• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O "háloin"

Registo
8 Jun 2006
O nosso "Háloin" saloio

Viva a identidade de sermos portugueses, VIVA! Em realidade nada mais genuinamente português há do que o americano Halloween. Recordo-me do meu Avô Costa me contar que o seu Avô Fagundes sempre festejou tão notável dia, de como ele andava pelas Beiras vestido de vampiro, de múmia ou de Sócrates a assustar as pobres almas. Todos, então, tinham uma abóbora na janela faziam já festas memoráveis e eram grande notícia devido à tradição.

Ora gaita, ora chiça! O "Dia de Todos os Santos", comemorado no dia 1 de Novembro de cada ano, celebra simplesmente a memória de todos os santos e mártires do mundo. Infelizmente nesse dia, em 1 de Novembro de 1755, deu-se o grande terramoto de Lisboa (acompanhado por um marmoto) que destrói a capital e mata milhares de pessoas, deixando toda uma população pobre ainda mais miserável.

Um ano depois (1/11/1756), nasce a tradição do "Pão-Por-Deus", em que miúdos percorriam as ruas de uma capital devastada pedindo algum sustento (o tal Pão-Por-Deus) que lhes enchesse a barriga vazia. Nada havia de bruxas, nem de anormais mascarados.

Em épocas posteriores, pedir o “Pão-por –Deus”, era algo que sempre os mais desfavorecidos faziam. Em troca de quadras ou de pequenas canções era-lhes oferecidos frutos secos, pequenos bolos, ou rebuçados. As gentes mais endinheiradas geralmente não participavam nesta tradição, que era vista como representativa de uma classe inferior. Muitas excepções haviam.

O “Dia dos Fieis Defuntos” é o dia 2 de Novembro (1 dia depois do terramoto) e é celebrado desde essa data em memória dos que perderam a vida e foram enterrados nesse dia. Com o tempo as pessoas evocam, nessa data, a memória dos familiares ou amigos falecidos. Nunca houve em Portugal idiotas vestidos de Frankenstein, Drácula ou Ramsés II.

Será esta nova histeria um passo importante para a degradação Nacional? Talvez não o seja, certamente, mas é indício de que algo vai mal nas nossas gentes mais jovens. Andam aos pulos, mascarados e a beber “shots” sem saber porquê, sem saber a razão, sem saber que a moda não é nossa. Vão, como em muitas outras coisas, na onda por ser moderno.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

JorgeUMM

UMM
Registo
12 Dez 2007
Meu caro João Freitas
Não poderia estar mais de acordo.
Subscrevo na íntegra a sua crítica pertinente e actual (ou deveria antes escrever, atual, à pala de um novo acordo ortográfico que nos foi severamente imposto).
Acresco ainda mais:
-Quantos dos "bacocos" que festejam o halloween, sabem verdadeiramente o seu significado histórico;
-Porque é que não damos, no mínimo, o mesmo destaque a muitas das nossa tradições verdadeiramente portuguesas, como por exemplo os santos populares.

No meio disto tudo o que mais me indigna é ver as nossas escolas, as bibliotecas, entre tantos outros exemplos, a aderir em massa a estes ritos importados e que nada nos dizem.

Jorge Figueiredo

JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal

Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
AmigUMM João

Obrigado por esta lição, sabia que o Halloween é importado, mas desconhecia as heranças do terramoto de Lisboa.

Seria um prazer voltar a encontra-lo um dia destes!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
29 Abr 2010
Muito bom!

O nivel cultural do forum a melhorar de dia para dia!
Bem escrito, sem erros e com princípio, meio e fim.
Assino por baixo.
O halloween é mais uma importação americana feita pelos Senhores capitalistas do nosso País, aproveitando assim mais uma oportunidade de meterem mais uns "cobres" ao bolso através da venda de mais uma série de artigos de carnaval.
O engraçado é que o nosso País está de tanga mas há sempre uns trocos para se gastarem em bonecadas que nada têm a ver com a nossa tradição e história.

Abraços
Pedro Santa Bárbara

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Amigo João, antes de mais é sempre um grande prazer ler linhas de sabedoria escritas por si.
Lamento (lamentamos) que não intervenha mais vezes como nos tinha habituado, mas enfim... como se diz
".... Poucas mas boas....

Abraço

Azimutte

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Não passa tudo de consumismo! E a culpa é tanto das gerações jovens como das gerações mais antigas que 'alimentam' o consumismo das novas gerações!

Todos têm culpa no cartório!

cUMMprimentos
Benjamim

Registo
1 Out 2008
Olá Pessoal.estou totalmente de acordo convosco.e fiquei a saber mais devido, ao terramoto!.De resto é tudo uma questão de negócio de €.Cummprimentos.

jsilva

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo João, pareço não ser o único a notar que a sua "presença" no forumm ultimamente tem sido de "fugida"!

Não sei se o que vou dizer tem algum interesse para si, mas a verdade é que gosto muito da forma como escreve, não só pelo conteúdo mas também porque quase sempre que leio o que escreve aprendo mais alguma coisa!

Neste caso estou-me a referir ao importante significado do dia 2 de Novembro, mas como infelizmente importamos tudo o que são Americanices, por isso falamos e damos muito mais ênfase, por exemplo, ao 11 de Setembro…

Abraço.

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Faço minhas, as palavras do pessoal que aqui escreveu. Mas melhor que ler as sábias palavras do caro amigo João "verdes rádios", é conhecer pessoalmente este senhor. É sem dúvida uma pessoa admirável, não só pela sua simpatia e boa disposição, mas tb pelo imenso conhecimento que tem e não tem problema em partilha-lo.

Abraço

Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Urge dizer mais qualquer coisa. Partilho inteiramente as palavras do João(Viriato) e do Zé.

Com uma cultura geral e especifica bastante elevada é extremamente agradável escutar o Amigo João mesmo quando uma inteira ideologia nos separa apesar de praticamente estarmos no mesmo patamar social e com objectivos iguais. Com o João temos sempre imensa coisa a aprender.

É-me de todo afastado a razão do primeiro de Novembro bem como do dia seguinte devido à conotação religiosa com a qual não me identifico, mas o motivo, esse é de uma enorme importância, claro está pela negativa mas que representa uma viragem na arquitetura e nos métodos de construção resultante da catástrofe.

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
como e de costume e sempre bom "ouvir" o que o Sr João tem para dizer.
esto totalmente de acordo com o que disse!ponto!:D
estava a ler o post e estava-me a lembrar que quem tambem devia ler o que o amigo João escreveu, era um "gajo" que vi na noite de Domingo vestido quase a cromo e tinha uma peruca a tonny e oculos escuros isto dentro de uma discoteca.lolol para mim esse erra ao quadrado pois nem se mascara comforme a tradiçao dos outros(os Americanos) como pensa que e carnaval...

eu ainda cheguei a pedir o Pao-por-Deus quando era miudo mais ums amigos vezinhos, e é uma boa lembrança, tenho pena que se tenha perdido tradiçoes.

Paulo Alves

Top Inferior