Joao,
(fazendo conversa contigo, e para que o "loc" tb va seguindo a conversa e os pontos de vista)
A proteccao plastica ou de fibra como eu digo e' sempre melhor que nao ter nada.
O ser de material inflamavel sempre me preocupa um pouco, eu sei eu sei que o diesel nao e' grande fonte de ignicao...
mas tenho um pouco de "aversao" a fibra...pois ja vi derreter um prototipo e ...doi.
Quando a resistencia fisica a "pancada seca" entre esta peca de aco inox de cerca 30 a 50mm de espessura e a peca de fibra, sem duvida prefiro a de aco inox, tambem mais pesada claro.
De notar que existe uma junta de "expansao" se e' que lhe possa chamar assim em caso de violento impacto no "under body" do jipe.
Portanto ao menor "pum" bem grande e' aviso para o condutor que e' caso para para e NA HORA.
pois se ha "pum e mais pum" e' sinal que la foi a protecao e arrancou sem duvida o deposito tambem.
Agora duas coisas...se vamos em alta velocidade e sem escrupulos por cima de tudo, tanto a peca de fibra como a de inox vao sofrer danos, qual das duas protegera mais, acho a de inox.
Agora como para o uso daquele jipe "na altura" era para proteger o mais possivel e nao andar numa de "trial" por cima de tudo e todos...tenho consciencia que estava "ok" ...sem duvida com "curvaturas mais suaves" nos angulos rectos ajudariam a "adornar" e transpor alguns obstaculos melhor.
A essencia desta proteccao na altura era mesmo para proteger algo mesmo nao esperado como um deslize numa rocha ou o ressalnto mais violento de um pedregulho apos a traccao das rodas da frente...coisa a mesmo baixa velocidade...ou um "rossar" de barriga a baica velocidade...mas muita atencao aos angulos rectos para nao pegar logico.
No entanto o factor da peca em fibra foi mesmo feito para "aligeirar" o peso do veiculo de competicao/corrida.
No meu ver quanto mais robustas as proteccoes forem feitas melhor, nos veiculos de competicao/corrida a conversa e' outra.
Os factores sao outros as circunstancias sao mesmo outras...corre-se num tracao conhecido onde obstaculos sao "mais ou menos conhecidos" e aprotecao esta la para proteger "simbolicamente" em estilo "melhor que nao ter nada".
Esta proteccao tb nao sera adequada para pessoal de TRIAL Hard Core...mas tb "melhor que nada" quem tiver uma assim.
tudo vai do uso que se dao as coisas.
Mas fico na duvida se estas na brincadeira comigo logo no inicio "a proteccao do deposito e' bonita" ..

Se afirmas isso ou estas a pegar comigo...
Na boa, e escreve para ai...pois pagas o mesmo!
Abraco
Carlos Pires