• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Pintura camoflada

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Mensagens
825
Localização
Portugal
ja tenho visto jeeps com pintura camoflada, alguem sabe me dizer se se pode fazer ? È k ja ouvi varias verções uns dizem k é pribido mas k eles andam ai andam!
desde ja agradecido
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo raimummdo

Este assunto tem sido aqui debatido. A pintura "em camuflado" não é mais do que uma variante do "verde tropa", pois esse verde já é um camuflado por si só. Nada o impede de utilizar tais cores, uma vez existirem muitas viaturas legalizadas com esse tipo de cor/cores.

Certamente existirão outras opiniões, mas o certo é que para se proibir terá que se definir com enorme precisão(*) o tipo de cor a ser proibida... Não bastará uma lei dizer que "não se pode pintar com verde tropa". Se reparar os Range-Rover e os Discovery têm essa cor no seu catálogo e muitos foram vendidos assim.

Ainda sobre este assunto, existem umas dezenas de viaturas antigas militares na relação do Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), pintadas com diversos tons de verde militar.

Sobre esta questão, outro aspecto convém salientar. Se pretendemos camuflar (por pintura) uma viatura, por principio devemos ter em mente reproduzir um qualquer padrão historicamente utilizado, tendo em vista duplicar um determinado tipo de carro/país. Se não o fizermos estamos a inventar ou a ter uma intervenção artística, longe geralmente, da realidade. Que saibamos, os nossos UMM apenas tiveram dois(?) tipos de camuflagem. Uma (totalmente pintados) numa única cor verde tropa (com inúmeras tonalidades diferentes, conforme o fornecedor da tinta!), e outra em que sobre um determinado tom de verde era aplicado manchas irregulares de um outro tom (também verde militar).

(*)Essa definição só poderá ser feita a partir de códigos normativos internacionalmente aceites para identificação de cores através de uma numeração coerente, por exemplo a americana Federal Standart Colors (FS) ou a europeia RAL. Sem existir tal definição, não se pode, obviamente, proibir.

UMM abraço e BOM ANO

João

 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Já agora, uma pequena achega aos tons camuflados:
Nos Comandos, ao verde normal era aplicado um verde mais claro em bandas largas ou manchas, não havia uma regra definida, e só apenas aos veículos mais antigos (Cournil), pois havia uma directiva que impedia a mudança da cor de origem das viaturas - os Alter "normais", com o míssil Milan e as ambulâncias ficaram com o verdinho semi-brilhante e apenas o autocolante do crachat "Comando" nas portas.
Na Força Aérea e nos Paraquedistas (ainda do tempo da F.A) o esquema camuflado incluia manchas/riscas de outro tom verde e um castanho a fugir para o cor de vinho ou ainda terra-claro.

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Penso que a proibição prende-se com a percentagem de cor utilizada na camuflagem.
As viaturas civis tem no livrete por exemplo "verde e outras"... o verde tem que estar numa determinada percentagem (penso ser 80%) e de resto pode ter outras cores.
 

BaoUMM

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
437
Localização
Portugal
Boas pessoal;
Eu tambem estou a pensar pintar o meu assim e perguntei a um amigo meu que tem o cornil dele assim pintado e pedi para ele ver o livrete e lá diz que a cor é branco e mais uma.
não sei se está legal ou não mas lá nem serquer consta o verde.
Se alguem souber mais a respeito deste assunto e me consiga ajudar agradeço.
já agora se alguem souber quanto pode ficar essa brincadeira de pintar o jipe todo e reparar a chapa porque o meu tem alguns podres :(

Abraço
Bão
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
O teu amigo tem de averbar a cor no livrete. Quanto ao resto está tudo explicado aqui. Mas se queres tirar mais duvidas aconselho a informares-te no IMTT.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?




 

BaoUMM

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
437
Localização
Portugal
hm... ok
e não me sabes dizer quanto pode ficar um pintura de UMM?
se tiver de alterar o livrete a DGV vai deve levar algum só pela modificação tendo em conta que já não á representante da marca ou n?
obrigado.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
O preço da pintura depende muito do trabalho a realizar e de que a faz..... O melhor é pedires orçamentos....

Como referência posso-te dizer que o pintor onde vou reparar os meus carros leva-me 1250@ por desmontar o UMM todo, pintar e voltar a montar. Tendo em conta a "média" ele puxa um bocado o preço, mas como o conheço à mais de 10 anos e conheço bem a sua forma de trabalhar prefiro pagar um pouco mais e ficar bem servido. Também já sei de pinturas completas por 750 euros. Mas tudo depende, se levares o UMM todo desmontado já poupas bastante.

Para mudares a côr na DGV não presisas de nenhum papel do fabricante. Basta ir lá e preencher a papelada necessária para alterar a côr. Não tenho a certeza de valores mas isso deve andar pelos 30/40 euros.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?




 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Custo para alterar a côr no livrete actual : € 30,00.
Foi quanto paguei agora ao mudar a côr de branco para verde escuro mate metalizado.
Quando diz x cõr e outra (exemeplo : branco e outra) significa que a carroçaria deverá estar
pintada com 80% de uma só côr e os restantes 20% até podem podem ser em 5 côres.

UMM abraço
 

BaoUMM

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
437
Localização
Portugal
Porreiro!
Não me importo nada de levar o jipe as peças LOL
já n o conheço...
Tenho que ver aqui na minha zona o pintor que aceita essas condições e quanto fica.
Mas curtia que fica-se camuflado em tons cremes.
Pode ser que o pai natal se chegue a frente. LOLOL
Obrigado maltinha.


João Costa
 

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Mensagens
248
Localização
Portugal
Alguém me pode dizer se essa história dos 80%/20% relativa ás cores está escrita nalguma legislação! É que há pouco mais de uma semana ou duas, contactei telefónicamente o IMTT e a BT e eles acabaram todos por dizer-me que a cor mencionada no livrete deve corresponder a pelo menos 51%. Que os restantes 49% (a tal outra) podem ser cores diversas. Que o importante é a cor predominante do veículo ser reconhecida como tal.
Acontece que dadas as opiniões expressas aqui e sabendo eu como os serviços em geral quando não têm certezas despacham... se alguém já passou por alguma dessas experiências gostaria de partilhá-la. é que na proxima sexta ou o mais terdar segunda-feira vou solicitar a alteração de cor no livrete.
Agradecimentos

Cumprimentos
P Farmer
Brummble
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas, por causa das cores vos venhocontar uma cena estranha, mas que aconteceu.
O antigo dono do meu UMM adquiriu-o com as cores vermelho e branco. Ele tinha-o em casa, e apenas dava umas voltas com ele no mato, e não tinha os documentos em dia. Decidiu pintá-lo de verde tal como está hoje.
Quando o vendeu, os documentos que já há muito não estavam em dia, foram-me dados.
Mandei o carro ao IPO e, por estranho que pareça não disseram uma única palavra pelo livrete indicar uma cor e a cor do jipe ser outra.
Para não arranjar futuramente problemas com autoridades ou algo do género, decidi ir ao IMTT e trocar a cor, pagando 30 e tal euros.
Mas respeitosamente, onde está a atenção do IPO?

cUMMprimenTTos,

Paulo Bandeira - Cournil 84

"É a vontade que move montanhas"
[email protected]

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Paulo Bandeira

Boas, por causa das cores vos venhocontar uma cena estranha, mas que aconteceu.
O antigo dono do meu UMM adquiriu-o com as cores vermelho e branco. Ele tinha-o em casa, e apenas dava umas voltas com ele no mato, e não tinha os documentos em dia. Decidiu pintá-lo de verde tal como está hoje.
Quando o vendeu, os documentos que já há muito não estavam em dia, foram-me dados.
Mandei o carro ao IPO e, por estranho que pareça não disseram uma única palavra pelo livrete indicar uma cor e a cor do jipe ser outra.
Para não arranjar futuramente problemas com autoridades ou algo do género, decidi ir ao IMTT e trocar a cor, pagando 30 e tal euros.
Mas respeitosamente, onde está a atenção do IPO?

cUMMprimenTTos,

Paulo Bandeira - Cournil 84

"É a vontade que move montanhas"
[email protected]




Comigo aconteceu exactamente o mesmo................:astonished:

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Qual a v/ surpresa ? Até parece que viram um fantasma ?
Acho que vcs estão a dar mais alarido ao factor côr que o próprio IMTT.
Nunca na vida de um carro em Portugal a antiga DGV ou agora IMTT interferiu a fundo aquando de
divergências de côr entre documentação e viatura. Podem ir à IPO e passa na mesma se no livrete
disser preto e o carro estiver em branco. Fica uma nota no papel d ainspecção : CÕR DO VEÍCULO
NÃO COINCIDENTE COM A DA DOCUMENTAÇÃO.
Acho que tem um determinado tempo (acho que são 3 anos) para mudar.
Já tive 11 carros, 2 motos e 2 UMMs por isso experiência em IMTTs no campo de pintura não me falta.
Uma pintura barata e camuflada: paintball!heheheh! É colocar o bicho debaixo de fogo !

UMM abraço

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Por falar em paintaball,
tenho um filme sobre o Festival do Ensino Secundário em Gouveia onde a malta faz paintball,
e um dos obstáculos é um UMM cournil, a cair de podre. Mas a cor deve embelezá-lo sem dúvida.
Daqui a dias ponho as fotos desse UMM.

Sei que não é a primeira situação, mas é apenas para dar conhecimento.
cUMMprimenTTos

Paulo Bandeira - Cournil 84

"É a vontade que move montanhas"
[email protected]

 
Top Inferior