• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Protecção Motor

loc

Iniciado
Registo
15 Out 2009
Olá a todos,

Estou a procurar uma maneira de proteger o meu motor quando for à terra, no entanto não sei se os UMM já têm furação ou algum tipo de suporte previo já instalado que seja só colocar os apoios e "voilá".

Como é que o pessoal costuma fazer as chapas protectoras e as coloca? E Dimensoes da chapa? Grossura?

Tudo o que puderem indicar fico agradecido

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Acho que de origem só trouxeram os troféus (e nem todos) mas era uma protecção em plástico ou fibra.
Nos outros não se existia como extra, mas como equipamento de série penso que não traziam nada.

Abraço
Bruno

loc

Iniciado
Registo
15 Out 2009
Mostrem ou deêm as vossas ideias a ver se consigo idealizar algo para colocar no carro.

loc

Iniciado
Registo
15 Out 2009
Encontrei num forum francês um semelhante ao que procuro c/ medidas e tudo:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O Gustavo Morais vende umas protecções de correias e alternador que resultam muito bem contra a água e a lama.

São muito bem construídas e é só aparafusar na furação que já existe nos UMMs!!

Na minha opinião só tem um contra!

Como são feitas de plástico não oferecem grande ou nenhuma resistência contra ao choque de pedras e paus.!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Depende sempre do que se va fazer com o jipe.
Proteccao maxima e' sempre sem buracos sem orificios sem nada pois assim "nada passa".

Agora como diz o Mario ha que ver o que se vai fazer com o UMM.
Nunca nenhuma proteccao e' demais, agora ha que olhar com olhos de ver.

Portanto como pedes ideias ai vai:
eu em tempos fiz isto para a frente, protegendo area do radiador etc..etc...

este elemento muito resistente em aco inox e' uma "optima pa" se estiveres na areia e fizeres marcha-atras.
portanto ha que "curvar" a peca na extermidade inferior...ou entao ter atencao.
Nada se faz "perfeito" logo a primeira...vai-se tentanto melhorar sempre.

A zona do deposito de combustivel...e desculpem o angulo dos veios de transmissao...na altura foram "experiencias"...
assim como a solda de um dos apoios podia estar com melhor aspecto.

No fim a coisa parecia +/- assim:

Estava e ate vai estando em "embriao" mais proteccoes com base nestas e novas proteccoes.
Estilo mais leve e mais resitence e a "adornar" o "under body" do jipe.

Mas um gajo nao tem tempo para tudo.
Espero que ja tenhas algumas ideias...
pois para fixacao nao te faltam solucoes.

Faz como o outro...se a montanha nao vai a Maome ...Maome vai a montanha.
(se nao tens fixacao onde pretendes crias "apoios" que apertem a pontos de fixacao ja existentes no "under body" do UMM.

Se precisares de alguma doisa dispoe.
Carlos Pires

P.S. se reparares na proteccao dianteiro tens dois apoios que vao fixar a travessa dianteira que une as longarinas, portanto nenhuma furacao extra foi feita.
Dado o angulo da peca em estilo "quilha" e estar fixa aos 4 parafusos que apertam na testa das longarinas...a peca nunca mais vai mexer, as "orelhas" ou apoios que prendem a tal travessa que une as longarinas e' mero apoio em caso que aterres "de barriga"...que raramente acontece pois nao levantas voo muito facilmente lol.

Dando-te ali uma area super protegida para aplicares um guincho ou outros equipamentos sem teres problemas de maior e danificar algum equipamento mais sensivel.

Registo
1 Out 2008
olá carlos.essa protecção do depósito é bonita.eu no meu tenho uma protecção de origem que vinha com os troféus, ou se não vinha era um extra para eles, é de plástico ,e dito pelo sr.silvino é preferivel ao metal, pois em caso de roçar em pedras pode prender e rasgar, a chapa.não quer dizer que isso não possa suceder com o plástico, mas o risco de acontecer é menor pois o plástico tem mais tendência em escorregar e não a prender.cummprimentos.

jsilva

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Joao,
(fazendo conversa contigo, e para que o "loc" tb va seguindo a conversa e os pontos de vista)

A proteccao plastica ou de fibra como eu digo e' sempre melhor que nao ter nada.
O ser de material inflamavel sempre me preocupa um pouco, eu sei eu sei que o diesel nao e' grande fonte de ignicao...
mas tenho um pouco de "aversao" a fibra...pois ja vi derreter um prototipo e ...doi.

Quando a resistencia fisica a "pancada seca" entre esta peca de aco inox de cerca 30 a 50mm de espessura e a peca de fibra, sem duvida prefiro a de aco inox, tambem mais pesada claro.

De notar que existe uma junta de "expansao" se e' que lhe possa chamar assim em caso de violento impacto no "under body" do jipe.
Portanto ao menor "pum" bem grande e' aviso para o condutor que e' caso para para e NA HORA.
pois se ha "pum e mais pum" e' sinal que la foi a protecao e arrancou sem duvida o deposito tambem.

Agora duas coisas...se vamos em alta velocidade e sem escrupulos por cima de tudo, tanto a peca de fibra como a de inox vao sofrer danos, qual das duas protegera mais, acho a de inox.

Agora como para o uso daquele jipe "na altura" era para proteger o mais possivel e nao andar numa de "trial" por cima de tudo e todos...tenho consciencia que estava "ok" ...sem duvida com "curvaturas mais suaves" nos angulos rectos ajudariam a "adornar" e transpor alguns obstaculos melhor.

A essencia desta proteccao na altura era mesmo para proteger algo mesmo nao esperado como um deslize numa rocha ou o ressalnto mais violento de um pedregulho apos a traccao das rodas da frente...coisa a mesmo baixa velocidade...ou um "rossar" de barriga a baica velocidade...mas muita atencao aos angulos rectos para nao pegar logico.

No entanto o factor da peca em fibra foi mesmo feito para "aligeirar" o peso do veiculo de competicao/corrida.
No meu ver quanto mais robustas as proteccoes forem feitas melhor, nos veiculos de competicao/corrida a conversa e' outra.
Os factores sao outros as circunstancias sao mesmo outras...corre-se num tracao conhecido onde obstaculos sao "mais ou menos conhecidos" e aprotecao esta la para proteger "simbolicamente" em estilo "melhor que nao ter nada".

Esta proteccao tb nao sera adequada para pessoal de TRIAL Hard Core...mas tb "melhor que nada" quem tiver uma assim.
tudo vai do uso que se dao as coisas.

Mas fico na duvida se estas na brincadeira comigo logo no inicio "a proteccao do deposito e' bonita" ..
:)
Se afirmas isso ou estas a pegar comigo...
Na boa, e escreve para ai...pois pagas o mesmo!

Abraco
Carlos Pires

Registo
1 Out 2008
olá carlos.quando eu disse que era bonita não estava a brincar,é mesmo bonita, assim como o umm onde esta montada, á partida essa protecção tambem deve de ter folga entre ela e e o depósito, em toda a área que a abrange, porque se não a um impacto mais forte, fará mossa no depósito.
a que tenho do troféu tem tambem folgas, em curvaturas, mas claro se for um impacto maior,faz mossa no depósito.
resumindo e concluindo não existe nada 100% perfeito, e por vezes são opçoês que se tomam, através de varios factores, no caso da minha esta foi-me oferecida.fica bem, umm abraço.

jsilva

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
e' isso mesmo.
E sim tem folga entre a proteccao e o deposito.
E olha que antes de quinar a proteccao fizemos alguns testes e porra...dura como cornos!
E bem sabes que apos quinar a estrutura fica ainda mais resistente.

Ok chefe obrigado pelo trabalho que te deste em vir esclarecer e agora so falta mesmo o "loc" dar sinal de vida e mostrar o que anda a fazer.

Carlos Pires

Registo
1 Out 2008
oi carlos. o meu mêmê praticamente,desde que nasceu o 2º rebento la de casa, so pisa terra de vez em quando,pois os € escasseiam, e tento-o aguentar, pois preciso dele quase todos os dias,e este ja se tornou um bebedor-queimador de óleo, pois se levasse quase um restauro,como o teu british,não se perdia nada.
tenho imensas saudades de á uns anos atrás, de alguns passeios que fiz com ele, este tambem as sente, alem da idade.
mas a esperança é a ultima coisa a perder, umm dia ha-de ficar em perfeitas condiçoês para bater-se como ja se bateu, com outras máquinas,tendo dado sempre boa parte de si.não quer dizer que se for mesmo preciso não demonstre, a real maquina que é um UMM.
se um dia passares ca por estas bandas, do oeste (lourinhã-praia da areia branca).apita pois sempre da para bebermos umas «águas», e conhecermo-nos, e de te apresentar o meu mêmê.cummprimentos.

jsilva

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
eh pah ja estou a "invadir" um topico que nao e' meu...mas o "loc" continua a nao dar sinais de vida..
quanto as aguas...
olha eu de 17 a 22 de marco vou estar em portugal para a minha "tournee" pelas capelinhas que tenho que visitar.
Se apareceres na Fil no domingo...se for esse o dia que vou sempre damos duas de treta.

E manda PM pois quantal isto com tantos "beijinhos" que andam por ai em passeios UMM tambem ainda pensam que aqui "ha coisa" tb lol..
.

Va na boa :)
Abraco
CP

loc

Iniciado
Registo
15 Out 2009
Peço desculpa a todos pela ausencia, infelizmente por motivos profissionais e pessoais estive extremamente ocupado.

A todos os que postaram neste tópico o meu muito obrigado! Todas as vossas ideias foram recebidas com apreço e vou analisar qual será a melhor solução para mim. Na ilha da madeira (onde resido) a policia está a multar todos os carros que não cumpram com a legislação (devido às modificações não homologadas) e estou a verificar o que posso e o que não posso fazer visto a multa ser nada mais nada menos que 250 a 2500 euros !

Ainda não comecei a trabalhar na protecção de motor pois o serralheiro que faria a protecção está lesionado e o que procuro também não tem pressa ( € ).

Pelo tópico percebo que:

necessito do contacto do Sr gustavo correia pois estou interessado em saber os custos inerentes às protecções

Apesar de não realizar um TT agressivo pois ainda estou na fase de adaptação, não me parece que vá fazer trial nas serras por isso mas sendo um azelha na terra dai a escolha por protecções para o UMM:

inox VS fibra -> se fizer será em em inox/ferro

barras direcção reforçadas -> é também a minha escolha após umas pesquisas, onde posso adquirir/construir umas?

Estou neste momento inclinado para a criação de uns estribes (protecções laterais pro umm) e também uma rampa de farois adaptada no suporte do para-brisas. Outra hipotese acaba por ser também uma protecçao para o diferencial ainda que (só pela marca já me cheira a valores caros)

Top Inferior