• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Rádio CB

Registo
8 Out 2011
Mensagens
514
Localização
Portugal
Olá a todos, não sei se será o local mais adequado para colocar este tópico, mas se não fôr, as minhas desculpas.

Tenho um CB Midland, com 17 anos, que só transmite em AM e gostava de comprar um novo. Seria para colocar no carro onde ando no dia a dia, mas assim que arranjasse o UMM passaria para lá.
Gostava de saber as vossas opiniões sobre que Marca/Modelo deveria comprar. Será melhor um fixo (já me falaram bem do ALAN 78 e do PRESIDENT HARRY ) ou um portátil ( tipo ALAN 42)?
Se puderem dar uma ajuda com a vossa opinião, fico muito agradecido.

UMM abraço
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Procura um radio CB de marca e modelo homologado, e para poderes andar descançado tiras a licença.

Tenho um "president jacson-2" com 4 bandas, FM, AM e mais duas que nunca usei, mas este modelo é homolgado.

 

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Mensagens
137
Localização
Portugal
Boas

Já não é preciso tirar a licença vitalicia.

Ainda bem que não cheguei a gastar os 75€:D

"Harmonização geral da CB na Europa no dia 1 Outubro de 2011

Pela primeira vez se reconhece o uso do SSB em todos os países da CEPT (Conférence Européenne des administrations des Postes et des Télécommunications) para a Banda do Cidadão, este que foi o sonho de muitos "cebeistas" durante décadas, por fim o momento chegou.

A partir do dia 1 de Outubro de 2011 só haverá uma Banda do Cidadão na Europa, com uma norma geral que autoriza em todos os países 40 canais, das actuais frequências de 26 960 a 27 410 kHz, com os modos AM (4W) e bandas laterais (12W). Ficam excluídas dentro dessa margem, as frequências de 26 995, 27 045, 27 095, 27 145 e 27 195 kHz.

A decisão foi tomada pela ECC (Electronic Communications Commitee), organismo da CEPT, que propôs como data de arranque da nova normativa o próximo dia 1 de Outubro.

No mesmo acordo estabelece-se que não será obrigatória uma licença individual para praticar CB.

Também, os países deverão permitir o livre uso desta banda nos seus territórios nacionais a todos os cidadãos de estados pertencentes à CEPT e autorizar a livre circulação de este tipo de transmissores."

Fonte: Revista Rádio Noticias.

 
Registo
8 Out 2011
Mensagens
514
Localização
Portugal
Relativamente à homolgação do rádio, como faço conta de comprar numa casa especializada, penso que será resolvido com facilidade.
Já tenho licença de CB há algum tempo, mas pelos vistos já não é preciso... Mas sempre fico com um cartão todo janota...
 

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
188
Localização
Portugal
Estou com serias duvidas que Portugal vá adotar isso ...

quote:Originally posted by TiagUMM Almeida

Boas

Já não é preciso tirar a licença vitalicia.

Ainda bem que não cheguei a gastar os 75€:D

"Harmonização geral da CB na Europa no dia 1 Outubro de 2011

Pela primeira vez se reconhece o uso do SSB em todos os países da CEPT (Conférence Européenne des administrations des Postes et des Télécommunications) para a Banda do Cidadão, este que foi o sonho de muitos "cebeistas" durante décadas, por fim o momento chegou.

A partir do dia 1 de Outubro de 2011 só haverá uma Banda do Cidadão na Europa, com uma norma geral que autoriza em todos os países 40 canais, das actuais frequências de 26 960 a 27 410 kHz, com os modos AM (4W) e bandas laterais (12W). Ficam excluídas dentro dessa margem, as frequências de 26 995, 27 045, 27 095, 27 145 e 27 195 kHz.

A decisão foi tomada pela ECC (Electronic Communications Commitee), organismo da CEPT, que propôs como data de arranque da nova normativa o próximo dia 1 de Outubro.

No mesmo acordo estabelece-se que não será obrigatória uma licença individual para praticar CB.

Também, os países deverão permitir o livre uso desta banda nos seus territórios nacionais a todos os cidadãos de estados pertencentes à CEPT e autorizar a livre circulação de este tipo de transmissores."

Fonte: Revista Rádio Noticias.



cUMMps,
Edgar
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Pergunto qual a finalidade do CB que pretendes fazer !
Se for só para falar em TT de carro para carro o que tens apenas com AM serve perfeitamente.
gastar dinheiro nos dias de hoje para ter um radio com AM/FM/USB/LSB só para quem tem a pica de
estar agarrado ao speaker horas a fio e ouvir os camionistas.
Pensa bem sobre a sua utilidade e depois então compra o que quizeres.
È a minha opinião como menos que amador que o sou nestas coisas.
Ainda me pergunto hoje para quê a minha compra de um Jopix com as 4 bandas e ainda por cima as laterais piratadas
Abraço
 

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
188
Localização
Portugal
Bom dia. Afinal eu não estava totalmente errado. Resposta da Anacom sobre esse assunto.

"
Exmº Senhor

Acusamos a recepção do e-mail em referência que nos mereceu a melhor atenção.

Na ultima Reunião do Comité das Comunicações Eletrónicas (ECC) da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), Portugal indicou a sua intenção de implementar a Decisão ECC/DEC/(11)03 sobre a utilização harmonizada de frequências para funcionamento das estações da Banda do Cidadão.

No entanto, ainda não há qualquer alteração à actual legislação.

Com os melhores cumprimentos.

Aida Oliveira

Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público
"

quote:Originally posted by TiagUMM Almeida

Boas

Já não é preciso tirar a licença vitalicia.

Ainda bem que não cheguei a gastar os 75€:D

"Harmonização geral da CB na Europa no dia 1 Outubro de 2011

Pela primeira vez se reconhece o uso do SSB em todos os países da CEPT (Conférence Européenne des administrations des Postes et des Télécommunications) para a Banda do Cidadão, este que foi o sonho de muitos "cebeistas" durante décadas, por fim o momento chegou.

A partir do dia 1 de Outubro de 2011 só haverá uma Banda do Cidadão na Europa, com uma norma geral que autoriza em todos os países 40 canais, das actuais frequências de 26 960 a 27 410 kHz, com os modos AM (4W) e bandas laterais (12W). Ficam excluídas dentro dessa margem, as frequências de 26 995, 27 045, 27 095, 27 145 e 27 195 kHz.

A decisão foi tomada pela ECC (Electronic Communications Commitee), organismo da CEPT, que propôs como data de arranque da nova normativa o próximo dia 1 de Outubro.

No mesmo acordo estabelece-se que não será obrigatória uma licença individual para praticar CB.

Também, os países deverão permitir o livre uso desta banda nos seus territórios nacionais a todos os cidadãos de estados pertencentes à CEPT e autorizar a livre circulação de este tipo de transmissores."

Fonte: Revista Rádio Noticias.



cUMMps,
Edgar
 
Top Inferior