• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Por a roda no capo do meu cournil..?

M-FERREIRA

UMMzito
Registo
25 Mar 2020
Boa noite alguém sabe se e permitido por a roda de reserva no capo , como
alguns militares ?
Ja agora aonde e que arrajo um apoio para o efeito ?

obrigado

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
alguns militares ?

obrigado
Gostos, são gostos como se costuma dizer, eu sei o que passava para abrir o capôt em alguns Cournis, além de tirar o ângulo de visão na condução.
Se a lei o permite não sei, mas que não o faço pelas razões acima apontadas...!!!
A roda assenta directamente em cima do capô e tem um fixador que aperta a roda directamente .

M-FERREIRA

UMMzito
Registo
25 Mar 2020
Gostos, são gostos como se costuma dizer, eu sei o que passava para abrir o capôt em alguns Cournis, além de tirar o ângulo de visão na condução.
Se a lei o permite não sei, mas que não o faço pelas razões acima apontadas...!!!
A roda assenta directamente em cima do capô e tem um fixador que aperta a roda directamente .
eu sei das limitacoes de visao e do martirio que e levantar o capo ... eu tinha um ou outro no ..RC4.. que eram assim , mas mesmo assim estava a equacionar por o pneu no capo .!

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Acho uma boa ideia liberar o peso da roda na porta traseira, mas se for colocado em cima do capô, a forma peculiar da parte frontal característica do UMM é alterada. Seria necessário colocar uma roda em cima do capô e ver como fica.
Na Espanha esse modelo de carro é conhecido como UMM jabato, inclusive aparece assim na documentação do meu UMM, onde consta: "Nome comercial: JABATO 4x4 FURG"
Entendo que seja porque o formato da parte frontal lembra o focinho de um javali
Tome isso como um simples comentário. Não é minha intenção desviar o real assunto do post.

Registo
14 Dez 2011
Acho uma boa ideia liberar o peso da roda na porta traseira, mas se for colocado em cima do capô, a forma peculiar da parte frontal característica do UMM é alterada. Seria necessário colocar uma roda em cima do capô e ver como fica.
Na Espanha esse modelo de carro é conhecido como UMM jabato, inclusive aparece assim na documentação do meu UMM, onde consta: "Nome comercial: JABATO 4x4 FURG"
Entendo que seja porque o formato da parte frontal lembra o focinho de um javali
Tome isso como um simples comentário. Não é minha intenção desviar o real assunto do post.
Os cournis ambulância tinham o pneu no capo

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021

não sabia o que queria dizer “jabato”, então é filhote de javali!
E realmente… o “design” até lembra um pouco o focinho de um javali, sim!

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Se a questão é aliviar peso à porta traseira há duas opções.
1 - Estrutura de aço tipo cournil militar com dobradiças e trincos separados da porta.
2 - Colocar no interior, entre os bancos como era originalmente.

Embora o capot do cournil seja mais resistente que o alter, possivelmente não sendo carecendo de reforço, a verdade é que o acréscimo de peso é um absurdo, dando cabo do capot (dobradiças, apoios, grelha, etc.) com as vibrações, para além de dificultar em muito as aberturas de capot (peso, ângulo de abertura) e de o suporte carece de reforço, não pode ser aquela "vareta".

Na minha humilde opinião trás mais problemas que benefícios, mas é a minha opinião.

Quanto à questão da legalidade.
Depende de quem fiscaliza.
Na realidade a ficha de homolgação original dos cournil (da antiga DGV) têm a roda no interior, por isso quem quiser embirrar embirra, tal como é com o "mata-vacas".
E a dos Alter só foi "actualizada" muito posteriormente ao lancamento e após carros apreendidos (um dos casos é-me próximo e teve o dele apreendido porque a ficha de homolgação era de um cournil).
Durante muitos anos o único carro que tinha um "mata-vacas" homolgado eram os Fronteras e era como Afasta-Ramos/Protectores de Faróis.
À uns anos largos, certamente se lembram daquela polémica de um passeio para os lados da margem sul, em que foi tudo autuado por "não homolgações" no livrete.
Muitos dos LR Defender foram autuados por terem mais de duas cores (carroçaria de uma e tejadilho de outra) e no livrete apenas conter a da carroçaria, sendo que saiam assim de fabrica e até as forças policiais os têm deste modo.

Por isso volto a dizer que depende de quem fiscaliza.

Registo
14 Dez 2011
Se a questão é aliviar peso à porta traseira há duas opções.
1 - Estrutura de aço tipo cournil militar com dobradiças e trincos separados da porta.
2 - Colocar no interior, entre os bancos como era originalmente.

Embora o capot do cournil seja mais resistente que o alter, possivelmente não sendo carecendo de reforço, a verdade é que o acréscimo de peso é um absurdo, dando cabo do capot (dobradiças, apoios, grelha, etc.) com as vibrações, para além de dificultar em muito as aberturas de capot (peso, ângulo de abertura) e de o suporte carece de reforço, não pode ser aquela "vareta".

Na minha humilde opinião trás mais problemas que benefícios, mas é a minha opinião.

Quanto à questão da legalidade.
Depende de quem fiscaliza.
Na realidade a ficha de homolgação original dos cournil (da antiga DGV) têm a roda no interior, por isso quem quiser embirrar embirra, tal como é com o "mata-vacas".
E a dos Alter só foi "actualizada" muito posteriormente ao lancamento e após carros apreendidos (um dos casos é-me próximo e teve o dele apreendido porque a ficha de homolgação era de um cournil).
Durante muitos anos o único carro que tinha um "mata-vacas" homolgado eram os Fronteras e era como Afasta-Ramos/Protectores de Faróis.
À uns anos largos, certamente se lembram daquela polémica de um passeio para os lados da margem sul, em que foi tudo autuado por "não homolgações" no livrete.
Muitos dos LR Defender foram autuados por terem mais de duas cores (carroçaria de uma e tejadilho de outra) e no livrete apenas conter a da carroçaria, sendo que saiam assim de fabrica e até as forças policiais os têm deste modo.

Por isso volto a dizer que depende de quem fiscaliza.
O mata vacas anterior a 2007 se não estou em erro não carece de homologação porque os umm sairam antes da lei.
O problema é que com o mata vacas excede as medidas do carro.
Nos desenhos técnicos nos folhetos não existe medidas com o mata vacas.
Basta lerem a lei.
É como os cintos luz de marcha atras ou farol de nevoeiro.
Se a entrada em vigor da lei o veiculo nao possuia os referidos acessorios não tem de os colocar a posterior.
O meu umm não tem luz de nevoeiro

CustUMM

Daniel Coelho Moreira
Registo
30 Abr 2021
alguns militares ?

obrigado
Boa tarde.

Já fiz alguns desses suporte.
Tenho anuncio no OLX onde se pode ver algumas fotos do suporte e do reforço que depois é soldado para criar estrutura no capo. Leva tambem uns sinoblocos onde apoia o pneu para uma boa distribuição do peso. Feito por um original para aplicar em Cournil.
Penso que de momento não tenho algum feito mas depois posso ver se tiver interesse.

Quanto a legalidade, não sei. Talvez dependa de quem está a fiscalizar, como já foi dito.
Cumprimentos

Segue o link https://www.olx.pt/d/anuncio/kit-de-montagem-pneu-no-capot-cournil-IDG7cWG.html?bs=olx_pro_listing

Última edição:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Boa tarde.

Já fiz alguns desses suporte.
Tenho anuncio no OLX onde se pode ver algumas fotos do suporte e do reforço que depois é soldado para criar estrutura no capo. Leva tambem uns sinoblocos onde apoia o pneu para uma boa distribuição do peso. Feito por um original para aplicar em Cournil.
Penso que de momento não tenho algum feito mas depois posso ver se tiver interesse.

Quanto a legalidade, não sei. Talvez dependa de quem está a fiscalizar, como já foi dito.
Cumprimentos

Segue o link https://www.olx.pt/d/anuncio/kit-de-montagem-pneu-no-capot-cournil-IDG7cWG.html?bs=olx_pro_listing
Boas, o suporte tem um aspecto espetacular. O reforço é soldado no interior do capô?

Top Inferior