• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Pick up UMM Alter 1993 de cabine dupla

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Dia 6 de Dezembro 2013...

Faz amanha 1 ano que vi esta pick up a venda ca no forum UMM.
Faz amanha 1 ano que me decidi a comprar este modelo.
Faz amanha 1 ano que achei por bem trazer este exemplar, para ja unico e original para a comunidade UMM...e claro para mim.

Gracas ao PauloAmares aka (Paulo Abreu) que postou o link para um site de vendas nao portugues, as fotos:









E aqui onde tudo nasceu:




Obrigado Paulo pois sempre quis ter este modelo.



(mais fotos no post seguinte)




 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Apos segurar o negocio de imediato...
Esta pick up acreditem ou nao tinha interessada uma senhora em CEUTA !!!!

Verdade ou nao nem quero imaginar a falta de pecas + abandono do veiculo e canibalizacao do mesmo passados uns anos na mao de alguem que nao tem a mesma admiracao como um genuino entusiasta UMM.


Vai dai programei o aviao a jacto e em inicios de janeiro de 2014 fiz-me ao caminho:



Aterrei em Palma:



O meu fiel saco de viagem a porta do aeroporto de Palma:



O primeiro abastecimento apos pagamento final ao antigo proprietario, e ainda em Palma a caminho do porto de mar:



O primeiro da fila para entrar no barco:



Bilhete comprado:



e o bicho a chegar:


(mais fotos no post seguinte)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom




Ja dentro do bicho:


Outros passageiros:




Chegada ao porto de Valencia:





Aqui o video com sequencias da viagem e a saida do barco em Valencia:


(mais fotos no post seguinte)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
depois de dar 160 kms/hr...(conta kms a contar em cada 250mts conta 1km!)


Passar por neve a saida de Madrid...

Paragem na herdade de um amigo/cliente em Espanha ja mais de meia viagem feita.
Sabia eu o que me esperava pela frente e ao "cair da noite":



A passar a linda Catedral de Salamanca e ao kilometro:






O alternador montado no UMM em 1992/1993 e que provavelmente mais antigo que 1992...decidiu parar de trabalhar, conclusao:


e la vem o ACP a territorio espanhol muito exclusivamente:


(mais fotos no post seguinte)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Chegada a "casa":


E teve que trocar o lugar com o meu primeiro UMM que foi vendido tal e qual na foto para um membro do SP Team e que bem entregue:



Chegada a "casa" toca a ver o que falta + trocar o que nao esta em boas condicoes:








Aqui fez 90cv no banco de potencia...e ainda sem abrir o motor!!!


Antes de ir a banco a lista de trabalhos para os mais aficionados hard core:

Material

Oleo diferencial frente
Retentor transmissao frente ( 1 )
Cruzeta transmissao ( 1 )
Silicone
Ponteiras direccao ( 3 )
Retentor cubo roda ( 2 )
Massa lubrificante
Anilhas porcas cubo roda ( 2 )
Rolamento cubo rodas ( 2 )
Rolamento manga eixo ( 2 )
V ring manga eixo ( 2 )
Retentor manga eixo ( 2 )
Borrachas barra establizadora ( 2 )
Tubos travao ( 2 )
Oleo travoes ( 1/2 l )
Cinobloco laminas ( 12 )
Apoio motor ( 1 )
Conserto alternador
Correias ( 4 )
Cinoblocos amortecedores ( 8 )
Ciniblico tirante caixa ( 1 )
Apoio escape ( 1 )
Retentor transmissoes diferencial traseiro ( 2 )
Cintas travoes
Bombitos travoes traseiros ( 2 )
Oleo caixa velocidades
Oleo caixa transferencias
Oleo diferencial traseiro
Oleo motor
Filtro ar interior
Filtro ar exterior
Radiador ( conserto )
Curva turbo
Escovas para brisas
Filtro oleo
Filtro gasoleo
Trabalhos no turbo


...e troca para lona original + estrutura / armacao original
+ espelhos originais + piscas + outros.




E o raio dos farolins traseiros montados (marcha atras / piscas) incorrectamente e ninguem deu fe da pancada!!!
...ja vinha assim do antigo dono, ok eu dou o desconto.

Ja aplicadinhos os para choques originais traseiros.


(mais fotos no post seguinte)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
aqui sem a lona e armacao "nao original":







Aqui ja pronta para o aniversario do Clube UMM:


Algumas fotos no aniversario:



Nesta passagem/ descida fiquei admirado como e' que ainda ha pessoal que usa os travoes do UMM?!?!
quando aqui sao os diferenciais e redutoras / baixas que se usam....detesto ver 4x4's fora de estrada em descida e os stops a acenderem...ui sera que sabem o que tem?

A chegar ao "ajuntamento":





(mais fotos no post seguinte)
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Apanhados os gatunos que me levaram a grade...



Esta grade pode ser vista um dia destes a transportar canoas e possivelmente no filme Os Tomates do Padre Inacio...


Depois do aniversario / passeio do Clube UMM ainda tive tempo para dar um saltinho ao jantar aniversario de uma pessoa amiga
foto tirada na rua do restaurante " Bibo' Porto " ...acreditem ou nao o "camiao" no meio da cidade do porto causou muitos pescocos virarem pa confirmar o que tinham visto.

Ao mesmo tempo tive uma viagem alucinante de regresso ao Porto, nessa noite chovia bastante e na seccao de Coimbra ate Estarreja e sem transito quase nenhum estiquei as pernas principalmente a perna direita...bem ate ao fundo.
Velocidades reais entre 120 e 140 kms/hr pelo gps.
nao tenho duvida que alguns "TIR's" deviam de cocar a cabeca e perguntar-se como e' possivel.

Ao ponto da vibracao fez saltar uma das manetes e fiquem "aparentemente" sem "transmissao" ...disse para comigo:
quises-te puxar e durante tanto tempo e constante...olha o que deu partis-te algo...

Encostei a berma debaixo de uma ponte ...deixei o motor trabalhar normal em ponto morto verifiquei se entravam as velociaddes sim...mas nao havia movimento...olhei bem para as duas manetes e engatei novamente as altas....bingo!
levemente deixo sair em primeira....e la volto a viagem ate ao Porto. impec! imagino se tivesse aberto o motor e novos segmentos e outros componentes!...

Domingo pela manha estava assim e muitas das lamas ficaram na estrada


Ha entao que perder a vontade 1 hora de volta da lavagem auto em VN Gaia






E para ja e entrado no dia 6 fica a historia deste veiculo por aqui.

Um dia desmontagem geral e pintura e trabalho de estofador, abertura de motor e o que precisar leva(embraiagem etc) transmissoes nao precisa de mais nada pois ate "desembraiadores novos" levou.



Ah ainda tive a sorte de ganhar um diploma de UMM de mais longe....olhem a minha sorte!
:-D






Ate um dia destes


 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Obrigado ao Jorge Fernandes (UMMAIA)
Obrigado ao Filipe (Passarinho)

pelos componentes originais que me ajudaram a encontrar e forneceram.

 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Tive oportunidade de acompanhar a máquina do Carlos Pires durante o passeio de Coruche e realmente é fantástica, fiquei surpreendido com a capacidade deste chassi. Na primeira subida mais difícil ia atrás dele e dei-lhe distância pois nunca pensei que subisse à primeira e qual o meu espanto ... nem hesitou. O melhor foi um troço "Baja" que nós descobrimos , extra road book .Muito bom exemplar e muito bem entregue.
 
Registo
11 Dez 2010
Mensagens
896
Localização
Portugal
Quero dizer aqui em minha defesa que sou um "gatuno" muito fixe, nada desses de 3ª classe :cool:
Estou ansioso para fazer uso da grade, ficava linda nessa camenete, mas no meu PL fica melhor :D
Cummps


Bruno Antunes
PL-82-45
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Parabéns Carlos, um ano passado e a tua cabine dupla parece ter tomado o elixir da juventude, pois parece estar mais nova do que nunca.
Esse motorzinho então parece vender saúde, tirando claro o percalço da falha do alternador porque marcar 160 no conta kms não é para todos os UMMs, à valente!!!

Obrigado pela partilha de mais esta historia pois são revelações como estas que ainda vão dando algum alento ao fórum.

Cumprimentos
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Muito bom mesmo.
Para ser perfeita só falta o motor 2.1:D:D

Parabéns pelo modelo



Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
rubenfaustino: Nao me canso de repetir, e disse-o ao Miguel Matias aka Miguelcoruche (primo do Tom Coruche), o desvio feito por acidente foi fantastico. E nao digo para compensar o "erro" do teu navegador e tentar parecer bonito. Nao faco isso.
E' que e' mesmo um tracado impecavel. E nao tenho duvidas que o Miguel deva de ter pensado nesse trajecto tambem...mas que nos iria atirar para a direccao oposta ao local de "ajuntamento". E' que quando ia a frente tinha um pouco de receio de encontrar veiculos pela frente embora todo o tracado era de OPTIMA visibilidade outra das coisas fantasticas deste tracado...optimas vistas, e optimos zig zagues...uma nao queria tambem armar-me em campiiiiao pois tinhas referido que gostavas de ir com calma o que tambem admiro pois para correr temos recintos proprios....mas que o tracado convidava la isso convidada...e ambos tu e eu reparavamos que ja ali tinham andado "artistas" em power slides em certas curvas...de certeza que deve de ser zona para algum pessoal da zona ir "brincar".

Depois quando chegamos aquela bifurcacao / encontro com a estrada de alcatrao e o Miguel ter confirmado que tinhamos que voltar a nota 70 e tal perto daquela balanca para camioes / veiculo de carga mesmo onde se tinha que virar a direita e nos na altura nao o fizemos...decidimos entao acelarar o passo no regresso e tu com algum contagio sabe-se la de quem decidiste ir a frente e no tal passo acelarado...e foi uma delicia, muitas das vezes tinha que cortar no gas e ate travar pa nao me chegar muito a ti.

Mas nao tenho duvidas que te deve ter sabido tao bem a ti como a mim.
Como disse num post qualquer o "maluco" do Pedro Silva da PETERTUMBLE neste pequeno troco de 2 a 3 kms de desvio que fizemos tinha "bricando" e ate se calhar voltava para tras para repetir.

Foi um espanto para mim reparar nos primeiros instantes da viagem / passeio que atras de mim estava um UMM Alter II com mecanica 2100, estava tao certinho, tao regular a trabalhar, gostei muito. Gostei ainda mais de conhecer a pessoa que fez a adaptacao deste motor, o proprio dono do UMM e Eng Mecanico creio! ...e' pena nao existir tempo em encontros como este para as pessoas se conhecerem de verdade ou pelos menos conhecer ou dar a conhecer as maquinas de cada um. Um Grande Abraco e tudo de bom.

edit (creio que o local que coincide com fim desse tracado e' o encontro desse caminho de terra batida com a rua das Sesmarias se nao me falha a memoria. Portanto desde a "balanca" a nossa esquerda ate a bifurcacao com a rua das Sesmarias.)

brunoantunes: A grade estava destinada para alguem que na verdade precisasse dela. Foi o homem dos Tomates do Padre Inacio....fantastico. gosto quando isto ou aquilo vai parar as maos de quem precisa de verdade. Recomendo trocares ali alguns parafusos e caprichares no aspeto da coisa em geral pois eu detestava olhar ao pormenor e ver parafusos de comprimentos diferentes etc...etc...se ficava "bonito" ao longe ver na "caminete"? sim ficava...mas nunca me impressionou muito mesmo ainda em fotos pois vi que era "inventada"...mas para canoas esta muito bem. Um abraco tambem para ti e tudo de bom para o Padre e os seus tomates.


MarioMachado:
Mario especialmente para ti que me deixaste tao bela mensagem neste fim de Domingo de Dezembro ao som de uma musiquinha e ao saborear um chazinho de camomila e com uma colherizinha de MEL DE CORUCHE (verdade) ...deixo-te entao ainda mais uma pa ficares de boca aberta e dares ainda mais valor (ou nao) ao topico.

Deixo-te um extracto de uma entrevista feita por mim em 4 de Fevereiro de 2010 encomendada na altura pelo Clube UMM ao antigo importador e distribuidor UMM para o Reino Unido.

Nunca chegou a ser publicada (talvez por razoes de nao caber numa ou noutra publicacao, creio que ate na altura se falou no Livro UMM, enfim nao ha mal eu proprio a publicarei) e e' grande pena pois de alguns extractos que vou deixando aqui e ali em posts para alguns entusiastas e' como "ouro", e claro sabe sempre bem fazer um pouco de arquelogia e descobrir mais acerca deste tema de interesse para nos.

eunema: Mister estou de volta de uma cabine dupla que DOBRA a cilidrada 2100. esta fica toda original. Pois quando tivermos mesmo mais entusiastas a seria (daqui por uns anos) e fizermos seleccao pela originalidade (tal qual como de fabrica) esta tem que ser o exemplar. Por isso a comprei que embora estivesse ali um puxador na frente do capot (cruzes credo que aberracao) tinhas todos os componentes originais e mesmo em falta HOJE e por esta data ainda se encontram muitos componentes originais...mas isso "senhor" inginheiro mantenha-se atento, cilidrada a dobrar andeeem para ai umas fotos perdidas. Este topico e' so para acabar o ano em beleza e animar o forum UMM.



Citacao das gravacoes audio entre Carlos Pires e Peter Jones
<<<(Q) de volta aos UMM’s …qual era o modelo mais vendido / tipo de carrocaria?
(R) eu acho que o que vendia mais era o “hard top” o curto e o “station wagon” – para comecar.
Pois quando o longo apareceu a nossa clientela na Escocia aos quais vendemos muitos longos, eles adoravam os chassis longos, refiro-me as equipas de “Montain & Rescue” no norte da Escocia.
Entao passamos a vender o “long wheel base” “station wagon”…e aqui esta um nesta foto.





Para mim era um bom veiculo muito bom eu sempre acreditei que a producao do longo de cabine dupla quando saiu para o Mercado foi um bom pontape no traseiro da Land Rover, eu acredito piamente nisso. Para eles entao darem inicio a producao do LWB double cabin foi a alavanca que gerou a LR produzir o 110 LWB (double cabin).

(Q) pois eles nao tinham esse modelo anteriormente…

(R) Nao, nao tinham este modelo so apos a UMM ter lancado o longo de cabine dupla!

(Q) achas que na altura haviam rivalidades declaradas, ou pelo menos nocao por parte da LR da presenca constante e em ascencao a UMM?

(R) Carlos, posso-te dizer uma coisa esse foi o primeiro “calafrio/arrepio" pois a LR quase sempre foi uma companhia arrogante. Lidei com eles tantos anos…e por varias vezes e situacoes dei conta de uma certa arrogancia muito propria, eles de repente viram esta versao longa UMM a qual teve muita publicidade pelo pais fora tanto nas revistas 4x4 e outros, o meu parceiro na altura Ian Williamson foi brilhante em conseguir por a imprensa a fazer o que ele queria fazer.>>> (fim da citacao)






As tres anteriores fotografias sao prova viva da presenca UMM no mercado ingles e do lancamento oficial na Feira Automovel em Earls Court em Londres, ate bem recente um recinto / salao de referencia para lancamento de marcas e produtos.

Parte dos OITO modelos supra mencionados na nota para a imprensa:



Uma brochura de alguns modelos de serie comercializados em Inglaterra:



Como dizia Fernando Luis de Oliveira Pessa:

E esta HEIN?!


 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
E mais fotos que e' o que a malta gosta:

Numa revista da especialidade da para ver ao lado da pick up UMM o sucessor Land Rover.
A Land Rover nao possuia este modelo/ cabine dupla.
E quando a UMM lancou na feira em Earls Court em Outubro de 1991 em Inglaterra a Land Rover tremeu das pernas pois o preco UMM era simplesmente pela "metade" de qualquer outro modelo semelhante Land Rover e a nivel de qualidade na mesma gama era bem mais prestavel.







Mais abaixo parte de um relatorio de um jornalista (ainda escrito a maquina de escrever) descrevendo um evento 4x4 DURANTE 3 dias entre as "FORCAS": Policiais, Bombeiros e outros.

Esta ali escrito para todos lerem...ganhou o Trofeu de Traccao juntamente com o de equipa e fabricante.




 
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas!

Amigo Carlos,há muito tempo que não comento nada.
Não podia deixar passar em claro esta oportunidade de te dar os parabéns por tal contributo.
Numa altura em que se tem falado do "declínio" do Forumm,esta é uma pedrada no charco que talvez venha agitar as águas!

Bem hajas!!

UMM abraço


PEDRO
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Obrigado pelo contributo Carlos. E bem vindo ao mundo dos longos. Pela conversa que tivemos durante o passeio já vi que não queres outra coisa. Não te posso censurar pois eu também prefiro (de longe) os longos aos curtos. Parabéns pela máquina e pela dedicação, só gostava que o meu chassis tivesse no estado desse.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Top Inferior