• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pressão do turbo no motor 2.5TD

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Boas pessoal,

Aproveitando o tópico do Aldeia, abro este para comentarem qual a pressão que dão ao turbo no motor 2.5TD, e qual seria para vocês a pressão ideal para este motor.

AbraçUUM

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas pessoal,

Aproveitando o tópico do Aldeia, abro este para comentarem qual a pressão que dão ao turbo no motor 2.5TD, e qual seria para vocês a pressão ideal para este motor.

AbraçUUM
De origem parece que é 0.8.
O meu UH andou sempre a 0.9 e andava muito bem!
Houve um período de tempo em que fiz testes com 1.3 mas foi por pouco tempo porque o motor subia muito facilmente a temperatura e não ficava a ganhar nada que se justifica-se!
Agora está novamente em 0.7 a 0.8 e chega muito bem para as voltas que dou com o jipe.
Nos nossos carros para se ter fiabilidade não podemos exigir muito porque não vão aguentar muito tempo!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Stage 2 Terrax4 a 1bar.
Mas não adianta teres pressão se não tiveres a bomba bem afinada.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Não há pressões ideais gerais!
Qual o uso pretendido para o carro?

Vale mais por vezes rever bem os rolamentos e travões e ter tudo limpo e a rolar sem prisões do que muitas pressões e gasóleo.

Atenção que não sou anti pressões heheh lembrem se que corri no Trial muitos anos e com UMM com mais de 200cavalos medidos em banco, simplesmente gosto de partilhar vivências

Abracumm

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Boas,

Vale mais por vezes rever bem os rolamentos e travões e ter tudo limpo e a rolar sem prisões do que muitas pressões e gasóleo.

Atenção que não sou anti pressões heheh lembrem se que corri no Trial muitos anos e com UMM com mais de 200cavalos medidos em banco, simplesmente gosto de partilhar vivências

Abracumm
200cv num indenor?

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Toyota 1kzt, 125cv de origem.
580nm com bomba toda homemade e turbo trancado. 214cv mal medidos devido a não conseguir a leitura da rotação correta pelo que deveria dar alguns mais

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
E queres comparar um KZT a um indenor?!?
Não tem nada a ver, num KZT consegues extrair muitos mais cavalos do que num indenor, num indenor talvez o máximo que consigas extrair será à volta dos 140 e já está a rebentar pelas “costuras”…

São Pedro

UMMzito
Registo
25 Dez 2019
Boas,

Abracumm

O uso normal. Voltas pelo mato e estrada.
Tenho dois umm e motor igual apenas difere bi e turbo de uma para o outro. Um tem bi Bosch e turbo Garret T3 e outro tem Lucas e Garret T3 mas a parte quente é diferente. O que tem a Lucas nota-se a puxar bem, mas o outro parece que o turbo deveria dar mais.
Por isso é que perguntei pela pressão ideal para conseguir medir e ver se está acima ou a baixo.
Abraço a todos.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
E queres comparar um KZT a um indenor?!?
Não tem nada a ver, num KZT consegues extrair muitos mais cavalos do que num indenor, num indenor talvez o máximo que consigas extrair será à volta dos 140 e já está a rebentar pelas “costuras”…
Não estou a comparar, só estou dizer que não sou purista.... Se me disseres o que fazes ou gostas de fazer com o teu UMM posso te dar a minha opinião de forma ser potente ou a ser fiável 😁

São Pedro

UMMzito
Registo
25 Dez 2019
Aproveitando esta publicação para não fazer mais...
Hoje andei de roda do UMM (Indenor 2.3 td)e fiz uma experiencia que náo sei se é correta ou não..
Passo a esplicar...
Desliguei a wastegate e liguei o um compressor portatil no minimo a ela cerca de 0.25Bar e nunca encheu, de seguida fiz eu de compressor, e das duas uma ou tenho bons pulmões ou a wastate deixa passar o ar porque nunca sentia a mesma cheia.
Resumindo penso que de 3 sera 1.
-Ou a membrana rota.
-Ou a especie de valvula presa aberta.
-Ou tenho a mola sem força, (da wastegate).
Alguem sabe se estou a fazer o procedimento correto?
Qual a melhor forma para resolver o problema.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Aproveitando esta publicação para não fazer mais...
Hoje andei de roda do UMM (Indenor 2.3 td)e fiz uma experiencia que náo sei se é correta ou não..
Passo a esplicar...
Desliguei a wastegate e liguei o um compressor portatil no minimo a ela cerca de 0.25Bar e nunca encheu, de seguida fiz eu de compressor, e das duas uma ou tenho bons pulmões ou a wastate deixa passar o ar porque nunca sentia a mesma cheia.
Resumindo penso que de 3 sera 1.
-Ou a membrana rota.
-Ou a especie de valvula presa aberta.
-Ou tenho a mola sem força, (da wastegate).
Alguem sabe se estou a fazer o procedimento correto?
Qual a melhor forma para resolver o problema.
O que pretendias com esta experiência?
Desligando a astegate a pressão do turbo sobe porque deixa de ter o bipass de descarga.
Se estás a fornecer pressão com o compressor estás a fazer o mesmo que faz o turbo quando enche por isso a astegate vai abrir aliviando a pressão do turbo.
....não sei o que procuras com essa experiência!

São Pedro

UMMzito
Registo
25 Dez 2019
O que pretendias com esta experiência?
Desligando a astegate a pressão do turbo sobe porque deixa de ter o bipass de descarga.
Se estás a fornecer pressão com o compressor estás a fazer o mesmo que faz o turbo quando enche por isso a astegate vai abrir aliviando a pressão do turbo.
....não sei o que procuras com essa experiência!
Só que apenas a assoprar ela deixa sair o ar. Parece que não está a fazer a função dela.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Sim Garret Ta03
Desconheço a astegate desse turbo.
Algumas dão para desmontar e rodar a válvula para facear a cede e ficar a vedar melhor.
Como essa está com fuga podes anular a astegate, colocar um manómetro de pressão do turbo e ver se a pressão não está a ultrapassar 1 bar com turbo cheio.
Se estiver assim podes deixar andar com a astegate anulada que não há problema

Top Inferior