• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Oleo

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
Bom dia,

Alguém me pode dar umas dicas, qual o melhor oleo de motor que posso aplicar no meu Alter?

E se ja tiver abaixo da média ou perto disso, devo o mudar na sua totalidade ou posso apenas juntar novo ao que tenho?

Abraços
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
ola.o oleo indicado é o 15w-40,depois difere da marca e preços,sabes se mudaram o oleo do motor a pouco tempo? e quantos km's? se foi a pouco/s acrescenta,se não mete oleo novo, porque novo é sempre novo.umm abraço.

jsilva
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas companheiro :)
Na minha opinião, adicionar oleo sem se saber qual o que está no motor nunca!!!
Os oleos diferem ligeiramente de marca para marca e por isso podem haver reacções menos apropriadas para o motor.
Eu nos meus meninos é sempre oleo usado todo fora, coloco oleo 10w40 e sempre filtro novo.
Embora os manuais recomendem oleo 15w40, eu prefiro o 10w40 porque sinto que o motor fica muito mais solto e com um trabalhar mais suave.
Contudo, o oleo recomendado é o 15w40, apesar de na tampa de entrada de oleo do motor do meu Cournil ter um autocolante original que diz "Esso 10w40".
Oleos frescos no motor, caixas e diferenciais são fundametais para a longevidade da mecânica.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas...
Para mim é sempre oleo e filtro novos.Juntar só numma situação de aperto!
Esso 15w40 é o que uso no meu trofeumm...eventualmente umm 10w40 se o motor estiver impecavel,afinado e não gastar ou perder muito oleo!
UMM abraço


PEDRO
 

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
Bom dia,

Alguém de Lisboa sabe-me indicar um sitio onde posso ir mudar o oleo sem marcação prévia? É q já foi a três lados que me pediam que marcasse com antecedência!! :s
 

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
Já agora, o oleo deverá ser sintético, semi-sintético ou mineral?

Abraços
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

No meu costumo usar sempre BP visco 7000.

Sei que é um óleo caro (sintético), mas mais vale gastar no óleo dop que em reparaçãoes de motor.

1 abraço
VR
 

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
Obg pelas dicas.

Ja mudei o óleo e o filtro. O óleo coloquei BP semi-sintético. Agora em janeiro vou leva-lo ao Mestre Silvino para uma revisão.

Abraços
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

Quanto aos oleos é mais ou menos o que falaram, para clima moderado o indicado é o 10W 40 ou 15W 40,
eu costumo usar de inverno o 10w40 e de verão o 15w40 da mesma marca, porque não encontro o 20w50 para diesel, que é o
oleo recomendado para clima quente.
Tive 4 dias de acção de formação em Matosinhos na Galp,e o que os egenheiros disseram,foi que não á qualquer
problema com a mistura de oleos porque a base é toda igual;é claro que não se deve servir como norma!!
Quando aos oleos semi-sintéticos são 80% mineral e 20% sintético; o que quer dizer que pagamos gato por coelho,
no caso da Galp os aditivos são da bp e total. O concelho dado foi comprar ou sintético ou mineral.
É tudo uma questão de euros.

Abraço
Rui Martins
 

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Mensagens
557
Localização
-
Boas,
Realmente o que o Martins acabou de dizer é espamtoso e vem contrariar o que o comum dos mortais pensava sobre oleos, mas escrito por ele acredito perfeitamente.
Fiquei com uma duvida que, quando dizes que se "...Não há qualquer problema com a mistura de oleos..." a que te referes?? ao tipo de oleo (sintetico/mineral) ou ao numero 10-40/ 20-50 ????
Saudações

Azimutte
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Rui Martins

Não sei em que contexto os engºs lhe deram essa informação, nem sei, à partida, se tiraram o seu (deles) brilhante curso com o nosso socrático 1º Ministro. Mas se lhe disseram isso deviam ter-se lembrado dos aditivos detergentes aplicados em alguns óleos, assim como outras "mistelas" para os tornar aderentes ou não, mais resistentes ao calor, ou não, menos susceptíveis de deslaçar ou a sua película perder continuidade sob pressão etc.

Ao fim de um uso continuado de um certo tipo de óleo (multigrade sem aditivos não especificados nas embalagens), este cria "gomas" aderentes aos cárteres (mais ou menos aderentes conforme o calor e o acabamento interior pintado ou não). Ao mudar para um outro óleo com características detergentes (também não especificadas nas embalagens), estas "gomas" vão-se desprender e começar a sua viagem dentro das canalizações de óleo (no cárter e fundamentalmente na cambota e veio dos martelos), entupindo ou tendo tendência para entupir esses canais:dizzy_face:.

Uma troca simples de óleos pode levar a que os restos do óleo velho vão fazer aglutinações (similares ao tipo resultante da mistura de tinta sintética com celulosa) dentro do cárter ao fim de uns meses de trabalho motor.

A troca de um óleo pode levar a que o novo vá dissolver carbonizações e calos de matéria agregada, resultante de milhões de explosões.

Em conclusão, “colem-se” a um óleo, e usem SEMPRE esse:p. É preferível ser um produto de pior qualidade (até mesmo espanhol e reciclado:astonished:), do que andar a “saltar” de marca em marca, sem saberem quais os componentes do novo óleo que compraram. Mudem SEMPRE de filtro de óleo, troquem-no mesmo mais uma vez entre as mudanças de óleo. É sempre mais barato do que um motor novo(n).

Se resolverem mudar de marca, porque um vizinho de uma prima, casada com um GNR:angry:, tio da Alice do talho também mudou e diz que é uma verdadeira maravilha:astonished:, então mudem, mas passados uns mil km mudem outra vez o óleo e o filtro. Isto são conselhos antigos, para motores antigos usados nos nossos carros que também já são peças de museu:blush:, ou pelo menos deveria ser tratados como tal.

Para quem discorda:devilish:, democraticamente disguita:D








UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros :)

Apesar de eu não ter formação em mecânica nem em química (sempre fui mais chegado aos electrões :D) partilho inteiramente da opinião do amigo João.

Sempre ouvi dizer que não é aconselhável fazer misturas de óleos diferentes.

Eu como gosto de dar ouvidos e vozes experientes da velha guarda, continuo a usar sempre o mesmo óleo e não poupo nas mudanças do filtro.

Também não aconselho óleos XPTO nos nossos motores que dão para fazer km que não acabam mais.

Penso que um óleo razoável mudado juntamente com o filtro de 5 em 5 mil km é o ideal.
Para quem faz TT deve encurtar as mudas de óleo e filtro.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Mensagens
248
Localização
Portugal
A respeito de marcas e preços...
Normalmente uso óleos baratos e sem aditivos. Sei que pelo menos em teoria, duram menos quilometragem, mas tudo o que li sobre óleos que apenas cumprem as normas standart leva-me a crer que para os tipos de aquecimento e rotações a que normalmente me desloco , são suficientes. Encontrei agora no pingo doce /feira nova óleo Galp multidiesel 15W40 a 9.90 Eu. Mais barato que no lidl. alguem tem algo contra a utilização destes óleos ou são de facto equivalentes?

Cumprimentos
P Farmer
Brummble
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
quote:Originally posted by verdes radios

Amigo Brummble

É o que eu uso(y)

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"


Eu também!

Mas ao contrário do que foi dito pelo amigo Marcelo eu aconselho 3 mudas de óleo a cada 10.000 km! Isto porque? Porque os nossos meninos em lentas trabalham igual mas fazem menos de metade dos km!:astonished: Lembrem-se que fazer 1 km em lentas equivale a um pouco mais de 2 km em altas! Isso representa trabalho para o motor mas não se traduz em quilometragem! É por isso que de 3300 em 3300 km lá vem 5 litrinhos de óleo novo.;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
741
Localização
Portugal
Boas a TTodos


Aldeia desta vez não estou de acordo contigo.
Como sabem os nossos meninos não têm motores recentes, nem estão novos, mas não existe necessidade de se fazer mudanças de óleo tão prematuras, e isto porquê?

Quando os nosso motores foram desenhados e estudados, os óleos não estavam tão avançados, o grau de qualidade de um óleo à 15 anos , não é nem de longe nem de perto a qualidade que os óleos têm hoje, daí não haver necessidade de encurtar as mudanças de óleo.
Basta lerem um pouco sobre óleos nos diversos sites da especialidade que estão por aí espalhados pela net para perceberem bem o que eu estou a escrever. Acho que o mais importante não é a frequência que se muda o óleo até porque não é benéfico, para o motor ter sempre óleo novo, hoje em dia qualquer tipo de óleo até os mais manhosos têm diversos aditivos desde aditivos de lavagem, protecção de desgaste a frio, e teflon, etc.
Então é assim, eu acho que mudar tantas vezes o óleo (menos de 7500Km) não tem qualquer benefício, acho que é mais importante verificar os níveis e ir atestando consoante as necessidades, em cada muda, mudar também o filtro. E não esquecer dos óleos das caixas... Em cada duas mudas de óleo de motor uma das caixas.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
quote:Originally posted by MiguelGomes



Aldeia desta vez não estou de acordo contigo.


Ainda bem!:D

Pois o que me contas é novo para mim. Sempre ouvi dizer que quantas mais mudas melhor.......

Gostava de ouvir mais umas opiniões!;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas
Caríssimos a melhor prenda que podemos dar a um motor é sem dúvida uma muda de óleo e filtro do mesmo, mas não devemos também descurar o importante filtro do ar. É bastante barato, e para quem anda no meio do pó, não se deve esquecer de dar atenção ao mesmo. Por vezes limpar com o compressor não é boa política. Sou adepto do novo.

Cumps
Vitor Rato
 
Top Inferior