Bem, hoje tive que meter mesmo mão à obra e decidi tirar o quadrante porque o ponteiro empacava sempre nos 60 km/h e decidi fazer uma limpeza geral bem como analisar o mesmo.
O que verifiquei é que a colocação de mais luz no quadrante poderá não ter o resultado pretendido bem como causar aquecimento elevado.
Foi pena não ter tirado fotos mas vou explicar o que fiz e melhorou bastante a luminosidade do
mesmo.
Comecei por desmontar tudo e desaparafusei os 2 parafusos que tem a segurar o km.
Ficamos assim com a cx toda aberta e acessível para limpar as coberturas de plastico laranje.
Verifiquei que como é possivel chegar mais luz aos mostradores pequenos laterais e não ao km.
Conclui que ambos os pequenos não têm obstaculos pela frente entre eles e a luz o que lhes proporciona maior claridade.
Pensei então: se o mostrador descesse uns mm abaixo talvez entre mais luz.
E lá fui eu: o km tem uma borracha de encosto junto dos 2 parafusos no cone de entrada da bixa km.
Essa borracha para evitar ruidos tem cerca de 3 mm e assim fiz uma em material mais fino o que fez descer o mostrador cerca de 2 mm mais abaixo deixando uma maior abertura.
Experimemtei, vi, melhorou mas ainda não gostava.
Desmonteio-o todo outra vez e nas paredes da concavidade onde o mostrador entra colei uma pelicula de aluminio espelhado que tinha tirado de um velho candeieiro, montei-o e fui a ver..!
OK muito melhor! Já dá pelo menois para ver os numeros e o ponteiro.
EM suma: uma solução que melhora mas ...., descobri uma outra que vos resolve o problema.
O problema da luz laranja é ficar por baixo das orelhas do mostrador.
Ora essas orelhas que é que lá fazem ? Nada ! É cortar as 2 zonas do mostrador do km com essas 2 orelhas que tapam as lampadas e voilá, a luz vai se espalhar pelo quadrante todo!
Na foto, os triangulos brancos seria a zona a remover deixando as cápsulas expandir mais luz.
UMM abraço
Pedro Reis