Amigo Rui Martins
Não sei em que contexto os engºs lhe deram essa informação, nem sei, à partida, se tiraram o seu (deles) brilhante curso com o nosso socrático 1º Ministro. Mas se lhe disseram isso deviam ter-se lembrado dos aditivos detergentes aplicados em alguns óleos, assim como outras "mistelas" para os tornar aderentes ou não, mais resistentes ao calor, ou não, menos susceptíveis de deslaçar ou a sua película perder continuidade sob pressão etc.
Ao fim de um uso continuado de um certo tipo de óleo (multigrade sem aditivos não especificados nas embalagens), este cria "gomas" aderentes aos cárteres (mais ou menos aderentes conforme o calor e o acabamento interior pintado ou não). Ao mudar para um outro óleo com características detergentes (também não especificadas nas embalagens), estas "gomas" vão-se desprender e começar a sua viagem dentro das canalizações de óleo (no cárter e fundamentalmente na cambota e veio dos martelos), entupindo ou tendo tendência para entupir esses canais:dizzy_face:.
Uma troca simples de óleos pode levar a que os restos do óleo velho vão fazer aglutinações (similares ao tipo resultante da mistura de tinta sintética com celulosa) dentro do cárter ao fim de uns meses de trabalho motor.
A troca de um óleo pode levar a que o novo vá dissolver carbonizações e calos de matéria agregada, resultante de milhões de explosões.
Em conclusão, colem-se a um óleo, e usem SEMPRE esse

. É preferível ser um produto de pior qualidade (até mesmo espanhol e reciclado:astonished

, do que andar a saltar de marca em marca, sem saberem quais os componentes do novo óleo que compraram. Mudem SEMPRE de filtro de óleo, troquem-no mesmo mais uma vez entre as mudanças de óleo. É sempre mais barato do que um motor novo

.
Se resolverem mudar de marca, porque um vizinho de uma prima, casada com um GNR:angry:, tio da Alice do talho também mudou e diz que é uma verdadeira maravilha:astonished:, então mudem, mas passados uns mil km mudem outra vez o óleo e o filtro. Isto são conselhos antigos, para motores antigos usados nos nossos carros que também já são peças de museu:blush:, ou pelo menos deveria ser tratados como tal.
Para quem discorda

, democraticamente disguita
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"