• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Rádios

Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Ilha Terceira - Açores
cUMMprimentos a todos.

Malta, venho aqui pedir a vossa ajuda acerca destes objectos que por muitas vezes nos podem ajudar. Pra instalar um rádio CB e tê-lo sempre nos nossos bichinhos, o que é necessário para tal? É que aqui o Clube queria adquirir uns quantos para termos nas viaturas, mas queremos saber o que é necessário em termos de equipamento e licenças, assim como se as autoridades implicam com isso. Após algumas pesquisas, estamos mais ou menos virados para os Alan 78 Plus, mas de qualquer maneira queria ouvir as vossas opiniões sobre esta matéria.

AbraçUMM

Pedro Bettencourt

Terceira - Açores

 

UMMOCA

UMM
Registo
28 Out 2006
Mensagens
189
Localização
Azores
Pedro,

Segundo a resposta do técnico da ANACOM aqui na Terceira a essa mesma pergunta, todos os rádios excepto os portáteis pré-programados da banda do cidadão( aqueles que tens com 8 canais de UHF ) requerem uma licença, que penso que depois de tirada é vitalícia. Pelo que sei a licença é coisa barata, não sei valores mas posso tentar saber.

Abraço
Paulo Brás

TT nos Açores em: http://www.tt-terceirense.com
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
O sitefixe é que podia dar umas dicas... ele é que é entendido na materia!


UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Eu já tirei a licença, custa 75 € e é vitalicia.
Em Lisboa, é próximo da Praça de Espanha, na ANACOM.
Tira-se na hora.

Cumps
Nuno
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
boas
podem dirigir-se directamente à Anacom:

ANACOM - Atendimento ao Público
Número Grátis: 800 206 665
Horário: 9:00H - 16:00H

Sede - Lisboa
Av. José Malhoa, 12
1099-017 Lisboa
Portugal
Tel.: 21 7211000
Fax: 21 7211001

Açores
Rua dos Valados, 18 - Relva
9500-652 Ponta Delgada
Portugal
Tel.: 296 302040
Fax: 296 302041

Madeira
Rua Vale das Neves, 19
9060-325 Funchal
Portugal
Tel.: 291 790200
Fax: 291 790201

ou então preencher um formulário online, e depois de preenchido o formulário é gerada uma referência multibanco, pagam a dita e passados uns 6/7 dias têm o Certificado de Registo em casa.

Formulário online:
http://www.anacom.pt/template25.jsp?categoryId=128828

e depois procuram do lado direito o seguinte:
Serviço Rádio Pessoal - Banda do Cidadão (CB)
Certificado de registo de Serviço de Rádio Pessoal - Banda do Cidadão

eu tratei do certificado online e passados os ditos 6/7 dias tinha o cartão em casa

UMM Abraço,

AV
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Essa n sabia, *******... mas o meu rádio tem FM e AM... posso utilizar sem problemas??? ou há rádios só com FM??? só com AM sei que há, agora só FM, nao sei.

Cumps
Nuno
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Mario de certeza que não estas a trocar AM por FM?É que baratuchos por 60€ são os que têm só AM...




Filipe Pinheiro
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Ilha Terceira - Açores
cUMMprimentos a todos.

avilao, obrigado pelos detalhes expostos relativamenta à ANACOM e as licenças.

******* e restantes colegas, nós cá tamos a pensar usar ou os ALAN MIDLAND 78 PLUS ou os 48 PLUS, e este são AM/FM, como tal são proibidos?? Já agora, alguém recomenda um sítio que os venda a um preço bom , visto que devemos comprar uns quantos?

AbraçUMM

Pedro Bettencourt

Terceira - Açores


 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
boas

eu tenho um presiden lincon considerado radio amador 26-30 mhz ja o tenho alguns anos e um velhinho cobra 148 gtl am,lsb,usb este tem 30 ou mais anos porque a estaçao era do meu pai com licença CQD-???? e agr eu tenho essa licença vitalicia e ja fui mandado para em operações stop e pediram me a licença dos radios eu mestrei essa lic.vitalicia e nao tive problemas ate hoje nem com a ICP-ANACOM. por isso é mto relativo os radios como em FM ou AM.

e tenho um alfa lima 750 (escondido claro) tirando as estacionarias da antena a radiação é quase nula, a (radiação é a potencia radiada que volta para tras e normalmente queima os radios ATENÇÃO a isso).


cUMMprimeTTos




O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Ilha Terceira - Açores
cUMMprimentos a todos,

Mas isso da radiação é para as estações mais potentes apenas ou para as CB também. Mandei um mail à ANACOM e vou ver o que dizem. A ver vamos. Quanto aos rádios, ando a ver opções quer em Portugal, quer em Espanha e vamos decidir qual o melhor caminho a tomar. Se alguém souber de alguém que queira recomendar, força.

AbraçUMM

Pedro Bettencourt

Terceira - Açores

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Pessoal..

só uma achega..

experimentem os Alan 100

Os 78 andam com um indice de avarias que me anda a irritar solenemente... Sao optimso radios, mas ca para mim houve uma serie defeituosa...

Eu tenho um 78 e tem que ir para reparar outra vez, enquanto o meu Alan 42 portatil continua a bombar nas horas..


Leonel Rodrigues - UMM Alter II '91

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Ilha Terceira - Açores
cUMMprimentos a todos,

à dois dias mandei um mail à ANACOM, perguntando o que seria necessário para ter rádios CB em viaturas para comunicação entre as mesmas. Responderam-me ontem, dizendo que bastava fazer o registo no ICP e respectivo pagamento e a licença seria enviada, e que com a mesma e se o equipamento estivesse conforme a lista dos rádios homologados pela ANACOM (o Alan 78 Multi faz parte da lista), que não teria problemas com as autoridades no caso de uma operação STOP. Estando esse ponto resolvido, passamos aos rádios. Os ALAN 78 Multi realmente são a melhor opção para os CB, por diversas razões, mas o Leonel disse que há uma série com defeito. Recomendas esperar a ver o que dá ou adquirir outro equipamento? É que isto estava mais ou menos para ser utilizado numa caravana de Natal que vamos realizar em Dezembro. Outra coisa, vi escrito também que as Santiago 1200 são demais para os Alan 78, que as Santiago 600 ou as Sirtel 145 servem, alguém comenta?

AbraçUMM

Pedro Bettencourt

Terceira - Açores

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas.

Eu acho as 1200 um exagero porque so rendem a serio se lhes meterem potencia para cima, sou da opiniao que as 145 sao muito mais versateis para TT....

Quanto aos radios.. tenho tido muitos alan 78 a vir para reparar, e nem tem sido propriamente radios mal estimados e tal...

Um dos clientes ate ja me queria era ficar com o meu velhinho alan 42 que lhe emprestei enquanto ele estava sem CB :D


Leonel Rodrigues - UMM Alter II '91

 
Top Inferior