Boas companheiros
Antes do 25 de abril, só certas pessoas podiam votar e as mulheres até tinham que ter autorização dos maridos para o fazerem!
Depois do 25 de Abril, apenas 37 anos depois, porque isto ficou uma maravilha e tem vindo a melhorar como se vê, as urnas estão vazias, e os portugueses, mais instruidos, com melhores salários, e melhores condiçoes de vida, deixam por mãos alheias as decisões mais importantes das suas vidas em detrimento de passarem a tarde no cafe, ou ir passear, ou outra razao qualquer do género, porque trabalham muito à semana e não podem ir cumprir o seu dever civico ao domingo, quanto mais não fosse por respeito a alguns que, por convicção e ideologia,ou simplesmente porque tinham fome, ajudaram realmente a mudar qualquer coisita!!!
Ainda se fosse durante a semana e houvesse justificações para faltar ao trabalho, concerteza que todos votavam!!!
Infelizmente não mudou grande coisa mas todos querem que mude, desde que não tenham que sair do sofá da sala,onde, refastelados, ao som das maravilhosas 500 telenovelas brasileiras que passam nos canais generalistas diariamente, do futebol, dos telejornais com noticas fabricadas e manipuladas para alimentar a maquina, ou dos já famosos BIGtretas ou Idolos ou Portugal tem talento(Não sei para que servem os conservatórios de musica e faculdades de teatro e artes??!!) ou ainda as quintas dos "FAMERDOSOS"(leia-se famosos), que num pais destes cheio de miseria(em todos os sectores e parametros sociais) se dão ao luxo de fazer programinhas com as MIMIs,FIFIs e TÉtÉS a comprar nova roupinha e carteiras, ou de ferias(aquelas pagas pelos patrocinios) no algarve!!!É preciso coragem mesmo!!!
No fim, toda a gente se queixa e não compreende bem o que se passa, porque durante estes anos todos, quando não estavam a fazer o que disse acima, estavam a dormir!
E a maioria continua neste estado de dormência, sim porque apesar de não acreditarem em Fátima, estão à espera de mais um milagre!!!
Por fim Sr Reis(kingstar) não vou nem quero discutir politica consigo mas permita-me dizer que o FMI ajudou financeiramente portugal em 83 e não em 82, quando estava e nosso "Heroi" Mario Só-ares(de socialista democrático) como primeiro ministro, e que, de radicalismos está o país farto, e está tambem provado pela história contemporânea, que não passam de utopias esses sistemas, sejam eles à direita ou à esquerda, sendo que os exemplos piores e mais radicais são precisamente os de esquerda, portanto vejo essa alternativa como o próximo passo em frente ao abismo!!!
Exemplos de radicalismo no país: antigamente não havia centros comerciais, agora já há quase um para cada pessoa; a prostituição era uma coisa escondida e aparentemente enexistente agora até estorvam no jornal; homosexualidade proibida agora já é normal e até podem casar e ter filhos, praticamente nao existia crime agora a policia não tem espaço nem meios para tantos processos e os tribunais nao têm capacidade para dar seguimento aos mesmos; só havia meia duzia de bons actores, jornalistas, apresentadores, musicos, com qualidade agora temos centenas, mas mediocres; tinhamos cooperativas de tudo e mais alguma coisa(leite,vinho,cereais,etc) agora não porque não produzimos o suficiente para justificar a sua existência; enfim, o que não faltam em portugal são radicalismos.
Portanto de um novo Salazar não precisamos concerteza!
Eu ia dizer relembrando, mas corrijo para, transmitindo que, a primeira constituição data de 1822, e foi sucedida por uma guerra civil(1828-1834) onde foram sacrificados centenas de portugueses:disappointed_relieved:, e cujo mote, era o fim do absulotismo e o principio do liberalismo

, tambem referenciadas por guerras liberais, opondo os irmãos D.Pedro I(O famoso rei do Grito do Ipiranga-"Independência ou morte") e D.Miguel I.
pORQUÊ ESTA REFERÊNCIA?!, porque nessa altura os liberais ganharam e Portugal seguia em frente com D.Maria II no seu percurso natural de evolução, desta que é uma das nações mais antigas e mais importantes na história e descoberta do mundo!!
Os absolutistas que sobraram foram exilados e tambem D Miguel

.
A carbonária, que 70 anos depois(1908) viria a matar um dos mais ilustres reis de Portugal, pela sua cultura, bondade, dedicação a Portugal, num assassinato digno de um cobarde!!!:8ball:E há força e leis da bala, impuseram esta m#$% de républica(inconstitucional) que vivemos:dizzy_face:, onde mais uma vez se mataram centenas de portugueses, desta vez especificamente, caça aos monarquicos e volta a imperar o ABSOLUTISMO desta vez sob a forma de republica(portanto uma regressão politica evidente)!!!:disappointed_relieved:
Nas primeiras eleições só podiam votar os cidadãos alfabetizados, que deviam ser aos montes(à vontade mais de mil que decidiam a vontade de todos

muito democrático mesmo), de 1911 até 1926 houve 8 presidentes, o que prova tambem a união e bom entendimento entre republicanos,ainda hoje evidente passados 100 anos, coerência e claras competencias para liderar um pais!!!
Depois desta trapalhada, 50 anos de republica(ditatorial) em que o portugues tem como direito unico, estar caladinho(igualmente democrático e liberal o sistema:anger

!!!
Depois dá-se uma das maiores farsas politicas que a história conhece(25 de Abril e mais uma data de mentiras que levam a uma liberdade condicionada).
Portanto estamos à 100 anos sob o controle dos mesmos cobardes e incompetentes, descendentes amigos e principalmente primos, mas que acima de tudo são tudo menos Patriotas e verdadeiros portugueses, como nós mereciamos ter como exemplo!!!
Finalizo com o numero absurdo de 19 presidentes da republica em 100 anos (de fracasso social, economico e democratico), contra 34 reis em 800 anos de historia e glória.
Sempre houve injustiça no mundo e também em Portugal, mas nunca tão grande e tão devastante e humilhante.
Considero até que a republica é a maior traição à nossa Portugalidade e que tem destruido pouco a pouco os nossos valores e tradições.
Ah...mas este tópico era para falar sobre o "Socas"(leia-se Sócrates), pois, apenas vou dizer que nada tem que ver com o seu homónimo e filosofo grego que viveu em Atenas entre 470 e 399 a.c. e que apesar de ter sido um sábio, mitificou a famosa frase "Só sei que nada sei", e foi um dos principais responsáveis pela tradição filosofica ocidental.
O mesmo que dizer, sobre o "nosso" Socrates : prefiro não comentar!!!

Sou feliz porque sei algumas verdades, sou infeliz porque às vezes parece que sou o único!!!
Abraços fortes
RAminiUMM