Bom, vou passar a explicar o que fizeram no jipe do meu irmão e ainda mais umas coisas que ficaram por fazer.
Um belo dia, o meu irmão resolveu reparar o motor, metendo uns segmentos novos pois o consumo de oleo estava a agravar-se e a força do motor era cada vez menos.
O UMM esteve no mecanico e meteu-se os segmentos só que a bomba injectora não gostou da compressão extra e começou a "grilar" cada vez mais intensivamente até outro belo dia resolver-se meter um kit de potencia que os compadres aqui da zona construiram.
Levei o jipe ao mecanico para montar esse kit e quando o jipe parou na oficina, nunca mais pegou

. Trocou-se a bomba injectora pela Bosh que vinha no kit, afinou-se a bomba em condições e afinou-se o turbo para responder melhor à solicitação do maior débito de gasóleo.
No dia em que ficou pronto, o jipe andava bem melhor, mas não andava MUITO melhor! EHeehehhehe...
Levei aos autores do kit para eles verem o que se passava e mal eles puseram a mãozinha naquele motor, nunca mais me esqueço, o jipe ganhou fogo no rabo, o turbo andou no inicio no maximo, para testar até onde podia ir

, foi-se reduzindo, parou-se nos 900gr. Assim não estraga e anda que se farta. O consumo aumentou pros 18 litros, mas nem sequer pensamos em baixar os consumos, para bem era consumir ainda mais um bocado e dobrar as prestações... eheheheh... é mesmo nosso, nunca satisfeito!
O meu irmão não mexeu nos injectores, mas podia limpar e afinar, a aí afinava-se a 130bar ou mesmo 150 bar e ficava um reloginho!!!
A partir daí é preciso ter cuidado com cruzetas mais estragadas do que boas, caixas de velocidades que não têm grande saúde, turbos e motores que estão bem gastos, desgraçados... mas vale a pena!
Se houver interessados, posso dar o contacto. Qualquer coisa,
[email protected].
Sem mais, espero ter ajudado.
Com os melhores cumprimentos, Tozé.
Deus é bom, mas o vinho...