):
- Alter II atmosférico de 1989

* * * * *
PRATICAMENTE COMO SAÍRAM DA UNIÃO METALO-MECÂNICA, ESTAS MÁQUINAS CONTINUAM PRONTAS PARA ENTRAR EM AÇÃO !
SE QUISER EXPERIMENTAR, CORRE SÉRIOS RISCOS DE GOSTAR ...
* * * * *

[fotos, histórico, documentos e caraterísticas técnicas de cada veículo, podem ser enviados para verdadeiros interessados]

RÉPLICA??? 15.000? Parece mais falsificação...do produto original para ganhar algum com a fama da UMM...Qualquer dia temos réplicas de Ébano, réplicas de troféus, réplicas de Alter 2000! Isto é ridículo, o que foi construído é para manter ou restaurar, não fazer réplicas. Uma coisa é certa este Alter Turbo 40-55-BE, vai ser conhecido como um falso Alvor...se o projecto for avante.

Agora vejam:

50-44-BE.jpgO típico Alvor!!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Cada um é livre de fazer o que quiser, não condeno, logo que fique a andar.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ivan, alguém descobriu a "galinha dos ovos de ouro", já tinha visto esses anúncios à muito tempo...!!!
Agora duvido que haja alguém com "carcanhol" para comprar esses "ovos de ouro"...!!!:cool::alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
A andar já ele está...só não é um Alvor...

Pois, mas replicas vai haver sempre. Não andam por ai a circular algumas replicas de Shelby AC Cobra e alguns Ferrari com chassis Toyota MR2? 😁

Não digo que esteja seja correto ou incorreto, mas é uma opinião de cada um.... pela forma que estão escritos os anúncios dá para para tirar a pinta a personagem que está por detrás nos anúncios, é não dar importância ;)

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Esse é o “VIAJANTE fora de estrada” a quem lhe comprei umas réplica dos portas chaves.
Agora está a vender supostamente capotas de lona originais restauradas.
Ele gosta do que faz e tenta dar seguimento á marca á maneira dele e já me tinha apercebido dessa réplica.
Se concordo que se venda unidades com história sem a história ??? Não, mas para muito poucos €€€€€ poderá ser a oportunidade de ter um exemplar sem ter que se martirizar a restaurar um Umm ao longo de vários anos.
Fiquei com boa impressão do sr. E até pediu para lhe enviar uma foto do porta chaves no meu UMM.

Registo
11 Dez 2010
Na minha opinião a questão da réplica, também me faz um pouco de confusão. Ou é ou não é, mais nada. De outro ponto de vista. Pelo menos, os carros estão a ser restaurados e por consequente, como bom amante dos veículos e mundo da marca UMM, que diz respeito, estão a dar continuidade à mesma, ou seja, não acabam por aí encostados, a apodrecer até cair e até mesmo desaparecer. cUMMps

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu tenho um tablier réplica de 93. Ele pode por o umm como quiser, ele diz que é réplica, não tenta enganar ninguém e pelo preço, não pede mais por isso.
Fica ao critério do futuro comprador manter ou mudar isso.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Pois isso é tudo muito bonito, mas vai ter de seguir outro exemplar para replicar que não o meu, pois também sei que está, (estava) a seguir o tópico do meu Alvôr. A aproveitar o meu longo trabalho de anos e a qualidade de base de restauro do meu Alvor.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Sinceramente, não percebo onde está o problema!

Tenho referido aqui, várias vezes, que sou totalmente adepto dos originais, mas atendendo ao panorama generalizado, já não me parece possivel, sem restauros profundos, reverter para originais, muitoooooos dos carros que para aì andam!
A qualidade das alterações, varia muito, mas alterar é alterar, ponto final!
O alterar de capotas, o transformar versões comerciais em passageiros, transformar carros militares - para militares ou bombeiros em versões civis, etc..., o alterar decorações, a troca de interiores - bancos, volantes, etc..., acaba com a originalidade dos carros!
Agora, alguem tem alguma coisa com isso! Não me parece. O proprietário de cada carro, é livre de o ter como quiser e o vender a quem o quiser comprar. Esta discussão está para durar, e já vem desde o pós-guerra, quando se inventaram as colecções de automóveis.;)

Neca172

UMM
Registo
4 Jan 2017
Pessoalmente não vejo nada de errado em alterar um atmosférico por exemplo, para ficar parecido com um Trofeu ou um Alvor.
São gostos pessoais que devemos respeitar, ainda tendo em conta que certos modelos são raros!
O mai importante na minha opinião, é manter as UMMaquinas a rolar.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Se calhar o problema não está no alterar, copiar ou fazer réplicas, está na intenção como se fazem...!!!
Conheço certa "gentinha" que até vendia os pais, e muito mais, em troca daquela coisa, sabem que se escreve assim "€€€€€"...!!! :( :alien:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Diz replica!! Não vejo problema nenhum!
Encontrava problema se disse-se que era original percebendo-se logo que não o era!!

O Alvor tem o valor que tem, e sinceramente só os conhecedores da marca é que conhecem, por isso quem procura um Alvor para comprar vai saber de cor e salteado os devidos pormenores, por isso não vai chegar e existir engano.

Uma das particularidades que admiro nos UMM's e na comunidade em si, é que cada UMM cada vez que muda de dono, muda de cor, muda de capota, muda de utilidade, os carros prestam-se para isso.

Eu por exemplo, não ligo nada às originalidades.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Se calhar o problema não está no alterar, copiar ou fazer réplicas, está na intenção como se fazem...!!!
Conheço certa "gentinha" que até vendia os pais, e muito mais, em troca daquela coisa, sabem que se escreve assim "€€€€€"...!!! :( :alien:
Eduardo,
percebo bem o que dizes. Mas, isso só acontece em duas situações:

• O vendedor, falsifica/escamoteia e engana a documentação! E aì, é um burlão, e as colecções, de automóveis, de arte, do que quer que seja, estão cheias de exemplos desses! Por isso, a importância dos matching numbers originais!
  • O comprador é "ávido" da cópia, e faz de conta que não está a perceber, até ser confrontado por outros, que tem uma cópia e não o original. Fazendo então o papel de "Calimero", que tantas vezes já denunciaste, noutras situações.
Ora, na situação em apreço, ainda não vi nada, que encaixe nestas duas tipificações!
Compreendo o Ivan a tentar proteger o seu património, e trabalho de pesquisa e restauro, mas parece-me quase inglório esse esforço. Ainda que o exemplar do Ivan fosse único, o que não me parece, haveria sempre alguem que a partir das poucas imagens conhecidas vai tentar copiar.
Se há quem faça cópias perfeitas de Van Gogh, expostos numa sala de museu, guardada a sete chaves......

E volto ao inicio: Se houver alguem a replicar o UMM do José Megre do Dakar de 83, melhor ou pior e eu gostar do resultado e estiver disposto a tê-lo e a mostrá-lo, alguem tem alguma coisa com isso!!? A menos que um dia, existam automóveis classificados, nacional e internacionalmente, e protegidos de cópia, por lei, o que nunca ouvi falar......

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Paulo, atenção que não estou contra nada disso, o Ivan tem razão no seu ponto de vista, por mim tudo bem desde que não mexam comigo e não tentem fazer a minha réplica, porque é mesmo difícil, sou caso unico neste planeta...!!! 😎 :alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Paulo, atenção que não estou contra nada disso, o Ivan tem razão no seu ponto de vista, por mim tudo bem desde que não mexam comigo e não tentem fazer a minha réplica, porque é mesmo difícil, sou caso unico neste planeta...!!! 😎 :alien:
Agora não percebi!
Para mim, o Ivan, só pode estar aborrecido, porque estão a usar, as suas imagens, para copiar, mas ..........., se não servem para copiar, não as devia mostrar, e o carro devia ficar escondido para o resto da vida! Porque onde e quando aparecer, vai lá estar o fotógrafo de serviço......
Este forUMM é o pior/melhor sitio do mundo, para alguem copiar ou tirar ideias de tudo e mais alguma coisa, acerca dos UMM's, nos mais infimos pormenores......
Agora, se de repente, aparecerem outros 50 ALVOR, será que os originais, vão ter tanta procura e valor? Provavelmente sim e até vão aumentar de valor, pois como disse o Nuno, quem sabe o que quer, paga o que fôr possivel para ter aquele original....
Ou não....., porque a imagem se torna tão banal, que toda a gente acha que são todos iguais. Chama-se massificação da imagem/marca!
Mas isso, é o mercado.............

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Paulo, esquece..., ele não é deste planeta, por vezes é muito difícil de perceber...!!! :)

Por isso é que muita gente o aprecia (porque é diferente.....)!(y)

Então, deixa-lhe lá mais esta, para o entreter durante a tarde:

Descobri hoje, que o todo-poderoso do Face, anda (andou) com um carro igual ao meu, até do mesmo ano!
Se o meu, e o dele, estiverem ambos impecáveis, e forem para venda, em leilão, pergunta lá, em quem o Eduardo apostaria que se vendia mais caro!:rolleyes:

0gfommyhfhf51.jpg

Registo
2 Ago 2018

Descobri hoje, que o todo-poderoso do Face, anda (andou) com um carro igual ao meu, até do mesmo ano!
Se o meu, e o dele, estiverem ambos impecáveis, e forem para venda, em leilão, pergunta lá, em quem o Eduardo apostaria que se vendia mais caro!:rolleyes:

O Eduardo comprava logo teu sem duvida

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Essa é facil demais, arranja lá outra mais difícil...!!!😎:alien:

Top Inferior