Já li "n" artigos e não é muito esclarecedor.
O mais que consegui foi através do simulador efectuar o cálculo.
Não existindo informação do CO, que só por si é uma medida estúpida dado que a poluição não é somente CO, o que é assumido é o máximo admissível para o intervalo em que se insere a cilindrada.
O valor obtido seria o valor de IUC a liquidar.
No entanto, e em letras pequenas, pode ler-se "Aumento no máximo de 25€".
Numa das explicações seria um aumento anual até chegar ao valor final apurado anteriormente.
No entanto é uma medida algo caricata, no sentido em que alguns casos a subida seria superior ao dobro do IUC do veículo (não é o caso).
Salienta-se ainda que isto é uma proposta que ainda irá ao TC (Tribunal Constitucional), sendo que já li em alguns sítios que esta medida poderá ser considerada anti-constuticional, no sentido em que a frota de carros mais antiga se encontra mais associada a estratos com menores rendimentos, logo não trata todos os cidadãos como igual.
A meu ver é para empurrar a população a comprar carros novos.
Não está provado que um veículo antigo polua mais que um novo.
À uns tempos vi uma comparação (sendo esta comparação efectuada de acordo com os valores de CO emitidos pelos referidos modelos fornecidos pelos fabricantes) entre um panda e um porsche devido à proibição de circulação em Lisboa.
O Panda como é de 1990 e tem 1.0cc, não pode circular na baixa, já o porsche como era de 2017 pode, ainda que polua muito mais.
Anda tudo preocupado com o ambiente, mas esquecem-se que o impacto não é só poluição directa do escape.
A chamada "pegada ecológica" que tanto se fala tem também que ver com a sustentabilidade do existente, ou seja o impacto que a sua existência provoca no tempo de serviço.
Se um veículo tem 20 anos ou mais, mas quando avaria é reparado, esta chamada "pegada" reduz pelo simples facto de o quociente Impacto/Anos de serviço reduzir.
A meu ver, e deveria ser o que os governantes deveriam observar, o impacto poluente de um veiculo é muito maio se a cada problema ou a cada 3 anos o proprietário comprar um veiculo novo, porque simplesmente o impacto da produção VS anos de serviço é uma estupide, sejam de combustão interna ou elétricos.