• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pergunta estúpda...

Registo
30 Mar 2006
Ora bem, esta minha dúvida é um tanto ou quanto descabida mas pronto...

Oiço um barulho tipo zoada que me vem sensivelmente da zona traseira, pensando nas hipóteses, uma delas será um rolamento de roda traseiro gripado ou a pedir carinho, apostando eu no pedido de carinho pois com a experiência em gripansos de rolamentos com que já estou, se o estivesse já tinha ficado pelo caminho lol... Já levantei as duas rodas e rodeias à mão, uma parece manteiga a outra faz barulho, daí dizer que é só um, estou mais próximo de descobrir :). Agora, como sabem para aceder ao rolamento é necessário retirar o prato do tambor e aqui faço a tal pergunta estúpida, no manual diz para, aquando da remontagem, utilizar porcas novas, ao que eu pergunto, quem já fez isto meteu porcas novas ou as mesmas? Quem meteu novas comprou algumas XPTO ou posso ir mesmo ao Leroy & Merlin que me safo? Quem meteu as mesmas teve problemas? E quem nunca fez mas sabe alguma coisa, o que tem a dizer?

Bom é só.
Desde já o meu muito obrigado.

Ah, desta vez não deverá haver fotoreportagem devido a problemas técnicos com a máquina fotográfica, LOL

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Boas!

como falaste e muito bem de carinho, em qualquer tipo de intrevençao desse genero e sempre melhor trocar porcas e parafusos por novos, porque em trabalho estao sempre submetidos a esforços algo elevados e com os anos de aplicaçao que levam acabam sempre por ficar moidos, corroidos, desgastados.... conselho: mete novos! nao custa nada e o trabalho fica de certeza bem feito! os antigos... provavelmente vao continuar a funcionar, basta tambem olhares para eles e logo vez o estado das rocas e do proprio corpo em geral, mas o material tem tendencia a nao ir para novo... ;)

boa sorte com isso! :D

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

As porcas e parafusos não encontras em drogarias vulgares
essa medida é em polegadas nem é 8mm nem 10mm, é a medida dos
parafusos do veio de transmissão e de material resistente.
Lojas que têm. Marca ; Casa dos parafusos na rua de Sº Paulo no Cais do Sodré,
Mismal nas Paivas junto á Nacional 10.
Se não forem na marca tem que se limar um sextavado do parafuso.

cUMMprimentos
Rui Martins

Registo
30 Mar 2006
Obrigado aos dois, tou a ver é que vou ter de andar assim mais algum tempo...

Martins, se não é 8 nem 10, é porque será 9 não? Além disso o que me interessa é a rosca, isso sim, o tamanho do sextavado da porca é tinto... a rosca é que interessa saber se é métrica ou em polegadas.
Outra coisa, o que queres dizer ao certo com "material resistente" que as dum Leroy, ou Aki e afins não servem, certo?

UMM abraço

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas Nuno n estou a ver as porcas em questão mas se são freadas (tem uma tira de plástico no interior) deves meter novas para ter a certeza k n se desapertam.
Se fores a uma casa de parafusos com as velhas eles arranjam iguais mas diz para onde é para te darem umas em aço resistente.

AbraçUMM, André Pires

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Normalmente os parafusos em polegadas têm o passo de rosca mais fino o que vai garantir um melhor aperto e possibilitar que o sextavado para a chave seja mais pequeno,o mais perto dessa medida que arranjas numa loja dos 300 :) é M10 que mesmo assim tens que abrir um pouco os furos para 10mm,e para estes parafusos de M10 apertas com uma chave 17.Enquanto que para um parafuso 5/16 tens uma porca de 14mm.
No teu(nosso) caso:D dependerá sempre do estado dos parafusos e porcas que lá estiverem,a unica coisa que deve estar a pedir substituição devem ser as anilhas de mola (na parte dos parafusos...)

Filipe Pinheiro

Registo
30 Mar 2006
Bom quanto à tira de plástico que impede o desaperto, isso não é grave, se puser um pouco de loctite faz o mesmo efeito.

Filipe, o meu problema é mesmo a rosca pois o tamanho do sextavado como já disse não me preocupa tanto pois tenho chaves de caixa que sirvam, não queria era estar a assucatar e como no manual diz para substituir as porcas, fiquei na dúvida... Por exemplo como fizeste quando meteste discos? Suponho que o suporte que aplicaste aperta no mesmo sítio que o prato, usaste os mesmos pernos e porcas? O que te leva a dizer que só as anilhas estão a precisar de reforma?

UMM abraço

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Esses parafusos não são covencionais. Aqui para a minha zona encontra-los com facilidade na Pecol em Alverca ou na Agro-peças em Vila Franca de Xira. Possivelmente terás parafusos com um indice 8.8, agora aproveita e coloca 10.8, que são muito mais resistentes e caros, mas duram e duram e duram.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Boas, nesses parafusos as porcas não são do material que esta sujeito a maiores esforços, mais depressa está o parafuso ao efeito de corte devido ao travão. De qualquer das maneiras a rosca é em polegadas, UNF 3/8.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Registo
30 Mar 2006
Obrigado Pedro, já é mais um local onde poderei encontrar o que preciso, já agora fazes ideia de valores que poderão ter tais parafusos e porcas?

António João, tens toda razão, também já tinha pensado dessa maneira, o parafuso sofrerá mais, sem dúvida. Mas a minha dúvida vem do que diz no manual de oficina, que é, e passo a citar, "Quando da montagem utilizar porcas de fixação novas. As porcas retiradas não permitem o aperto estabelecido e como tal não devem ser reutilizadas." Acho isto duvidoso, caramba, será que só podem ser apertadas uma vez e ao desapertar vão pró lixo? Nunca tal tinha visto, daí a minha dúvida e pedir-vos esclarecimentos.

UMM abraço

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
isso cheira-me que sao porcas autofernadas e assim que sao desapertadas o freio vai ao ar! ou seja com as forças a que esta submetido e a vibraçao ha sempre tendencia a desapertar! podes arranjar novas porcas autofernadas ou entao simplesmente arranjar umas porcas de freno e fio de fernar de 32 ou 42 e assim se tiveres de voltar a tirar isso e so cortar o fio e voltar a fernar isso! ;) garanto-te que nunca mais sai dai!! quanto as medidas em milimetros ou em polegadas... nao te preocupes com isso, como ja li ai leva a uma loja daquelas velhas de ferrajens, e pede uma coisa igual, que eles arranjam-te com a mesma medida, pode mudar a cabeça mas como disseste, e bem, isso e o menos, a rosca e que importa! preocupa-te e em comprar um parafuso de uma boa liga que aguente bem as exigencias do serviço senao vais dar por ti sem parafusos ao fim de dois ou tres buracos! :D

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Os 12 parafusos mais as porcas, no indice 10.8, talvez ande na ordem dos 3 euros, isto numa casa especializada, porque se for no aki deve ser 10 euros.

Pedro

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se são as porcas e parafusos que apertam o prato dos tambores não são porcas autofrenadas,são normais mas em polegadas,e como não são frenadas têm uma anilha de mola das convencionais.O tamanho ddo sextavado vai contar no parafuso pois vais ter que desbastar menos pala ele entrar na manga de eixo,é claro que na porca o tamanho para o efeito não conta nada,mas se fores comprar porcas metricas logo tens que comprar parafusos metricos e o sextavado do parafuso é igual á porca.
Eu falei em 5/16 mas afinal é como o João disse são 3/8;)
No meu quando comprei os parafusos comprei uns mais compridos mas com a rosca igual aos de origem,e é como te digo os parafusos com rosca mais fina dão mais aperto e ficas com uma melhor fixação pois ficam com mais superficie de contacto entre a porca e o parafuso.
Não te alarmes com o que vem no manual que diz para substituir,tem é mais atenção na sua inspecção e se desconfiares aí sim compra novos,mas aconselho sempre a comprar numa casa de ferragens e não nos aqui:D,pois ficas mais bem servido no material e em conta,e em qualquer casa de ferragens arranjas desses parafusos ou porcas.

Filipe Pinheiro

Registo
30 Mar 2006
Bem, 12 porcas e parafusos 3 € é caro? Bolas, vou já comprar às carradas LOL, ou isso é 3 € cada um?

Exactamente Filipe, são os parafusos e porcas que apertam o prato dos tambores, mas acabei de sair de baixo do bicho e não tem anilha de mola nenhuma, pelo menos do lado dos pernos, ainda não desmontei a roda... Também já reparei que parecem ter uma face desbastada sim.

Bem, acho que hoje depois do último exame já vou fazer noitada :D O meu medo era que tivesse mesmo de substituir e depois não encontrasse com rosca igual, mas já vi que não será difícil. Já agora, além da Pecol, Casa dos parafusos, onde mais é que poderei encontrar os amigos parafusos? De preferência aqui pela zona de Sintra.

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos.

UMM abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Boas, eu comprei 3 porcas dessas numa casa especializada em Valença e custaram 20 centimos as 3.

UMM abraçUMM

j.aldeia

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
3 euros é caro acredita. Se fores para um indice 8.8 fica para aí por 1 euro.

Pedro

Registo
30 Mar 2006
Boas Nuno, aqui perto tens na Abrunheira, ao lado da Worth uma empresa Céu Batista e Filhas acho que é assim o nome que tem tudo o que precisas, e a preços de revenda. Tens aço, ferro polegadas milímetros é só pedir....

É onde me abasteço e são muito simpáticos.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Top Inferior