• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Que medida?...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas pessoal!

Quero investir nums pneus de tracção e já me decidi por uns BFGoodrich MT. Pelo que tenho lido são excelentes fora de estrada, duráveis e não comprometem em estrada.
Eu tenho jantes 16 de triangulos.
O que gostava que em ajudassem era dentro das medidas disponíveis para este pneu,:

http://www.bfgoodrichtires.com/assets/pdf/mud_terrain_ta_km.pdf

qual será a ideal? Não há 750R16... Eu gostava muito de uns 235/85 R16 mas isso deve ser demais para os diferênciais e motor... e nem sei se lá cabem...

Digam de vossa justiça!

Orgulhosamente UMMista

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Olá, Pedro.
Dependendo muito da motorização do teu jipe, se é turbo ou não, vais escolher o tamanho dos pneus. Depende também do espaço que tens, se o jipe está com molas espertadas ou não.
Já agora, verifica também os amortecedores :).
Esses pneus são leves, uns BF 33" são mais leves que uns Fedima 205R16.
Eu apoio totalmente a tua decisão, só pelo preço é que não apoio. São pneus muito caros pra minha carteira. Boa sorte.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
O meu Alter é atmosférico e as molas foram bem espertadas à 1 mês sendo os brincos e os amortecedores de origem.
O jipe não é o meu carro de dia-a-dia, serve para transportar o cão, em que faço essencialmente estrada, e para andar no monte por divertimento. Quero fazer o upgrade nos sapatos para não ter que andar sempre com os testiculos na mão cada vez que há lama e para afastar os diferênciais do chão.
Tozé: eu sei que os pneus são caros mas ouço relatos de que chegam a fazer 80 mil km em jipes com mais pedalada que o meu! Os meus Fedima Fronteira têm +/- 7000 km e já lhes falta um bom bocado de piso. O barato está-me a sair caro...
Mário: 205 é o que eu tenho, achas que não posso meter mais altura? Li que o Filipe aqui do forum tem uns 31'' reconstruidos com motor 2300 e parece estar satisfeito. Pelas minhas contas os 235/85 R16 têm 32'', achas que é demais? Há assim tanta diferença para os 750/R16?
Outra questão: o que conta mais, negativamente falando? O peso ou o diâmetro dos pneumáticos?
Haja paciência para o testamento...

Orgulhosamente UMMista

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Boas Pedro
Eu estou contente com os pneus e com a medida,não estou satisfeito é com o motor:D.
Em estrada os 31 reconstruidos andam sempre com uma mudança abaixo,se subias em 5 agora sobes em 4,se subias em 4 agora é em 3.Mas isto é em estrada.No mato como se anda quase sempre em baixas essa diferença não se nota tanto,pois o que não sobes em 2 lenta com os 31 tb não sobes com os 205r16,e aqui com os 31 tens a vantagem de ficares com a 1 lenta um pouco mais longa devido ao maior perimetro do pneu,e claro se for piso com aderencia tens mais borracha no chão e trepas tudo.
Como disse estou satisfeito com os pneus,mas não estou satisfeito por ter um atmosferico a puxá-los,se for para estrada não aconselho o que eu tenho,agora para o monte fica bom.
Se o teu é um atmosferico pode bem com uns bf mud 235 85r16,pois não são reconstruidos,logo são mais levesinhos:D.Mais largos é que não aconselho,e mais baixos tb não:D:Dpor isso acho que não tens outra hipotese, essa é a medida mais equilibrada.
O Paulo Gomes aqui do forum tem um jogo de 235 85 r16 sem ser reconstruidos e pelo que vejo do jipe dele mexe-se muito bem em estrada como no mato.
Outra coisa,mesmo com os 235 85r16 os pneus vão-te roçar lá na mesma em qualquer lado,se não for nas cavas da roda é no amortecedor ou nas molas quando está tudo virado,mas não é nada demais.

Filipe Pinheiro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Obrigado Filipe, foste bastante esclarecedor!
Acho que vou mesmo optar pela medida 235/85 R16. Para além de achar que vai potenciar a performance do jipe fora de estrada, gosto muito de ver pneus finos e altos nos UMM, ficam com um aspecto espectacular.
Em termos de desgaste a nivel de cruzetas e afins, acham que vai sofrer muito ou o aumento do diametro é compensado pelo menor peso destes pneus?

Orgulhosamente UMMista

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
boas PedroF

se te lembras falamos dos pneus na noturna em sintra
os meus sao 235/85-16 que e o equivalente a 750-16(os meus da frente tem estampado na lateral 235/85-16 e os de traz 750-16(remeças diferentes) e sao iguaisinhos).tem e o problema do peso ja os pesei com jante pesa a modica quantia de 40 kilos cada peneu e jante . so no meu carro tenho 200kg de pneus e jantes contando com o suplente ,lolol.

os pneus roçao nas molas e batem na parte superior do guarda lamas(a frente) e a traz em cruzamento de eixo roçao na carroçeria do carro(tipo a parte de dentro), mas isto e talvez por eu ter as jantes antigas que nao tem quase off set

outra das desvantagem pode ser a prisao que fazem ao carro e dai talves me queixe do motor nao ter força ,mas secalhar e das rodas.
o pessoal tambem me pergunta muitas vezes se fazem zuada eu nao noto nada de zuadas ,mesmo que faça nao oiço pois o motor faz mais barulho:D

mas no mato esto muito contente com eles tem boa aderencia mesmo ja um pouco gasto e nao furao nem sofrem golpes com facelidade

ja parti uma cruzeta a frente do lado direito mas foi logo nos inicios de ter o UMM e foi a virar,presumo que ja nao tivesse muito boa e cedeu.

abraço

Paulo Aves

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Paulo realmente no teu caso é dificil ouvir a zoada, ele tem um ronco... hehehe!
No teu caso o roçar deve-se maioritariamente ao facto de as tuas molas estarem pasmadas. Vais ver que resolves o problema de roçar na carroceria se as espertares. Se bem que aquele eixo "mais curto" atrás também não ajuda...
Não sabia dessa equivalência de medidas... sou um zero em conversões!
O facto de tu teres pneus de tracção notou-se na saida do rio, tu passaste sem problemas e eu tive de o embalar bastante...
Quanto ao peso devo conseguir ganhar qualquer coisa com o facto de meter pneus não recontruidos. É o primeiro passo para mais uma dieta. Seguir-se-á, quando houver tempo(!), uma capota de lona, um capot em fibra e possivelmente umas portas em fibra também(penso que também se fazem???). Devagar chego lá

Orgulhosamente UMMista

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Boa escolha.
Quanto a roçar, utilizas os limitadores e ficas servido.
A potencia, o que não subias antes por falta de potencia, continuas a não conseguir subir. E o que não subias por falta de altura ao solo, passas a conseguir subir.

Esse pneu tem muita mais tracção, pois é mais largo.

O jipe vai ficar mais lento em estrada. o Neiva meteu uns iguais só qe da Fedima e o jipe ficou mais lento, mas ganhou por outro lado.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
quote:Originally posted by stretx

os meus sao 235/85-16 que e o equivalente a 750-16(os meus da frente tem estampado na lateral 235/85-16 e os de traz 750-16(remeças diferentes) e sao iguaisinhos).

Boas

Olha que eu acho que não são iguais! os 235/85R16 e os 7.50/16 são ligeiramente diferentes!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Os 7,50 r16 têm 190mm de largura enquanto os 235/85r16 têm 235mm.
A altura dos 2 é igual (31 polegadas de diametro)
É claro que por vezes nos pneus reconstruidos as medidas enganam um bocado pois são aproveitadas carcaças com essas medidas de origem e depois ainda leva com a borracha adicional á sua reconstrução,daí de vez em quando a malta andar com a fita metrica e ficar ainda mais confuso com as medidas que vêm escritas nos pneus e o que eles efectivamente medem.
Uns pneus que se nota bem diferença das medidas escritas para as reais são os fedima siroco,são sempre mais altos do que vem escrito:cool:

Filipe Pinheiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
fui la medir e sao igualinhos 750-16 = 235/85-16
medi de barra (so no peneu tipo a buraixa)
da jante parao piso 16cm(aprox)mais milimetro menos milimetro
e de largura de rasto 21cm(aprox)

os meus ja estao um pouco gastos por isso a barra pode variar um pouco

abraço

Paulo Aves

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
O Filipe tem razão, na realidade os 7,5r16 são mais estreitos que os 235/85/16. Mas é a tal coisa. Tenho aqui uns235/85/16 que são maiores que uns 33". São para aí do tamanho de uns 33/10,5/16. É o mal dos pneus reconstruidos.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ainda com dúvidas, agora já não quanto às medidas...
Ontem fui perguntar preços a uma casa de pneus: 133 E + iva pelos BF MT 235/85R16. Até aqui tudo bem, está dentro do que eu tinha pensado(é caro pra xuxu)...
Por descargo de consciência perguntei o preço dos General tire SAG 750/16: 125 E +Iva! Esta não estava à espera pois pensei que fossem muito mais caros, fruto dos comentários do pessoal quando se fala destes pneus.
E assim fiquei indeciso outra vez!
Alguem me sabe dizer alguma coisa acerca da durabilidade dos General? O Madeira sabe mas ele não posta há uns tempos...

Orgulhosamente UMMista

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Opinião pessoal:
Esquece os General SAG. Ficas melhor servido com os BF. Mais do que BF, só mesmo aqueles pisos agressivos de 100% TT.

Boa sorte na escolha.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ok, parece então que vão ser os BF!
Escolha feita, falta convencer a minha mulher...

Orgulhosamente UMMista

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas Pessoal tenho andado desaparecido mas já me encontrei lol
na questão dos pneus vou deixar aqui a minha opinião e como voçês sabem uma opinião vale aquilo que vale.
Em relação as medidas 7,50X16 e 235x85x16 são ligeiramente diferentes os 235x85x16 são ligeiramente mais altos do que os 7,50x16 e mais largos, eu antes de ter os fédima máxima 750x16 tive uns michelins 235x75x15 e quando mudei para os fédima notei uma diferença brutal por um lado perdi potência em estrada que se notou bastante mas por outro lado ganhei muito em tração, angulo de ataque, ventral e de saida. Quanto a zoada que tanto se fala é verdade faz uma ligeira zoada e em baixas velocidades sentem-se os gomos do pneu devido ao ser bastante "cardado".No final não estou descontente com estes pneus mas se acarteira for recheada eu também aconselho os bf goodrich 235x85x16 os MT , quanto ao roçar nas cavas das rodas no meu nunca roçou nem com as molas espartadas nem sem as molas espartadas mas apanhei um susto no dia em que os fui montar pois os pneus eram tão grandes que pareciam não caber na cava da roda, de qualquer maneira se a UMM passa a carta com a medida 235x85x16 é porque em principio não existe qualquer problema com essas medidas.
Desculpem o testamento mas eu não sei codigo de Morse.
quefro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
E que tal ponderares uns 255/85 R16 BFG M/T, ficas muito mais bem servido.
Em relaçao a marcas de pneus, eu ja tive Fedima,Yokoama,Pirelli, mas nada chega aos pès da BFG. Agora tenho Maxxis, sò nao sei como vai ser o comportamento do xaruto, quando tiver motor exprimento e dps digo algo.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Quando eu tiver guito pa ir là ao homem busca-los e trazer o meu cheque de volta antes que ele se passe e o meta ao banco, o que vale ainda tenho mais 30 dias ate à data final do acordo :blush:.

Top Inferior