• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Opiniões precisam-se !

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Como já vos tinha comentado, estou neste momento a trocar o meu motor 2.1D para um 2.5Td proveniente de um Ford Scorpio. No entanto, e como não tenho um radiador de um UMM Turbo gostaria de saber a vossa opinião sobre:

1 - Manter radiador do Atmosférico e possivelmente adicionar uma ventoinha para melhor ventilhação

2 - Utilizar o radiador proveniente do Ford Scorpio, já pensado para os motores Turbo, embora com outra finalidade (utilização de estrada).

Agradeço opiniões, obrigado.


Carripana on the way ...
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

1 - heheheh

Nao te esqueças do radiador de oleo, e de todos os outros pormenores como carter bomba de oleo etc etc No motor 2.3td ha material que tem que ser trocado nesse nao sei.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Troca a bomba de água, limpa bem o radiador (numa casa da especialidade), monta um radiador de óleo e uma ventoinha electrica extra. O ideal seria arranjares um radiador do turbo, mas assim já ficas desenrrascado. Um intercooler também não era pior.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

Tens 2 hipoteces. 1º mantens o radiaror do atmosférico com um limpesa, montando claro o radiador de oleo e ficas com o abitáculo do motor práticamente de origem, quase nem se nota que é um motor adaptado ali menos problemas com as ipo e autoridades
2º montas o radiador do Ford, com uma limpesa também e uma válvula de disparo de ventoinha; trocas a bomba de água por uma da 505 Turbo com a respectiva polea e claro tens que alterar as tubagens! Acabas por ganhar mais binário a baixa rotação, ficas com o radiador afastado da ventoinha mecanica inimiga do radiador dos atmosféricos, montas uma boa ventoinha eléctrica ou 2 se couberem e com um botão para a poderes ligar quando quizeres mesmo antes de disparar. O incoveniente é que com mais aplicações é mais fácil toparem que tens lá um motor que não é do carro.

São opções a ponderar, já estive a ver um UMM atm 2.5 que lhe foi aplicado um motor turbo mantendo o resto e aquece um bocado imagino no verão, mas os nossos UMM e os Patrol têm esse problema já os Toyota e outros japoneses mesmo os 4.2 têm um radiador metade do que o do Alter turbo e não aquece nada.

Cumprimentos
Rui Martins
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Martins

Boas

Tens 2 hipoteces. 1º mantens o radiaror do atmosférico com um limpesa, montando claro o radiador de oleo e ficas com o abitáculo do motor práticamente de origem, quase nem se nota que é um motor adaptado ali menos problemas com as ipo e autoridades
2º montas o radiador do Ford, com uma limpesa também e uma válvula de disparo de ventoinha; trocas a bomba de água por uma da 505 Turbo com a respectiva polea e claro tens que alterar as tubagens! Acabas por ganhar mais binário a baixa rotação, ficas com o radiador afastado da ventoinha mecanica inimiga do radiador dos atmosféricos, montas uma boa ventoinha eléctrica ou 2 se couberem e com um botão para a poderes ligar quando quizeres mesmo antes de disparar. O incoveniente é que com mais aplicações é mais fácil toparem que tens lá um motor que não é do carro.

São opções a ponderar, já estive a ver um UMM atm 2.5 que lhe foi aplicado um motor turbo mantendo o resto e aquece um bocado imagino no verão, mas os nossos UMM e os Patrol têm esse problema já os Toyota e outros japoneses mesmo os 4.2 têm um radiador metade do que o do Alter turbo e não aquece nada.

Cumprimentos
Rui Martins

Pois, depois de colocar aqui esta questão, detectei que para aplicar o radiador do Ford teria que afastar o filtro do ar e fazer uma adaptação de modo a encaixar um radiador mais largo no espaço do radiador atmosferico.

Para já, acho que vou optar por usar o radiador do atmosferico com a ventoinha electrica do Ford, para alem claro da ventoinha do motor.

Caso aqueça muito, vou ver se lá consigo adaptar o radiador do Ford ou entao dos toyota.
Obrigados pelas dicas.


Carripana on the way ...
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas!

Quando meti o motor turbo no meu Cournil, mandei limpar o radiador de origem e pus uma bomba de água nova como referiu o amigo Martins!
Montei também uma ventoinha eléctrica na frente do radiador, mas até hoje nunca ligou!
Nunca tive problemas de aquecimento, já lá vão 4 anos!;)

UMM abraço,

Delgado
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Delgado

Boas!

Quando meti o motor turbo no meu Cournil, mandei limpar o radiador de origem e pus uma bomba de água nova como referiu o amigo Martins!
Montei também uma ventoinha eléctrica na frente do radiador, mas até hoje nunca ligou!
Nunca tive problemas de aquecimento, já lá vão 4 anos!;)

UMM abraço,

Delgado


olá Delgado, essa limpeza foi efectuada em casa de especialidade certo? ou fizeste em casa? è que a bomba que veio no scorpio ate tem 4 pás por isso nem estava a pensar alterar.


Carripana on the way ...
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Olá!

O radiador foi limpo numa casa da especialidade e levou uma válvula para a ventoinha eléctrica disparar em caso de temperatura excessiva.
Fiz a ligação de maneira a que também possa activar manualmente a dita ventoinha!

Meti uma bomba de água nova, porque o Mestre Silvino disse-me que a do Ford provavelmente não teria caudal suficiente.
No entanto, agora estou com dúvida sobre o modelo de bomba de água que ele montou...
Este fim de semana já confirmo!;)

cUMMps,

Delgado
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas!

Verifiquei o meu motor e a bomba de água que tenho montada é a do Alter Turbo!

cUMMps,

Delgado
 
Top Inferior