• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problema em diferencial traseiro

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Boas malta parece que começou o restauro mais cedo que o previsto ele sempre fez barulho desde que o fui buscar do género de chapas a bater houve uma temporada que passou mas está semana voltou e abri e dei com isto o que acham que deva fazer e como desmonto este diferencial ou referência para comprar um novo?
Obrigado 🙏

Anexos

• image.jpg
    image.jpg
    156,1 KB · Visualizações: 123
  • image.jpg
    image.jpg
    82,1 KB · Visualizações: 135
  • image.jpg
    image.jpg
    127,6 KB · Visualizações: 137
  • Like
Reações: bjc
Registo
22 Jan 2019
Isto é daqueles trabalhos que qualquer um "sabe fazer".... mas depois a longevidade do diferencial encurta para menos de metade... Portanto a minha recomendação é que mandes a uma casa especializada.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Começa por verificar o que podes aporveitar nesse conjunto.
Ver se os rolamentos não estão danificados nem com folga.
Verifica se a coroa e pinhão também estão em bom estado.
Se por sorte ou apenas acaso estejam bons, podes resolver facilmente esse problema...
Só tens de arranjar 2 satélites, dois planetários um cavilhão central e substituir as anilhas do autoblocante por duas anilhas de enchimento porque essa coquilha aparentemente já está estragada.
O jipe fica sem autoblocante mas não tem problema nenhum e ficas com o diferencial mais fiável e duradouro...
Boa sorte.

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Isto é daqueles trabalhos que qualquer um "sabe fazer".... mas depois a longevidade do diferencial encurta para menos de metade... Portanto a minha recomendação é que mandes a uma casa especializada.
Sim se não conseguir dar saída la terá de ser

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Começa por verificar o que podes aporveitar nesse conjunto.
Ver se os rolamentos não estão danificados nem com folga.
Verifica se a coroa e pinhão também estão em bom estado.
Se por sorte ou apenas acaso estejam bons, podes resolver facilmente esse problema...
Só tens de arranjar 2 satélites, dois planetários um cavilhão central e substituir as anilhas do autoblocante por duas anilhas de enchimento porque essa coquilha aparentemente já está estragada.
O jipe fica sem autoblocante mas não tem problema nenhum e ficas com o diferencial mais fiável e duradouro...
Boa sorte.
Os rolamentos parecem bons.
A coroa os dentes estão bons mas maior parte dos parafusos estão partidos la dentro e soldaram por fora os dentes ao centro acho que da para ver na foto

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esquece isso, só dá para fazer um bloqueio dos pobres.

Procura por DANA 44, tens UMM's, com o bloqueio original e o dos Wrangler, sem bloqueios.

Atenção que a montagem disso é complicada, requer afinação. Provavelmente é mais vantajoso comprares um montado na ponte

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Esquece isso, só dá para fazer um bloqueio dos pobres.

Procura por DANA 44, tens UMM's, com o bloqueio original e o dos Wrangler, sem bloqueios.

Atenção que a montagem disso é complicada, requer afinação. Provavelmente é mais vantajoso comprares um montado na ponte
Eu já tinha até comprado o óleo ls 90 por causa do auto blocante se eu o tirar e colocar um sem isso posso usar na mesma esse?
Na ponte como assim? 😅😅

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Opinião de um gajo que não percebe nada de carros e que normalmente colide com quem ainda não aprendeu a gerir avarias.

Desmonta tudo, limpa tudo muito bem com spray de travões (gasta umas 5 ou 6 latas à vontade), tira as medidas aos satélites, planetários, referencias dos rolamentos, tira bastantes fotos, volta a montar tudo, e mete um óleo "qualquer" barato nem precisa de ser LS. Convém inspeccionar os rolamentos dos extremos e lavar também. Como não há alteração de componentes, e se forem todos montados na mesma ordem, os alinhamentos do pinhão e coroa vai ficar praticamente iguais, não há grandes azares.

Com isto ficas com a noção completa do estrago, ficas com os apontamentos todos feitos, e com o material "guardado", e não ficas com o carro imobilizado, consegues dar umas voltinhas para ir ao pão, manobrar o carro, pequenas viagens etc.

Enquanto isso vais pesquisando o mercado, vais percebendo o preço dos materiais, o que é fácil e difícil de arranjar, vais percebendo qual o negocio mais vantajoso, e não há aquele "desespero" de ter o carro imobilizado e acabar por adquirir as peças precipitadamente caras.

Devem andar muitos pior que esse na estrada, mas os donos só não sabem.

Os carros velhos são como as maquinas industriais. As avariam gerem-se, programam-se, convive-se com elas e fazem-se inspecções regularmente. Com isto as máquinas vão trabalhando limitadas, mas vão trabalhando, enquanto isso é procurado no mercado as peças restritamente necessárias, e com o preço mais vantajoso do mercado, negoceiam-se as necessidades e a maior partes das vezes programam-se as intervenções para os períodos de menor necessidade da máquina. E no momento certo, com tudo reunido e sem precipitação avaria é resolvida.

Já vai para 18 anos que trabalho em "ventoinhas eólicas", e já vi muitos "dentinhos" como esses e bem maiores que estão partidos a funcionar. E as tais empresas de ventoinhas não são ricas porque tem dinheiro para trocar peças a tordo e a direito, mas sim porque fazem gestão das avarias.

Por isso faz a gestão dessa avaria, é o melhor conselho que posso dar.

Se não te sentes à vontade para este trabalho, mete tudo novo!

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Opinião de um gajo que não percebe nada de carros e que normalmente colide com quem ainda não aprendeu a gerir avarias.

Desmonta tudo, limpa tudo muito bem com spray de travões (gasta umas 5 ou 6 latas à vontade), tira as medidas aos satélites, planetários, referencias dos rolamentos, tira bastantes fotos, volta a montar tudo, e mete um óleo "qualquer" barato nem precisa de ser LS. Convém inspeccionar os rolamentos dos extremos e lavar também. Como não há alteração de componentes, e se forem todos montados na mesma ordem, os alinhamentos do pinhão e coroa vai ficar praticamente iguais, não há grandes azares.

Com isto ficas com a noção completa do estrago, ficas com os apontamentos todos feitos, e com o material "guardado", e não ficas com o carro imobilizado, consegues dar umas voltinhas para ir ao pão, manobrar o carro, pequenas viagens etc.

Enquanto isso vais pesquisando o mercado, vais percebendo o preço dos materiais, o que é fácil e difícil de arranjar, vais percebendo qual o negocio mais vantajoso, e não há aquele "desespero" de ter o carro imobilizado e acabar por adquirir as peças precipitadamente caras.

Devem andar muitos pior que esse na estrada, mas os donos só não sabem.

Os carros velhos são como as maquinas industriais. As avariam gerem-se, programam-se, convive-se com elas e fazem-se inspecções regularmente. Com isto as máquinas vão trabalhando limitadas, mas vão trabalhando, enquanto isso é procurado no mercado as peças restritamente necessárias, e com o preço mais vantajoso do mercado, negoceiam-se as necessidades e a maior partes das vezes programam-se as intervenções para os períodos de menor necessidade da máquina. E no momento certo, com tudo reunido e sem precipitação avaria é resolvida.

Já vai para 18 anos que trabalho em "ventoinhas eólicas", e já vi muitos "dentinhos" como esses e bem maiores que estão partidos a funcionar. E as tais empresas de ventoinhas não são ricas porque tem dinheiro para trocar peças a tordo e a direito, mas sim porque fazem gestão das avarias.

Por isso faz a gestão dessa avaria, é o melhor conselho que posso dar.

Se não te sentes à vontade para este trabalho, mete tudo novo!
Bom dia Moutinho tudo bem?
A minha ideia é começar a restaurar por isso acho que ele vai ficar mesmo parado porque tenho outras coisas dele para restaurar é assim vou aproveitar que está parado e vou do início ao fim.
Os rolamentos a parte exterior tem um pouco de folga a roda maior tem os parafusos quase todos la dentro mas pelo que parece já vinha assim pois do lado dos dentes está soldada mas os dentes estão bom só parece ter um satélite com os dentes em muito mão estado e um planetário a começar também acho que a ordem e a correta ou seja planetário os mais pequenos e os satélites os médios certo?
O meu medo e depois também a montar não sei se aquilo tem muita ciência ou se é só tirar e voltar a meter novo e está . ( ainda também não entendi como desmonto o diferencial).
Sim nesse sentido era melhor fazê-los para não estar a comprar peças com (ouro)
Mas acho que vou restaurar e enquanto faço isso vou vendo valores de peças para arranjar a avaria .
Acho que vou optar por isso

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Bom dia Moutinho tudo bem?
A minha ideia é começar a restaurar por isso acho que ele vai ficar mesmo parado porque tenho outras coisas dele para restaurar é assim vou aproveitar que está parado e vou do início ao fim.
Os rolamentos a parte exterior tem um pouco de folga a roda maior tem os parafusos quase todos la dentro mas pelo que parece já vinha assim pois do lado dos dentes está soldada mas os dentes estão bom só parece ter um satélite com os dentes em muito mão estado e um planetário a começar também acho que a ordem e a correta ou seja planetário os mais pequenos e os satélites os médios certo?
O meu medo e depois também a montar não sei se aquilo tem muita ciência ou se é só tirar e voltar a meter novo e está . ( ainda também não entendi como desmonto o diferencial).
Sim nesse sentido era melhor fazê-los para não estar a comprar peças com (ouro)
Mas acho que vou restaurar e enquanto faço isso vou vendo valores de peças para arranjar a avaria .
Acho que vou optar por isso

Normalmente sou pouco receptivo quando "ouço" as pessoas a quererem restaurar o carro todo, porque assim fica tudo bem, e resolve-se tudo. Uma boa parte das vezes termina é tudo embargado.

A desmontagem e montagem do diferencial requer alguns pormenores de conhecimento, mas se não há substituição de peças, não há quase nada para afinar, e não se pretende voltar a ter o carro a 100%, apenas se pretende que o carro não fique desmontado e parado, enquanto se anda a fazer pesquisas no mercado.

Desmontar e ter vontade de restaurar é o mais fácil, depois de desmontado e de começar tudo ao mesmo tempo, o carro só volta ao activo quando estiver pronto para ir ao IPO, entretanto podem-se passar uns anos.

O Meu Alter turbo também tem alguns admiradores que acham que aquilo está tudo a 100%, mas isso não existe em carros com mais de 30 anos, e mesmo aqueles que são restaurados com brio de coleccionador, continuam a ser carros com coisas que não estão a 100%, nem nunca vão estar e depois de estarem a 100% muitos deles são apenas peças de museu.

Há muita informação sobre diferenciais dana no google, é ir lendo e aprendendo, mas podes ir lendo e aprendendo e estudando o mercado com o carro a funcionar a 50%.

Se a ideia é mesmo agarrar o boi pelos cornos, força com isso, há uns palermas no youtube que andam a restaurar um Alter I, eles costumam dizer que é preciso, muita VONTADE, EMPENHO e DEDICAÇÃO, e no fim dizem também, SENÃO GANHARES VONTADE, NUNCA VAIS TER HABILIDADE.

Força com isso ;)

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Esses dois eu costumo seguir 😂😂
Sim na verdade nunca fica a 100% provavelmente nem la perto o que pretendo agora mesmo e arranjar o diferencial mudar as cruzetas nos cardas e depois tratar de pintura e interior e para mim já está pronto

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Essa solda parece fácil de tirar. Tira a solda, limpa isso bem, muda os satélites e planetários arranja parafusos para a coroa e monta tudo outra vez. Mantém as mesmas anilhas nos mesmos sítios, não precisas de afinar nada e fazes isso em 2 horas. Fácil, barato e acessível

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Tenho de mandar ao torneiro tirar os parafusos que estão lá dentro só não estou a arranjar satélites e planetários individuais só estou a arranjar conjunto completo

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Se o preço o justificar nada melhor que meter tudo completo...!!! :cool: :alien:
O problema é que um conjunto novo mal afinado vai durar menos tempo do que um velho reconstruído que vai funcionar no local de origem!
A afinação de um diferencial é complexa, requer bastante conhecimento, meios para se poder trabalhar e muita paciência!
Às vezes também existe o fator sorte que sem noção a coisa até corre bem e fica pronto, mas é melhor não ir a contar com isso!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
O problema é que um conjunto novo mal afinado vai durar menos tempo do que um velho reconstruído que vai funcionar no local de origem!
A afinação de um diferencial é complexa, requer bastante conhecimento, meios para se poder trabalhar e muita paciência!
Às vezes também existe o fator sorte que sem noção a coisa até corre bem e fica pronto, mas é melhor não ir a contar com isso!
Mário, quando referi em comprar o conjunto completo era para depois ser montado e afinado por alguém que saiba da "poda"...!!! :cool: :alien:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Podes comprar um conjunto completo e trocas a coroa do conjunto por essa que tens. Aí também não precisas de afinar.

Vanar

Iniciado
Registo
18 Dez 2021
Podes comprar um conjunto completo e trocas a coroa do conjunto por essa que tens. Aí também não precisas de afinar.
É o que eu vou fazer vou comprar o conjunto inteiro e vou colocar a minha coroa o resto vou guardar

Top Inferior