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O meu UMM...

PUREUMM

UMMzito
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21 Fev 2011
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Passo então a presentar o meu carro:
Está comigo à pouco tempo, apesar de o ter comprado à um ano. Pertencia à GNR, mas foi comprado por um Sr. da minha zona em leilão, é d0 ano de 1991, vinha com um motor atmosférico qundo o adquiri, a nível de chapa não está propriamente novo, mas também ainda aguenta bem até ter t€€€mpo para lhe dar um tratamento de "beleza". A nível de motor, o antigo dono tinha-lhe trocado as tubagens todas, estava aparentemente bom, andava devagar, mas parecia um relógio. Parecia a maquina de sonho, até que 15 dias depois de o ter, ia eu descansadinho a caminho do trabalho quando ouço uns estalos vindo do motor e fumo a entrar para dentro do carro, parecia que tava numa discotca lool... Fiquei completamente admirado e como não sou grande entendido em mecânica, nao sabia que tinha acontecido... liguei para o mecânico com quem fiz negócio, expliquei-lhe o sucedido. Levei-o para lá e quando abri o capo do carro, vi que a tampa do oleo tinha saltodo fora e não tinha uma gota de oleo:dizzy_face: bem ele não se quis responsabilizar e levei-o para casa. Entrteanto conheci um mecânico também aqui da zona que trabalha quase só em TT e arranjou-me um motor 2.5 D turbo intercooler:cool: enquanto esperava pelo motor, viz uns pequenos tratamentos de chapa e travões que postarei na secção de restauros.
O carro está novamente a bombar e melhor que nunca, estou bastante contente com o motor e o serviço prestado.
Passo então ás fotos, para já do antigo dono, até tirar umas novas.


By pmrodrigues at 2011-02-28


By pmrodrigues at 2011-02-28

 

SimpleUMM

UMM
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9 Jan 2008
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muito bacano, a cor é parecida ao do meu. Boa recuperação da maquina, parabens

cUMMprimentos
Carlos Reis
 

Sifred

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1 Fev 2011
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Porreiro pá! Está muito porreiro sim senhor

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se SeaKing
 
L

LTmaverick

Guest
parece estar em muito bom estado. parabens pela compra






I commend your courage, but I will show you no mercy!


 

guitos

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3 Mar 2011
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Boa sorte com a màquina..

Está com bom aspecto..

cUMMprimentos:)

UMMa questão de espirito...
 

PUREUMM

UMMzito
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Obrigado a todos pelo feedback, quando o adquiri, o UMM já não estava própriamente neste estado, mas também não está muito longe;)
tem uns riscos na pintura devido a passar em caminhos de terra e tojos, tem o plástico do farol estalado, que foi entretando arranjado pelo mecânico que me colocou o "novo" motor e alguma ferrugem nos chamados pontos fracos, que são a chapa por baixo dos pés dos passageiros da frente e mais um ou outro, que entretanto fiz uns melhoramentos enquanto esperava como referi anteriormente...

*******, em relação à refrigeração, ainda não tenho o intercooler montado, pois segundo o mecânico, isso já sofre algumas alterações, portanto tenho ainda o radiador do atmosférico montado, mas confesso que se tem aguentado bem, pos nas voltas do dia a dia o motor não aquece (muito) e quando faço algum TT, o ponteiro também não passa do meio...
O tubo de escape também é o mesmo, mas foi cortado, também até arranjar outro, confesso que adoro o som:devilish:, mas não sei se está correcto. Podia-me explicar melhor isso dos 55mm s.f.f. Não percebi bem...
 

Aldeia

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Parabéns pela máquina. Eu também adoro essa cor mas em mate (sem brilho).

O upgrade para motor turbo implica outras alterações para além da troca de motor propriamente dita. Como o Mário referiu (e bem) deves trocar a linha de escape para uma de 55mm (mais larga). Se gostas de ruído podes colocar uma panela directa, faz um barulho porreiro sem ser ensurdecedor.

Também deves montar (se não foi feito) um radiador de óleo para ajudar no arrefecimento. Se o radiador de água estiver em bom estado e se a tua bomba de água for de 4 pás, não deves ter problemas de maior, embora seja preferivel montar um radiador de um turbo (algo muito dificil de arranjar usado). Eu tenho um UMM na mesma situação que o teu, o radiador vai aguentando mas a verdade é que anda sempre um pouco mais quente do que o outro turbo original que tenho.

A montagem do intercooler não vai inluenciar grande coisa no arrefecimento do motor. Vai é dar um pouco mais de alma ao motor quando circulares em estradas/caminhos abertos.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

PUREUMM

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*******, aquilo ronca, mas também não é ensurdecedor;) e depois eu também sei quando e onde devo puxar pelo som, pois também gosto do meu sossego:)
Como referi anteriormente, está assim de forma provisória até arranjar uma solução, é que o € não abunda muito por estes lados, então tenho de ir fazendo as coisas aos poucos.:D A panela directa é o que pretendo pôr.

Aldeia, o único radiador que está montado, é mesmo o que tinha do outro motor (atmosférico), para já não tenho tido problemas de sobreaquecimento, mas realmente gostava de melhorar esta parte!
Tinha a ideia que o intercooler servia para baixar a temperatura...
Se fosse possível, gostaria que me mostrasse uma imagem de um motor turbo "bem montado" para poder então fazer um comparativo.

Esta cor realmente fica muito bem no carro:cool:, gostaria de a manter quando futuramente o pintasse, mas tenho de descobrir a referência
AbraçUMM
 

Aldeia

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Não sendo o ideal (o ideal é com radiador turbo) tens aqui uma hipótese de montagem válida:



Lado esquerdo - intercooler
Lado direito - Radiador de óleo
 

PUREUMM

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Desde já obrigado pela ajuda Sr. Aldeia;)
Então tendo montado o radiador turbo, o intercooler e radiador a óleo, seriam dispensados digamos assim?
 

Aldeia

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quote:Originally posted by PUREUMM

Desde já obrigado pela ajuda Sr. Aldeia;)
Então tendo montado o radiador turbo, o intercooler e radiador a óleo, seriam dispensados digamos assim?

O sr está no Céu;)

Não ficam nada dispensados, a sua montagem deve ser obrigatória. Todos os UMM's turbos originais têm radiador de óleo e intercooler.

O intercooler serve para arrefecer o ar da admissão que está aquecido pelo turbo, melhorando a combustão e consequentemente a performance do motor. O radiador de óleo e o radiador de água arrefecem o motor, com circuitos internos diferentes.

Montares um manómetro adicional da temperatura (com sonda de encosto na cabeça) também é aconselhável.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

PUREUMM

UMMzito
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Ah ok.
Também tenho visto por aqui, alguns motores com ventuinhas adaptadas ao radiador. Seria (para já) uma boa alternativa até conseguir fazer as alterações necessárias para uma futura instalção do intercooler e radiador a óleo?
É que tenho la uma de um 205 e tem a medida ideal para fazer essa aplicação, que penso ser um pouco menos dispendiosa...
 

Aldeia

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Ajuda mas não é o suficiente.

Os motores turbo, pelo seu funcionamento, aquecem mais do que os atmosféricos. Uma das formas de arrefecer o motor é mediante o óleo. Este é injectado para as camaras de combustão/pistões durante o funcionamento do motor. Se não tens elementos que arrefeçam o óleo como resolves esse problema?

Além disso as ventoínhas devem ser montadas atrás do radiador. Mas como não tens espaço terias que reposicionar o radiador ou colocarias a ventoinha à frente. Mas se a colocas à frente, acabas por tapar um bocado do radiador, ou seja teria que funcionar mais cedo para compensar...

No teu caso pensaria sériamente em investir no radiador de óleo (não é assim tão caro). Podes colocar a ventoínha, mas isso não pressupõe a falta de radiador.;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
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