• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O restauro do Umm H880GKN( Inglês)

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Pois é pela primeira vez, no dia de hoje tive o prazer de conduzir um UMM Inglês de volante à direita!!!Isto antes de o ter logo começado a desmontar para ser restaurado!O seu dono é membro cá do Forumm e enviou-mo a semana passada para lhe devolver o seu caracter de novo!

Alguns pormenores únicos:

1º Conta klms em milhas e quilómetros!

2º Indicações em English!

3º Faróis da frente mais pequenos:

Após um teste de condução a pôr a primeira do outro lado do carro e a ter medo de ultrapassar seja o que fôr, comecei a desmontar, de forma a sair a mecânica para reparar a chapa!

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Estas ainda no país de origem!

Um dos companheiros de viagem para Portugal...Mercedes Pagode!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Muito bom! Até não está muito mau para um jipe de UK.

Gosto bastantes desses autocolantes!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Sim restauros e fotos e pormenores como sempre o patro forte e que vende mais nesta barraquinha.
Opticas mais pequenas e da marca HELLA
O dono deste UMM ja ha alguns anos que andava a sonhar um dia mandar restaurar ou ter um UMM "em condicoes" para andar aqui em Inglaterra.

Ja nao falava com ele fazia uns anos.
Finalmente la amealhou uns "trocos" e faz o que muito proprietario de veiculo classico em Inglaterra faz....envia para Portugal para reparar.
Especialmente no caso dos UMM's tem toda a logica.

O tio Ivan la vira ca postar fotos e mostrar alguns pormenores aos poucos.

Em relacao as opticas nem todos os UMM's exportados para Inglaterra tiveram montadas estas opticas HELLA, tenho reparado somente em pick ups / UMM's.

Apos conversas com o antigo distribuidor e alguns concessionarios UMM ca em Inglaterra ao longo dos anos creio ter ficado com a impressao que as opticas HELLA teriam sido de melhor qualidade e a troca das opticas "originais" UMM pelo par HELLA nao teriam sido de muito valor.
Foram "retro fit" que quer dizer montadas apos a montagem original do fabricante, ou seja montadas pelo distribuidor ou rede de concessionarios/revendedores UMM ca em Inglaterra.

Se foram so aplicadas em pick ups UMM, nao tenho certeza.

Continuacao de bom trabalho.
Pois como digo e' preciso ter "tomates" e gosto de ter um UMM em Inglaterra, enviar para reparar em Portugal e regressar...

E' dar bom banho de toda e mais alguma proteccao a esse chassis.
Continuacao de bom apetite.

Se precisarem de alguma coisa apitem,
tanto o proprietario e o Ivan.

EDIT:
Durante os anos que ca estou cheguei a ver um veiculo industrial ou maquina industrial em aeroporto ou mega fabrica com estas opticas.
Nesse local nao era permitido tirar fotos nem o uso de telemovel e claro so me fica a memoria.
Mas que existem ainda estas opticas existem.

Apos uma rapida pesquisa na net agora mesmo sobre as palavras:
HELLA SQUARE HEADLIGHT
e ter selecionados "imagens"...
elas ate aparecem...

Fica a dica e contributo.
(tractores e outras maquinas industriais usam esta optica)

Pagina 15 deste documento...

https://www.hella.com/agriculture/assets/media/FENDT_EN.pdf
Mas ha a venda na alemanha e Reino Unido.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Olá Carlos.

Obrigado pela dica, pois embora eu desconhecesse que essas opticas eram alteradas da origem aí( pensei que era modelo para export para aí), era muito interessante conseguir arranjar uma e manter o Umm como é aí. Como a da esquerda está nova, apenas necessitamos de uma para a direita e assim mantínhamos o Umm Inglês.

O chassis por estranho que pareça está melhor do que muitos de cá.Todo o jipe apresenta pequenos podres pontuais,( é para cortar) mas cá em Portugal já apanhei muito, muito pior. Ainda estou a desmontar, mas até agora o único parafuso que não consegui desapertar foi 1 da dobradiça da porta esquerda de baixo( cortei) tudo mais desapertei e agora vou zincar e voltar a apertar. Até os parafusos que apertam o aro do vidro( interiores) ao chassis( que se partem sempre) não só desapertáram como estão dourados ainda!!

A corrosão neste caso ainda não avançou para grave, agora vamos cortar e soldar chapa nova e seja aí seja cá por ali nunca mais enferruja.

Em termos gerais, motor, caixa , molas, casquilhos, quem dera a muitos dos que andam por cá a circular estar neste estado… Daqui a uns meses já vão ver a diferença!

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Como eu adoro estes tópicos...

Só uma questão, a alavanca das velocidades não fica longe de mais quando se está sentado à direita?

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Pois a alavanca está no mesmo sitio dos de cá, mas é uma questão de hábito!

Mais avanços:

Hoje logo de manhã ia só para desmontar as tampas interiores , a chauffage e os tapetes...Mas como para tirar os tapetes tinha de tirar as calhas e para isso tinha de tirar o depósito, também tirei os veios de transmissão, e já que estava assim também saiu o motor e caixa.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
O motor cá fora!!!

A caixa e cx de transferência sem qualquer folga.

As longarinas estão intactas, não há sequer pontos de ferrugem!

O mesmo se passa com as chapas interiores e todo o chão central.

Agora já está na secção de corte e costura!! Vamos tirar podres…

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Sempre a dar!

fosgasse...

Ivan em relacao a troca de opticas, nao consigo precisar se ja vinham montadas de Portugal para o mercado ingles, ou entao se eram aqui "retro-fit"
Esta pick up que estas a restaurar assim como a minha pick up e muitos UMM's "comerciais" = de 2 ou 3 lugares foram vendidos com estas opticas HELLA.
Ja vi UMM's de 5 lugares (ingleses) com as nossas opticas da "Rinder" (creio ser o fornecedor) como tambem vi UMM's de 5 lugares com estas opticas HELLA.

(na foto a ajudar esta o Pedro Marques aka Pedroalcanena de fato macaco azul, o Paulo Pinhao aka pinhas casaco com publicidade UMM, parte do homem de Vilar de Mouros aka Joao Carlos aka "you know who". Pela altura do aniversario do 10 Aniversario do Clube UMM - Lousa)

Eu vou tentar apurar esse tema e claro fazes bem em sugerir ao dono que mantenha as opticas que tinha, se novas entao um mimo.
(vai ser possivel arranjar as opticas novas, ate vai precisar de oculos de sol para olhar para elas quando estiverem aplicadas)

Nota Importante:
Quando ja estava para "fechar" aqui o meu post lembrei-me do susto que levei na noite anterior aquela foto,
Se tiveres em memoria Ivan as barras de direccao (nao todas) mas muitos lotes de barras de direccao que vieram aplicadas em veiculos ingleses faltavam ovos na omolete. Eram fracas e por varias vezes concessionarios aqui deparavam-se em ter que usar as "garantias UMM" para efectuar a troca por barras por melhor qualidade. Isto tenho perfeita nocao pois o Bryan do Country Vehicles em Exeter a quem comprei algum stock para mim, disse-me mesmo, Carlos era ridiculo, fracas fracas mesmo, a UMM chegou a admitir que o fornecedor sabendo para onde iam usava material mais fraco. Sendo verdade ou nao tens o exemplo desta pick up...partiu mesmo antes da rotula de direccao como se tivesse sido cortada a laser.
Se tiveres hipotese arranja ai uma coisa a maneira, rotulas reforcadas e barras a maneira.
Nao ganhei para o susto pois minutos antes ia pela A1 abaixo a ultrapassar camioes todo contente na noite antes do aniversario onde ia dormir em Castanheira de Pera.

Faca sol ou faca chuva...
Continuacao e
obrigado a ambos pelo topico.
(quando ninguem da 3 tostoes pela plataforma...e depois vem um topico destes, abencoados!)

Algum tema ou area que possa ajudar aqui de longe disponham.
(as opticas vejo isso na boa, garantido)

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Esses farois não teram sido montados por ser em Inglaterra,por causa da iluminação da berma?Os rinder não sei se existem com iluminação com a berma á esquerda.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Ola Filipe.

Não me tinha lembrado disso, realmente estes têm riscos completamente diferentes dos Rinder. Pode ser isso.

Abraço

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Podres a sair chapa nova a entrar!!

A travessa por baixo dos pés do condutor já quase não existia!! Levou uma nova e mais forte!

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Corta...corta!!

Capota fora!

Tirar medidas para os vidros alpinos!

A traseira...como estava mesmo podre, foi literalmente para o lixo!!

Top Inferior