• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

"O Escorpião"

jprtrindade

Iniciado
Registo
18 Ago 2014
Mensagens
16
Localização
Portugal
Boa noite a todos.
Chegou a altura de fazer a apresentação da minha máquina "O Escorpião"!!!
Não é um nome que me chamasse a atenção mas ficou batizado pela sua história. Diziam as más linguas que dentro dele vivia um escorpião (denominação de uma pequena cobra que dá chicotadas) pelo que toda a gente dizia pra nao o comprar e para ter muito cuidado.

Contudo para os amigos e para quem nele tem trabalhado durante o ultimo mes o UMM ficará conhecido pelo "Canetas".
Não querendo roubar o nome de outro umm peço então a vossa ajuda para escolher uma alcunha definitiva.

Resumindo a história do umm, pelo que sei, pertenceu inicialmente à GNR de Évora tendo em 2001 passado para as mão de uma junta de freguesia. Por algum motivo desconhecido o umm parou à cerca de 6/7 anos e nunca mais andou. Ao saber da intenção de o mandarem pra abate consegui ser eu o sortudo de poder dar uma nova vida a esta máquina e assim concretizar um sonho de criança.

Segundo o livrete do veiculo trata-se de um UMM 4x4 de Janeiro de 1984 com um motor XD2P de 2300cc.

[/URL]
 

jprtrindade

Iniciado
Registo
18 Ago 2014
Mensagens
16
Localização
Portugal
Continuando....
"O Canetas" surge porque sempre que desmontamos qualquer peça encontramos sempre uma caneta!! Telvez devido aos seus primeiros donos quem sabe...

Sou novo nestas vidas de jipes pelo que agradeço todas as dicas possiveis.
A ideia para já é fazer uma revisão de mecanica para o por a andar e talvez mais tarde leve então um restauro mais a serio.

Na minha apresentação alguem falou no tejadilho que era interessante, porque??
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas,

Benvindo e parabéns pela máquina!
Vais ver que metes isso a andar com pouco esforço, afinal é um UMM!:)
Impressão minha ou só tens 2 hastes de limpa pára-brisas?
Será o sistema do Cournil?

cUMMps,

Delgado
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Benvindo!

O teu UMM tem a particularidade de ter duplo tecto, penso que o intuito desse conceito seria diluir melhor o calor para o interior, ao permitir ter essa caixa de ar entre os dois tectos.

Agora é deitares mão á obra!

 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
boas
bem porreiro o teu UMM, e gosto mais do nome canetas :D

o tejadilho é interessante porque a maioria dos UMM's apenas tem uma chapa por cima, o teu tem duas separadas que faz com que não seja tão quente lá dentro quando ele está ao sol. esse tejadilho tem um nome mas não me lembro :blush:

em relação ao limpa vidros realmente pode ser o sistema do cournil já que o alter é de 84 mais uma coisa que não se costuma ver muito ;)

abraço e boa sorte com a máquina ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

pera

Iniciado
Registo
24 Mar 2011
Mensagens
6
Localização
Portugal
A particularidade do "duplo tecto" é uma caracteristica normal nas máquinas que estiveram ao serviço da nação na GNR ou Forças militares.

Não sei porquê, nem se tinham todos, mas de facto a maioria dos GNR e militares tinham este tecto, o que bate certo com a história contada em que anteriormente pertenceu à GNR de Évora.

UMM - Não tenho, mas gostaria de ter.
Um dia.
 

bitaum

UMM
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
381
Localização
-
Boas,

Força com isso, pois tens muito trabalho pela frente! Normalmente essas capotas dão pelo nome de tecto tropical.

Abraço
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Parabens pelo jipe,

Nao me parece ser sistema cornil, porque neste modelo as escovas saem da parte de baixo... agora tambem nunca tinha visto nenhum assim!


força

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
 

ARMARIUMMS

Iniciado
Registo
17 Jan 2008
Mensagens
25
Localização
-
Parabéns!

Esse é mesmo dos primeiros Alter, só tinham duas escovas!

E o mata vacas já reparaste?

São muito poucos Alter iguais a esse...


Um abraço
ArmáriUMM's Team.
 

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Mensagens
1.112
Localização
Portugal
Boas,

O seu UMM veio equipado com os famigerados tejadilhos duplos que serviam para fazer caixa de ar, que não deixava que houvesse um aumento excessivo de temperatura no interior do veículo.

Poderá eventualmente vir a reparar que o aro da sua viatura é um aro pouco visto devido a ter simplesmente duas escovas.
Característica esta que só se encontra nos Cournil mas na parte inferior.

Continuação de bom restauro.


www.UMMonline4x4.com
[email protected]
Facebook - UMMonline4x4
 
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
416
Localização
Portugal
boas!
esse alter sem dúvida é dos primeiros a serem fabricados e tem teto africar para diminuir o calor dentro da viatura «tipo caixa de ar»
quanto ao pormenor das escovas tenho cá 2 motores sev marchal tipo cournil mas maiores que vieram na altura da limpeza do armazém da umm de Queluz.... e quase de certeza que era desse sistema de escovas.
mas já vi esse sistema em 2 cournil´s de 85 e deve haver mais com esse sistema .
A mecânica é igual ao cournil porta larga , até as portas, só muda a estética...
Só acho um pormenor que não deve ser original ou foi pintado, o tablier é beije (igual aos alter2 até 7\1991) e os aler1 eram pretos...


Agora é por o bicho a rolar e ainda bem que o salvas-te , senão era menos 1!

cummprimentos


Paulo Abreu -962596372
[email protected]
Amares - Braga
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
eu conheço um cournil que tem assim o aro do vidro com duas escovas por cima (ainda ontem estive ao pé dele) o motor das escovas não é igual ao cournil "normal" parece de um tractor:thinking: ???

o cournil de que estou a falar é um porta curta, e esta ? ...

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 
Top Inferior