• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O "OE" vai ter o merecido restauro

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Já comecei o restauro do OE, e como prometido segue um “documentário” sobre os trabalhos efectuados

Dia 1 – Sábado 10-05-2008.
Com a ajuda de um amigo conseguimos despir a máquina e marcar a instalação eléctrica para ser retirada e servir de base para fazer uma nova com algumas melhorias.

Tempo ainda para uma última volta, as saudades vão ser muitas.

A confusão com os fios começa a ser muita

No final do dia ficou assim

O balanço do dia foi bastante positivo, se houvesse todos os dias uma ajuda destas!

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 2 – Domingo 11-05-2008.
Hoje não houve muito tempo mas ainda deu para desmontar mais algumas coisas e fazer uma limpeza.

Estado final dos trabalhos.

A instalação eléctrica já esta dentro de uma caixa para tentar perceber a lógica da coisa nos próximos 15 dias que vou estar afastado

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 3 – Domingo 25-05-2008.
Hoje com a ajuda de um mecânico amigo vou tirar o motor e caixa, desmontagem também de sistema de travões e embraiagem.

Já sem travões e embraiagem (com muito cuidado para não derramar óleo na chapa dizem não ser muito bom). Na bomba de embraiagem não entrava óleo á muito tempo (estava entupida na entrada), o óleo do circuito mais parece água suja.

Com a ajuda da maquina que se vê de fundo, o motor e caixa estão fora e a caminho do “senhor doutor” para um tratamento “vip”.

Depois foi tudo a banhos UMM (muita lama tinha este), e garagem. Tudo arrumadinho para mais um tempo de descanso.

A minha mulher já não acredita que consiga voltar a montalo, mas eu ainda tenho fé.

cUMMprimentos
Ricardo Fernandes.

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Vais ver que vais conseguir... a vantagem é que num UMM é tudo muito básico e lógico.
E de resto as dúvidas que houver é só pedir ajuda aqui à malta.
Continuação de bom trabalho.
Mais um UMM para ficar novo.

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Depois de algum tempo sem dar noticias, estou de volta para mostrar o que me tem ocupado o tempo.

Dia 4 – Quinta-feira 05-06-2008.
Comecei com um trabalho pouco interessante mas com resultados surpreendentes. Estive a limpar, lubrificar e pintar o veio do volante.

O rolamento tinha alguma areia, mas depois de bem limpinho e lubrificado ficou como novo.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 5 – sexta-feira 06-06-2008.
Hoje foi o dia de tirar alguns empenos maiores á carroçaria, na zona do pendura está um pouco mal (já deve de se ter deitado) mas recorrendo a técnicas e ferramentas altamente sofisticadas ficou muito melhor.

No alinhamento das dobradiças colocando uma régua apoiava em cima e em baixo no meio ficava 1cm afastada da chapa.

Depois de muito esforço ficou bem melhor.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 6 – Sábado 07-06-2008
Hoje retirei as pontes completas, e livrei-me de mais algumas coisas .

Está pronto a carregar para levar ao jacto de areia.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 7 – Domingo 08-06-2008
Hoje foi o primeiro dia (eu pensava que seria o único) de jacto de areia que um amigo me cedeu para efectuar a decapagem do OU.

Com a ajuda de um outro amigo já experiente nesta arte, colocamos mãos ao trabalho.

Embora o jacto de areia tenha um poder interessante e esteja a fazer um excelente trabalho, demora tempo considerável a livrar-se das múltiplas camadas de tinta.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 8 a 10 –09-06-2008 a 11-06-2008
O jacto de areia dura e dura e dura…...
Dias de muito sofrimento.

Depois de 100€ de gasóleo para o gerador, e muitas sacas de areia, finalmente já acabou e ficou muito porreiro.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 11 a 14 –12-06-2008 a 15-06-2008
As jántes foram pintadas e os pneus montados, substituiu-se a chapa podre junto aos pés do condutor e pendura, e foi tapado um buraco para tubo de ar anteriormente tapado a fibra.

Pena que as ferias acabaram e agora o tempo vai ser muito pouco (pensei estar mais avançado a esta altura do campeonato, mas as coisas nem sempre correm pelo melhor).

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 15 – Sábado 12-07-2008
Depois de mais algumas afinações, betume, e muita lixa (80, 120, e 220).
Com a ajuda do meu sogro que está habituado a betumar pladur, esta pronto a aplicar o aparelho

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 16 – Domingo 13-07-2008
Depois de aparelhado, mais lixa (400, 600, e 1200), mais aparelho e mais lixa.

Está agora pronto a levar a tinta.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Dia 17 – segunda-feira 14-07-2008
Depois de bem limpo com desengordurante, e após uma elaborada mistura de tinta endurecedor e diluente, pode-se passar á pintura.

Ficou porreiro, mas já vai ficar parado por mais uns tempos.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Parabéns pelo trabalho, assim dá gosto ver!

Agora uma pequena critica. Com todo o trabalho que ja tiveste nesta fase, não podias ter arranjado uma estufa para a pintura final? ë certo que eu não conheço as condições que tens e as fotos por vezes enganam, mas acho que a opção da estufa era melhor.

De resto 5 estrelas, continua!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

rcfernandes

Iniciado
Registo
27 Mai 2008
Depois de MUITO tempo sem dar notícias, estou de volta para mostrar o que me tem ocupado o tempo.

Dia´s – Muitos (desculpem mas já perdi a conta).
Depois deste tempo todo já não vão conhecer o OE, muita coisa foi feita como preparação e pintura de pequenas peças, substituição de vedantes da bomba de direcção, colocação de alcatifa no interior, montagem e inicio da nova instalação eléctrica.
Ainda falta montar muita coisa mas já começa a ganhar forma, e a fazer-me querer que o resultado final vai valer a pena.

É certo que as condições para a pintura estavam longe de serem as ideais, mas foi o melhor que se conseguiu encontrar (conforme foi sugerido e muito bem pelo “Aldeia”), e a experiencia do “Pintor” ser Zero (Eu que não sou pintor, nem sequer conheço algum e também nunca vi alguém pintar um automóvel).
O resultado final foi bastante satisfatório (pelo menos para mim que não sou muito exigente).

Outra tarefa que me andava a deixar preocupado era a substituição dos tubos dos travões e embraiagem (queria fazelo), procurei em imensas lojas de peças auto e não havia maneira de arranjar tubo metálicos e terminais para os travões. Entretanto falei com o meu mecânico que faz restauro de fiat’s 600 e disse-me que normalmente costuma comprar na wurth. Comprei 10m de tubo (só sobrou aproximadamente 1m) e terminais de dois tipos pois os da embraiagem são diferentes (pelo menos no meu caso).

Utilizando o material apresentado a cima consegui fazer todos os tubos dos travões e embraiagem, depois foi monta-los, encher com fluido novo (DOT5), sangrar e neste momento o OE já tem travões.

Durante esta semana está entregue ao “Sr. Doutor” para lhe montar o “Coração”, espero que no fim de semana já esteja pronto para poder continuar a instalação eléctrica e muitas outras coisas (trabalho não falta, falta é tempo).

Espero dar notícias em breve.

CUMMprimentos
Ricardo Fernandes

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by rcfernandes

Ainda falta montar muita coisa mas já começa a ganhar forma, e a fazer-me querer que o resultado final vai valer a pena.

Vale sempre a pena!:)

Parabéns pelo restauro, eu também tive os mesmos problemas com os tubos do travão. Contudo não consegui uma solução tão boa como a tua.

Força com esse restauro, um dia gostaria de ver a máquina ao vivo.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Reparei noutro detalhe!

O farol de nevoeiro deve estar no lado esquero e o de marcha atrás no direito. No teu caso estão ao contrário.

Outro assunto: A bom rigor, a solução de substituir um farol de marcha atrás por um de nevoeiro dessa forma é ilegal, devido ao facto de não obeder á distância minima (creio que são 20 cm) entre as lampadas de presença/stop e nevoeiro (confirmado com um amigo meu que trabalha numa IPO). Se na tua zona são muito rigorosos podem implicar com isso, embora (de momento) não me lembro de alguém se ter queixado.

Podes sempre fazer como eu. Retiras o farol de nevoeiro e ponto final. E não te preocupes com a névoa, as pessoas atrás de ti ouvem antes de te verem:D

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Ricardo, está a ficar porreiro!
Uma observação mas que é geral para todos os companheiros com radios CB:
reparei que tens uma antena atrás do lado direito de CB( pelo menos parece ser da CB).
Não sei se vais por capota lona ou chapa. Se for lona OK 90% mas se for em chapa ...!!!!
Tenho verificado que talvez por uma questão de estética e arrumo (não bate tanto nas arvores ou
quando se vai ao shopping não se bate no tecto ou se tem a preocupação de se tirar a antena) colocam a antena atrás muito abaixo.
Se fôr montado num UMM com capota de chapa, o radio fica a 20% da sua capacidade devido à grande
estrutura de ferro que tem junto da propagação do sinal.
Além do mais é conveniente analisar se a onda está curta ou comprida demais com um medidor de sinal para se poder ver a rentabilidade da emissão.
O sitio ideal mas ninguém faz isso é em cima da capota onde faz excelente massa e está livre de
metais.
Desde que fiz isso no meu e coloquei na frente na capota junto ao consutor, e após um colega
meu ter cortado aos bocados a antena e medindo o sinal apanho malta em banda USB na fronteira
franco-belga.
Claro está que cada um dá uso ao rádio da maneira como entende.

Continua com o esforço na máquina! Vai ficar porreira!

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

Top Inferior