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Preparação Motores

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Mestre
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26 Mar 2006
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Vamos lá trocar ideias sobre o que fazem, fizeram, ou ouviram falar sobre preparações nos motores dos nossos Umm!!!
Estou-me a referir aos de origem não a motores montados, mas sim naqueles "promenores" qu fazem grandes diferenças e que só poucos sabem e algum não contam...:blush:
Se alguem quiser partilhar, acho que todos agradecemos.


Cumprimentos
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Bom, vou passar a explicar o que fizeram no jipe do meu irmão e ainda mais umas coisas que ficaram por fazer.

Um belo dia, o meu irmão resolveu reparar o motor, metendo uns segmentos novos pois o consumo de oleo estava a agravar-se e a força do motor era cada vez menos.

O UMM esteve no mecanico e meteu-se os segmentos só que a bomba injectora não gostou da compressão extra e começou a "grilar" cada vez mais intensivamente até outro belo dia resolver-se meter um kit de potencia que os compadres aqui da zona construiram.
Levei o jipe ao mecanico para montar esse kit e quando o jipe parou na oficina, nunca mais pegou :). Trocou-se a bomba injectora pela Bosh que vinha no kit, afinou-se a bomba em condições e afinou-se o turbo para responder melhor à solicitação do maior débito de gasóleo.
No dia em que ficou pronto, o jipe andava bem melhor, mas não andava MUITO melhor! EHeehehhehe...
Levei aos autores do kit para eles verem o que se passava e mal eles puseram a mãozinha naquele motor, nunca mais me esqueço, o jipe ganhou fogo no rabo, o turbo andou no inicio no maximo, para testar até onde podia ir :), foi-se reduzindo, parou-se nos 900gr. Assim não estraga e anda que se farta. O consumo aumentou pros 18 litros, mas nem sequer pensamos em baixar os consumos, para bem era consumir ainda mais um bocado e dobrar as prestações... eheheheh... é mesmo nosso, nunca satisfeito!

O meu irmão não mexeu nos injectores, mas podia limpar e afinar, a aí afinava-se a 130bar ou mesmo 150 bar e ficava um reloginho!!!

A partir daí é preciso ter cuidado com cruzetas mais estragadas do que boas, caixas de velocidades que não têm grande saúde, turbos e motores que estão bem gastos, desgraçados... mas vale a pena!

Se houver interessados, posso dar o contacto. Qualquer coisa, [email protected].

Sem mais, espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Pois é há ai um grupo de amigalhaços do Tóze a fazer milagres, e eu como gosto pouco de dar cavilha no bixo assim que for possivel, o coraçao do meu bixo vai lá parar.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Toze, explica-me só uma coisa, esse kit de potencia inclui o que?
Qualquer mecanico pode montar isso?
Quanto é que isso pode ficar?
Obrigado

Cumprimentos
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Bem em relaçao a peso, é possivel fazer como esta no topic que aparece o do Peterhumbler, capota em fibra e retirar uns quilos ao UMM é facilimo, tem muita chapa a mais é só cortar no sitio certo.
Quanto ás famosas cabelagens, no meu ja tratei do assunto, só estou á espera de começar-mos a fabricar fio estanque para refazer a estalaçao do bixo.
No caso da direcçao é que é pior, mas torna-se a aplicar a estabilizadora e altera-se a caixa pra ser mais directa e precisa.
Quanto a motor no meu apos retification vai levar com o Garret de 2.2 kg, mas este fica a trabalhar só a 1.6 kg com valvula externa pra descompressao, vamos refrescar o bixo com um intercooler maior e trabalhar a admissao e colectores pra ele respirar bem.
Quando surgirem mais novidades apito.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Mexer nos injectores fica por quanto? Aí já exige capital!!
Mas é simples de verificar! Para quem conhece o UMM do Hélder Rocha (Facochero), antigo navegador do Madeira, tem tudo o que o Mário disse menos a parte do intercooler, mas em contra-partida tem uns pneus 35"/10,5/16 da Silverstone modelo igual ao Simex Treker2. O piso mais usado no trial.
Meteu relações do atmosférico para compensar o pneu, o turbo está no maximo, a bomba injectora mexida, as ventoinhas electricas... etc etc etc.
Só vos digo uma coisa, o do meu irmao, por acaso tem pneus mais pequenos, tem uns Fedima piso extreme 31/10.5/16, mas tem o dobro da resposta que o jipe dele, sem exagerar. O do meu irmao está de série, só meteu-se esse kit e aumentou-se a pressão do turbo para 900gr.

Esse kit complementa uma bomba injectora Bosh, montagem e afinação. Ó meu irmão pagou só o kit sem afinação, pagou 350€. Os injectores não sei, quando os mandei afinar à 2 anos levaram-me 100 euros, mas agora devo arranjar mais barato!

Para travar, meteis um kit de travões de disco. Essas mesmas pessoas do kit de potencia vendem um kit de travões de disco prontinhos a aplicar, com pinças reconstruidas, calços e discos novos por 350€. Ainda não metemos, não dá para tudo, mas sei quem meteu e ficou a travar às 4 certinhas e com uma eficácia acima da média. Aquilo não é daquelas invenções que vejo alguns UMMistas meter. Tudo material novo, só as pinças é que são reconstruidas.

Qualquer coisa, estais à vontade.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Toz, desculpa, mas podes dar-me o contacto dessas pessoas tuas amigas que tem o kit dos travões de disco, s.f.f.?
Obrigado


Cumprimentos
 

UMMario

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31 Out 2006
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E isso, se for possivel TOZ deixa o contacto desse pessoal que tem para venda os tais kit's..abraçUMM:)

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by Nunomge

E que tal umas dicas para os motores atmosféricos?

AbraçoUMM

Nuno
Montar um motor turbo:D:D:D
Agora fora de brincadeiras,no meu fiz isso mesmo montei um 2.3turbo,é sempre uma mudança a cima:p
Mas o que se pode fazer nos atmosfericos sem grandes investimentos é alterar o escape,
abrir as goelas(que já tem que ser feito por quem saiba),
aplicar um turbo(mas isto só para quem não se importa com a fiabilidade do motor),
tirar peso ao volante do motor


Filipe Pinheiro
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Filipe, define abrir a goela? Será a tal história de mexer na bomba injectora? E onde é que isso se pode fazer?
É que o escape já alterei, resta "abrir" a goela desde que isso não comprometa a durabilidade do motor...


Orgulhosamente UMMista
 

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Mestre
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Atenção que retirar peso ao volante do motor, não é para todos, alias é para muito poucos, para ficar bem feito!!!

Cumprimentos
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas!

O meu mecânico\preparador,fez isso ao UMM dele...e olhem que resulta...em menos de nada vai em 5ª e já com vontade de pedir uma 6ª :p:)...acrescento tambem a bomba injectora "avançada",o turbo,proveniente de um motor 2.0 Fiat regulado a 1,qualquer coisa Bar´s e uma linha de escape "lijeiramente alterada"...:)

Aquilo é que é puxar :D:D:D...só não nos podemos esticar nas rotações...a pressão elevada do turbo,não favorece muito o motor,em regimes mais elevados...

Se calhar :devilish: era gajo para lhe pedir para fazer o mesmo ao meu Troféo :D:D:D

Ricardo Aparício
963433726
[email protected]
 

toz

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31 Mar 2006
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Boas!
Quanto ao contacto de quem faz os Kits, vou perguntar de não ha problema por o contacto deles na net, depois aviso aqui.

Quanto a Kits de potencia pra atmosfericos, ja vi um atmosferico alterado e o maior alteração que vi, foi a 3ª atingir os 100 km/h e aumentou a força em baixa rotaçao.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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Boas,
*******, a manta que te referes é a que se usa para envolver os colectores? E isso não é usado nos próprios colectores? Pelo que percebi vais colocar no escape na zona pós turbo. Que efeito terá aí? Não estás a usar numa zona que por si só já é mais refrigerada deixando os colectores a transmitir o calor para o habitáculo?

Em tempos foi-me dito que alguns UMM que entravam na competição pela marca, os motores lavavam um aumento de cilindrada para os 2800cm3 através de rectificação, colocação de camisas e pistons de medidda maior.

Fernando
 

Nunomge

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30 Mar 2006
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Alguém me sabe dizer qual é o parafuso de aumento de gasóleo na bomba injectora roto-diesel?
É um atmosférico.

AbraçoUMM
Nuno
 

Nunomge

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30 Mar 2006
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Então niguém percebe nada de bombas injectoras?
É que o Jabato anda cheio de fome e eu tenho que lhe dar mais comida!!!
Bem tou a ver que tenho de inventar outra vez e eu que não gosto nada destas coisas! lol!

AbraçoUMM
Nuno
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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As bombas dos UMM's são bombas muito limitadas. Podes avançar um bocadinho de nada, para ficar com melhor resposta. Fora isso, arriscas-te a ficar com a bomba toda descompensada.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 
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