• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Qual a posição correcta para colocar amortecedor?

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Olá, pelo que já estive a pesquisar, o normal é instalar os amortecedores com a parte mais grossa para baixo, ou seja, com o corpo junto ao apoio da roda. existe alguma diferença em trocar de posição ao amortecedor? ou seja, em colocar nesse caso o fole junto ao apoio da roda e a parte do corpo do amortecedor junto ao chassi?

Carripana on the way ...

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Isso depende do amortecedor, mas praticamente todos têm que ficar com a parte grossa para baixo porque é lá que está o deposito do oleo, ao contrário que conheça só na competição mas com Bombone.
Podes dar uma olhada, dá para perceber o funcionamento do amortecedor a óleo, a gás é parecido têm é por baixo uma bolsa de gas com um embolo flutuante a separa o gás do oleo. http://carros.hsw.uol.com.br/suspensoes-dos-carros1.htm

Cumprimentos
Rui Martins

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
obrigado Martins, no meu caso são uns procom ES9000. Mas segundo o que dizes deve ser a parte mais grossa para baixo.

Carripana on the way ...

Registo
26 Mai 2009
eu coloquei os meus, com os foles para baixo há 8 meses e nao noto diferença, como sao de dupla acçao penso que nao existe problema.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Desculpem la ter só agora respondido, e pela minha preguiça não ter lido a nota no amortecedor. Lá diz que a parte mais grossa do amortecedor deve fica para baixo. A todos o meu obrigado.

Carripana on the way ...

Dbessa

Iniciado
Registo
9 Jun 2010
É verdade...confirma-se que a parte mais grossa para baixo por uma questão de deposito do oleo e boa lubrificação! Coloca-lo de forma inversa provoca u rapido desgaste do amortecedor encurtando o seu bom desempenho.

Cmpts

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Só estava com esperança de ser indiferente, pois como todos nos sabemos, sofremos de falta de espaço com amortecedores mais grossos, lá teremos que sacrificar o angulo de viragem da direcção.

Carripana on the way ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Vou reavivar este tópico para colocar uma nova questão, que também está relacionado com a posição dos amortecedores. Desta vez é sobre os amortecedores no eixo da frente. Como sabem, de origem os amortecedores estão na parte de trás dos apoios o que reduz e muito, a brecagem. Ora, como os troféu tinham 2 por roda, por sua vez também usavam na parte da frente, a minha questão é saber qual a vossa opiniao sobre alterar os amortecedores da parte de trás dos apoios para a parte da frente, obrigado.

Carripana on the way ...

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Olá.
Mas para que queres dois amorteceores no eixo da frente? j´experimenaste andar assim?

A questão da brecagem tem afinação, há um parafuso onde podes dar o tirar diametro de viragem.

Queres usar apenas dois amortecedores mas no apoio da frente? Eu não sou grande iluminado em fisica mas parece-me que a usar apenas dois por eixo estes devam estar colocados no apoio de trás de forma a absorver as irregularidades da estrada contra o centro de gravidade do carro, imagina por exemplo o funcionamento da suspenção dianteira nas bicicletas e percebes o que estou a tentar dizer!!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Pois, a brecagem tem afinação. O que se passou foi que como estavam bem afinados aconteceu de o parafuso de afinação torcer e ia furando os amortecedores que sendo os PROCOM (mais grossos) ficaram picados.
A ideia era colocar os amortecedores na parte na frente, não usar 4 amortecedores de modo a evitar estas situações.
As pinças também não ajudam. São muito grossas!
Mas vendo bem, se calhar estão na parte de trás dos amortecedores por alguma razão.

Carripana on the way ...

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
É assim porque sim:D:D:D:D:D:D:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Por acaso ontem vi um cournil com os amortecedores na parte da frente do eixo frontal. E esta? Bem sei que se passaram a aplicar só na parte de trás foi por alguma razão, porque normalmente as mudanças / alteração são sempre para melhor.

Carripana on the way ...

Top Inferior