• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Porcas de roda vs jante

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, pessoal !
Agora com a história dos pneus fiquei com um problema.
Tinha uma jante 15 de um Suzuki que oretendia colocar como suplente mas o sacana do pneu que tirei para lá colocar 235/75 R15 faz com seja impossivel
apertar a roda nos pernos da porta pois coomo é mais largo chapeu !
ideias ? Que posso fazer aqui ? Andei a ver se havia alguns espaçadores de rosca de 1/2 que desse para lá colocar mas nada.
Será que vou mesmo que soldar uns pernos roscados mais compridos para segurar a porra da jante ?

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Se tiveres porcas a mais, metes 3 porcas no apoio da roda antes de montar o pneu suplente e depois monta a roda que já deve caber e apertas com outros 3

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Hum !! Não sei não ! Vou testar !
Foi o mecânico que me disse ao tlm e tendo em conta como ele é já teria pensado nisso mas..!!!!!
Grato !

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O ideal seria arranjares um espaçador de aluminio com porcas e pernos para não teres de inventar nada...
Mas também podes optar por andar sem pneu suplente...
Andei durante anos a fio com o pneu agarrado à porta a fazer peso, já o tirei ha perto de 20 anos e ainda bem.
Nas voltas aqui por perto além de não fazer falta nenhuma ainda ajuda porque ganho mais visão à retaguarda uma vez que não tenho lá aquele empecilho!
Se tiver de ir para um traçado mais longe, e principalmente fora de estrada coloco a roda suplente dentro do jipe atrás do banco transversal traseiro, mas isso só na teoria porque já estou tão habituado a andar sem ele que quando me lembro já ando por maus caminhos e a rezar para não furar nenhum pneu..😇😇
Até hoje nunca falhou 🤣🤣🤣

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas.

Aldeia, nem virada !lol
Eu estive a ver e aquilo na porta não é nada mais que uns parafusos de cabeça sextavada soldados. Podia desbastar aquilo e meter uns mais
compridos mas não estou para isso.
Vou ver se arranjo um pneu 205/75 R15 que dá à vontade e meto na jante da Susuki para suplente.
Estou a gostar muito dos pneus no carro mod. Goodyear Wrangler AT Adventure Kevlar Reinforced.
Muio macios na estrada e ainda por cima o meu mecânico, deve ter sido por lhe ter dados os 3 de 16", arranjou-me a fuga de ar do servo freio
que me fazia acender a luz à direita da do oleo dos travões quando travava e resolveu o problema da luz de oleo. Afinal nada mais que um sensor de pressão novo.
Agora e se nada aparecer o UD está à maneira.

AbraçUMM

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
A solução pode passar como nas moto4....uns pernos aumentos de apertar nos do suporte e fazem batente....acho que economicamente e a nivel de trabalho e resultado final sera o melhor

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Podes sempre tentar arranjar este tipo de solução...!!!
Adaptador-Aumento-Da-Motocicleta-Espelho-Retrovisor-Parafuso-8-CARCHET-mm-Adaptador-Moto-Espel...jpg

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Ui !Eduardo, já vi toneladas de opções mas encontrar algo dentro disso em roscas M12x1,25 não há !!!!
Amigo Markilhas, sim, nas motas existem mas o problema é não existir nas medidas e na maior parte são usadas como fixadores de
espelhos retrovisores. Essas peças são dentro daquilo que o amigo Eduardo mostra.
Eu tenho um amigo torneiro que as faria e ainda ontem falamos sobre isso e preço de amigos 3 peças iria para o preço de um pneu 235/75 R15 Usado). Após uma boa meia hora de papo concluimos ambos que tendo em conta a diferença de peso das 2 medidas de
pneus (205 versus 235) o custo envolvido, porta menos sacrificada, etc, etc, a alteração passa pelo pneu e não pelos alongamento dos parafusos.
Só tenho mesmo que arranjar um pneu 205/75 R15 em bom estado. Se houver por aí alguém eu posso trocar pelo 235/75 R15 INSA TURBO DAKAR com uns 75% de lastro.
Andar para aqui a perder tempo com soluções para algo que é usado 1x por ano como 1x em 10 anos e quando há carros que trazem um rodita de borracha maciça pois nem pneu é como suplente, é perca de tempo.
Restaurei o UD em 2008 e em Nov de 2021 é que fiz uso do pneu suplente !!!!!

Top Inferior