• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Novo tipo de brincos

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006

Boas a todos!

Alguém usa ou já usou este tipo de brincos no UMM?
Eu já tive brincos de 17cm no JABATO mas tive q os tirar porque aquilo espetava-se em todo o lado, para ñ falar na estabilidade em laterais, 1 ponto de mola partido e 2 folhas tortas.
Eu tenho 2 amigos q usam este tipo de brincos (recentemente)num samurai e outro num patrol o qual este ultimo tinha uns maiores mas direitos como os nossos, o que mais pareciam 2 pás c efeito de âncora, ora agora com os novos ficam c a mesma inclinação e sentido das molas,ou seja arcadas, ao contrário do q antes acontecia ficarem completamente direitas.
Eu estou c vontade de experimentar montar brincos c este formato de 12cm á frente e 14cm a trás.
Qual é a vossa opinião?
Estou aberto a sugestões.

AbraçoUMM

Nuno Encarnação

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, apesar de nunca ter conhecimento de ninguem k tenha testado esse tipo de brincos sei k varias empresas ligadas ao todo terreno principalmente americanas k vendem esse tipo de brincos a preços k até assustam (coisas como 350€) por isso alguma coisa de mt bom devem ter.

AbraçUMM, André Pires

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tenham cuidado com uma coisa... não é só chegar e colocar brincos, o UMM ficou mais alto e pronto...
Não se esqueçam que isso altera o ângulo de funcionamento dos diferenciais em relação à caixa, o que vai esforçar os cardans dos veios e os próprios diferenciais interiormente pois passam a trabalhar mais deitados.
Melhor seria que cada eixo baixasse igual distância em cada um dos quatro pontos de fixação à frente, e nos quatro pontos atrás, mas mesmo assim teríamos o problema dos cardans...
Enfim... nunca há soluções óptimas... mas tenham isto em atenção.

Cumps
Nuno

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006
Bem pode ser q ganhe vontade e paciência p fazer uns p experimentar.
Se isso acontecer eu conto-vos o resultado!

AbraçoUMM
Nuno

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Eu já decidi o que vou fazer com o UMM, Vou fazer o SPOA e por estes Brincos

Quem me vai fazer isso é a equipa ENGENHOCAS TEAM, um deles dono deste SAMURAI, Grande Cromos e muito boa qualidade no que fazem.

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
com o devido respeito... vais estragar o carrinho todo!

Os Umms não foram feitos para aguentar Spoa como os samurais ou as L200, mas tu é que sabes!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Primeiro ponto: Que vossa exa nao é adepto de SPOA, já todos nós sabemos, mas dai até dizer que é meio caminho para nao tirar mais partido da utilizaçao do carro é uma valente asneirada. Andam por ai tantos carros com SPOA e muito funcionais, é preciso é saber o que se está a fazer.
Segundo ponto: A utilizaçao das fotos com Coil over nao foi a mais feliz, pois tratam-se de veiculos para Bajas e nao Rock crawling. Acho que a ideia de Spoa sera para trial e nao para Speed
Terceiro ponto: O uso de um sistema com 2 ou mais amortecedores por roda deve-se ao facto de em provas como Bajas, evitar que um só amortecedor sofra toda a pancada, arruinando-o num apice.
Se repararem com atençao a Pick up da Skyjacker possui 2 em cada roda, um Coil over e um Airshox ambos com reservatorio externo.
Este sistema permite regulaçao total a nivel de dureza e altura do carro.
Mas para quem quer gastar dinheiro a fazer SPOA, mais vale ir para os Airshox, 4 amortecedores, 4 tirantes e acabou-se as molas parabolicas ou as helipticas.
4 Fox Airshox andam na casa dos 1000 euros.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006
Boas a todos!

*******, desculpa a minha frontalidade mas acho q tu falas de cór, uma vez q tu ñ sendo adepto de alterações é certo q nunca as praticaste, logo ñ convém falar sobre elas com tanta certeza e convicção.
Todas as alterações já foram invenções, umas dão resultado e outras ñ, á 1ª vista podem parecer descabidas e depois de darem certo deixam de ser.
Como o Luis descreveu á pouco e c razão, para cada tipo de utilização assim a suspenção e eu por acaso tenho alguma experiencia nesse campo porque faço TT velocidade e já tive alguns dissabores a nível de suspensões.

*******, achas q este TOYOTA ñ é invenção, pois agora ñ é porque este kit de suspensão já se faz em série, mas foi uma invenção porque de origem é q ñ está, uma vez q leva um cone p despegar a mola da carroçaria.

Critica construtiva:

*******, dá simplesmente a tua opinião, ñ a imponhas. Lembra-te q a evolução está na invenção!!!

AbraçoUMM

Nuno

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Como percebo pouco de mecanica e muito pouco de suspensões vou tentar explicar uma coisa o melhor possivel.

A utilização de brincos articulados não é possivel com os amortecedores de origem, têm de ter mais curso quanto maior é a articulação. De referir que esses brincos quando estão fechados podem ter o mesmo temanho dos brincos de origem, ou seja não vão levantar o carro, apenas lhe vão dar mais cruzamento de eixos, mas pouco mais, daí ter de levar amortecedores com mais curso.

Pelo que percebo de Física quanto mais alto o objecto for maior é o centro de gravidade e não encontro prós na utilizacão de SPOA a não ser angulos de ataque e saida e ventral melhorados, mas penso que isso não compensa na inclinação lateral que se perde. Fazer SPOA num UMM é a mesma coisa que fazer um BodyLift num Defender, ou seja melhora-se o aspecto visual mas não se melhoram as suspensões e o cruzamento de eixos.

Abraço

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pedroumm, á certos aspectos que tens razao no teu post, com SPOA perde-se em inclinaçoes laterais, verdade.
Isso pode ser resolvido com os off set negativos e com os espassadores de vias, o ideal mesmo era alargar os eixos como se faz na terra do Tio Sam.
O maior problema que aqui se debate é a mentalidade de certos forunenses, que só eles é que sabem o que estao a dizer.
Se queremos por SPOA, Coil over Springs, Airshox ou Helipticas, o problema é nosso, se vamos gastar uma fortuna em material, é porque o podemos fazer. Nao é por isso que o nosso UMM vai ser menos do que o do outro que está todo original.
Acho que o forUMM serve para tirar duvidas, partilhar ideias e mesmo as ideias mais revolucionarias a nivel de preparaçoes tem que ser respeitadas.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Tens razão, transformar para evoluir.

Disseste uma coisa linda: "molas helicoidais". É possivel, é facil e acaba por não ser assim tão caro.
Apesar de eu gostar do UMM original, mesmo assim tenho ideia do que poderia dser melhor para melhorar as capacidades sem afectar o comportamento.

Eu quando puder vou colocar brincos articulados(fabricados por mim), só ainda não o fiz porque para isso tenho de mudar a ancoragem dos amortecedores e primeiro quero pedir opiniões em relação a isso. Outra modificação que tenho em mente, e que o ******* mencionou, é a troca de posicão de apoio fixo/brinco de mola do trem dianteiro, algo do genero do que o Markilhas tem no Cournil.

Abraço

Pedro

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006
Atenção a 1ª foto q coloquei no principio deste tópico os brincos ñ são articulados, apenas são concavos, o q evitam espetarem-se nos obstaculos.
Em relação aos articulados já pensei nisso mas teria de arranjar amortecedores muito maiores e bastante mais caros.
E lembrem-se os carros ñ trazem as alterções de origem porque os ia encarecer, ou seja em vez de custarem 40 000euros passavam a 100 000euros!!!

NOTA

Não matem os inventores antes de eles nascerem!!!

AbraçoUMM

Nuno

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, alguem me pode explicar o k são brincos articulados n estou a perceber:(

AbraçUMM, André Pires

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Pires, se reparares nas fotos do Samuka notas que este tem uns brincos estranhos com uma articulação central. Na posição de descanso estão fechados e só abrem no caso de um cruzamento de eixos, ou então abrem quando levantas o jipe por ex. com o macaco, mas só se tiveres amortecedores maiores ou se tiveres amortecedores de origem mas com apoio rebaixado.

Pedro

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Andre brincos articulados são estes:

Quando o carro esta com as 4 rodas assentes no chao eles estão fechados,e quando uma roda em cruzamento de eixos começa a ficar no ar o brinco vai abrir para deixar a mola baixar para dar mais curso de suspensão e a roda ficar mais tempo no chão.
Trocar a ancoragem dos brincos da frente para trás é que acho disparate,lá está quem quiser fazer que o faça:),porque se salvaguardar-mos que a parte mais baixa do brinco da frente fique a uma altura superior de metade da roda acho que não temos problemas,até porque não estou a ver um UMM a subir um degrau a 90º(salvo raras excepções):D:D.
Pedro se vires o carro do Markilhas quase de certeza que não vais fazer como ele tem o dele,que para mim ainda está pior que o meu que tem uns brincos maiores á frente.É que o dele tem o ponto fixo de mola á frente da altura que os nossos têm a parte mais baixa do brinco,e depois atrás nem te digo,o brinco está tão grande que está praí a 20cm do chão,se não bate quando vai de frente bate ainda mais quando vai de marcha atrás.Marquilhas se estiveres a ler isto não leves a mal,é um ponto de vista meu.No teu carro foi a unica coisa que não gostei de ver;)

Filipe Pinheiro

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Eu por acaso nunca tinha pensado nisso, muito bem visto sim sr.
Numa situação de crusamento de eixos mais a serio vai-se forçar mais a cruzetas e para isso não acontecer temos de baixar a ancoragem fixa da mola, perdendo em angulo de ataque.

Eu quando vi as fotos do markilhas achei aquele pormenor eficaz mas agora ponderando bem não é apenas fazer a troca.

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Sei que este topico não fui eu que abri, mas lendo o que li vou responder...

Pois é pessoal, gostei bastante das vossas opinões e sou de acordo com o que se diz aqui no forum. AS ideias são para discutir e dar opiniões não são para impor e ou mandar abaixo antes de se concluir ( VER PARA CRER). Eu gosto bastante de um UMM com SPOA e axo que se a coisa for bem feita, com as condições necessarias, vou ter ali um UMM que vai ganhar bastantes qualidades e claro perder noutras. mas como não gosto de velocidades num UMM e curvas a abrir, tou descansado e vou fazer o SPOA no menino. Se por acaso o virar, de certeza que nessa altura vou devagar, não me devo aleijar.

Desafio quem esteja contra, quando este projecto estiver concluido, a experimentar um UMM SPOA.

ABRAÇO A TODOS

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Bpoiter força nisso, eu apoio-te a 100 por cento no SPOA, da minha parte e dos poucos conhecimentos que tenho, no que precisares despoem.
Eu por meu turno tou como o Pedroumm, vou para as Helicoidais, arranjei umas rotulas de torçao e umas barras de aço para fazer os tirantes, uma vez que na sucata tiverm o descaramento de me pedir 500 aeurios pelos tirantes do VX.
Agora vou ter de ver as molas para lá, tou a ponderar as do Defender, mas aceito opinioes (construtivas :D).

Top Inferior