• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

o meu COURNIL

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Boa tarde a todos.

Já tenho um UMM. Trata-se de um Cournil de 85 com 2300cm3 de cilindrada.

Como podem ver na minha apresentação(https://for-umm.pt/oldthreads/22755) não era bem isto que eu estava à espera de adquirir, no entanto, como conheço o jipe à uns bons anos, assim como os ex-donos, sei que se encontra bastante bem estimado, por isso fiz-me ao negócio.

Tenho como objectivo fazer um pequeno restauro para ficar mais comodo.

Já chega de palavreado, o que o pessoal quer é fotos por isso cá vai.



Saudações
 

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
Mensagens
543
Localização
Portugal
Boa compra, agora é só pôr a maquina ao gosto do seu novo dono!! Muitos parabéns! :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
...Parabéns pela compra, tens uma máquina de uma bela colheita...
Só quero dar um pequeno conselho, não esperes muito em termos de conforto do teu cournil, esses jipes são assim mesmo, duros ou muito duros, barulhentos ou muito barulhentos,:D:D
Cumps
 

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
586
Localização
Portugal
E isso é mau? eheheheheheheheh
O melhor carro do mundo sem duvidas....

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Um dos muito últimos, aparentemente com suporte de roda e porta Alter1 de origem, pena mesmo é já não ter os farois de origem, mas esses são um bom substituto...
UMMa máquina infernal, serve para tudo o que pretendias obter dum UMM!
E não ligues às más linguas, tenho um há 25 anos!


 

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Obrigado pelos vossos comentários

Embora só o tenha à 1 semana, só ainda dei um passeio nele, no entanto já deu para reparar que precisa de uns ajustes:
a porta do condutor está um pouco descaída
a traseira também
a resistência da incandescência não está a funcionar
os canhões das portas têm bastante folga, mas funcionam (lol)
a janela da porta traseira tem um canto podre
e restaurar os faróis de origem, que vinham com o jipe mas que estão em mau estado (depois talvez deixe os 2 conjuntos se ficarem bem)
entre outros que hão-de ir aparecendo.

Um abraço

 

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Boas.

Já fui buscar os faróis de origem do bichUMM, parece que foram substituídos porque os espelhos que existem dentro dos faróis enferrujaram diminuindo a projeção de luz, penso que resolvo o problema mandando cromar de novo. Entretanto o senhor deu-me também um cabo de embraiagem novo, um kit para os travões e o manual de condução e manutenção do jipe.

Mais uma foto durante a limpeza:


Umas do manual:


Já agora alguém me sabe dizer para que serve esta chave?


Um abraço
 
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
1.996
Localização
Portugal
Boas
Nao sera para o bujon das caixas e do carter?

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!
 

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Boas.
Já à uns meses que não dou notícias do cournil, pois tem sido sempre a desfrutar dos passeios no animal.
Entretanto foi auxiliar na apanha da azeitona, para transportar o pessoal e para puxar os panos que têm 30 metros de comprimento. Num desses dias começou a falhar, desligava-se várias vezes, fui ver a bomba do gásóleo e a cuba de decantação estava completamente cheia de sujidade. Para remediar a situação limpei a bomba e assoprei os tubos do gasóleo e ele lá foi funcionando, mas todos os dias de manhã tinha que dar à bomba para ele pegar. Inicialmente pensei que tivesse mal ferrado, mas este fim de semana tive algum tempo disponível e lá desmontei a bomba, o problema era um oring vincado que deixava entrar ar. Desmontei também o depósito que estava com este aspecto:


Depois de lavado já tinha melhor cara:


Entretanto pendurei-o, pus-lhe uma corrente dentro e gasolina e vá de chocalhar até deixar de sair sujidade.
Aproveitei também para lhe dar uma lixadela e pintá-lo. Ficou assim:


Voltei a montar e aproveitei para pôr um pré filtro à saída do depósito. Espero que o problema fique resolvido.

Já agora, a boia do depósito tem dois "terminais", um branco para o nível do gasóleo e outro (vermelho), alguém me sabe dizer para que serve este último?



Cumps.
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Olá, o outro terminal seria para uma luz de reserva, caso a haja!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve


..."O lance foi muito rápido, o Valdo marcou o canto, o Magnusson cabeceou ao primeiro poste e eu toquei a bola para dentro da baliza..."
 

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Eu penso que o cournil não tem luz de reserva (corrijam-me se tiver enganado).
Obrigado pela informação

Cumps
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
O Cournil não tem luz de reserva, mas dado que o teu é já muito próximo da produção dos alters, não me admiraria que tivesse a boia desse, já pronta para a luz de reserva...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Boas.

Os passeios com a máquina têm sido mais ou menos frequentes, nem que seja para ir ver umas sementeiras, umas pastagens e o gado, e sempre que há mais algum tempo livre vou fazendo trabalhos de conservação ou melhoramento.
Um dia destes ia para ir dar uma volta e assim que ponho o bicho a trabalhar ouço uma chiadeira durante alguns segundos seguida de uns batuques vindos da zona do motor, tinha sido o rolamento do tensor da correia que gripou e que se partiu. Saquei o que sobrou do rolamento gripado (exigiu algum trabalho) e apliquei um novo. Aproveitei e substitui todas as correias e lavei o radiador, uma vez que já cá estava desmontado.
Apliquei também uns cintos de segurança retrateis porque os originais já me estavam a irritar, sempre a ficar entalados nas portas.
Entretanto, foi altura de ir à inspeção e, por isso, como não me sinto muito à vontade em mexer no sistema de abrandamento, foi ao mecânico e ainda bem que foi, pois ele reparou que as rotulas da suspenção do lado direito já tinham partido para xangai à muito tempo. Como tinha que gastar algum dinheiro com tudo aquilo pensei em aplicar logo os travões de disco dianteiros. Sem dúvida que ficou a travar melhor, no entanto, sinto que tenho que fazer alguma força para aquilo travar (não sei se será normal).
Neste momento o jipe já se encontra descapotável e já levou uma lavagem de cara.
Num fim de semana destes fiz o rollbar com a ajuda do meu pai que é serralheiro e neste momento está já está com duas camadas de primário, assim como a estrutura dos bancos de trás.

Como todos gostamos de fotos:

Aplicação de cintos de segurança retrateis:




Entretanto já está com os ossos ao sol (antes do facelift):


E aqui já com outro aspeto:




Aqui com a sofagem e o motor dos limpa para-brisas (limpo e lubrificado) já montados:




Por agora é tudo, espero que gostem.
Cummprimentos
 

marroquino

UMMzito
Registo
7 Set 2012
Mensagens
58
Localização
-
Obrigado, José Carlos.

Esta semana trouxe comigo as forras das portas para lhes dar outra apresentação. Comprei napa preta com 1,5x1m que me custou cerca de 10€ e comecei os trabalhos:

Limpeza da superfície da porta:


A colar:


O resultado final:


Um trabalho simples que confere outra apresentação ao bicho.

Bem Hajam
 
Top Inferior