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Problema sistema de travagem

jjba

José Almeida
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3 Jan 2012
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Boas, estou à rasca para meter o UMM a travar desde que meti os discos atrás. Tirei todo o líquido de travões do sistema e coloquei novo líquido nos dois depósitos. Mão não consigo sangrar em condições, o sistema parece não querer ganhar pressão. Resumindo:

Com o motor desligado:
- não consigo ganhar pressão no circuito, ou seja, o pedal de travão não fica duro e vai até ao fundo;
- ao carregar no travão, ouço a bomba de vácuo a apitar tipo corneta;
- sai ar pelo topo da bomba de vácuo, naquela tampinha que tem quatro "furos";
- ao carregar no travão e deixar no fundo tapando a fuga na bomba de vácuo, ouve-se ar a sair lentamente do tirante do servo freio para o pedal de travão.

Com o motor a trabalhar:
- o tubo de vácuo faz vácuo e está estanque;
- o pedal não ganha pressão, não fica duro e vai até ao fundo.


Dúvidas:

- Saquei a tampinha de cima da bomba de vácuo e vi que tinha uma espécie de cola seca em volta. Não sei se é suposto esta cola existir. Deveria haver aqui um vedante para não deixar sair ar ou ele deve mesmo sair e a tampa deve estar apenas encaixada?

- É suposto o ar circular para a bomba de vácuo quando carrego no pedal de travão e ela apitar?


O meu diagnóstico de "curioso" é que o ar não devia sair, porque assim nunca vou conseguir a pressão necessária para tirar o ar do circuito hidráulico. Estou correcto?

Se assim for, o que posso estar a fazer mal ou estar avariado?

Peço aos mais entendidos uma ajuda e ideias para conseguir chegar ao problema.


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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
... Ai José, a confusão que para aí vai!!!
Deixa lá a bomba de vácuo em paz que para sangrar o circuito ela não tem importância...
Claro que para teres uma boa travagem ela tem de estar boa, mas para sangrar pouco importa!
Para conseguires ferrar isso em condições tens de pedir ajuda a alguém com alguns conhecimentos nessa matéria, isso não é tarefa para inexperientes...
Vá, diz onde tens o jipe para ver se há alguma alma carícias que se ofereça para te dar uma mãozinha...;)
Abraço...
 

jjba

José Almeida
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3 Jan 2012
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Boas Mário,

Dizes então que todos os sintomas que refiro são normais? É que desisti de sangrar a meio - só fiz o eixo de trás, porque quando injectava o pedal não ficava duro... achas que devo terminar o processo e ver como fica?

Já agora, estou em Lisboa, zona de Sete Rios!


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mafagaios

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17 Jun 2011
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boas, tive algo parecido , a solução foi afinar"sangrar" numa oficina.
eles sacaram a tampa de um depósito e com ajuda de um compressor injectaram pressão e depois de sangrar ficou maravilha. com issto gastei 15 euros.
abraço

Ricardo Guimarães
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
Se estiveres a sangrar o circuito pelo modo "velha guarda" são precisas duas pessoas e muita paciência. Eu costumo sangrar com o motor a trabalhar porque me parece mais fácil e é preciso tempo, principalmente para as bombas da frente. Ou seja, o circuito não ferra com meia dúzia de bombadas.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,
Para sangrar isso em condições sozinho consegues mas tens de ter muita paciencia, e tempo.

Partindo do principio que tens um Alter 2 tens de começar a sangrar pelo repartidor de travagem dianteiro e esperar que saia oleo pela purga continuamente, quando isto acontecer vais para a roda traseira mais distante Lado direito, abres a purga e esperas que saia oleo em fio, depois roda traseira esquerda, roda dianteira direita e por fim a dianteira direita, o procedimento é iguai para todas.
Tens de ter em atenção que o carro está direito, que não falta oleo em nenhum dos depositos enquanto sangras e não podes bombear com o pedal, sangrar assim é muito moroso mas fica bom, eu tambem estranhei bastante quando o mestre me explicou, mas resulta isso é certo.

Em relação ao que perguntas dos sintomas, é normal o pedal não ter pressão e bater na chapa, mas não é por isso que a bomba sopra, a cola que falas na bomba deve ser silicone substituto de juntas tambem serve.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Pede ajuda a alguém te vá para dentro do jipe e que dê várias vezes ao pedal de travão, a pessoa que estiver a bombar com o pedal pára de o fazer mas mantém o pedal encostado no fundo, dali não mexe!
Enquanto isso vais tu ou outra pessoa aliviar aperto dos tubos de óleo à saída da bomba principal de travões, depois voltas a ajustar os parafusos e quem estiver no jipe volta a dar mais umas sapatadas no pedal de travão e volta a parar com ele em baixo...
Voltas a repetir o processo anterior até que a bomba esteja ferrada e a cada vês que se despertem os parafusos saia apenas óleo...
Feito isto fazes o mesmo mas avanças para o repartidor da frente e despertas um sangrador que lá está...
Quando o repartidor estiver sem ar, passas para às rodas e fazes o mesmo a cada uma delas a começar pela que fica do ponto mais longe para a que fica mais perto...
O processo é simples, carece apenas de alguma paciência e cuidado para que não falte óleo no vaso durante a ferragem do circuito, senão lá se vai o trabalho por água abaixo...
 

pinhas

UMM
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16 Set 2010
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Boa, mais uma aula online!!!
Caro José Almeida, basta seguir as indicações do Samuel e ou do Mário Machado e estará certamente desenrascado.
Não será só para si esta explicação, mas para muitos mais...
Abraço

Paulo Pinhao
[email protected] - 919193771

 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Só mais uma dica, é comum durante o processo de ferragem dos travões haver derrame do fluido, este fluido sempre que entre em contacto com a chapa do jipe deve ser limpo imediatamente e se possível lavar a zona contaminada com água...
 
Registo
18 Jul 2010
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viva.
eu faria
repartidor quieto pois os encaixes são muito sensiveis .
atendendo que são dois circuitos diferentes um de cada vez mas por inercia sei que é demorado mas para mim é dos melhores sistemas.
o outro mais complicado é ingectar o oleo dos sangradores para os copos.
abraço moreira
 

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
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Lisboa, Portugal
Boas,

Samuel, deve-se então selar a tampa da bomba de vácuo com silicone de juntas? É que das imagens da bomba que tenho visto na net, aquilo parece ser uma espécie de respirador - se reparares, nalgumas imagens vê-se umas marcas do que parece ser fumo preto acumulado junto à tampa...






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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Amigo José, não conheço ao pormenor o mecanismo e funcionamento mecânico desses cogumelos de vácuo, mas pelo que vejo nas imagens parece que essa tampa funciona como um respiro de descarga!
Quanto ao apito que refere ouvir quando trava asseguro que é normal porque como tem os travões desferrados o pedal desde para lá do nível normal de trabalho o que vai obrigar a bomba de vácuo a fazer esse apito...
Tente primeiro ferrar os travões que o problema da bomba por si ficará resolvido, a menos que já lhe tenha andado a mexer e lhe tenha causado uma avaria!!
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,

Sinceramente essas bombas de vácuo não conheço, pensei que tinhas uma com parafusos no topo.


UMM abraço
Samuel Sousa

 
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