• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Quadrante duvida

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Boas

Arranjei um quadrante para o meu amarelo, porque o meu já não esta em grandes condições, no entanto tenho uma duvida. Este que arranjei mostra menos km que o meu, haverá problema na inspecção? Ou como e que faço para meter os km iguais sem ter de levantar o carro e deixa-lo a andar horas seguidas? :p

Abraçumm

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.539
Localização
Portugal
Zé, tens de ter uma factura do quadrante para provar que o substituiste.
De resto não há problema!
De resto parece que queres gastar dinheiro em gasoleo!
Mete-lhe um berbequim a andar ou na bicha ou arranjas um ferro ou arame com a ponta quadrada da
mesma medida do quadrante.
Agora se são muitos km prepara-te para umas horas valentes a dar ao berbequim.

UMM abraço
Pedro Reis
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
6.044
Localização
Portugal
Os km podem-se alterar á mão. Lembro-me que fiz isso quando troquei o velocimetro do vermelho, mas não me lembro bem como fiz. Mas olha para ele com atenção e vais ver que lhe encontras o truque.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.791
Localização
Portugal
Ou então dizes ao inspector que chegando aos 999999 passa a zero e começa de novo:blush::blush::D:D:D:D
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Obrigado Mário, mas não resisti, comecei a tirar uns parafusos, a lá entendi como se faz :p a curiosidade foi muito maior eheh entretanto aproveito que quero fazer-lhe mais algumas modificaçoes, pricipalmente a nivel de iluminação, e logo meto aqui neste tópico, como fiz para acertar os km's e como fiz (se conseguir) para fazer o que quero com a luz.

Mas obrigado na mesma, e seja como for, em época de caracois, se tiveres por ca, com ou sem quadrante combina-se sempre qualquer coisa, tema de conversa nao falta, e cervejas e caracois tambem nao :D

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.539
Localização
Portugal
Zé, cuidado com alterações de voltagem em lampadas no quadrante.
O quadrante e seja qualquer um, são muito melindrosos com o calor das lampadas.
Existe umas capinhas em silicone para lampadas que rondam os 9€ o conjunto e que aí retirando as
capas laranja do quadrante te poderá dar outra luz.
Para mim o problema da pouca luz do quadrante é apenas no conta KM e deve ter a ver com a pouca
distãncia que existe entre a mascara do quadrante.
Talvez alteando um pouco a luz se infiltre mais nessa zona mas o problema é como fazer isso.

UMM abraço
Pedro Reis
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Não tava a pensar em aumentar a voltagem, tava mais a pensar em adicionar duas lâmpadas, e/ou utilizando umas imagens que circulam aqui pelo forumm de "manómetros" para os nossos quadrantes, tentar aplica-las da forma mais fina/translucida possível, ou então com uma placa de acrílico fininho so para fazer suporte caso o papel de muito de si, o que é provavel. Acredito que a luz, mesmo sem as lâmpadas extra, melhore logo do dia para a noite :p
Gostava de conseguir por os ponteiros luminosos, mas isso acho que já é pedir demais, ainda não consegui pensar em nada de especial nem encontrar nenhum tipo de alteração dessas na net, por isso por enquanto essa ideia ta on hold.

Mas obrigado pelo toque, é exactamente isso que se quer seja neste ou noutro tópico qualquer, não vá a malta as vezes esquecer-se até da coisa mais insignificante, ou mesmo que grande que tenha passado ao lado.

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
550
Localização
Portugal
Isso dos LED's é uma alteração muito boa em termos de ganho na luminosidade, no entanto Mário, continuas com um problemazito de calor, isto porque para não queimares os LED's, tens sempre de adicionar uma resistência antes deste, e essa resistência vai aquecer...

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.791
Localização
Portugal
A resistencia só aquece se for sub-dimensionada,uma de 1/4W chega perfeitamente.
Mas se montares 8 led`s em serie não precisas de resistencias(y)O pior será se algum deles deixa de funcionar os outros tambem se apagam...
Mas já há á venda led´s proprios para varios tipos de encaixe e prontos a ligar directos a 12V
O unico contra de montar led`s será a vibração a que estão sujeitos,o que lhes tira muitas horas de vida:disappointed_relieved:
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Entao e como faço o encaixe dos leds no quadrante? ok, sei soldar uns fios, e fazer uma "puxadas" eheh mas como faço para trocar no quadrante? Aquilo tem aquela espécie de "placa" atras que faz a continuidade eléctrica a todo o quadrante. Posso tar a dizer uma barbaridade, mas não sei retirar energia daquilo para meter leds no sitio das lampadas :S se alguem quiser dar ideias tenho todo o prazer em experimentar, todo desmontadinho já ta ele :p lol
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.539
Localização
Portugal
Bem, hoje tive que meter mesmo mão à obra e decidi tirar o quadrante porque o ponteiro empacava sempre nos 60 km/h e decidi fazer uma limpeza geral bem como analisar o mesmo.
O que verifiquei é que a colocação de mais luz no quadrante poderá não ter o resultado pretendido bem como causar aquecimento elevado.
Foi pena não ter tirado fotos mas vou explicar o que fiz e melhorou bastante a luminosidade do
mesmo.
Comecei por desmontar tudo e desaparafusei os 2 parafusos que tem a segurar o km.
Ficamos assim com a cx toda aberta e acessível para limpar as coberturas de plastico laranje.
Verifiquei que como é possivel chegar mais luz aos mostradores pequenos laterais e não ao km.
Conclui que ambos os pequenos não têm obstaculos pela frente entre eles e a luz o que lhes proporciona maior claridade.
Pensei então: se o mostrador descesse uns mm abaixo talvez entre mais luz.
E lá fui eu: o km tem uma borracha de encosto junto dos 2 parafusos no cone de entrada da bixa km.
Essa borracha para evitar ruidos tem cerca de 3 mm e assim fiz uma em material mais fino o que fez descer o mostrador cerca de 2 mm mais abaixo deixando uma maior abertura.
Experimemtei, vi, melhorou mas ainda não gostava.
Desmonteio-o todo outra vez e nas paredes da concavidade onde o mostrador entra colei uma pelicula de aluminio espelhado que tinha tirado de um velho candeieiro, montei-o e fui a ver..!
OK muito melhor! Já dá pelo menois para ver os numeros e o ponteiro.
EM suma: uma solução que melhora mas ...., descobri uma outra que vos resolve o problema.
O problema da luz laranja é ficar por baixo das orelhas do mostrador.
Ora essas orelhas que é que lá fazem ? Nada ! É cortar as 2 zonas do mostrador do km com essas 2 orelhas que tapam as lampadas e voilá, a luz vai se espalhar pelo quadrante todo!
Na foto, os triangulos brancos seria a zona a remover deixando as cápsulas expandir mais luz.




UMM abraço
Pedro Reis
 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Aproveitando a tua imagem, uma vez que ainda ao tirei fotos, porque ainda tou a estudar bem a coisa, o que tou a pensar é cortar esse bocado como disses-te, e a meu ver bem, e trocar os mostradores. Ou seja, usando uma folha de "papel" de acrílico, colar-lhe em cima vinyl preto com o desenho dos km, agua e gasóleo, e deixar a parte da informação, os números, barras e afins, recortados. O que é que estou a espera que aconteça, durante o dia, vê-se bem porque é literalmente preto no branco. A noite é esquema de avião, luzes acesas só onde é preciso que estejam, neste caso nos números. Ai o meu único problema vai ser o ponteiro, pelo menos assim a seco e sem ainda ter experimentado é o que acho. Dai a tal ideia que falei antes dos ponteiros iluminados. Conseguindo fazer isso acho que tinha o problema resolvido. Mas essa parte por enquanto continua complicado.

Não mexo com aquecimentos porque não mudo nada de origem, e não altero ligações, porque acredito que com a luz "direccionada", a existente, sem as capas laranjas, chega perfeitamente.

Vou continuar a testar e projectar e logo digo e mostro como ficou. No entanto se virem algum erro nesta ideia força, é menos uma cabeçada que posso vir a dar ;)

 

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Mensagens
265
Localização
-
Ora boas

Vamos lá então tentar explicar o que fiz, primeiro que nada abri o quadrante todo, limpei tudo muito bem limpo e tirei as capas laranja que tapam as luzes. Ah e acertei os km's :p muito importante para a inspecção (y) Depois cortei uma placa de acrílico (onde depois colei as imagens que andam ai pelo forumm, fica o obrigado ao autor, ficou miminho :D) para fazer as novas bases para o conta Km, gasolina e temperatura tal como para o frontal do quadrante.







Depois cuidadosamente instalei tudo de forma aos ponteiros nao roçarem nas películas novas, que foram instaladas com cola de alta temperatura. O resultado final é este





Tenho pena que as fotos não façam justiça a como ficou, parece novinho. Fotos em funcionamento lá para domingo porque só sábado é que estou ao pé do meu bebé. Fica no entanto a pergunta, uma vez que nunca tirei o meu quadrante, tiram-se as fichas laterais e como é com a bicha? É só puxar e ela sai? E para instalar é só fazer força para ela entrar?

Abraçummm

 

mjcm

UMM
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.776
Localização
Portugal
Boas Companheiro

Ficou impecável o teu quadrante ;)
Pela foto parece mesmo novo!

Para retirar o quadrante tens que tirar as 2 fichas e a bicha do km.
A bicha está segura por duas patilhas laterais que prendem na entrada do km.
Essas patilhas de plástico não gostam de grandes esforços porque partem facilmente, sobretudo se já estiverem ressequidas com a idade.
Quando desmontares facilmente vais perceber como funciona.
Tem cuidado com a ligação das fichas ao quadrante.
A pelicula verde que o quadrante tem por trás onde estão as pistas dos circuitos e contactos facilmente se pode estragar.
Os contactos com as fichas são bastante sensíveis e por isso requer cuidado ao ligar.
Se as pistas de cobre se partem dá trabalho a reparar.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
Top Inferior