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Problema no circuito de travões

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Mestre
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26 Mar 2006
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Os meus travões andam há já muito tempo com um problemazinho que se reflecte no seguinte: depois de sangrados e após poucos kms, ganham um pouco de ar que faz com que o pedal vá abaixo na primeira bombada e perda de potência, depois fiacam assim e deixam de ganhar mais ar pois a coisa não piora, ora, a bomba central é nova(de origem) o circuito de óleo que liga o depósito de óleo de embraiagem aos travões foi eliminado (tb n sei o porquê disto ser assim de origem), o repartidor localizado no interior do guarda lamas já foi desmontado e limpo (está bom), os tubos da frente e o tubo de trás(de borracha)são novos, as bombas da frente estão boas e sem fugas assim como os bombites de trás e não há vestígios de fuga no circuito...e agora? estou tentado a eliminar o compensador de travagem traseiro...que acham? será que as nossas máquinas têm um defeito no sistema de travagem uma vez que eu sei de mais alguns umms assim ou sou só eu e os (muitos) mecânicos onde já fui que somos "chouriços" e não damos com um eventual problema simples? HELP! os meus travões já andam assim há ceerca de 3 ou 4 anos e embora isso não me impeça de ir a Marrocos, Serra da Estrela ou à China ;), desde que senti a potência de travagem que o meu ummm tem quando não tem ar no circuito, passei a sentir-me um pouco inconformado... será que alguem consegue mandar umas dicas com estes dados? como devem imaginar eu iria ser uma pessoa muito mais feliz se o meu menino andasse todo de boa saúde e neste momento é só isto que está mal...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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boas

o mais certo é teres o servo-freio nas couves!?

UMM abraço
madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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mas eu viria 1º se a bomba de vacuo está a puxar ar

UMM abraço
madeira

Ps: embora o sitoma desta bomba (seja o pedal duro)..mas??
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Tenho discos à frente e tambores atrás. a bomba de vácuo funciona e creio que o servo freio está bom porque se for sangrado ele fica excelente mas passado meia dúzia de kms ganha ar e volta ao mesmo: primeira bombada esponjoso até ao fundo e á segunda fica em cima...

 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Mike:

Esse problema dá-se geralmente quando há substituição de uma bomba central e/ou má afinação de maxilas em relação aos tambores. Poder-se-ão considerar ainda outros factores para o mal que descreve:

1-Se uma bomba central é montada nova, ou retirada para manutenção/reparação, ou se deixa acabar totalmente o óleo nos depósitos, muitas vezes não basta sangrar todo o circuito, ela própria tem que ser cheia de óleo novo e sangrada individualmente, geralmente ainda antes de ser montada, ou com os tubos que partem dela desligados. Para isso basta por óleo lá dentro (o óleo deverá ficar em carga através dos depósitos de plástico) e accionar o êmbolo até ao fundo, como se tivesse a travar. A seguir e depois de todo o sistema ter sido apertado, sangra-se o circuito da forma habitual (partindo da roda mais distante da bomba central e acabando na mais próxima).

2-Se em repouso as maxilas estão muito afastadas do tambor, ao travar a 1ª vez apenas vai fazer com que elas avancem para o tambor, mas não tenham força suficiente para criar atrito e respectiva travagem.

2A-Após a afinação, toda a superfície de atrito (calços) têm que ficar a roçar muito, digo muito, levemente no tambor, nos primeiros Kms a própria rotação acama esses leves pontos de contacto e finaliza a afinação.

2B-Verifique se o ajuste automático dos calços está bem montado e perfeitamente operacional.•
3-Veja se algum dos tubos sofre aumento de diâmetro (mesmo mínimo) quando trava (tem que arranjar um ajudante).

4-Como já foi dito em anteriores posts, o óleo de travões absorve água, mesmo se nunca foi usado, mas foi guardado durante algum tempo numa embalagem mal fechada. Nesse caso a força que exerce no pedal não se transmite integralmente às pinças/bombitos, perdendo-se.

Mike vá dando notícias das suas acelerações positivas e negativas...

João


 
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8 Jun 2006
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Já agora...

O ******* tem muita razão quando fala nos racords dos tubos.
Tudo o que foi dito no post anterior apenas tem validade, se alguma tiver ;), não havendo fugas de espécie nenhuma !!!

Ainda sobre os sistemas de retenção dos tubos rígidos e dos parafusos de purga há que reter dois factores de extrema importância, porque são fonte de enormes problemas e de despesas desnecessárias, devido a sucessivas más reparações.

1º-Façam uma pequena despesa e comprem uma chave própria para racords de tubos/parafusos de purga (parece uma chave de luneta plana, mas com um pequeno rasgo e inclinação especifica).
Poder-se-á dizer que o tipo tá doido :p , que aquilo se faz com uma chave de bocas e até com alicates de grife, pois sim até à dentada, mas... Apenas estão a arranjar sarilhos futuros. Já repararam que o sextavado original dessas peças, muitas vezes tem as esquinas arredondadas e que uma chave de bocas facilmente se escapa e que escapando está a arredondar cada vez mais as arestas?
Já repararam que uma chave de bocas normal, dificilmente fica perpendicular ao record e ao parafuso de purga e que se está a fazer força de viés? pondo em risco a fractura do parafuso de purga quando este já se "soldou" ao bompito, desculpem "bombito".

2º-As zonas de aperto são cónicas, para oferecerem maior superfície de contacto, não é preciso botar os dois pés na manga de eixo e apertar o sistema até cheirar a alho :astonished: um aperto firme é o suficiente.

Já agora... Ao montar bombitos novos ou qualquer tipo de racord de tubo rígido e de parafusos de purga, é muito importante lubrificar (*) levemente a zona do tubo que irá ficar dentro do racord de aperto, assim como a sua rosca, o mesmo se deverá fazer com o parafuso de purga. Como os nossos carros andam sempre sobre alcatifas felpudas o caso não se aplica, mas nos Ferrari Dino e Rolls que geralmente andam no monte a atravessar ribeiras :D, a água, o pó e a lama vão se juntando entre o tubo e o racord, acabando por "soldar" o sistema.

Já agora e pelo mesmo motivo, nunca se esqueçam de tapar o orifício de purga do parafuso NUNCA, se perderam a borrachinha, andem lá com o dedo metido :astonished: , tapem com tubo transparente (com uma ponta soldada a isqueiro) ou com fita de pintor/isoladora.

(*) Usar massa grafitada ou de cobre ou vaselina (apenas um cheirinho)

Um bom fim-de-semana

João




 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Muitissimo obrigado a todos! e um obrigado especial ao João que partilha connosco tantos promenores importantes que nos ajudam a manter as nossas máquinas vivas e com saúde...
Vou ver se começo numa ponta a cabo noutra (outra vez), e agora com atenção a tudo o que os camaradas escreveram aqui para ver se no próximo post trago boas notícias!
 

pumm

UMMzito
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28 Nov 2006
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Meus Caros

Embora o Tópico não seja meu, conforme referi anteriormente, passava-se com o BXumm exactamente o mesmo.

Já tinha mudado os tubos, e o óleo, os calços de trás e as borrachas da bomba central e dos bombitos:dizzy_face:.
Os sangradores continuavam meios molhados :blush: e resolvi mudar os bombitos por causa das respectivas roscas e passar a tubagem por ar comprimido.

Segui os vosso concelhos à risca e o carro ficou a travar como nunca!*****
Qual ABS Quais Discos !!! bloqueia as 4 porque não há mais !!!:D
O pedal tem sempre a mesma consistência:cool: (embora duro)

No entanto na inspecção não concordaram:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:,
Chumbaram-me o BXumm :disappointed_relieved:por diferença na travagem traseira superior a 50%
Será só dos afinadores ou recomendam sangrar novamente

Pedro Serpa
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Passa lixa nas polis e maxilas,e afina as 2 rodas por igual.Mesmo que vá um pouco "preso" para a IPO só tens que ter o cuidado de as desafinar um pouco quando saíres de lá!


Filipe Pinheiro
 
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8 Jun 2006
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Amigo Pedro:

E afinou o travão de mão? Os cabos estão bons e perfeitamente livres? Estão afinados de igual maneira ?

O travão de mão influencia directamente na posição das maxilas em relação ao tambor.

Por princípio deverá desafinar totalmente o trv. de mão, tirar os tambores e retirar os cabos. Ver se estão soltos (a correr bem nas bichas). Como os nossos carros apenas andam sobre alcatifas ;), acumulam muita porcaria (pó, água, lama) entre o cabo e a bicha (este é um aspecto negligenciado muitas vezes :angry:), seria de bom tom por os cabos de molho em gasóleo durante umas horas, fazê-los correr de um lado para o outro com as mãos :p. Depois de deixá-los escorrer muito bem (muito BEM!!!)na vertical, (para não irem a escorrer gasóleo para os tambores :dizzy_face:) proceder à sua montagem, sem no entanto os afinar :astonished:.

Veja se o repartidor de pressão dos cabos de travão de mão está a bascular e se os cabos assentam bem nas suas esperas (junto à alavanca do t. de mão).

Somente após ter regulado as maxilas em relação aos tambores, é que irá afinar o travão de parqueamento. Se tudo foi montado certo, essa afinação deverá fazer com que antes do segundo "click" da alavanca do t.m. as maxilas comecem a actuar sobre o tambor.

Quanto a sangrar deverá começar pela roda à qual vai ter o maior dos dois tubos rígidos do eixo traseiro. Muitas das vezes só após se ter aberto e fechado a purga umas 6/8/10 vezes é que se conseguem expulsar bolhas de ar existentes no início da tubagem.

UMM abraço

João
 
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