• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O maduro

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Boa noite!

Decidi ser corajoso e criar o topico do meu umm, o OG-72-60, ex-GNR, atmosférico, borrado de amarelo (cor que espero manter).
Após muitas teorias, concluo que é chassis alter II, com restos de Alter I:
- eixos (travões) e caixa de direcção
- capot
- interiores das portas
- Caixa de 4
20211223_112650.jpg
Encontrado assim, parado à cerca de 12 anos (vamos ser amigos), ultima IPO em 2001.
Passou 2003 sem IPO, então vamos ter a bela inspecção B.
O capot já deu de si, bem como a porta traseira.
Tem uma goteira na capota, mas de resto, os meus olhos vê ferrugem "superficial".
Digamos que está na iminência de passar de ser recuperável, para a fase de dador de peças.
amarelo.jpg
É a minha entrada para o mundo dos UMM, em que espero poder usufruir nos conhecimentos de mecânica, nos passeios e nas minis que costumam oferecer aos novatos aqui do forumm!
Ainda não sei qual vai ser o destino deste UMM, mas para já o objetivo é ir à inspeção despendendo do mínimo de $$$.
Motor já trabalha? Não. O ultimo problema foi o parafuso do filtro de gasóleo, em fase de substituição (já agora a roca é 1/4 e não M6).
Travões estão ok? Sim, uma roda bloqueou e tudo, portanto trava. Ao abrir o tambor, vi que o bombito estava bloqueado e não recuava.
Pancadinhas de amor não deram, é melhor tirar tudo fora.

20220206_150108.jpg20220206_161622.jpg
A bomba de embraiagem também é algo que não está ok e que já dei o braço a torcer que é para substituir.
20220206_220236.jpg
O meu grande objetivo para este UMM é que me dê gozo na sua recuperação e permita um desligar da minha atividade principal.
Espero também encontrar algum do ouro que deve estar escondido e que os umms hoje em dia trazem, pois é dificil ignorar questões como "Pagaram-te para tirar isto de onde estava, certo?". Ao que respondo ... sim, o transporte é que custou uma nota, quase tive que comprar o pronto-socorro.
20220114_221417.jpg
Ah ... claro que chegou a casa com 2 pneus em baixo, podres ... que troquei por uns igualmente podres de umas jantes que entretanto lhe comprei.
Demorei 1 semana e muito WD40 para lhe tirar as porcas ... que preciso de substituir.
Espero colocar aqui muitas duvidas e questões que sirvam depois a quem se inicie, como eu nestas andaças.
Aos novatos que leiam isto, volto a frisar: Comprem uma mala de ferramentas em condições, ajuda muito.
Chave dinamométrica é opcional (coisa que já aprendi aqui no forumm).
O que é preciso é amor, carinho e umas minis a alguns membros.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Luís, essa carro está com bom aspeto, já vi carros muito piores do que esse a serem recuperados...
Tens de ir fazendo algum do trabalho para poupares uns euros na mão de obra.
No fundo o mal maior foi o carro ter estado tanto tempo parado!
Agora tens de ter paciência e sem pressa ir reparando o carro por etapas porque se começas a mexer em muita coisa ao mesmo tempo desanimas.
Bom trabalho ai com o teu amarelinho.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Aparentemente a chapa está boa. Sorte de ser um ex-gnr sem algumas alcatifas.
Paciência é aqui um pouco o mote!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Parabéns pela compra. Visto daqui parece perfeitamente recuperável. Requer trabalho e paciência, mas vai.

Registo
17 Mar 2017
tá ai uma base engraçada para ficar a conhecer todos os recantos do UMM :ROFLMAO: :ROFLMAO:
Mas parece solido...
percebi que a ideia é gastar o menos possivel, mas acho que seria ajuizado gastar um pouco em segurança...
Mas depois de uma revisão minima, oleo e filtros todos...
esses bombites traseiros, cintas, tubos fexiveis traseiros e dianteiros, bomba central de traões, era tudo novo... para conseguires passar sem dores de cabeça na IPO B
depois logo que possivel, uma bomba de agua, um termostacto, limpesa de radiador e algum tubo novo se necessario...
e siga fazer km´s, disfrutar da maquina e depois ir arranjado a estetica aos poucos...

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Quanto a mim é UMMáquina que nunca vai andar, nem em condições...!!! :whistle: :alien:
Não sejas desmancha prazeres, aqui também há minis, sagres ou super bock, e começam a chegar os dias de sol, bons para o convivio em volta de um umm ferrugento!
tá ai uma base engraçada para ficar a conhecer todos os recantos do UMM :ROFLMAO: :ROFLMAO:
Mas parece solido...
percebi que a ideia é gastar o menos possivel, mas acho que seria ajuizado gastar um pouco em segurança...
Mas depois de uma revisão minima, oleo e filtros todos...
esses bombites traseiros, cintas, tubos fexiveis traseiros e dianteiros, bomba central de traões, era tudo novo... para conseguires passar sem dores de cabeça na IPO B
Já levou filtros e mudança de oleo.
A primeira fase é investir no coração e avançar por aí.
Há coisas que não queria gastar dinheiro já, mas que realmente nem vale a pena pensar mo assunto, pois estão ligados à segurança e à base do funcionamento da maquina.
Sistema de travões, direcção, embraiagem é algo a ter muita atenção e levar muito carinho.

Registo
17 Mar 2017
vi na tua assinatura que és de Ilhavo, tens ai o pessoal do Caixote44 que te podem dar uma ajuda nos problemas técnicos...
Se for preciso, tendo em conta que pelos vistos minis não faltam, tbm estou perto e bom caminho :ROFLMAO: ;)

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Desconhecia esses tipos!
Para já é questão de disponibilidade para ir avançando.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Ora boas, hoje foi dia de estragar a brincadeira aos meus filhos e deixarem de ter jipe para andar ao fim de semana (sim ... eu n consigo andar no carro, mas eles já fizeram muitos kms nele sem sair da garagem).
Estava assim
20221029_163245.jpg
Ficou assim
20221029_163801.jpg
Uma maluqueira.
Este carro, acho eu, na minha condição de principiante, padeceu mesmo do mal de ficar parado. Tirando o capot e a porta traseira que entregaram a alma ao criador, o resto são coisas de uso.
A chapa do chão estava pintadinha, mas a espuma/tecido insonorizante está mau, dado que descolou para cima da caixa. Aceito referencias de insonorizante se puderem partilhar.
20221029_163748.jpg
A tinta parece nova, sendo um ex gnr, inicialmente era um verde escuro e depois foi pintado neste verde claro.
Olhando para a cratera
20221029_172114.jpg
Kit de reparação das borrachas de suporte já estava na mão para substituir quando olhei para as rotulas...
20221029_172324.jpg
As das mudanças principais saem facilmente.
Neste jipe as rotulas das baixas e do eixo da frente parecem estar boas.

Ainda me falta tirar o painel da sofagem, mas pronto... tirei 1 tapete, 5 parafusos da tampa e um banco, pode se dizer que n foi um mau dia.
O objetivo é tratar das bombas de embraiagem e avaliar o estado das coisas.
Como vêm estão velhas.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ora boas, hoje foi dia de estragar a brincadeira aos meus filhos e deixarem de ter jipe para andar ao fim de semana (sim ... eu n consigo andar no carro, mas eles já fizeram muitos kms nele sem sair da garagem).
Estava assim
Visualizar anexo 28862
Ficou assim
Visualizar anexo 28863
Uma maluqueira.
Este carro, acho eu, na minha condição de principiante, padeceu mesmo do mal de ficar parado. Tirando o capot e a porta traseira que entregaram a alma ao criador, o resto são coisas de uso.
A chapa do chão estava pintadinha, mas a espuma/tecido insonorizante está mau, dado que descolou para cima da caixa. Aceito referencias de insonorizante se puderem partilhar.
Visualizar anexo 28864
A tinta parece nova, sendo um ex gnr, inicialmente era um verde escuro e depois foi pintado neste verde claro.
Olhando para a cratera
Visualizar anexo 28865
Kit de reparação das borrachas de suporte já estava na mão para substituir quando olhei para as rotulas...
Visualizar anexo 28866
As das mudanças principais saem facilmente.
Neste jipe as rotulas das baixas e do eixo da frente parecem estar boas.

Ainda me falta tirar o painel da sofagem, mas pronto... tirei 1 tapete, 5 parafusos da tampa e um banco, pode se dizer que n foi um mau dia.
O objetivo é tratar das bombas de embraiagem e avaliar o estado das coisas.
Como vêm estão velhas.
Eu vendia isso o mais depressa possível ou então fazia um leilão desse charuto...!!! :whistle: :alien:

Top Inferior