• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Portagens nas SCUT Correção ruinosa

Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Este executivo PS só fez m£#&@ atras de m£#&@, mesmo quando tentaram corrigir a injustiça que são as SCUT conseguem afundar mais um pouco o pais.

Fonte
http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos...stradas-tvi24-auto-estradas/1252649-5795.html

quote:A introdução de portagens nas Scut prejudicou os automobilistas, que passaram a pagar o que antes era gratuito, mas foi igualmente ruinosa para o Estado.

Antes, o Estado devia às concessionárias 178 milhões de euros. Agora, a empresa pública Estradas de Portugal ficou comprometida com um dívida superior a 10 mil milhões de euros. Com a renegociação de contratos, para introduzir portagens, as estradas ficaram 58 vezes mais caras.

O problema é que a receita de portagens fica longe dos novos encargos assumidos pelo erário público, com pagamentos por disponibilidade às concessionárias.

«As concessionárias passaram a beneficiar de rendas Avultadas», denuncia o Tribunal de Contas.

Na sua própria previsão, a Estradas de Portugal vai cobrar 250 milhões de euros de portagens em 2011, mas terá de pagar rendas de 650 milhões. Resultado: 62% de prejuízo.

O Estado, para cobrar portagens, assumiu ele o risco de tráfego. Com a crise e o previsível aumento do preço dos combustíveis, menos carros vão circular nas antigas Scut. O Estado receberá menos dinheiro, mas as empresas estão a salvo porque recebem avultadas rendas fixas, suportadas pelos contribuintes e pelos automobilistas, que financiam a EP com uma parte do imposto sobre combustíveis.

O Tribunal de Contas quantifica o ganho dos consórcios privados com cada estrada.

O consórcio Ascendi, liderado pela Mota-Engil e pelo Grupo Espírito Santo tem garantidos, independentemente do número de carros a circular, mais 2532 Milhões de rendas pela da Beira-Litoral e Alta, mais 891 Milhões na Costa de Prata, mais 1977 milhões na concessão Grande Porto. Já o consórcio Euroscut, liderado pela Ferrovial, ganhou direito a um adicional de 1186 milhões pela concessão Norte Litoral.

A renegociação visou desorçamentar a despesa com o ambicioso Plano Rodoviário do Governo, criando «receitas» para a Estradas de Portugal, que permitissem apresentá-la à Europa como mais dependente do mercado do que do orçamento de Estado. O objectivo, falhado, levou à renegociação dos contratos que já antes tinham portagem.

A EP passa a ter receitas de portagem da própria Auto-Estrada do Norte, a grande concessão da Brisa, mas ficou devedora de mais 2500 milhões de euros. O mesmo na concessão Grande Lisboa, em que vai ter de pagar mais
1023 milhões.

Almerindo Marques, presidente cessante da Estradas de Portugal, remete para o Governo a responsabilidade na renegociação dos contratos. Mas critica o Tribunal de Contas por não ter submetido à EP este relatório, para contraditório. A explicação é que esta auditoria é dirigida à regulação das parcerias publico-privadas por parte do Instituto Nacional de Infraestruturas Rodoviárias.

O Governo não só nomeou as comissões de negociação, como criou condições para escapar ao controlo do Tribunal de Contas. Em 2006, a maioria socialista aprovou uma alteração aos poderes do tribunal que permite modificações a contratos antigos:

«Não estão sujeitos à fiscalização do Tribunal de Contas os contratos adicionais aos contratos visados», determina a Lei 48/2006, de 29 de Agosto.

Esta auditoria, que a TVI revela em primeira mão, esteve para ser aprovada há quinze dias, por um colectivo de 3 juízes. O Presidente do Tribunal de Contas, Guilherme D`Oliveira Martins, entendeu, contudo, que ela deveria ser discutida no plenário, de 9 juízes. A votação está agenda para esta quinta-feira. A TVI convidou o ministro das Obras Públicas para uma entrevista, mas não obteve resposta.

Gostava de ouvir a opinião dos apoiantes do Socrates em relação a esta renegociação.

Até eu que não sou a favor doo utilizador/pagador depois deste negocio só me apetece dizer que prefiro que haja quem ande nas autoestradas à borla que eu pago-lhes a portagem mesmo sem andar lá.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Mensagens
724
Localização
Portugal
Boas companheiros
Infelizmente meu amigo, socrates, coelhos e caçadores são tudo uns cães de raça malhada feita em laboratório, e nós portugueses não temos ninguém, reafirmo, NINGUÉM,na linha da frente politica, com competências e seriedade suficientes para ir-mos para a frente!!!
São todos farinha do mesmo saco, até jantam juntos em restaurantes pequenos nas periferias de algumas cidades a horas improprias para os habitantes das zonas em causa para que passem despercebidos!!!
Está instalada e instaurada a mediocridade!
Abraços fortes
RaminiUMM
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.480
Localização
United Kingdom
Infelizmente streetpreacher....vais tar a fazer isso mesmo "a pregar na rua" ...pois duvido que ca venham apoiantes do actual primeiro ministro.

Agora quanto a iniciativa das "Scuts" acho uma medida muito injusta para quem visita o pais e repele sem duvida a repeticao de uma possivel futura visita - nao e' a primeira vez que me deparo com comentarios de pessoas que visitam o nosso pais e dizem mesmo:

Que culpa tenho eu se o pais nao tem estabilidade financeira ou nao sabe gerir bem as contas?
O "usuario" da via publica nao deveria de ter que "arcar" com essas contas.
Dizem as mesmas pessoas ainda va la se os problemas ficam dentro de portas...agora fazer com que pessoas que estao em "transito" = de passagem tenham que pagar e' sem duvida uma demonstracao de que se ja esta em desespero e se tenta de tudo...ainda para mais se houvessem "boas alternativas", que nao as ha.

Coitadas das pessoas que dependem das vias publicas para trabalhar. (dizem os mesmos estrangeiros)
E voces nao tinham ficado melhor se nao tivessem aceite "fundos comunitarios"?
E' que assim viviam com o que tinham e arranjavam com os meios que tinham...nao se tinha ido "empenhar" e ainda continuam apagar e cada vez mais. (dizem-me os estrangeiros)

Eu so lhes digo tem razao...mas o pessoal andava perdido e continua sem ver as coisas bem.

E' assim Valter...e tu sabes
Carlos Pires


 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.480
Localização
United Kingdom
quote:Originally posted by streetpreacher

Aloevera diz lá o que não percebeste que eu tento explicar-te


streepreacher,
nao precisas de explicar nada esta tudo explicado no teu post.

So te estava a dizer que infelizmente quando dizes que gostavas de ouvir a opiniao dos apoiantes do actual primeiro ministro vais ficar na "rua a pregar" pois tenho as minhas duvidas que ca aparecam e apoiem a iniciativa "Scuts".

Capixi.
Abraco
CP
 

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Mensagens
724
Localização
Portugal
Boas cpmpanheiros
Amigo João, podes e deves discordar caso seja essa a tua opinião!
mas claro que já que referiste pessoas, podias dar nomes para eu ficar esclarecido??!!
É que sinceramente não tou a ver de quem falas!!!
Abraços fortes
RaminiUMM
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Houve quem no local próprio, vulgo Assembleia da República, se debatesse sobre o impacto negativo da colocação de portagens nas SCUT.

Portanto apenas tiro daí a conclusão que a culpa passou a ser dos próprios eleitores das zonas onde existiam essas SCUT que através do seu voto aceitaram ter de pagar portagens.



Free2UMM
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Neste caso concreto a existir um culpado será quem fez a negociação com as concessionarias aquando da implementação das portagens, pois agora a factura para os cofres do estado ainda é maior mesmo com as verbas recolhidas nas portagens.
Mais um processo ruinoso para os cofres do estado e entretanto os boys sócraticos a encherem a barriga...

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.603
Localização
Portugal
Boas!
Tenham calma que o Socras volta em Junho para resolver isso tudo, ai isso volta !!!
O povo português é masoquista ! Gosta de apanhar por tabela !!!!

Abraço
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
quote:Originally posted by kingstar

Boas!
Tenham calma que o Socras volta em Junho para resolver isso tudo, ai isso volta !!!
O povo português é masoquista ! Gosta de apanhar por tabela !!!!

Abraço

Qual é a alternativa? Outro candidato? Qual?

Eu não vou por candidatos, vou por programas e não vou votar no PS mas daquilo que li, o programa do PSD é a ruina total...



Free2UMM
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Alternativas tens varias, basta analizar as condicionantes com que o governo PS nos presenteou (ajuda externa) e analisar os programas dos partidos que vão a votos.
Acho que praticamente toda a esquerda seja ela radical, moderada ou ultra-conservadora resolveu alhear-se do estado do pais e apresentar programas completamente irresponsaveis e desajustados que a autoexcluem do processo de tentativa de recuperação da economia pelo que até não é dificil de ver onde podem estar algumas das possiveis alternativas.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 
Top Inferior