• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

O meu UMM - A Caravana Cigana

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
Já o tenho desde finais de 2012 mas estava à espera de o ter em todo o seu esplendor para fazer as devidas apresentações. Foi um bocado problemático inicialmente, daí ter levado tanto tempo até poder remover podres e pintá-lo. Pertenceu aos bombeiros de S. Pedro de Sintra e foi restaurado em 2004. Desde então deve ter sofrido bastante até ter vindo parar à minha mão.









Agora faltam os símbolos e os autocolantes ;)

The things you own end up owning you
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
Dà um certo gostinho ver um UMM assim tão bem apresentado, atè parece que vestiu a fatiota de domingo:D:D
Muitos parabens...


 

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
Os últimos fins de semana têm sido aproveitados para fazer várias alterações na máquina mas por enquanto só uma foi finalizada. A caixa das colunas/encosto de braço.



Daqui a um mês terá de estar pronto para ir de férias, espero postar mais fotos até lá. Posso desde já dizer que ficará equipado com um tenda de tejadilho, banco traseiro deslizante convertível em cama, painel solar 100W, bateria independente de 120A, inversor de corrente, lava loiça, depósito de água, um pequeno fogão e, não podia deixar de ser, um frigorífico para manter a cerveja fresquinha :D

The things you own end up owning you
 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Espetacular, manda fotos dessas alterações que prometem ser muito inspiradoras!

Cptos

Carlos Esteves
 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
É uma cor original..mas que com o tempo vai cair em desuso! lololol
quote:Originally posted by Passarinho

quote:Originally posted by cesteves99

Espetacular, manda fotos dessas alterações que prometem ser muito inspiradoras!

Cptos

Carlos Esteves

essa cor faz maravilhas, Carlinhos! :D


 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Parabéns pela máquina.

Vou gostar de ver essas alterações,u próprio pretendo fazer grande parte delas no meu whiteBoy.

Além das que listas te vou tentar montar um chuveiro exterior com água quente ;)

Vamos trocando ideias seguramente.

So um pequeno aparte tens de ter em atenção a bateria que vais montar, se a ligares ao alternador tens de montar o sistema que controle a carga de ambas de modo a não teres problemas.

Abraço

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Está mt fixe.
Força com essas alterações. Certamente vais dar Mts ideias:D:cool::D


Humberto
Chuveiro com água quente é o mais fácil e super prático.
Já tenho em mente como fazer com um sistema de permutador de calor ligado ao radiador do jipe.
 

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
Esqueci-me de indicar chuveiro exterior, que também vai ter, mas só de água fria :p Serve bem uma vez que só vou acampar no Verão.

Em relação ao alternador, como sou maçarico, vou levar o carro a um electricista amigo. Vou-lhe dar essa indicação, mas é uma pessoa bastante competente, deverá saber o que está a fazer.

The things you own end up owning you
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Pirussas controlar duas baterias de diferentes amperagens, painel solar e um alternador não é fácil.

Se no futuro quiseres meter um guincho pensa já num bom sistema senão podes fritar alternadores, baterias ou até a instalação do carro.

Para duas baterias e painel solar este menino é muito porreiro:

Ctek D250S dual: carregador DC-DC com entrada para painel solar com regulador de tensão integrado


Mas existem produtos semelhantes no mercado.
OO que mais me preocupa no teu caso sao as baterias de difererentes amperagens...

TiZe desvenda o véu ;)

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
19 Dez 2011
Mensagens
210
Localização
-
Humberto, o meu UMM ainda está "nas docas".

Optei por pôr aqui o historial só no fim (em principio lá para Julho está pronto, e faço no forumm a reportagem fotográfica, como manda a sapatilha).

Sobre as adaptações, serão feitas após restauro visto que será para o simples (tipo fogão, gavetas, tenda e frigorífico), e para já só tenho a tenda de tejadilho.

Ando a investigar qual o frigorífico a comprar (ARB, ENGEL ou WAECO). Uns dizem ser o ARB a consumir menos, outros o ENGEL... Pena não haver € para National Luna.

E a analisar o melhor fogão a utilizar (duvida existencial, onde meter a bilha do gás :p)
 

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
Humberto, eu tenho um controlador que vai do painel solar à bateria, em relação ao alternador, como não ia ser eu a fazer a instalação, não andei a investigar muito sobre isso, mas obrigado pela dica, vou falar com o electricista.

Tize, eu frigorífico montei um antigo que o meu pai tinha que dava para 12V, 230V e gás. Testei em casa e aquilo em funcionamento está a gastar 100W, espero que com o painel solar e alternador a bateria de 120A aguente. É uma bateria AGM, pelo que li são as melhores para caravanismo. Como o frigorífico era antigo estive a restaurá-lo todo, deu uma trabalheira... Mudar borrachas e isolá-lo para perder o mínimo de energia possível.

Uma bilha de 3KGs da campingaz cabe no buraco que existe por trás do banco do pendura. O meu jipe vinha com bancos corridos adaptados mas penso que aquele buraco servia para o encosto de braço nos UMMs de 6 lugares. Não sei se os de 8 lugares também os têm...

The things you own end up owning you
 

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
Mais um fim de semana mais trabalhinho, foi tempo de forrar o tejadilho de alcatifa felpuda :D Feito por mim e pelo meu pai, ficou bem melhor do que inicialmente imaginei.



Ainda deu tempo de começar a preparar a fixação da tenda.



The things you own end up owning you
 

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
A grade está feita para assentar em toda a aba lateral do jipe, pelo que o peso ficará bem distribuído. Penso que não haverá problema.

The things you own end up owning you
 

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Mensagens
156
Localização
-
Mais umas fotos dos preparativos para as férias:



Mesa posta:



Futura 2ª cama além da que fica na tenda de tejadilho:



Ao todo o UMM estará preparado para levar 5 pessoas e terá cama para 3.

Está tudo muito "rústico", sem os acabamentos feitos por uma empresa profissional, mas até está bastante funcional e com um orçamento muito em conta.


The things you own end up owning you
 
Top Inferior