• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Não Pega...Ajuda precisa-se!!!!

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Mensagens
77
Localização
Portugal
Após a compra dos 2 longos chegou o momento do restauro, no entanto antes de desmontar tudo até ao osso quero ve-los a trabalhar para tratar/substituir eventuais avarias enquanto a chapa é tratada.
No ~1ºteste não tive resultados positivos...passo a descrever sumariamente o que fiz:
Verifiquei se o motor tinha oleo, água no radioador, desliquei o tubo que vai do deposito ao filtro, troquei esse tubo por um novo e liguei directamente a um garrafão de 5l. troquei ainda o tubo que vai do filtro até á bomba Injectora (BI).
utilizei a bomba manual para purgar o circuito até ao filtro, apertei a porquinha (parafuso pequenino) junto do filtro quando começou a sair combustivel, continuei a dar na bomba manual até sair combustivel pela porquinha lateral da BI, apertei a dita porquinha na BI. Posto isto tentei por a trabalhar e quese pegava...2ªtentativa e quase pegava terceira e quase...mas nada.
Verifiquei um dos tubinhos do último (?) injector, antes do tubo do retorno para a BI e estava seco, não chegou lá nada...
O que me aconselham a fazer mais? é que os meus conhecimentos de mecânica são muito limitados e no caso do circuito do combustivel terminam precisamente na «porquinha» lateral da BI.
Quero desmontar tudo mas primeiro tenho/quero ouvi-lo cantar!!!

NOTA: não verifiquei velas; não desapertei nenhum injector (li algures aqui no foruum algo sobre purgar todo o circuito desapertando cada um dos injectores para verificar a passagem do gasoleo...mas procurei e não encontrei e tambem não me lembro como se faz..

Falta só acrescentar que estiveram parados muuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Queres saber como purgar os injectores??

...Nada é mais fácil e simples do que isso!!! Só tens que usar uma chave de bocas, se não me engano é uma 17 e desapertar a porca que está apertada no topo de cada injector...( não precisas desapertar a porca toda), assim que ela esteja solta já é o suficiente para fazer o efeito que se pretende!!

Feito isto!! so tens que dar à chave até começarem a sair salpicos de gasóleo pelas porcas que se encontram desapertadas... quando isso acontece significa que está bém está purgado!!

Depois só falta voltar a apertar as porcas e dar outra vez à chave..

Se não pegar!!! tens que verificar as velas encandescêntes... pode ser que estejam queimadas...

Exprimenta e depois diz como correu
Um abraço
 

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Mensagens
101
Localização
Azores
Olá,
Vê tambem se chega corrente aos injectores, tive o mesmo problema e nunca pensei no mais simples, fio partido.
UMM abraçUMM
Paulo
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Corrente nos injectores? Só se for nas velas encandescentes. Isso sim, acredito que seja o problema...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Mensagens
101
Localização
Azores
Era só para ver se a malta estáva atenta.
Desculpem a calinada, claro que é nas velas.
UMM abraço
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
;)

Eu também uso essa quando estou na aula e falho na demonstração para o aluno:clown:

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Mensagens
77
Localização
Portugal
Uma tarde inteira e nada:disappointed_relieved:
Desapertei injectores, dava á chave e chegava lá gasóleo (sem esguichos...era tipo pinga seguida...)
Verifiquei se as velas estavam OK e estavam (ligava um pequeno fio ao pólo positiva da bateria e na traseira da vela e faiscava em todas...
O que notei é que o gasóleo mais parecia cheiro a oleo de fritar...Claro que até á bomba coloquei gasoleo novo mas lá dentro e nos injectores é o que lá estava.
Agora surgem-me algumas ideias: por outro UMM a puxar o carro até este pegar...li algures que podia dar mais resultado do que o dar á chave...

Pela minha intuição (porque experiencia = 0) vejo 3 problemas possiveis:
a BI não ter pressão suficiente (não sei se a falta de esgyuicho nos injectores é normal);
Os injectores estarem entupidos ou sujos (isso é trabalho para aprendiz ou nem por isso???)
Limpar aquele gasoleo/oleo de fritar...mas não sei como...

Alguém pode ajudar?

Cumprimentos
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
o motor esta bom? tem compressao? se nao tiver compressao so com muita rotaçao e que pega... isto se nao tiver segmentos colados(pouco provavel) etc

isso nao andaram ai a mexer e descomandaram isso? as valvulas estao afinadas e a fechar bem?
ETC ETC pode ser tanta coisa:anger:

Paulo Alves
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Olha, acho que a melhor maneira de testar as velas não é ligar directamente à bateria, pois o problema pode estar no cabo que as liga, ou seja, podes sim tirar as velas fora, colocar o respectivo cabo que as liga e utilizar o fio que esta conectado na ultima vela. Depois, claro está, tens que fazer ligação terra e com as velas todas fora, utilizando a mesma ligação que correctamente ligadas (pois a terra faz automaticamente pelo contacto na cabeça do motor) podes já descartar esta hipotese, má ligação do cabo das velas. Ochalá que este seja o problema, pois certamente seria o mais barato.


Carripana on the way ...
 

69brunumm

UMM
Registo
19 Jan 2008
Mensagens
351
Localização
Portugal
amigo nufi,existe um spray milagroso que é (faststart).este spray é colucado na entrada de ar,e mesmo com as velas maradas e a bateria fraca ele pega,é altamente inflamável.

boa sorte
umm abraço
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Se a bomba não esquicha, então pode estar aí um dos problemas. Á pingadela de gásóleo é que não vais lá!

Esperimenta sacer fora os injectores do motor (a ficar só ligado á bomba e dá á chave a ver se esquicham.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Mensagens
77
Localização
Portugal
Originally posted by Fante

Olha, acho que a melhor maneira de testar as velas não é ligar directamente à bateria, pois o problema pode estar no cabo que as liga, ou seja, podes sim tirar as velas fora, colocar o respectivo cabo que as liga e utilizar o fio que esta conectado na ultima vela. Depois, claro está, tens que fazer ligação terra e com as velas todas fora, utilizando a mesma ligação que correctamente ligadas (pois a terra faz automaticamente pelo contacto na cabeça do motor) podes já descartar esta hipotese, má ligação do cabo das velas. Ochalá que este seja o problema, pois certamente seria o mais barato.

Parece simples mas não percebi bem os passos a dar...
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
OK, entaõ vou ver se torno mais simples.
O que eu fiz para verificar se as velas estavam a funcionar a 100% foi testalas mas fora da cabeça do motor, ou seja, imagina que podias puxar as velas para fora do motor sem desatarrachar,foi isso que fiz, desapertei os cabos de ligações existentes, desenrosquei as velas, depois de tudo fora voltei a ligar como se estivessem atarrachadas. Depois no meu caso nao dava nada, ai reparei que faltava terra, so tive que ligar nas 4 velas um fio para a chapa do motor, só então vi que uma das velasso ficava incandescente pela metade. Se quiseres depois posso exemplificar com umas fotos.


Carripana on the way ...
 

malves

Iniciado
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
29
Localização
Portugal
Boas Nufi

espero que tenha mudado o filtro do gasoleo, pois se ele estiver entupido de lixo a bomba injectora tem serios problemas em bombar o gasoleo nao contando com o lixo que mandara de certeza para dentro da BI
se ao desapertar os injectores so faz pinga sem força provavelmente sera da BI que ou nao lhe chega gasoleo em quantidade ou esta sem força (entupida pela sujidade ou borrachas estragadas com o tempo parado) deixo um conselho se for algo da bomba injectora ou injectores va a um especialista pois se inventar ao mexer em tal material de certeza que arrebenta motor basta so falhar o ponto ao colocar a bomba e motor descomandado.
abraço



MarioAlves
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
quote:Originally posted by Fante

OK, entaõ vou ver se torno mais simples.
O que eu fiz para verificar se as velas estavam a funcionar a 100% foi testalas mas fora da cabeça do motor, ou seja, imagina que podias puxar as velas para fora do motor sem desatarrachar,foi isso que fiz, desapertei os cabos de ligações existentes, desenrosquei as velas, depois de tudo fora voltei a ligar como se estivessem atarrachadas. Depois no meu caso nao dava nada, ai reparei que faltava terra, so tive que ligar nas 4 velas um fio para a chapa do motor, só então vi que uma das velasso ficava incandescente pela metade. Se quiseres depois posso exemplificar com umas fotos.


Carripana on the way ...

...O quê!!!...Só uma é que fica incandescente..??!! Isso explica muita coisa!!

Antes de mais tens de colocar velas novas, uma vez que só com uma a funcionar dificilmente pões o teu UMM a trabalhar!!

Ainda por cima tens o contra dele ter estado parado durante muito tempo!! isso por si só já dá origem a alguns problemas!!
Estou convencido, que depois de colocares velas novas vais poder ouvir a máquina a roncar!!

Cumprimentos


 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
Como ja vai sendo habito 1.º começa-se pelo telhado quando vendi os carros a 1,º coisa que recomendei foi uma limpeza da bomba ,filtro novo,e as vezes o corpo do filtro que se estragam bue de vezes , deposito mas como meteu o garrafao ja dava e verificar o sistema das velas mais umas cenas agora nao se faz nada disso e depois admira-se de nao pegarem eu aqui que percebo alguma coisa estou sempre a aprender e mesmo assim as vezes pregam partidas quanto fara carros parados a 2 anos


Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Mensagens
77
Localização
Portugal
Boas Mário Alves
De facto umas das primeiras preocupações foi mudar as tubagens e o respectivo filtro do gasóleo mas claro que com o carro parado há tanto tempo é natural que o gasoleo que ainda está nos injectores não esteja nas melhores condições até porque pelo cheiro, o primeiro gasóleo que saia pelos injectores cheirava a oleo de fritar e não a gasóleo.
Como disse no primeiro post, não tenho necessidade do carro a andar, é só mais a curiosidade de o tentar por a trabalhar antes de o desmontar totalmente...pelo que já li algures tambem é possivel por o motor a trabalhar fora do carro, já desmontado...alguém sabe explicar-me como?eu prnso que com o radiador para não aquecer e com o motor de arranque a funcionar tal como está e a BI «limpa» posso fazer esse teste depois...é assim? é possivel?

Tambem gostava que os «expert» me dissessem se com um outro carro a puxar este, se é mais fácil por a trabalhar...claro se não houver problemas de maior...é verdade isto? há alguma lógica neste procedimento??

Cumprimentos a todos e obrigado pelas dicas que já mederam...esta não é a minha área mas sou muito curioso...claro que não o suficiente para mexer na propria bomba injectora!!!!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Não inventes demasiado se não estás à vontade com o que estás a fazer. Podes e é bem possivel colocar o motor a trabalhar em bancada,, apenas tens que "reproduzir" as condições dele do UMM para a bancada, ou seja tens que lhe montar o circuito electrico, de refrigeração, etc. Existem mecânicos que já têm bancadas pré-preparadas para os motores. Se fizeres isso não o deixes a trabalhar muito tempo porque o arrefecimento é deficiente.

Compreendo a tua curiosidade, ouvir o motor a roncar dá outro alento ao pessoal, mas nas condições em que esses UMM's estão uma das primeiras coisas que mandaria fazer era desarmar o motor. Não fazes ideia de como isso está por dentro! Pode ainda estar aproveitável, mas à custa de tentativas desnecessárias podes acabar com o motor de vez.

É só um conselho, boa sorte nesses restauros.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

malves

Iniciado
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
29
Localização
Portugal
Boas Nufi

É correcto fazer em 1 lugar o que o PedroAlcanena diz.
Se o motor ao ligar a ingnição responde com o barulho caracteristico de querer trabalhar então nao é motor é sem duvida problemas de alimentação independentemente de o motor estar bom ou mau.
Nao esquecer que os motores dos UMMS necessitam de bastante força de arranque é imprescindivel ter uma bateria boa (nao esquecer de ao dar a chave dar sapatadas no acelerador para ferrar a bomba)
Tambem pode ligar o garrafão do gasoleo directamente à bomba injectora e nao esquecer das sapatadas.
inclino-me mais para ser problemas da BI/injectores, sendo assim aconselho:
como vai tirar o motor para o restauro do carro aproveita mete o motor na mala do cournil e leva-o a um especialista em bombas para ele retirar a bomba e injectores e faça a revisao/reparação e volte a montar tudo no sitio com as afinações precisas.Prepare a carteira pois a reparação destes materiais e pesada, mas, nada a fazer nao invente.
Se o carro é para ficar consigo entao pense se nao valera a pena ter o motor fora e aproveitar abrir o motor para saber o que esta la dentro????? ou seja dou o mesmo conselho que o amigo Aldeia
Boa sorte
abraço



MarioAlves
 
Top Inferior