• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Nem UMM nem Jipes - AX / 1602 / S2000

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Como sugerido no meu post de apresentação, aqui fica uma breve descrição dos carros que tenho enquanto não aparece o UMM certo ;)

Por ordem cronológica de compra:

Citroen AX Furio 1.5D - 1995

Comprei-o em 2005 com um ar cansado mas ainda com "poucos" quilómetros.
O plano era "restaurá-lo" todo para ser o meu companheiro de dia a dia.
Já estava tudo idealizado antes da compra e depois de algum tempo e dinheiro investidos, ficou assim:

15515657_1384441988254125_576119743_o.jpg
18945_101385479893122_4179241_n.jpg

Mais de 150mil km depois (quase todos feitos entre 2005 e 2010), 3 eixos traseiros diferentes, um pequeno acidente e até algumas aventuras em kartodromos, continua a rolar e a por-me um sorriso na cara cada vez que vamos dar uma volta. Apesar dos modestos 55 cavalos puxados a bomba de injecção mecânica, dá um gozo tremendo e surpreende todos os que o conduzem. É um carrinho que "faz das tripas coração"! Apesar de não ter uso para ele de momento, e de passar grande parte do tempo parado, não tenho coragem de o vender.

agora com um look mais discreto, e com algumas cicatrizes de guerra, está de momento a fazer uma "revisão grande" nas mãos de um grande amigo que com paciência de santo sabe o valor que o carro tem para mim, e o vai trazer de volta ao brilho de outros tempos.

IMG_4269.JPG

É impressão minha ou este esquema de cores verde/preto/branco “dá ares” a UMM? 😅 secalhar já era o meu subconsciente a pensar num.

BMW 1602 - 1973

Este comprei em 2007 ainda durante os tempos de faculdade. É de fabrico Alemão, foi vendido novo em Angola em 1973 e matriculado depois em Portugal em 1976. Nesse aspecto foi um rasgo de sorte visto que os "02" de fabrico Alemão resistiam melhor ao tempo com mais uma camada de protecção de chapa comparado com os de fabrico nacional no Baptista-Russo.

A ideia sempre foi usar como carro para brincadeiras com os amigos e projecto pessoal de continua melhoria. Viveu em Leiria (onde estudei) até 2010 onde o gosto e cultura dos "clássicos" é muito vivo. Temos muitas historias para contar juntos tanto de aventuras na estrada como noites sem dormir com amigos a trabalhar nele.

47485_150083801689956_7289175_n.jpg
465874_352802141418120_165955176_o.jpg
462583_581578965207102_1172053845_o.jpg

Depois de muitos anos com melhoramentos aqui e ali, em 2013 decidi iniciar um projecto de restauro "a fundo" com o intuito de fazer dele um carro mais capaz e robusto para os Rallies de regularidade. Visto que resido na Alemanha e apesar de nao faltarem amigos que ajudam sempre que podem, esse projecto tem-se arrastado desde então. Talvez tenha sido demasiado ambicioso 🤣
Seja como for for "devagar se vai a longe" e um dia voltará às estradas melhor que nunca.

Honda S2000 - 2000

Por fim e mais recentemente (em 2020) tive oportunidade de comprar um S2000.
É um carro sempre me encheu as medidas. já tinha passado muitas horas de mãos sujas a trabalhar em S2000s de amigos, assim como outras tantas ao volante destes carros. Depois de muitos anos a sonhar com ter um, eis que apareceu a oportunidade certa.
Um amigo de infância, cujo carro e historial eu conhecia "de fio a pavio", ligou-me a perguntar se o queria comprar.
E como a Máfia, fez-me uma proposta que não podia recusar 🤣

269811094_620714212581612_6083468698582554786_n.jpg
No description available.
No description available.

O antigo dono já lhe tinha feito algumas alterações focadas para uso em pista, e tem sido esse o uso primordial que lhe tenho dado. Pelos padrões modernos não é um carro rápido mas dá um gozo bestial, o motor e caixa são viciantes e a condução exigente faz com que qualquer pessoa atrás de volante se sinta como um verdadeiro Ari Vatanen.

Estes são os 3 que tenho de momento. Pelo meio ao longo dos anos já tive muitos outros carros mas nunca um 4x4.
Que venha agora um UMM!

Última edição:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Bela colecção, o que mais gosto é que são todos motivo e fruto de camaradagem e amizade.
E é assim que deve ser.

Vais ver que um UMM só vai aumentar essa quota!

Abraço!

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Bela colecção, o que mais gosto é que são todos motivo e fruto de camaradagem e amizade.
E é assim que deve ser.

Vais ver que um UMM só vai aumentar essa quota!

Abraço!

Para mim o gosto dos automóveis tem muito que ver com a camaradagem e convívio e só assim vale a pena! Estou certo que com o UMM não vai ser diferente.

Tens aí uma bela garagem, esse BMW então, enche-me as medidas!

Os “02” sempre me apelaram pelas linhas e proporções. Foi o carro que, na minha opinião “traçou” a rota da BMW nas 4 décadas seguintes. A receita base já é bem visível. Só com a chegada dos SUV e agora híbridos/eléctricos a marca se desviou significativamente do conceito.
A experiência de condução é excelente na medida em que apesar de ter sido concebido em meados dos anos 60, se conduz quase como um carro moderno.

o poder de travagem é incrível para um carro daquela época, a suspensão confere-lhe um conforto e estabilidade muito acima da performance que o motor M10 original permite.
Ainda assim continua a ser um carro leve e ágil, a receita perfeita para muita diversão. Diria que a BMW acertou na mouche com estes carros que eram, na altura, certamente à frente do seu tempo.

Última edição:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Parabéns pelo historial. Gostei em particular do AX e do S2000. O AX tem um aspecto muito atrativo por parecer um GT ou GTI, o HONDA é talvez dos últimos carros que saiu após os anos 2000 que continua a ter a essência dos anos 90, e aos dias de hoje tem aspecto de carro acabado de fabricar.

Registo
29 Mai 2020
Esse S2000... 🤓

O 1602 gostava de um dia ter um. Foi um carro que o meu pai teve e que mais histórias me conta. Talvez um dia...

Excelente garagem ai tens! :)

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
É só cangalhos velhos!
Afinal não sou só eu a ter ferro velho em casa!
Cá por casa também já andou um 520 de 1974, pertencia à geração dos 1602 e 2002...
Grandes máquinas para mamar gasolina... Deus me livre...😂😂😂
Esse S2000 parece que já fez uns kms em Nurburgring ou isso foi só para a fotografia?
Parabéns pelas máquinas...😉

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Parabéns pelo historial. Gostei em particular do AX e do S2000. O AX tem um aspecto muito atrativo por parecer um GT ou GTI, o HONDA é talvez dos últimos carros que saiu após os anos 2000 que continua a ter a essência dos anos 90, e aos dias de hoje tem aspecto de carro acabado de fabricar.

Concordo Plenamente! Envelheceu muito bem. Ainda me lembro de ser miúdo e ver a protótipo do S2000 na revista turbo lá para 1998 e achar que era o carro mais lindo que já tinha visto. Entretanto já mudei de gosto mas continuo a gostar muito 😅

Esse S2000... 🤓

O 1602 gostava de um dia ter um. Foi um carro que o meu pai teve e que mais histórias me conta. Talvez um dia...

Excelente garagem ai tens! :)

Obrigado Hugo
Ainda há muitos a rolar e ainda se arranja tudo quanto é peças para eles.
Mesmo que a preços cada vez mais proibitivos. Quando o meu tiver a rolar vamos dar uma volta com o teu pai para ele ter um gostinho dos bons velhos tempos.

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
É só cangalhos velhos!
Afinal não sou só eu a ter ferro velho em casa!
Cá por casa também já andou um 520 de 1974, pertencia à geração dos 1602 e 2002...
Grandes máquinas para mamar gasolina... Deus me livre...😂😂😂
Esse S2000 parece que já fez uns kms em Nurburgring ou isso foi só para a fotografia?
Parabéns pelas máquinas...😉

Sou um assumido adepto de ferro velho! Os cangalhos é que dão as alegrias e as dores de cabeça todas. se tudo correr bem não na mesma proporção.

Na verdade este S2000 já fez umas voltas no Nürburgring mas ainda na mão do antigo dono.
Eu também já tive a sorte de lá ir algumas vezes incluindo num S2000 mas não neste.
Esta foto é de 2016, eu vou no vermelho atrás do que agora é o meu 😊
Tenho lá ido todos os anos desde 2012! é uma experiência que vale muito a pena!

As fotos que postei no primeiro post são em Bilster Berg. uma pista que adoro e que na verdade é mais adequada ao S2000 do que o Ring.
O S2000 gosta muito de "morder" e no Ring se queremos voltar para casa inteiros num S2000 tem de ser ir com alguma contenção. Pelo menos para o meu talento!

1641317635895.png

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
S2000 que belo carro.. Já tive o prazer de conduzir e é realmente algo diferente.

é muito giro!

Três carros..., três diferentes tipos de máquinas..., cada um com a sua..., "pedrada"...!!! :cool: :alien:
Eduardo, por isso é que não posso vender nenhum!

S2000 é um abuso...✌✌✌
Um dia há de vir passear a Portugal para apanhar um bocadinho de sol 😉

Realmente uma bela garagem, apenas falta a melhor máquina???? 😇 UMM

Já faltou mais!
Já tenho um dos 70´s , 90´s e 2000´s um dos anos 80 ficava mesmo a matar não?😉

Última edição:
Top Inferior