• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Polies normais VS militares

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
Descobri este fim de semana que o meu cournil apenas trava de uma roda.

Precisos dos 4 bombitos novos pois pelo que vi não vou la com kit's de reparação, estou a pensar aproveitar um sistema de travagem que tenho aqui que era de um cournil militar.

A questão é a seguinte, será que posso retirar estes bombitos "militares" (quem tem quase o dobro do tamanho) e colocar no meu sistema de travagem?

A outra solução seria aproveitar todo o sistema, mas depois tenho de arranjar as polis militares e ao que me parece a furação também é diferente, a vantagem é que ficava com um sistema melhor que discos.

quem tem sugestões para o meu problema? fica a foto do sistema militar que tenho.

Registo
8 Jun 2006
Amigo Chamaeleo

Ainda bem que coloca este tópico, por várias razões.

Mas vamos primeiro aos seus travões. Se os bombitos não estiverem com riscos ou picados de ferrugem poderá sempre reutilizá-los com segurança e natural maior economia, após uma leve passagem com lixa fina. De resto só após essa passagem deverá observar e avaliar o seu estado. Como sabe a lixa deverá sempre ser passada circularmente e nunca no sentido do comprimento do bombito.

Assim como fará uma grande diferença:cool: o deslizar perfeito das roscas direitas e esquerdas dos parafusos de afinação automática, limpando tudo bem de ferrugem e lubrificando com um pouco (uma sombra) de massa grafitada.

Esses travões em bom estado são excelentes:p.

Sempre me deparei com travões do Cournil assim como mostra a fotografia, por desconhecimento meu, porque é que os chama de "militares"?

Já que estamos com a mão na massa (no DOT4:p), Alguém me sabe informar qual a posição correcta do cabo e peças que fazem actuar o ajuste automático das maxilas? Ou seja: no travão da frente do meu lado o cabo fica para a frente ou para trás? E nas outras rodas? E em que posição é que são colocados os parafusos de rosca Esq. e Dtª? Se não me engano diversas posições são possíveis!

É que já vi de tudo e de certa forma parece que funciona sempre, desde que se mantenha a relatividade das peças e o seu devido trabalho se efectue!

Desculpe ter ocupado em parte o seu tópico.

UMM abraço

João

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
Etas polis da figura são muito maiores que as normais, chamo normais as minhas, o bombito é quase o dobro. Fui informado que estas eram utilizados na versao militar.

gordinho

UMMzito
Registo
16 Jan 2008
:Dcaro amigo meu alter1 1986 os bonitos sao igual tive de limpar bem e passar uma lixa 220 ferro com dot 4 e fica com novas para dentro dos bombitos pos do carro 404 fica bom:D

gordinho

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Avalie bem se vale a pena reparar os bombitos
Hoje em dia os bombitos novos não são muito mais caros que os Kits de reparação.
Cada um sabe de si,...mas é outra confiança

Mantenha sempre a relação de dimensão entre os bombitos da frente e traseiros

Ou seja, a substituir por bombitos maiores tem de o fazer às 4 rodas e isso obriga a uma bomba central maior

Boa Sorte

Pedro Serpa - BXumm

Top Inferior