• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Novo IUC UMM

tutu

João Serra
Registo
23 Mai 2011
Boas pessoal... Fui ver as tabelas do novo IUC, mas não sabendo as emissões não da para calcular como deve ser... Alguém sabe ao certo quanto vamos pagar?

(Um amigo meu diz que o Terrano II dele vai passar de 70€ para 700€ assim por alto.. Nao sei se será verdade.
Já tive um dia triste ao saber do meu outro carro passar dos 153€ para 329€...)

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boas, ia agora mesmo colocar um Post nesse sentido e acho que temos de fazer algo...

Queria so aqui dizer uma coisa que foi feita no passado, a Sharan feitas na Auto Europa, eram classe 2, mas por serem construidas em Portugal, pagavam classe 1 na via verde..

E os nossos UMM, sendo feitos em Portugal, nao poderiam ser abrangidos por algo deste genero?

Fica a dica...

Abraço!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Tudo o que circula nas redes sociais e noticias só me acredito quando for verdade.

Uma coisa que esta mal, um Tesla com 1200cv isento de IUC, 1200cv já não é um supercarro?

Não faz qualquer sentido os elétricos de alta potencia estarem isentos de IUC.

Sobre as Sharan também concordo, mas não vai ser cerca de 1000 gatos pingados que vai fazer a diferença.

Ferreira89

UMMzito
Registo
20 Jan 2022
Com a reforma proposta pelo Governo, a tributação dos veículos da categoria A e E passa agora a cumprir as exigências ambientais que o Governo pretende acautelar, através da introdução da componente ambiental (emissões de CO2) também para estes veículos.

É ainda uma apenas uma proposta, mas ficamos sem saber como vai ser considerada a componente ambiental de viaturas sem essa informação no COC/FAM..

PS: Como medida "ambiental" seria muito mais honesto controlar opacidade/emissões no IPO.
Ou lembrarem-se que não existem só automóveis mas também aviões e navios.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Já li "n" artigos e não é muito esclarecedor.
O mais que consegui foi através do simulador efectuar o cálculo.
Não existindo informação do CO, que só por si é uma medida estúpida dado que a poluição não é somente CO, o que é assumido é o máximo admissível para o intervalo em que se insere a cilindrada.
O valor obtido seria o valor de IUC a liquidar.
No entanto, e em letras pequenas, pode ler-se "Aumento no máximo de 25€".

Numa das explicações seria um aumento anual até chegar ao valor final apurado anteriormente.
No entanto é uma medida algo caricata, no sentido em que alguns casos a subida seria superior ao dobro do IUC do veículo (não é o caso).

Salienta-se ainda que isto é uma proposta que ainda irá ao TC (Tribunal Constitucional), sendo que já li em alguns sítios que esta medida poderá ser considerada anti-constuticional, no sentido em que a frota de carros mais antiga se encontra mais associada a estratos com menores rendimentos, logo não trata todos os cidadãos como igual.

A meu ver é para empurrar a população a comprar carros novos.
Não está provado que um veículo antigo polua mais que um novo.
À uns tempos vi uma comparação (sendo esta comparação efectuada de acordo com os valores de CO emitidos pelos referidos modelos fornecidos pelos fabricantes) entre um panda e um porsche devido à proibição de circulação em Lisboa.
O Panda como é de 1990 e tem 1.0cc, não pode circular na baixa, já o porsche como era de 2017 pode, ainda que polua muito mais.

Anda tudo preocupado com o ambiente, mas esquecem-se que o impacto não é só poluição directa do escape.
A chamada "pegada ecológica" que tanto se fala tem também que ver com a sustentabilidade do existente, ou seja o impacto que a sua existência provoca no tempo de serviço.
Se um veículo tem 20 anos ou mais, mas quando avaria é reparado, esta chamada "pegada" reduz pelo simples facto de o quociente Impacto/Anos de serviço reduzir.
A meu ver, e deveria ser o que os governantes deveriam observar, o impacto poluente de um veiculo é muito maio se a cada problema ou a cada 3 anos o proprietário comprar um veiculo novo, porque simplesmente o impacto da produção VS anos de serviço é uma estupide, sejam de combustão interna ou elétricos.

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Isto não tem nada de ambiental, é só uma forma fácil de o estado sacar mais algum. Já pagamos uma componente ambiental nos combustíveis, o que faz muito mais sentido. E não é um imposto é uma extorsão porque estão a mudar as regras a meio do jogo. Trocar de carro não é uma opção para a maioria e eles sabem bem isso.

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Ainda agora perguntei a um senhor das finanças, ainda ninguém sabe de nada pois ainda e so uma proposta.....até ser aprovado e necessário as grandes entidades na área contrariar isso...

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
O estado ganha 6,6 MIL MILHÕES com os automóveis (carros e combustíveis) por ano.

claro que, sendo uma vaca sagrada com muitas tetas, estes senhores do “tira aqui, finge que dá acolá” não descansem enquanto não descobrem onde mais podem mamar!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Há uma petição online contra o aumento do IUC.
A primeira coisa a fazer é haver união contra esse aumento a segunda é cada um dedicar apenas uns minutos a assinar a tal petição.
Basta procurar no Google (petição contra aumento do IUC)
A meu ver o aumento é inconstitucional porque visa penalizar apenas alguns em benefício de todos, só por aqui já é motivo suficiente para levar isto para o TC.
Mas há outras nuances que podem e serão sertamente tidas em conta caso o governo decida mesmo avançar com a medida'
Até lá vamos unir esforços para ver se o aumento do IUC não passa apenas da vontade política dos actuais governantes...

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Uma coisa é conseguir alterar o nome de pontes, outra coisa é mudar o Costa, Medina y sus muchachos…
espero tanto daí como do Costa…. (Zero!)

Para além de que esta petição mistura alhos com bugalhos… ao tentar mostrar uma descriminação, sugerem outra!
Jamais, em tempo algum, se poderia sugerir outro esbulho de impostos para “compensar” algo que até era suposto sempre ser gratuito!
Assim estão a dar implicitamente razão ao governo de arranjar mais impostos para reduzir em 30% o custo de uma portagem que nunca deveria ter sido paga!

Última edição:

Thorta

Iniciado
Registo
9 Out 2023
Graças a Deus estamos na mesma categoria (C) que os camiões, e com os camionistas eles não brincam...
(verificar qual a categoria do vosso carro, que consta no Portal das Finanças)

Para relembrar que também há isenção de IUC para carros clássicos.
Comprei o meu UMM este ano e ainda paguei o IUC deste ano.
Entretanto, como o comprei já recuperado e está o mais "de origem" possível, consegui certificá-lo como Viatura de Interesse Histórico pelo Museu do Caramulo (a ACP também faz)
A certificação abrange uma data de parâmetros que muito têm a ver com a manutenção do estado original do carro e só podem fazer 500km por ano. (não sei se até menos pelo Museu, já não me lembro). Se passarem, ficam com uma inspecção/certificação válida por 4 anos. Não necessitam fazer inspeção no IPO todos os anos.
Mas só em Março/Abril do próximo ano, é que consigo confirmar se resulta a isenção do IUC, ou não.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Graças a Deus estamos na mesma categoria (C) que os camiões, e com os camionistas eles não brincam...

Entretanto, como o comprei já recuperado e está o mais "de origem" possível, consegui certificá-lo como Viatura de Interesse Histórico pelo Museu do Caramulo (a ACP também faz)
A certificação abrange uma data de parâmetros que muito têm a ver com a manutenção do estado original do carro e só podem fazer 500km por ano. (não sei se até menos pelo Museu, já não me lembro). Se passarem, ficam com uma inspecção/certificação válida por 4 anos. Não necessitam fazer inspeção no IPO todos os anos.
Mas só em Março/Abril do próximo ano, é que consigo confirmar se resulta a isenção do IUC, ou não.
Com isso tudo quer dizer que é mais um carro para ficar fechado e quietinho o ano inteiro dentro da garagem a criar caruncho...!!!
Ou se tem um carro para se lhe dar uso, ou então mais vale não ter e 500 kms por ano, por amor da Santa, é para ir no Domingo à missa...!!!😎👽

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008

A certificação como carro clássico ou de interesse histórico acaba por ser um presente envenenado!
Ficar limitado a um uso tão restrito acaba por só valer a pena para quem tem uma garagem cheia de carros nas mesmas condições!
Quem tem um ou dois carros e gosta de fazer uso deles com pouco mais de um depósito de combustível gasto já ultrapassa os ditos 500 km!
Acho que a sorte poderá mesmo ser a categoria C, menos sorte para aqueles que converteram os veículos mistos em veículos de passageiros porque agora é que vão ser elas!
....temos de esperar para ver o que nos espera, não vale a pena sofrer por antecipação!

Thorta

Iniciado
Registo
9 Out 2023
Com isso tudo quer dizer que é mais um carro para ficar fechado e quietinho o ano inteiro dentro da garagem a criar caruncho...!!!
Ou se tem um carro para se lhe dar uso, ou então mais vale não ter e 500 kms por ano, por amor da Santa, é para ir no Domingo à missa...!!!😎👽
Caruncho não, que horror! :sick:
O nosso UMM serve o seu propósito: ser um carro para usar! Não é o carro do dia-a-dia é verdade, não o comprámos para isso (escolhas 😏), . Desfiz-me da minha carrinha Peugeot Partner, para ter o UMM, por ser mais versátil para usar no campo e eventualmente fazer carga de material. (escolhas, não temos que ser todos iguais! o importante é estimar e valorizar 🤘, especialmente uma máquina feita em PORTUGAL!)
E ouvi dizer que "a bicha é tão fácil de tirar", não sei o que é, nem quero saber, porque deve ser mais algum termo técnico mecânico ;)

Top Inferior